Enquete

Você é a favor da pena de morte para traficante?

sim
6 (14.6%)
não
30 (73.2%)
não sei
5 (12.2%)

Votos Totais: 40

Autor Tópico: Indonésia executa brasileiro  (Lida 23731 vezes)

Offline Luiz F.

• Nível 30
  • *
Re:Indonésia executa brasileiro
« Resposta #275 Online: 28 de Abril de 2015, 19:58:33 »
Comparar taxas de homicídios do Brasil com quase qualquer país do mundo chega a ser sacanagem. :P
"Você realmente não entende algo se não consegue explicá-lo para sua avó."
Albert Einstein

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #276 Online: 29 de Abril de 2015, 09:30:35 »
Comparar taxas de homicídios do Brasil com quase qualquer país do mundo chega a ser sacanagem. :P

Verdade.

Partindo das taxas de homicídio brasileiras, não entendo como pode ter gente contrária a qualquer tipo de reforma no sistema punitivo/corretivo adotado atualmente, se é que há "sistema".

É possível piorar?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #277 Online: 29 de Abril de 2015, 09:32:57 »

Verdade.

Partindo das taxas de homicídio brasileiras, não entendo como pode ter gente contrária a qualquer tipo de reforma no sistema punitivo/corretivo adotado atualmente, se é que há "sistema".

É possível piorar?

Sim, é possível piorar.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #278 Online: 29 de Abril de 2015, 10:07:26 »

Verdade.

É possível piorar?

Sim, é possível piorar.

Num sentido imaginário, eu concordo.

Num sentido prático, eu duvido. Qual seria a motivação pro índice já dantesco piorar, que não seja algo que já ocorra e contribua pro ranking brasuca?

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #279 Online: 29 de Abril de 2015, 10:36:36 »

Verdade.

É possível piorar?

Sim, é possível piorar.

Num sentido imaginário, eu concordo.

Num sentido prático, eu duvido. Qual seria a motivação pro índice já dantesco piorar, que não seja algo que já ocorra e contribua pro ranking brasuca?
Venezuelização? Estamos a caminho...  :(

Rhyan

• Visitante
« Resposta #280 Online: 29 de Abril de 2015, 10:47:49 »
Terroristas pegam uns 20 anos de prisão, traficantes a pena de morte. Belo país.

As pessoas conhecem as leis que dão pena de morte pra quem carrega uma bíblia ou é homossexual em certos país, isso não justifica nada.

« Última modificação: 29 de Abril de 2015, 10:50:50 por Libertário »

Rhyan

• Visitante
« Resposta #281 Online: 29 de Abril de 2015, 10:49:46 »
Se é imoral matar um comerciante, vamos falar da utilidade:

28/04/2015 às 16:03 \ Drogas
Indonésia, Irã e Arábia Saudita: três países onde a pena de morte não resolve o problema das drogas

Executar traficantes que não praticaram crimes violentos, como foi o caso do curitibano Rodrigo Gularte, não só atenta contra os direitos humanos. Também é uma punição ineficiente, que não reduz o tráfico ou o consumo de drogas.

A Indonésia é um exemplo disso, como já falei aqui. Mas o melhor caso é o do Irã. A lei iraniana determina pena de morte para quem porta pelo menos 5 quilos de drogas tradicionais, como maconha ou cocaína, ou 30 gramas de drogas sintéticas. Só em 2011, o Irã executou 676 pessoas – 74% delas por crimes relacionados a drogas.

O resultado de uma punição tão severa? Difícil achar que houve algum. O Irã continua sendo o campeão disparado de consumo de heroína. O país concentra quase metade das apreensões da droga no mundo e tem cerca de 2 milhões de viciados. Como os vizinhos Afeganistão e Paquistão são os grandes produtores mundiais de ópio, a droga chega ao Irã quase de graça. Três gramas de heroína saem por 1 dólar.

Outro exemplo é a Arábia Saudita. Das 45 execuções que ocorreram em 2012, 16 tiveram o tráfico de drogas como motivo principal. De novo, pouco resultado. Por trás do cenário de poços de petróleo e árabes milionários há um mercado crescente de metanfetamina (o melhor substituto que os sauditas encontraram para o álcool, proibido em boa parte do mundo árabe). Em 2012, o governo apreendeu 70 milhões de comprimidos da droga – 30% de todas as apreensões mundiais.

Um estudo inglês sobre leis e consumo de drogas em onze países, lançado no ano passado, concluiu que punições nem aumentam nem diminuem o consumo de drogas. Há países com leis duras e tolerância zero, como a Suécia, que tem índices baixos de consumo, doenças e crimes relacionados a drogas; e há exemplos contrários, como o Irã, onde leis severas não evitam um cenário terrível de vício. Há países onde a descriminalização reduziu o consumo e as doenças  (como em Portugal) e há países onde leis mais leves agravaram o problema, como a República Tcheca. Simplesmente não é possível fazer qualquer relação entre consumo de drogas e severidade das leis.

Pena o governo da Indonésia não dar atenção a esses estudos.

@lnarloch

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/2015/04/28/indonesia-ira-e-arabia-saudita-tres-paises-onde-a-pena-de-morte-nao-resolve-o-problema-das-drogas/

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #282 Online: 29 de Abril de 2015, 12:00:25 »
501 pessoas executadas pelo governo por "crimes relacionados a drogas" em um único ano e isso não muda nada no cenário? Como isso é possível?

Tenho muita dificuldade em entender isso. 501 pessoas executadas já não é significativo? Além do que essa não é a providência única tomada em relação ao tema dentro de uma política inteira ineficiente e, vá saber, pouco bem intencionada.

De toda forma, pela lógica de outros tópicos, nesses países só a religião já deveria ser suficiente pra levar o nível de "crimes relacionados a drogas" a algo próximo de zero.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #283 Online: 29 de Abril de 2015, 12:01:15 »
Se é imoral matar um comerciante, vamos falar da utilidade:

28/04/2015 às 16:03 \ Drogas
Indonésia, Irã e Arábia Saudita: três países onde a pena de morte não resolve o problema das drogas

Executar traficantes que não praticaram crimes violentos, como foi o caso do curitibano Rodrigo Gularte, não só atenta contra os direitos humanos. Também é uma punição ineficiente, que não reduz o tráfico ou o consumo de drogas.

A Indonésia é um exemplo disso, como já falei aqui. Mas o melhor caso é o do Irã. A lei iraniana determina pena de morte para quem porta pelo menos 5 quilos de drogas tradicionais, como maconha ou cocaína, ou 30 gramas de drogas sintéticas. Só em 2011, o Irã executou 676 pessoas – 74% delas por crimes relacionados a drogas.

O resultado de uma punição tão severa? Difícil achar que houve algum. O Irã continua sendo o campeão disparado de consumo de heroína. O país concentra quase metade das apreensões da droga no mundo e tem cerca de 2 milhões de viciados. Como os vizinhos Afeganistão e Paquistão são os grandes produtores mundiais de ópio, a droga chega ao Irã quase de graça. Três gramas de heroína saem por 1 dólar.

Outro exemplo é a Arábia Saudita. Das 45 execuções que ocorreram em 2012, 16 tiveram o tráfico de drogas como motivo principal. De novo, pouco resultado. Por trás do cenário de poços de petróleo e árabes milionários há um mercado crescente de metanfetamina (o melhor substituto que os sauditas encontraram para o álcool, proibido em boa parte do mundo árabe). Em 2012, o governo apreendeu 70 milhões de comprimidos da droga – 30% de todas as apreensões mundiais.

Um estudo inglês sobre leis e consumo de drogas em onze países, lançado no ano passado, concluiu que punições nem aumentam nem diminuem o consumo de drogas. Há países com leis duras e tolerância zero, como a Suécia, que tem índices baixos de consumo, doenças e crimes relacionados a drogas; e há exemplos contrários, como o Irã, onde leis severas não evitam um cenário terrível de vício. Há países onde a descriminalização reduziu o consumo e as doenças  (como em Portugal) e há países onde leis mais leves agravaram o problema, como a República Tcheca. Simplesmente não é possível fazer qualquer relação entre consumo de drogas e severidade das leis.

Pena o governo da Indonésia não dar atenção a esses estudos.

@lnarloch

Fonte: http://veja.abril.com.br/blog/cacador-de-mitos/2015/04/28/indonesia-ira-e-arabia-saudita-tres-paises-onde-a-pena-de-morte-nao-resolve-o-problema-das-drogas/
Mas por outro lado, na Indonésia o tráfico de drogas não é muito bom para a saúde de quem trafica.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #285 Online: 29 de Abril de 2015, 12:18:57 »
Praia, massagem e ecstasy: por que mercado das drogas prospera na Indonésia

Na notícia supra é dito que a Indonésia "retomou as execuções nesse ano".

Isso quer dizer que durante anos passados as execuções estavam suspensas? Ou que só continuaram executando?

Se suspenderem as execuções será que os crimes diminuem?

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #286 Online: 29 de Abril de 2015, 12:28:51 »

Isso quer dizer que durante anos passados as execuções estavam suspensas? Ou que só continuaram executando?

Até onde sei, pena de morte como fator de intimidação é mito.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #287 Online: 29 de Abril de 2015, 12:31:18 »

Então se forem mortos todos os criminosos a criminalidade permanecerá a mesma?

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #288 Online: 29 de Abril de 2015, 12:42:18 »

Isso seria ainda mais mito, matar todos os criminosos? impossível!
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #289 Online: 29 de Abril de 2015, 12:54:13 »

Demonstre.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #290 Online: 29 de Abril de 2015, 13:19:56 »

Pode ser, mas eu não acredito.

Os camaradas cagam pro risco de serem pegos e condenados a pena de morte na hora de traficar, mas na hora de ficar no corredor da morte caem todos num chororô danado? como funciona esse mecanismo?

Claro, existe a diferença entre a certeza de punição e severidade da pena, mas aumentar qualquer uma das duas variáveis isoladamente já deve ter alteração no resultado.

Uma das coisas que eu imagino que deve acontecer é, após implantação de pena mais severa os riscos inerentes ao tráfico aumentam e, portanto, a recompensa dos que se dispõem também aumenta. Haveria quase uma balanceamento natural aí, na mesma medida que uns desistem por medo da pena, outros entrariam no jogo pela chance de alta recompensa (vide discurso do primeiro brasileiro executado) até por meios de corrupção que valeria mais a pena, enquanto uns continuariam no jogo independente de todo o resto.

De toda forma, fica a dica aí pessoal: se forem traficar e puderem escolher o local, evitem a Indonésia. Prefiram o Brasil, até por custos logísticos mesmo.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #291 Online: 29 de Abril de 2015, 13:27:40 »
Na Suécia o rigor é grande com relação as drogas mas para o traficante  lá não vale a pena correr tantos riscos como é o que ocorre em outros países com penas tão rigorosas quanto, mas com recompensa muito maior para os que se arriscam.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #292 Online: 29 de Abril de 2015, 13:30:04 »

Demonstre.
Demonstre você, como é que seria possível matar todos os criminosos?
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #293 Online: 29 de Abril de 2015, 13:47:41 »

Demonstre.
Eu não afirmei nada, só perguntei:
você que assumiu algo sobre o que eu disse e ainda fez uma afirmação cuja natureza é a de ser necessariamente demonstrável, portanto cabe-lhe esse ônus.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #294 Online: 29 de Abril de 2015, 13:55:38 »

Os camaradas cagam pro risco de serem pegos e condenados a pena de morte na hora de traficar, mas na hora de ficar no corredor da morte caem todos num chororô danado? como funciona esse mecanismo?

Claro, existe a diferença entre a certeza de punição e severidade da pena, mas aumentar qualquer uma das duas variáveis isoladamente já deve ter alteração no resultado.

[...] Analyses of data stretching farther back in time, when there were many more executions and thus more opportunities to test the hypothesis, are far less charitable to death penalty advocates. On top of that, as we wrote in Freakonomics, if you do back-of-the-envelope calculations, it becomes clear that no rational criminal should be deterred by the death penalty, since the punishment is too distant and too unlikely to merit much attention. As such, economists who argue that the death penalty works are put in the uncomfortable position of having to argue that criminals are irrationally overreacting when they are deterred by it.

http://freakonomics.com/2007/06/11/does-the-death-penalty-really-reduce-crime/

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #295 Online: 29 de Abril de 2015, 14:03:46 »

[...] Analyses of data stretching farther back in time, when there were many more executions and thus more opportunities to test the hypothesis, are far less charitable to death penalty advocates. On top of that, as we wrote in Freakonomics, if you do back-of-the-envelope calculations, it becomes clear that no rational criminal should be deterred by the death penalty, since the punishment is too distant and too unlikely to merit much attention. As such, economists who argue that the death penalty works are put in the uncomfortable position of having to argue that criminals are irrationally overreacting when they are deterred by it.

Não entendi bem o trecho negritado.

De toda forma, de novo, estão tratando da dificuldade da aplicação da pena mais do que a pena de morte ou fuzilamento em si.

Duas penas de gravidade diferente, uma pesada e outra leve, e com mesma probabilidade de serem aplicadas, tem efeito igual em termos de dissuadir um potencial criminoso?

Voltando... 501  criminosos executados pelo governo num ano e isso é efeito zero? Cuma?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #296 Online: 29 de Abril de 2015, 14:18:07 »

Demonstre.
Eu não afirmei nada, só perguntei:
você que assumiu algo sobre o que eu disse e ainda fez uma afirmação cuja natureza é a de ser necessariamente demonstrável, portanto cabe-lhe esse ônus.
Em todo caso vou te propor um probleminha:

Juquinha ganhou de Natal 17 criminosos, quebrou a cabeça de 3 com um alicate, botou fogo em 5 até derreter, serrou 4 no meio com o serrote do pai dele, espatifou 2 debaixo do pneu do ônibus da escola e 3 o cachorro da vizinha comeu, quantos criminosos sobraram para o Juquinha?

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #297 Online: 29 de Abril de 2015, 14:24:49 »

Não entendi bem o trecho negritado.

O que eles querem dizer é que, racionalmente, compensa praticar os crimes que pratiquem, a intimidação é irracional, pelo baixo risco e distância.

Não sei se é uma crítica lá muito boa, de qualquer forma, meio que já assume a validade de que as pessoas agem de forma mais racional do que deve ser verdade, mas é uma assunção/simplificação comum dos economistas. Talvez seja mais uma piada nerd do que uma crítica de verdade.

De toda forma, de novo, estão tratando da dificuldade da aplicação da pena mais do que a pena de mor
te ou fuzilamento em si.

Estão tratando dos casos reais de pena de morte no país, não de uma aplicação ideal de pena de morte imaginária a la Sergiomgbr.

Duas penas de gravidade diferente, uma pesada e outra leve, e com mesma probabilidade de serem aplicadas, tem efeito igual em termos de dissuadir um potencial criminoso?

Acho que não. Mas acho que já vi que o que mais dissuade não é tanto a gravidade da possível pena, mas a "certeza" dela, chances mais elevadas de ser pego e não sair impune.

O que vai ser meio inerentemente mais raro com a pena de morte em sociedades civilizadas, já que, a menos que todos considerassem que vale a pena matar alguma fração de inocentes para ter um efeito de intimidação preventivo, é meio inevitável que seja um processo demorado e custoso para evitar a execução de inocentes.

Voltando... 501  criminosos executados pelo governo num ano e isso é efeito zero? Cuma?
É engraçado ver alguns filmes antigos, como do fim dos anos 60 aos anos 70, quando as drogas como cocaína eram mais caras.

Você vê todo o investimento que fazem só por uns míseros saquinhos do tamanho dos sachês de tempero de miojo, mesmo não estando bem por dentro dos preços, nos filmes de hoje essa quantidade seria traficada por "trombadinhas" sem importância nas ruas, jamais os bandidos principais de um filme, que moveriam pelo menos uma quantidade de "sacos de farinha".

Independentemente disso ser ou não um retrato realístico da mudança de preços, apesar de todo o empenho na guerra contra as drogas, o preço só barateou ao longo dos anos.

Acho que o que acontece é simplesmente que, de um lado, em curto prazo, quem já atuava na área simplesmente tem sua fatia do bolo um pouco aumentada, e, eventualmente, também vão aparecer outros concorrentes às "vagas" criadas pela pena de morte ou prisão. Incluindo presos libertos da "safra" anterior, alguns desses com a tendência a serem criminosos piores, agora, graças a terem sido presos antes.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #298 Online: 29 de Abril de 2015, 14:31:59 »

Juquinha ganhou de Natal 17 criminosos, quebrou a cabeça de 3 com um alicate, botou fogo em 5 até derreter, serrou 4 no meio com o serrote do pai dele, espatifou 2 debaixo do pneu do ônibus da escola e 3 o cachorro da vizinha comeu, quantos criminosos sobraram para o Juquinha?

Outro probleminha na mesma linha:

Juquinha ganhou 17 homenzinhos. Eles podem vir ser criminosos, ou não, dependendo do que Juquinha decidir. Quantos criminosos haverá se Juquinha não fizer com que nenhum deles se torne criminoso?

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #299 Online: 29 de Abril de 2015, 14:36:27 »

Outro probleminha na mesma linha:

Juquinha ganhou 17 homenzinhos. Eles podem vir ser criminosos, ou não, dependendo do que Juquinha decidir. Quantos criminosos haverá se Juquinha não fizer com que nenhum deles se torne criminoso?
Ah, fala sério Buckaroo Banzai.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!