E esse era meu refúgio virtual.

Li até aqui:
Tudo bem brincarmos de secessão do Brasil e analisarmos cenários, mas concordo com o Barata, na prática é uma idéia idiota e preconceituosa.
Quanto mais leio, mais me convenço disso 
Mas é a cara do Brasil. O bom e velho jeitinho. É mais fácil apontar culpados. Ou pior, transferir a culpa. Claro! A culpa é do Norte, do Nordeste, dos pobres, dos beneficiários, porque nós fizemos a nossa parte - fomos lá no domingo, apertamos um botãozinho mágico, escutamos a musiquinha e fomos para casa esperar pelas mudanças, comendo pizza. E, é claro, pagamos nossos impostos e separamos o nosso lixo.
Porra nenhuma! A culpa não é dos vulneráveis, eles são as maiores vítimas dessa sordidez. A culpa é nossa! Toda nossa! Dos que tem os meios de promover mudanças, dos ricos, dos informados, dos politizados. Dos que tem voz, mas se calam, ou pior, só falam merda.
O PSDB representou com fidelidade seu eleitor, nessa eleição e como oposição, nos últimos doze anos. O partido da apatia. Dos bunda mole. O que é que nós, antipetistas, fizemos nos últimos, doze, oito, mas principalmente, nos últimos quatro anos? Fomos pro feicebuque. Nem oposição que preste nós servimos para fazer. Ah, mas o que é que nós podemos fazer, então? Não sabe, então pague seus impostos e não reclame. Toda sua riqueza e cultura só servem para assistir os culpados, não o povo, o partidão no poder.
Porra, gente! Vão a luta. Se indisponham com seus amigos, vizinhos, parentes, colegas de trabalho. Vão para as ruas, levantem bandeiras, vistam camisas, pintem as caras. Mobilizem pessoas, visitem as favelas, façam trabalhos sociais, participem ações comunitárias, levem soluções para onde só há problemas e aproveitem para discutir suas ideias por lá. Mostrem para os desgraçados que votam por desespero que há alternativas. Que o governo não é tudo que eles tem, porque no momento é. Coitados! Uma sociedade melhor se constrói com ações, pelas mãos de seus cidadãos, não de políticos ou políticas. Façam alguma coisa! Qualquer coisa!
Por que não investir no Norte, Nordeste, gerar riqueza, criar postos de trabalho, em vez de esperar pelo governo ou sair por aí falando bobagem? O quê? Além de trabalhar, pagar os meus impostos, separar o meu lixo, ainda tenho que resolver os problemas sociais, cuidar dos pobres? Não, não tem. Deixe que o governo faça isso por você. Esse é o Brasil!
Não dá todo esse trabalho, como possa parecer. Com poucos recursos e ideias simples é possível fazer a diferença. Ajudar a montar cooperativas, ensinar a administrar recursos, fazer planejamento, por exemplo. Igrejas são boas portas de entrada, para quem possa se interessar.
Se essas eleições serviram para promover debates desse tipo, o Brasil é mesmo um país desgraçado. Todo ele.