mas desde que eu entendi que alcool e drogas são a mesma merda, não tenho preconceito contra quem usa moderadamente.
Não exatamente. Uma analogia: Seria como comparar vinho com tequila, com a diferença de que vinho e tequila sao bebidas alcoolicas [e eu nao sei qual tem mais teor alcoolico] e drogas entram em outra categoria. Muitas semelhanças aparentes não provam que não há diferenças [em quantidade e grau].
Agnoscetico, acredito que o Juca quis dizer que álcool é um tipo de droga. O que é correto do ponto farmacológico - álcool, cafeína, nicotina, são três drogas.
Quanto a vinho e tequila: tequila é bem mais "potente" (40 a 50% álcool) que vinho (10 a 12% álcool). Pra quem não bebe, uma dica é comparar o tamanho do copo: quanto menor o copo, maior o teor alcoólico.
Demonstre então como que produção, venda e consumo necessariamente causam riscos às vidas de terceiros.
Há três formas de uma droga causar risco a terceiros, mas nenhuma é necessária.
Uma delas é pelo próprio consumo da droga - por exemplo, o bêbado que chega em casa e bate na mulher, ou o sujeito que cheira cocaína e sente-se "machão" e sai atirando pra tudo quanto é lado.
Outra é circunstancial - sujeito fuma maconha (normalmente inofensiva a terceiros), dirige maconhado e mata alguém porque a maconha fodeu com os reflexos do cara.
A terceira é devido às próprias condições sociais da venda de uma substância criminalizada gerando mais crime.
Necessário, nenhum é. O que chega mais próximo disso é o primeiro caso, mas mesmo assim, para a maioria das drogas, tem mais a ver com a sociedade que a droga em si.