Pessoas terem preconceito com uma droga enquanto tomam outra são ignorantes ou hipócritas, escolha uma alternativa.
Me parece que são as duas coisas, com diferenças em grau para cada uma delas dependendo do lugar. Existe ignorância e preconceito quanto ao uso da maconha, por exemplo, enquanto o cigarro até pouco tempo era glamourizado e por isso tinha boa aceitação.
O que apontei e que me chamou a atenção é que você diversas vezes aponta a hipocrisia em manter o álcool liberado e a maconha proibida, sendo que o álcool não é tão liberado assim e a maconha não é tão proibida assim.
E na sua opinião, o álcool, cigarro e demais drogas deveriam ser totalmente liberadas, e comercializadas com total liberdade em supermercados, ou deveriam ter sua venda mais controlada como é feito com os cigarros atualmente?
Bebidas e cigarros são regulamentados, tem impostos recolhidos, seus fornecedores e vendedores tem associações de classe e estão completamente dentro da lei, seus usuários de restrições de consumo de acordo com a localização (proibido em lugares fechados e públicos para cigarros e dirigir após ingestão de bebidas alcóolicas), fora dessas restrições o uso é livre, exceto para menores de 18 anos.
Fornecedores e vendedores de drogas são presos com pena de 5 a 15 anos e usuários será fichado criminalmente e mesmo não indo para a prisão ainda sofre punições como serviços comunitários, assistir palestras, etc. Dizer que "o álcool não é tão liberado assim e a maconha não é tão proibida assim" é ridículo.
Se o que você esta dizendo é que todos são comprados com igual facilidade por quem quer consumir, mais ou menos, pare na praia e conte quantos vendedores gritam "cerveja" e quantos gritam "maconha", vá na padaria e tente comprar um maço de Marlboro ou 20 gramas de maconha, pare um policial e peça um isqueiro pra acender seu cigarro normal e depois faça o mesmo com seu cigarro de maconha.
Cigarros e bebidas alcoólicas são vendidos em mercados e padarias, drogas poderiam ter suas vendas da mesma maneira, respeitando as mesmas regras, proibir uso em local público para drogas que provoquem fumaça como o cigarro e direção sob influência para todas, assim como álcool e proibida a venda para menores de 18 anos, como cigarro, drogas e remédios controlados (todos com tarja vermelha ou preta).