Na escuta da conversa do Renan com o SMachado, menciona-se essa possibilidade.
Embora o clima político atual nos pareça sombrio, o Brasil vive um momento único em sua história, no qual o poder judiciário alcança total independência do Executivo e mesmo sofrendo alguma influência deste, mas acobertado e prestigiado pela opinião pública, faz-se forte e atuante "como nunca, na história deste país".
A corrupção, todos sabem, já surge no Brasil colonial e encontra ambiente propício para se multiplicar no subdesenvolvimento de sua matriz genética. Esta. mal formada pelos degredados e a escória trazida de Portugal, miscigenando com o silvícola, num contexto singular, gera um povo sem tradição e sem amor pela terra.
Prospera e se alastra como os tentáculos de um polvo, envolvendo e sufocando durante os séculos sucessivos os anseios de uma minoria que clama por justiça e paz social.
Por estranha coincidência surpreendemos no momento atual um pequeno grupo de homens que possuídos daquele ideal libertador, e posicionados em pontos estratégicos na hierarquia do poder, e até da mídia, com incrível sinergia abalam os fundamentos deste câncer que corrói as entranhas de nossas instituições.
Então reflito, e reflito: será mera coincidência, ou até as forças imponderáveis que regem os destinos de nossa nação se cansaram de tanta bandalheira?