Após verificar alguns números provenientes do FMI, concordarei com você mas para efeito da discussão, não vai alterar muito o resultado, ou seja, há cerca de 30 anos o Brasil lidera o PIB na América Latina. Então isto nem demonstra a "solidez" da economia e nem que esta foi o resultado das administrações petistas.
De qualquer modo, eu acho que os números do FMI estão errados porque a população, a indústria e a agricultura no Brasil são mais maiores e mais fortes que na Argentina desde os anos 50.
Eu fiquei confuso com essa argumentação sobre liderança econômica pra ser sincero. Não sei onde esse fator demonstraria ou refutaria qualquer caso de solidez da economia, tamanho de mercado é importante para investimentos mas é só um fator entre muito que uma empresa tem que analisar.
Quanto ao fato do Brasil ser a maior economia da América Latina, você tem que considerar o México, que até anos 90 tinha um PIB maior e uma renda percapita maior. O PIB do Brasil começou a se disntaciar do México depois dos anos 2000 e a renda percapita se igualou.
Eu tenho que demonstrar que a vinda destes investimentos estrangeiros para cá não ocorreram por causa do lucro elevado?
Claro, você afirmou que ele ocorre por causa do lucro elevado e ponto, mas tem que demonstrar. Você sequer levou em consideração qualquer das dezenas de fatores que uma empresa global ( ou não) leva em consideração ao realizar seus investimentos e planejamentos, e eu acho que você como empresário deve saber até melhor que eu.
O que é que motiva uma empresa privada senão o lucro?
Mas o lucro é consequência, não causa. O lucro vem depois do planejamento, do estudo, do investimento, do plano organizacional, do tempo, etc. O lucro ocorre porque existem fatores positivos para ele ser realizado e num ambiente hostil economicamente, no âmbito social e político ele tende a ser corroído. O Brasil é um país estável nesses quesitos, tem grandes problemas mas institucionalmente está bem avançado.
Para dar um exemplo prático e atual, se houver um impedimento da presidente atual, facilmente o governo e as instituições seguirão seu rumo, seja quem for que assuma, ninguém espera grandes surpresas.
Sempre houve consumo no Brasil capitalista. Se hoje existe mais é por causa de medidas que são, até certo ponto, contraproducentes, no meu entender. No caso, temos uma grande oferta de crédito e um aumento artificial de salário mínimo, ambos geradores de inflação por aumento de demanda.
Na verdade ela vem do aumento da renda percapita, é bem simples. Basta você comparar o quanto aumentou nos últimos 10 a 15 anos. Em 2002 ela era de 2800 dólares, em 2012 de 12500. Ou pesquise quanto um salário mínimo comprava por volta dos anos 2000 e o quanto ele compra hoje em relação a qualquer item.