Não sabia que Sanders era tão popular.
Eu já comentei uma vez que a esquerda infantil e mentirosa ganhou muita força por lá depois da crise de 2008.
O que se poderia imaginar de política consensual entre esses dois extremos? Talvez subsídios agrícolas, protecionismo...
Acho que colocaria junto a figura "líder carismático"(Trump é carismático para os trumpetistas), anti-globalização, etc. Ambos se diferenciam em aspectos como o igualitarismo(que é uma forma de populismo esquerdista) de Sanders e a anti-imigração(populismo direitista) de Trump.
Quem seria o primeiro ministro?
Boa pergunta. O mais provável era haver uma coalizão entre centro-esquerda e centro-direita(Hillary e Kasich, moderados), e talvez, com adesão de muitos democratas cristãos, enquanto que a oposição ficaria com os populistas de esquerda e direita em dois grupos separados. Talvez Hillary, por ter maioria, seria a premier.
Trump estaria então tendo como principal bandeira a "declaração da independência" da NAFTA e/ou FTAA?
Sim, combinado com o que ele usou na campanha.
Uma forma mais otimista de enxergar seria que "esquerda + a maior esquerda moderada + centro > direita + centro"
E mesmo num "otimismo pessimista", a esquerda ao todo é maior do que a direita+centro.
Não sei, pode ser. Mas aparentemente a centro-esquerda não gosta muito da esquerda por lá(vide o boicote a campanha de Sanders). Mas uma coalizão esquerda+centro-esquerda é possível também, tendo três oposições. Ou ainda uma coalizão "Conservadores"+Christian Right+Trumpetistas, que manteria as coisas como estão no cenário presidencialista.