E o benefício foi para a maior parte dos cidadãos, os que andam de ônibus e chegam 70% mais rápido no trabalho e em casa.
Os passageiros chegam em casa 70% mais rápido ou isso se refere a velocidade média do ônibus?
Se preciso esperar 50 minutos em um ponto esperando o transporte e ele fazia o caminho em 30 minutos não faz muita diferença esperar 50 minutos no ponto e fazer o caminho em 10. E nem toda rua tem corredores de ônibus, ao que sei esse "70% mais rápido" é apenas no corredor, o motorista sai da avenida e entra em uma rua transversal mais estreita onde fica parado no trânsito como qualquer outro veículo.
E sim, sei que existem linhas em que o ônibus demora 50 minutos, cansei de dizer que eu fazia o trajeto a pé da estação de trem até minha casa e chegava mais rápido.
A velocidade média dos ônibus da capital aumentou 68,7%, se for contar só os que andam em faixas exclusiva, aumentou muito mais. E, sério, pra qualquer pessoa que trabalha, que anda de ônibus, chegar 70% mais rápido, é um ganho absurdo. É suficiente e deve parar por ai? Não. Mas ja e uma melhora que nunca tinha acontecido na cidade Só pode ser contra isso os fanáticos religiosos/partidários.
Aumentaram o número de ônibus em cada linha?
OK, a velocidade média aumentou, mas os intervalos de espera entre um e outro diminuiu? Pergunto isso porque moro perto do ponto inicial de uma linha e eles têm um horário determinado de partida, mesmo que existam passageiros esperando.
Era a isso que eu me referia.
O busão dá 150mk/h porque tem caminho livre, mas diminuíram os intervalos de espera entre a saída entre eles ?
Me parece que taxis também podem trafegar pela faixa de ônibus. Isso é verdade? Se for, seria uma boa medida, mesmo que temporária, para aproveitar as faixas, que estão bastante subutilizadas.
Mas acho condenável beneficiar um grupo de pessoas em detrimento de outro. Se para agradar ciclistas e usuários do transporte público você piora ainda mais o trânsito para todo o restante, na média não está melhorando nada, a não ser que a frota de ônibus aumentasse, como você tem defendido.
Sim, taxis podem usar as faixas de ônibus. E as linhas estão tendo aumento obrigatório da frota, mas é um processo lento, a prefeitura tem que esperar vencer os atuais contratos de licitação pra poder as regras que as empresas tem que seguir.
O aumento da velocidade gerou menos tempo de viagem e ônibus menos lotados e menos espera, mesmo sem aumento da frota, exemplo, uma linha com 4 ônibus e tempo de espera de 40 min entre ônibus, com o corredor esses ônibus conseguem fazer a viagem de ida e volta 70% mais rápido, diminuindo o tempo de espera e consequentemente a lotação.
E o trânsito pode ter piorado para os motoristas, mas 79% dos cidadãos da cidade andam de ônibus, logo, no quesito transporte a cidade melhorou pra 79% dos cidadãos, isso sem contar os 3% que usam bicicleta todos os dias para ir ao trabalho.
E sem contar os 400 milhões economizados em licitações mais eficientes.
Sério, to esperando alguém citar um prefeito que fez melhor pela cidade. E deixando claro, ele não é perfeito, como todo político tem seus defeitos, mas é sem sombra de dúvida o melhor prefeito que eu ja vi nessa cidade.