E o benefício foi para a maior parte dos cidadãos, os que andam de ônibus e chegam 70% mais rápido no trabalho e em casa.
Os passageiros chegam em casa 70% mais rápido ou isso se refere a velocidade média do ônibus?
Se preciso esperar 50 minutos em um ponto esperando o transporte e ele fazia o caminho em 30 minutos não faz muita diferença esperar 50 minutos no ponto e fazer o caminho em 10. E nem toda rua tem corredores de ônibus, ao que sei esse "70% mais rápido" é apenas no corredor, o motorista sai da avenida e entra em uma rua transversal mais estreita onde fica parado no trânsito como qualquer outro veículo.
E sim, sei que existem linhas em que o ônibus demora 50 minutos, cansei de dizer que eu fazia o trajeto a pé da estação de trem até minha casa e chegava mais rápido.
A velocidade média dos ônibus da capital aumentou 68,7%, se for contar só os que andam em faixas exclusiva, aumentou muito mais. E, sério, pra qualquer pessoa que trabalha, que anda de ônibus, chegar 70% mais rápido, é um ganho absurdo. É suficiente e deve parar por ai? Não. Mas ja e uma melhora que nunca tinha acontecido na cidade Só pode ser contra isso os fanáticos religiosos/partidários.
Aumentaram o número de ônibus em cada linha?
OK, a velocidade média aumentou, mas os intervalos de espera entre um e outro diminuiu? Pergunto isso porque moro perto do ponto inicial de uma linha e eles têm um horário determinado de partida, mesmo que existam passageiros esperando.
Era a isso que eu me referia.
O busão dá 150mk/h porque tem caminho livre, mas diminuíram os intervalos de espera entre a saída entre eles ?
Obviamente que o tempo de espera diminui, se antes o ônibus demorava 1 hora pra ir e voltar, hoje demora 70% menos, diminuindo o tempo de espera e a lotação.
Deixe eu explicar novamente como a coisa funciona:
Vc tem um ônibus partindo a cada 20 minutos do ponto inicial e dez ônibus disponíveis para aquela linha, três ônibus/hora.
Agora vc tem um trajeto onde economizam tempo circulando e teoricamente o usuário chega mais rápido.
Se vc não aumentar o número de ônibus disponíveis para aquela linha seu tempo de espera no ponto será o mesmo com três ônibus por hora.
Tem ônibus que demora até mais que isso, cheguei a perder uma hora inteira esperando um, por isso comecei a fazer o trajeto a pé quando minha habilitação estava vencida.
Corredor seria válido se vc aumentasse o número veículos e de partidas, caso contrário pouco resolve, então essa de que o "usuário chega 70% mais rápido em casa" não deve ser correto.
Não acredito que
esperando 20 minutos pela condução chegar e uns
30 minutos no trajeto antigo o usuário agora chegue em casa em
10 minutos. simplesmente porque ônibus continua tendo os mesmos intervalos de tempo de partida.