Autor Tópico: Ciclovias paulistanas  (Lida 24115 vezes)

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Offline _tiago

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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #201 Online: 16 de Maio de 2015, 21:57:17 »
E isso funciona? É baseado em estudos/projeções de como faz tudo fluir melhor, ou ao menos se tem dados de antes-e-depois de outros lugares? Um comentário do facebook diz que é assim há anos em Curitiba.

Offline Lorentz

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #202 Online: 16 de Maio de 2015, 23:02:30 »
E isso funciona? É baseado em estudos/projeções de como faz tudo fluir melhor, ou ao menos se tem dados de antes-e-depois de outros lugares? Um comentário do facebook diz que é assim há anos em Curitiba.

Aqui em Curitiba temos ônibus "sanfonas", com uma ou duas articulações. Eles são bastante eficientes e a cidade possui várias canaletas de uso exclusivo para o transporte público.

Eu levo 20-25 minutos para ir de casa até o trabalho, contando 5 minutos para chegar no ponto e mais uns 5 minutos no máximo esperando o ônibus. A viagem dura uns 15 minutos e o trecho possui uns 5 quilômetros.

Mas eu achava que isso era comum em outros lugares, principalmente onde o trânsito é pior.
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Offline Lorentz

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #203 Online: 16 de Maio de 2015, 23:04:29 »
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Para o especialista “já estava na hora” de mudanças como as propostas acontecerem. No entanto, segundo ele, a nova lógica pode não ter um impacto positivo para todos os setores da sociedade – a começar pelos motoristas e cobradores de ônibus que podem perder seus empregos.

Quem diria, justo o PT vai tomar uma medida que aumenta a eficiência e gera desemprego momentâneo.
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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #204 Online: 17 de Maio de 2015, 10:36:01 »
Torço para que essa última seja photoshopagem, mas não me surpreendo absolutamente nada se não for.



Civilização é ostra istória.

nenhum ciclista quer andar sobre a calçada, se quisessem não haveria necessidade de pinta-las.

Hein? O problema em andar sobre a calçada de bicicleta é só não ser permitido. Não vejo problema em pintar calçadas sub-utilizadas, ou uma faixa delas, para "convertê-las" e distinguí-las como ciclovias. Mas se é para gastar tanto a coisa tem que ser mais bem feita, como não ter um obstáculo impedindo completamente a passagem ou mesmo apenas oferecendo risco ao ciclista (como aquelas árvores com terra "vazando" para a calçada).

Aquele troço ao fundo é uma linha de metrô, a construção abaixo é um shopping/ estacionamento perto da estação Tamanduateí.

Não, não é montagem.

Offline _tiago

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #205 Online: 17 de Maio de 2015, 11:02:13 »
E isso funciona? É baseado em estudos/projeções de como faz tudo fluir melhor, ou ao menos se tem dados de antes-e-depois de outros lugares? Um comentário do facebook diz que é assim há anos em Curitiba.

Não sei. Pelo que entendi da proposta, ela está em estudo. Torcer para que funcione. :)

Offline Criaturo

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #206 Online: 17 de Maio de 2015, 13:04:46 »
Torço para que essa última seja photoshopagem, mas não me surpreendo absolutamente nada se não for.



Civilização é ostra istória.

nenhum ciclista quer andar sobre a calçada, se quisessem não haveria necessidade de pinta-las.

Hein? O problema em andar sobre a calçada de bicicleta é só não ser permitido. Não vejo problema em pintar calçadas sub-utilizadas, ou uma faixa delas, para "convertê-las" e distinguí-las como ciclovias. Mas se é para gastar tanto a coisa tem que ser mais bem feita, como não ter um obstáculo impedindo completamente a passagem ou mesmo apenas oferecendo risco ao ciclista (como aquelas árvores com terra "vazando" para a calçada).

Exato as calçadas porcamente servem aos pedestres, na maior parte da cidade fica  impossível querer dividida com ciclistas, postes buracos e arvores.
este prefeito ta querendo importar essa ideia da Europa, só que la  a maioria mora perto do trabalho ja aqui....... ao invés de investir em transporte que funciona fica pintando ruas.
me lembrei do janio Quadros que em campanha apresentou um projeto de trem aereo que ligaria a cidade de norte a sul, ao ser eleito se limitou a pintar todos os onibus de vermelho e importar onibus de dois andares ingleses, resumo cada um tem o prefeito que elege.
« Última modificação: 17 de Maio de 2015, 13:07:10 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

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Offline Criaturo

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #208 Online: 17 de Maio de 2015, 13:15:47 »
E isso funciona? É baseado em estudos/projeções de como faz tudo fluir melhor, ou ao menos se tem dados de antes-e-depois de outros lugares? Um comentário do facebook diz que é assim há anos em Curitiba.

Aqui em Curitiba temos ônibus "sanfonas", com uma ou duas articulações. Eles são bastante eficientes e a cidade possui várias canaletas de uso exclusivo para o transporte público.

Eu levo 20-25 minutos para ir de casa até o trabalho, contando 5 minutos para chegar no ponto e mais uns 5 minutos no máximo esperando o ônibus. A viagem dura uns 15 minutos e o trecho possui uns 5 quilômetros.

Mas eu achava que isso era comum em outros lugares, principalmente onde o trânsito é pior.

onde moro leva-se de 40 a 60 min para percorrer 3km,ainda bem que saio em direção ao interior gasto os mesmos 60min para percorrer 55km
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Offline Criaturo

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #209 Online: 17 de Maio de 2015, 13:17:42 »
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Para o especialista “já estava na hora” de mudanças como as propostas acontecerem. No entanto, segundo ele, a nova lógica pode não ter um impacto positivo para todos os setores da sociedade – a começar pelos motoristas e cobradores de ônibus que podem perder seus empregos.

Quem diria, justo o PT vai tomar uma medida que aumenta a eficiência e gera desemprego momentâneo.

da ultima vez que substituíram o cobrador por roletas eletrônicas, não deu certo porque muita gente pulava sem pagar, hoje o cobrador é usado só para evitar isso!
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Offline Lorentz

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #210 Online: 17 de Maio de 2015, 13:37:39 »
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Para o especialista “já estava na hora” de mudanças como as propostas acontecerem. No entanto, segundo ele, a nova lógica pode não ter um impacto positivo para todos os setores da sociedade – a começar pelos motoristas e cobradores de ônibus que podem perder seus empregos.

Quem diria, justo o PT vai tomar uma medida que aumenta a eficiência e gera desemprego momentâneo.

da ultima vez que substituíram o cobrador por roletas eletrônicas, não deu certo porque muita gente pulava sem pagar, hoje o cobrador é usado só para evitar isso!

Basta fazer uma catraca mais alta. Colocar câmeras pode ajudar a intimidar também.
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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #211 Online: 17 de Maio de 2015, 13:42:31 »
E isso funciona? É baseado em estudos/projeções de como faz tudo fluir melhor, ou ao menos se tem dados de antes-e-depois de outros lugares? Um comentário do facebook diz que é assim há anos em Curitiba.

Aqui em Curitiba temos ônibus "sanfonas", com uma ou duas articulações. Eles são bastante eficientes e a cidade possui várias canaletas de uso exclusivo para o transporte público.

Eu levo 20-25 minutos para ir de casa até o trabalho, contando 5 minutos para chegar no ponto e mais uns 5 minutos no máximo esperando o ônibus. A viagem dura uns 15 minutos e o trecho possui uns 5 quilômetros.

Mas eu achava que isso era comum em outros lugares, principalmente onde o trânsito é pior.

Acho que ônibus sanfonados e vias/faixas exclusivas para ônibus não são bem "novidade", a dúvida é o esquema de itinerários, se realmente melhora o fluxo, mesmo com menos ônibus. Também tem a questão de se ter que tomar mais ônibus vai se dar ao mesmo custo, por baldeação "grátis", ou se vão ter que pagar mais para chegar ao mesmo lugar... acho que isso provavelmente deve se manter igual, não deve ter condições de ser aceito se for implicar em dobrar/triplicar o preço que se paga para trajetos comumente feitos num ônibus só...

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #212 Online: 17 de Maio de 2015, 15:04:11 »
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Para o especialista “já estava na hora” de mudanças como as propostas acontecerem. No entanto, segundo ele, a nova lógica pode não ter um impacto positivo para todos os setores da sociedade – a começar pelos motoristas e cobradores de ônibus que podem perder seus empregos.

Quem diria, justo o PT vai tomar uma medida que aumenta a eficiência e gera desemprego momentâneo.

da ultima vez que substituíram o cobrador por roletas eletrônicas, não deu certo porque muita gente pulava sem pagar, hoje o cobrador é usado só para evitar isso!

Cobrador exercendo função de segurança? Tsc, tsc, tsc. Os mesmos que reclamavam de motorista exercendo função de cobrador...

Offline Fabrício

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #213 Online: 18 de Maio de 2015, 07:28:52 »
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Para o especialista “já estava na hora” de mudanças como as propostas acontecerem. No entanto, segundo ele, a nova lógica pode não ter um impacto positivo para todos os setores da sociedade – a começar pelos motoristas e cobradores de ônibus que podem perder seus empregos.

Quem diria, justo o PT vai tomar uma medida que aumenta a eficiência e gera desemprego momentâneo.

da ultima vez que substituíram o cobrador por roletas eletrônicas, não deu certo porque muita gente pulava sem pagar, hoje o cobrador é usado só para evitar isso!

Cobrador exercendo função de segurança? Tsc, tsc, tsc. Os mesmos que reclamavam de motorista exercendo função de cobrador...

Aqui em Vitória tem cobrador e muita gente pula a roleta. E o cobrador não fala nada, no que eu acho que ele está certíssimo, eu também não falaria, basta o pulador de roleta ter um canivete que seja e já teremos um cobrador a menos...
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Offline Criaturo

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #214 Online: 18 de Maio de 2015, 08:03:00 »
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Para o especialista “já estava na hora” de mudanças como as propostas acontecerem. No entanto, segundo ele, a nova lógica pode não ter um impacto positivo para todos os setores da sociedade – a começar pelos motoristas e cobradores de ônibus que podem perder seus empregos.

Quem diria, justo o PT vai tomar uma medida que aumenta a eficiência e gera desemprego momentâneo.


da ultima vez que substituíram o cobrador por roletas eletrônicas, não deu certo porque muita gente pulava sem pagar, hoje o cobrador é usado só para evitar isso!

Basta fazer uma catraca mais alta. Colocar câmeras pode ajudar a intimidar também.
ta querendo acabar com os poucos empregos ?
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Offline Criaturo

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #215 Online: 18 de Maio de 2015, 08:09:41 »
E isso funciona? É baseado em estudos/projeções de como faz tudo fluir melhor, ou ao menos se tem dados de antes-e-depois de outros lugares? Um comentário do facebook diz que é assim há anos em Curitiba.

Aqui em Curitiba temos ônibus "sanfonas", com uma ou duas articulações. Eles são bastante eficientes e a cidade possui várias canaletas de uso exclusivo para o transporte público.

Eu levo 20-25 minutos para ir de casa até o trabalho, contando 5 minutos para chegar no ponto e mais uns 5 minutos no máximo esperando o ônibus. A viagem dura uns 15 minutos e o trecho possui uns 5 quilômetros.

Mas eu achava que isso era comum em outros lugares, principalmente onde o trânsito é pior.

Acho que ônibus sanfonados e vias/faixas exclusivas para ônibus não são bem "novidade", a dúvida é o esquema de itinerários, se realmente melhora o fluxo, mesmo com menos ônibus. Também tem a questão de se ter que tomar mais ônibus vai se dar ao mesmo custo, por baldeação "grátis", ou se vão ter que pagar mais para chegar ao mesmo lugar... acho que isso provavelmente deve se manter igual, não deve ter condições de ser aceito se for implicar em dobrar/triplicar o preço que se paga para trajetos comumente feitos num ônibus só...
a unica vantagem do onibus sanfonado é a economia de um motorista e de um cobrador, o espaço que ele ira ocupar nas ruas sera o mesmo que dois onibus separados, sem falar que quem projeta esses veículos nunca andou de ônibus, são horríveis, ja andei em um onibus que tinha duas escadas de cinco degraus no corredor, os canos para segurar passageiros também são mal localizado de difícil acesso.
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Offline Lorentz

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #216 Online: 18 de Maio de 2015, 09:53:06 »
E isso funciona? É baseado em estudos/projeções de como faz tudo fluir melhor, ou ao menos se tem dados de antes-e-depois de outros lugares? Um comentário do facebook diz que é assim há anos em Curitiba.

Aqui em Curitiba temos ônibus "sanfonas", com uma ou duas articulações. Eles são bastante eficientes e a cidade possui várias canaletas de uso exclusivo para o transporte público.

Eu levo 20-25 minutos para ir de casa até o trabalho, contando 5 minutos para chegar no ponto e mais uns 5 minutos no máximo esperando o ônibus. A viagem dura uns 15 minutos e o trecho possui uns 5 quilômetros.

Mas eu achava que isso era comum em outros lugares, principalmente onde o trânsito é pior.

Acho que ônibus sanfonados e vias/faixas exclusivas para ônibus não são bem "novidade", a dúvida é o esquema de itinerários, se realmente melhora o fluxo, mesmo com menos ônibus. Também tem a questão de se ter que tomar mais ônibus vai se dar ao mesmo custo, por baldeação "grátis", ou se vão ter que pagar mais para chegar ao mesmo lugar... acho que isso provavelmente deve se manter igual, não deve ter condições de ser aceito se for implicar em dobrar/triplicar o preço que se paga para trajetos comumente feitos num ônibus só...
a unica vantagem do onibus sanfonado é a economia de um motorista e de um cobrador, o espaço que ele ira ocupar nas ruas sera o mesmo que dois onibus separados, sem falar que quem projeta esses veículos nunca andou de ônibus, são horríveis, ja andei em um onibus que tinha duas escadas de cinco degraus no corredor, os canos para segurar passageiros também são mal localizado de difícil acesso.

Você não leva em consideração que nenhum ônibus anda colado no outro o tempo todo. O ônibus articulado ocupa menos espaço que dois ônibus comuns, reduz um motorista, faz apenas uma parada ao invés de duas, e economiza um motor (e combustível).
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Offline Buckaroo Banzai

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #217 Online: 18 de Maio de 2015, 12:09:23 »
Não vejo nada de errado com os articulados, mas nunca vi um com escadas no meio. Eram mais ou menos assim:



A vantagem deles é mais ou menos a mesma de se ter um ônibus normal em vez de três "kombis" ou dois mini-ônibus, qualquer que for exatamente a diferença de assentos. O que é também mais ou menos a mesma vantagem que tem qualquer transporte coletivo a andar de carros individualmente.

Só interessa aumentar o número dos menores em relação aos maiores aos sindicatos. Para o passageiro, quanto maior, maiores são as chances do primeiro que vir não estar tão lotado.




Nem sabia disso:


Instável, [/PiG] internet gratuita em ônibus de SP agrada passageiros

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/09/instavel-internet-gratuita-em-onibus-de-sp-agrada-passageiros.html

Offline Johnny Cash

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #218 Online: 18 de Maio de 2015, 12:55:14 »
Curioso, olhando essa foto supra, tenho a impressão de que há péssimo aproveitamento do espaço para disponibilização dos assentos.

Os ônibus daqui, raramente articulados e que tem aqueles pisos baixos, parecem dispôr de muito mais assentos no mesmo espaço.

Offline Buckaroo Banzai

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #219 Online: 18 de Maio de 2015, 13:09:32 »
Outro articulado, talvez mais antigo:



Acho que já vi desses também, passa a impressão de maior aproveitamento de espaço para assentos, mas não sei de fato o número de assentos e espaço por assento de cada.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #220 Online: 18 de Maio de 2015, 19:08:07 »
Curioso, olhando essa foto supra, tenho a impressão de que há péssimo aproveitamento do espaço para disponibilização dos assentos.

Os ônibus daqui, raramente articulados e que tem aqueles pisos baixos, parecem dispôr de muito mais assentos no mesmo espaço.

Já andei em um desses, balança muito mesmo, mas ainda é melhor que um micro ônibus que carrega 1/10 dos passageiros e tem bancos muito menores.

Tb já andei em um.

Minha pior experiência foi ocupar um banco no canto dianteiro direito do micro, algum gênio colocou o banco virado para trás, fica entre um vidro e a lateral do ônibus, de modo que o feliz passageiro fica de costas para o para brisas dianteiro com o veículo em movimento.

Uns 15 minutos nisso e o infeliz fica com vontade de vomitar.



Offline Sergiomgbr

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #221 Online: 19 de Maio de 2015, 02:01:20 »
Curioso, olhando essa foto supra, tenho a impressão de que há péssimo aproveitamento do espaço para disponibilização dos assentos.

Os ônibus daqui, raramente articulados e que tem aqueles pisos baixos, parecem dispôr de muito mais assentos no mesmo espaço.

Já andei em um desses, balança muito mesmo, mas ainda é melhor que um micro ônibus que carrega 1/10 dos passageiros e tem bancos muito menores.

Tb já andei em um.

Minha pior experiência foi ocupar um banco no canto dianteiro direito do micro, algum gênio colocou o banco virado para trás, fica entre um vidro e a lateral do ônibus, de modo que o feliz passageiro fica de costas para o para brisas dianteiro com o veículo em movimento.

Uns 15 minutos nisso e o infeliz fica com vontade de vomitar.
Acho que essa poltrona virada pra trás era pra ser originalmente para algum ajudante do motorista.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #222 Online: 19 de Maio de 2015, 18:51:09 »
Curioso, olhando essa foto supra, tenho a impressão de que há péssimo aproveitamento do espaço para disponibilização dos assentos.

Os ônibus daqui, raramente articulados e que tem aqueles pisos baixos, parecem dispôr de muito mais assentos no mesmo espaço.

Já andei em um desses, balança muito mesmo, mas ainda é melhor que um micro ônibus que carrega 1/10 dos passageiros e tem bancos muito menores.

Tb já andei em um.

Minha pior experiência foi ocupar um banco no canto dianteiro direito do micro, algum gênio colocou o banco virado para trás, fica entre um vidro e a lateral do ônibus, de modo que o feliz passageiro fica de costas para o para brisas dianteiro com o veículo em movimento.

Uns 15 minutos nisso e o infeliz fica com vontade de vomitar.
Acho que essa poltrona virada pra trás era pra ser originalmente para algum ajudante do motorista.

Pode ser mesmo, fica bem próxima ao bloqueio.

O espaço interno de um micro é péssimo, os bancos são menores que o normal e o espaço no corredor é muito estreito.

Na verdade esses ônibus são apenas carrocerias montadas sobre um chassi de caminhão, lá pelos anos 70 ou 80 uma boa parte dos veículos tinha motor traseiro e eram bem mais silenciosos e confortáveis.



Andei muito nesse modelo azul e beje.



Esse aqui ainda circulava lá por 1980 e bolinha, tinha uma linha que passava lá no Ipiranga.

Offline Moro

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #223 Online: 19 de Maio de 2015, 22:31:20 »
nossa me fez lembrar agora.. quando eu pegava ônibus com o motor atrás eu achava um luxo.. não ficava aquele barulho infernal
“If an ideology is peaceful, we will see its extremists and literalists as the most peaceful people on earth, that's called common sense.”

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"To claim that someone is not motivated by what they say is motivating them, means you know what motivates them better than they do."

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Offline Arcanjo Lúcifer

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Re:Ciclovias paulistanas
« Resposta #224 Online: 20 de Maio de 2015, 05:30:11 »
Mais silenciosos e macios, eram projetados para transporte de passageiros mesmo ao invés de serem caminhões adaptados.

Na verdade hoje os passageiros andam sobre uma plataforma de carga.

 

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