Autor Tópico: Lava Jato chegou ao Lula  (Lida 208060 vezes)

Sergiomgbr e 1 Visitante estão vendo este tópico.

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
Re:Lava Jato chegou ao Lula
« Resposta #2800 Online: 13 de Abril de 2017, 09:15:24 »
E a pergunta sobre o filho do Lula segue ignorada...

Olha... dizem que sou chato... eu sei que sou...

Mas nunca um religioso para e diz.. PQP, como eu sou tosco e não vejo as coisas corretamente por causa de minha crença
Aí.. o Religioso ainda quer falar que ausência de crença ou fazer crítica a algo é uma crença..  E claro que ele não consegue se tocar do quão errada é essa afirmação..

Enfim.. para alguém que tivesse bom senso e não fosse religioso, ver uma pessoa que faz seu filho tosco ficar rico, ter seus amigos de trinta anos envolvidos todos em escândalos, ter o braço direito de seu braço direito claramente implicado em corrupção...  veja, não conseguem olhar o conjunto dos sinais e, como um religioso, ficam pedindo provas cabais de que a "evolução existe, passo a passo".

Sabe aquela questão do quadro da Monalisa que falta alguns pedaços, como em um quebra cabeça? Para qualquer um, seria o quadro da monalisa, para o religioso, pode ser um elefante de patins.

PQP.. o que se pode fazer com religiosos??

Ou!!! se tem razão eu sou crente e Lula é meu Deus, assim como o filho do Lula ganhou dinheiro desonesto, aliás, essa deveria ser a bala de prata da revista Veja, tu deverias pedir emprego por lá, num minuto eles te contratavam...

Claro a Telemar injetou 5 mi na empresa do Lulinha, estranho né? Só falta agora nos mostrar o que a Telemar ganhou com isso, se ganhou por fora com algum grande favor "governamental" ou se de fato investiu na empresa, mas a "fé" fala mais alto quando o antipetismo clássico entra em campo. A Veja não teria deixado passar uma chance de desmoralizar o Lula como essa, mas cadê a traquinagem? Não sei, né, ele é filho do Lula, ai já viu, já fez sacanagem... Bah !!!

É por causa da falta de consistência desse discurso "Vejista" de oposição, o denuncismo sem provas, que a própria canditatura da oposição naufragou, e apenas uma pequena evidência de toda a "sujeira" que existe no governo, e do envolvimento do presidente e da sua candidata já seria suficiente para o Lula perder qualquer apoio popular e as eleições.

Ao contrário desse discurso barato de direita arcaica ( existe a direita moderna, ainda bem ), baseada no preconceito de classes, religião, e mortalmente contra os movimentos sociais, a grande massa de eleitores, que não saõ ignorantes funcionais, como já foi dito aqui no fórum, reconhece quando existe um bom governo e esse trabalha voltado para o bem estar da população mais pobre ( e da mais rica, mas isso já é comum), independente de sua corrente ideológica ou partido político, e mostra o quanto o Brasil está amadurecendo, independente do discurso atrasado das velhas mídias, e provavelmente, o Brasil terá nos próximos 12 ou 16 anos bons governantes, seja a Dilma, Marina ou Aécio, que no ano que vem serão os políticos mais fortes do Brasil. Estaremos melhor representados, tanto se for mais para esquerda ou mais para a direita, apesar do relativismo desse conceito.

Juca =(²

ALEXANDRINO: LULA PEDIU A EMÍLIO PARA AJUDAR LULECO NA CARREIRA EMPRESARIAL

Lula é investigado ao lado do filho Luís Cláudio por repasses de propina da Odebrecht à empresa Touchdown, que organizava futebol americano. O pedido de inquérito, que foi para Sérgio Moro, é fruto das delações de Alexandrino Alencar e Emílio Odebrecht.

Alexandrino disse à PGR que, numa certa ocasião, Emílio pediu a Lula que intercedesse junto à presidente Dilma para tornar o relacionamento com Marcelo "mais fluído". Em contrapartida, Lula pediu a Emílio que ajudasse Luleco "a iniciar sua carreira empresarial".

"Luís Cláudio foi lá e apresentou o projeto do Touchdown, que é uma liga profissional de futebol americano no Brasil. Vi que ele precisava de apoio jurídico, contábil e de marketing. Busquei os três apoios."

O delator conta que acabou cuidando só do marketing e que a Odebrecht bancou os custos da empresa Concept que fazia a captação. O combinado era que ele tivesse o apoio por dois anos, para depois "voar sozinho". "Mas ao final dos dois anos, ele se enrolou e não conseguiu. Então ajudamos mais um ano. Agora soube que o campeonato acabou."

<a href="https://www.youtube.com/v/Ie0r8bmwLu0" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/Ie0r8bmwLu0</a>

http://www.oantagonista.com/posts/alexandrino-lula-pediu-a-emilio-para-ajudar-luleco-na-carreira-empresarial

EMÍLIO DELATA PAGAMENTOS A LULECO

Emílio Odebrecht detalhou o apoio do grupo a Luís Cláudio Lula da Silva, o Luleco. Foi uma troca, mas o patriarca da Odebrecht não estava muito seguro do "investimento".

"Eu queria ter certeza de que estava investindo na pessoa, perceber se ele queria, se tinha potencial. Ainda era imaturo etc."

<a href="https://www.youtube.com/v/WGhu-qiltaA" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/WGhu-qiltaA</a>

http://www.oantagonista.com/posts/emilio-fala-sobre-ajuda-a-luleco

Relendo não tiro uma palavra do que eu disse e continuo tendo a mesma opinião, toda a retórica daquela época tinha por base o antipetismo, não a corrupção do PT, como dá pra perceber nitidamente agora, mas independente disso não vou mais defender o Lula e o PT, porque afundaram na Lama junto com a classe política, fodam-se eles, mas vou continuar defendendo os valores que me fez defender o Lula e o PT, isso não muda. Só falta vocês reconhecerem que vossa retórica contra corrupção para tirar o PT do poder e toda aquela palhaçada de impedimento, bater panela, corrupção, etc, era pura ilusão, já que não existe político brasileiro que não se beneficiou de caixa 2 e corrupção, não só o PT. Falta você admitir Gaúcho que seu problema é muito mais ideológico do que que ético, por que se fosse eu veria tanto esbravejamento com o Lula e o PT, que são legítimos, quanto com Temer, FHC, alckmim, Aécio e praticamente todos os outros.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
  • "Alguns teóricos dos antigos astronautas...."
« Resposta #2801 Online: 13 de Abril de 2017, 09:17:16 »
Se tudo era ilusão então você defende que tudo devia ser mantido como estava...

Ou seja, seu discurso é no mínimo contraditório.
"Who knows what evil lurks in the hearts of men? The Shadow knows..."

Offline _Juca_

• Nível Máximo
  • *
  • Quem vê cara, não vê coração, fígado, estômago...
« Resposta #2802 Online: 13 de Abril de 2017, 09:24:42 »

Na questão ética não defendo nada do que fizeram, mas na questão social e econômica sim, não mudo um centímetro do que defendo, so por que o partido de esquerda é corrupto, tanto quanto todos os demais sempre foram. Me resta procurar ou ajudar a formar outro partido.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2803 Online: 13 de Abril de 2017, 09:32:39 »
Relendo não tiro uma palavra do que eu disse e continuo tendo a mesma opinião, toda a retórica daquela época tinha por base o antipetismo, não a corrupção do PT, como dá pra perceber nitidamente agora, mas independente disso não vou mais defender o Lula e o PT, porque afundaram na Lama junto com a classe política, fodam-se eles, mas vou continuar defendendo os valores que me fez defender o Lula e o PT, isso não muda. Só falta vocês reconhecerem que vossa retórica contra corrupção para tirar o PT do poder e toda aquela palhaçada de impedimento, bater panela, corrupção, etc, era pura ilusão, já que não existe político brasileiro que não se beneficiou de caixa 2 e corrupção, não só o PT. Falta você admitir Gaúcho que seu problema é muito mais ideológico do que que ético, por que se fosse eu veria tanto esbravejamento com o Lula e o PT, que são legítimos, quanto com Temer, FHC, alckmim, Aécio e praticamente todos os outros.

Quem acompanhou o cenário político dos últimos 35 anos sabe que o caso do PT é muito mais grave do que os demais partidos, com a possível exceção do PSDB. Os outros partidos eram ocupados por políticos de perfil tradicional, conservadores e totalmente comprometidos com o status quo vigente.

O PT e o PSDB se apresentaram como os partidos que tinham pessoas "diferenciadas" do ponto de vista moral e de ética partidária, sendo que o segundo apresentava um perfil mais 'moderado', de centro.

Mas no período supra, eu vi carreiras políticas e vidas privadas destruídas pelos 'religiosos petistas', que se consideravam a 'última fortaleza' da ética. No entanto, bastava uma convivência mínima com eles, para perceber o quão safados eram.

Então, não!, _Juca_ , apesar de afirmar o contrário, o fato é que você não está negando nem os seus ídolos e nem o seu partido de coração, porque você ainda está agarrado firmemente no tu quoque de que "todos eles são iguais". Ele é a justificativa para que a sua crença ideológica não desmorone.
Foto USGS

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2804 Online: 13 de Abril de 2017, 09:34:34 »

Eu quero mais é que o Poderoso Chefão seja preso e que o seu partido pague o preço de ter optado pela corrupção em larga escala.

8-)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2805 Online: 13 de Abril de 2017, 09:35:10 »
Vi isso ainda não. Já vi um relutante "o PT fez o que todo partido fez, mas deu uma contrapartida aos pobres..." ou o famoso "rouba mas faz".

Idem. Apenas o "todo mundo rouba, e o PSDB fez pior".

O que é mentira, pois o PSDB é um partido sério com gente honesta.

Sim, "onesto" com 'O' maiúsculo.
Foto USGS

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
« Resposta #2806 Online: 13 de Abril de 2017, 09:37:11 »

Na questão ética não defendo nada do que fizeram, mas na questão social e econômica sim, não mudo um centímetro do que defendo, so por que o partido de esquerda é corrupto, tanto quanto todos os demais sempre foram. Me resta procurar ou ajudar a formar outro partido.

Como não defender nossa atual situação econômica, e o cabalístico número de 13 milhões de desempregados?

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #2807 Online: 13 de Abril de 2017, 09:38:42 »

Então ajude aí...

O que foi exatamente que eles fizeram nas áreas social e econômica que você tanto defende?
Foto USGS

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
« Resposta #2808 Online: 13 de Abril de 2017, 09:40:52 »

Então ajude aí...

O que foi exatamente que eles fizeram nas áreas social e econômica que você tanto defende?

Enriqueceram a alta cúpula e alimentaram a patuleia com mortadela. Distribuição de renda e combate à fome.

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
« Resposta #2809 Online: 13 de Abril de 2017, 09:42:44 »
Vi isso ainda não. Já vi um relutante "o PT fez o que todo partido fez, mas deu uma contrapartida aos pobres..." ou o famoso "rouba mas faz".

Idem. Apenas o "todo mundo rouba, e o PSDB fez pior".

O que é mentira, pois o PSDB é um partido sério com gente honesta.

Sim, "onesto" com 'O' maiúsculo.

A diferença é que queremos que o PSDB, Aécio, e quem mais for, se ferrem. Que sobre eles caia todo o peso da lei e a fúria dos Super Saiyajins. Não ficamos com "O PT fez pior".....

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2810 Online: 13 de Abril de 2017, 10:46:37 »

You're barking at the wrong tree.

Eu nunca votei, nem votaria, em nenhum dos políticos citados, tanto por não representarem minha posição liberal, quanto por eu ter consciência de que todos são corruptos pelos quais pairam suspeitas e investigações, para dizer o mínimo.

Sobre querer a mesma reação para todos os corruptos, essa falácia não cola. É o mesmo que querer que um latrocínio e um furto em um supermercado gerem o mesmo grau de indignação simplesmente por ambos serem crimes.

De um lado você tem uma quadrilha que quebrou um país e organizou o maior esquema de corrupção da história do mundo em prol de um projeto de poder, do outro você tem indivíduos acusados de corrupção passiva e lavagem de dinheiro para ganhos pessoais. Não dá pra querer que a Maria do Rosário ter recebido 150 mil reais de caixa dois gere a mesma indignação causada pelo líder de uma quadrilha que saqueou o país.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #2811 Online: 13 de Abril de 2017, 13:07:08 »

Sem legendas, talvez versão em português apareça mais tarde:

<a href="https://www.youtube.com/v/qLMkB1f8lhg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/qLMkB1f8lhg</a>

Offline Shadow

• Nível 28
  • *
« Resposta #2812 Online: 13 de Abril de 2017, 13:11:33 »

Sem legendas, talvez versão em português apareça mais tarde:

<a href="https://www.youtube.com/v/qLMkB1f8lhg" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/qLMkB1f8lhg</a>

Usar o Monopóllio/Banco imobiliario foi poesia pura...rs

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #2813 Online: 13 de Abril de 2017, 14:18:10 »
LULA NO ORGANOGRAMA DA PROPINA DA ODEBRECHT

Alexandrino Alencar deve ter se inspirado em Deltan Dallagnol para fazer o organograma que entregou à PGR relacionando Lula a propinas pagas pela Odebrecht.

Está tudo lá: as obras no sítio de Atibaia, a compra do imóvel para o Instituto Lula, a propina a Taiguara Rodrigues em Angola, a propina paga ao filho Luís Cláudio Luleco na Touchdown, a mesada a Frei Chico, irmão de Lula, a conta Amigo da Planilha Italiano e a Arena Corinthians.

Mais didático impossível.

http://www.oantagonista.com/posts/exclusivo-lula-no-organograma-da-propina-da-odebrecht
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2814 Online: 13 de Abril de 2017, 14:18:26 »
E não é que aquela coisa de PowerPoint acabou inspirando delator para melhor explicar os esquemas de propina?
Alexandrino Alencar resolveu fazer ele mesmo um organograma bem explicativo das maracutaias1 em que se meteu2:

ORGANOGRAMA DA PROPINA DA ODEBRECHT
Brasil 13.04.17 14:00

Alexandrino Alencar deve ter se inspirado em Deltan Dallagnol para fazer o organograma que entregou à PGR relacionando Lula a propinas pagas pela Odebrecht.

Está tudo lá: as obras no sítio de Atibaia, a compra do imóvel para o Instituto Lula, a propina a Taiguara Rodrigues em Angola, a propina paga ao filho Luís Cláudio Luleco na Touchdown, a mesada a Frei Chico, irmão de Lula, a conta Amigo da Planilha Italiano e a Arena Corinthians.

Mais didático impossível.

(Organograma já publicado acima)

1Gosto muito de usar esse termo. Era um dos mais usados por Inácio Silva nos tempos em que o PT era o OMO branco total da política.

2Por uma questão de segundos, Gaúcho foi mais rápido. Editei removendo o organograma.
« Última modificação: 13 de Abril de 2017, 14:22:44 por Gabarito »

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2815 Online: 13 de Abril de 2017, 20:06:07 »
Dizem que ainda vem por aí a delação de Antônio Palocci, quem o ex-presidente mantinha como intermediador com a empreiteira.
A vara está querendo quebrar nas costas de alguém. Se não for na de um, será na do outro.
Edson Fachin destruiu Lula em onze atos e mandou publicar na edição extra do Diario da Justiça
Espalhe:

(Vejam a imagem que encima a matéria na fonte da notícia)

O ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), foi impiedoso com o ex-presidente Lula ao determinar a abertura de vários inquéritos contra o petista, que aparece na delação da Odebrecht como o chefe da organização criminosa que sangrou os cofres públicos ao longo de uma década e meia.

O ministro do Supremo envolveu o ex-presidente Lula em nada menos que onze atos de corrupção no conluio criminoso com a Odebrecht e recomendou a abertura de vários inquéritos contra o petista com base no acorde de delação da empreiteira. A partir de agora, Lula terá que engolir o ministro do STF, Edson Fachin. Acompanhe abaixo os onze atos em que o relator da Lava Jato no Supremo destrói Lula:

1º Ato - Trata-se de petição instaurada com lastro nas declarações dos colaboradores Cláudio Melo Filho (Termo de Depoimento n. 18) e Emílio Alves Odebrecht (Termo de Depoimento n. 15), os quais relatam tratativas entre o Grupo Odebrecht, o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da
Silva e o então Ministro Jacques Wagner para a edição de legislação que possibilitasse a celebração de acordo de leniência entre o Poder Executivo e pessoas jurídicas envolvidas em infrações sem contar com a intervenção do Ministério Público. Tais negociações teriam resultado na edição da MP 703/15.

2º Ato - Segundo o Ministério Público, os colaboradores narram o desenvolvimento das relações institucionais entre o Grupo Odebrecht e o governo federal, a criação do Setor de Operações Estruturadas, a criação da empresa Braskem, os pagamentos que teriam sido feitos ao governo e o
funcionamento das planilhas “Italiano” e “Pós-italiano”, em suposta referência aos períodos em que Antônio Palocci e Guido Mantega ocuparam cargos no governo. Emílio Odebrecht, de seu turno, descreve o relacionamento mantido com o ex-presidente Lula desde sua campanha, os motivos pelos quais passou a contribuir para ela e seu objetivo de mudar o rumo do setor petroquímico nacional. Pedro Novis, por sua vez, relata, em termos gerais, o relacionamento do grupo empresarial com os ex-presidentes Lula e Dilma

3º Ato - Segundo o Ministério Público, os colaboradores relatam o repasse de recursos não contabilizados à campanha eleitoral de Fernando Haddad (Prefeitura de São Paulo), noticiando, nesse contexto, o pagamento de valores em favor de João Santana, obrigações decorrentes da mencionada eleição. Essas transações foram ajustadas entre executivos do Grupo Odebrecht, especialmente Marcelo Odebrecht, Emílio Odebrecht e Alexandrino de Alencar, e o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e outros integrantes do PT. Com tal propósito, buscava-se, na cidade de São Paulo, a concessão de CID (Certificado de Incentivo ao Desenvolvimento) e aprovação de medidas legislativas favoráveis aos interesses da companhia.

4º Ato - Cuida-se de petição instaurada com lastro nas declarações prestadas pelos colaboradores Paulo Henyan Yue Cesena (Termo de Depoimento n. 6), Marcelo Bahia Odebrecht (Termo de Depoimento
n. 15) e Emílio Alves Odebrecht (Termo de Depoimento n. 22), os quais narram que o ex-Ministro da Fazenda, Guido Mantega, teria solicitado ao colaborador, Marcelo Bahia Odebrecht, apoio financeiro à Revista Carta Capital, pleito também feito ao colaborador Emílio Alves Odebrecht pelo ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O pedido teria sido atendido e o Grupo Odebrecht, a título de empréstimo, efetuou o repasse de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), soma quitada na forma de compensação com espaços publicitários. A operação deu-se por intermédio do Setor de Operações Estruturadas.

5º Ato -  Trata-se de petição instaurada com lastro nas declarações dos colaboradores Márcio Faria da Silva (Termo de Depoimento n. 12), Rogério Santos de Araújo (Termo de Depoimento n. 4) e Marcelo Bahia Odebrecht (Termos de Depoimento n. 40 e 40.1). Segundo o Ministério Público, os colaboradores relatam que o Grupo Odebrecht, integrante de um consórcio formado pelas construtoras OAS e UTC, após vencer certame licitatório para o fornecimento de sondas de extração do petróleo na camada do pré-sal, teria recebido solicitação de Pedro Barusco para que efetivasse pagamento no valor de 1% (um por cento) dos contratos firmados a título de propina. Das informações de Márcio Faria da Silva, constaria referência ao fato de que 35% (trinta e cinco por cento) dos valores arrecadados seriam destinados a funcionários da Petrobras e 65% (sessenta e cinco por cento) ao Partido dos Trabalhadores, mas a agremiação partidária não teria recebido os valores por ordem de Marcelo Bahia Odebrecht. Rogério Santos de Araújo, por sua vez, teria afirmado que o rateio teria sido de 1/3 (um terço) para os funcionários da Sete Brasil/ Petrobras e 2/3 (dois terços) para o Partido dos Trabalhadores, conforme decidido pelo partido e pelo ex-Presidente da República Lula. Marcelo Bahia Odebrecht esclareceu, ainda, que a negativa de pagamento deveu-se a compreensão de que os valores solicitados por Antônio Palocci e João Vaccari já estariam no valor global acertado com o ex-Ministro de Estado.

6º Ato -  Trata-se de petição instaurada com lastro nas declarações dos colaboradores Emílio Alves Odebrecht (Termos de Depoimento n. 26 e 28), Marcelo Bahia Odebrecht (Termo de Depoimento n. 4), João Carlos Nogueira (Termo de Depoimento n. 6), Antônio Castro de Almeida (Termo de Depoimento n. 5) e Fernando Luiz Ayres da Cunha Santos Reis (Termo de Depoimento n. 28).
Segundo o Ministério Público, os colaboradores relatam possível prática de ilícitos ligados a interesses do Grupo Odebrecht em Angola. Narrase, nesse contexto, a ocorrência de solicitações de Marcelo Odebrecht dirigidas ao ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva a fim de que utilizasse de sua influência para favorecer a companhia em temas relacionados àquele país.

7º Ato -  Trata-se de petição instaurada com lastro nos termos de depoimentos dos colaboradores Henrique Serrano do Prado Valladares (Termo de Depoimento n. 10) e Emílio Alves Odebrecht (Termos de Depoimento n. 7 e 8). Segundo o Ministério Público, relatam os colaboradores a ocorrência de favorecimento à empresa Tractebel-Suez, vencedora do processo licitatório envolvendo a obra da Usina Hidrelética de Jirau, que, em conjunto com a Usina Hidrelétrica Santo Antônio (obra vencida pelo consórcio formado entre Odebrecht e Andrade Gutierrez), compunha o “Projeto Madeira”. Narram os colaboradores que solicitaram auxílio do ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva objetivando reverter a adjudicação em favor da TractebelSuez, contudo, por razão desconhecida, o ex-Presidente da República optou por não contrariar a então Presidente Dilma Vana Roussef, vista como responsável pelo favorecimento da mencionada empresa. Noticia o Ministério Público que fatos semelhantes são apurados previamente no âmbito da Justiça Federal do Paraná, razão pela qual se mostra recomendável a investigação em conjunto.

8º Ato - . Trata-se de petição instaurada com lastro nas declarações prestadas pelos colaboradores Alexandrino de Salles Ramos Alencar (Termos de Depoimento n. 12, 13, 14, 15 e 20), Carlos Armando Guedes Paschoal (Termo de Depoimento n. 11), Emilio Alves Odebercht (Termos de Depoimento n. 6, 11, 12, 17, 21, 23 e 24), Emyr Diniz Costa Junior (Termo de Depoimento n. 2), Marcelo Bahia Odebrecht (Termos de Depoimento n. 13, 14 e 15), Paul Elie Altit (Termo de Depoimento n. 18), Paulo Ricardo Baqueiro de Melo (Termo de Depoimento n. 1) e João Carlos Mariz Nogueira (Termo de Depoimento n. 4). Segundo o Ministério Público, relatam os colaboradores que o Grupo Odebretch teria custeado despesas do ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva. Narra-se, nesse contexto, a ocorrência de reformas em um sítio em Atibaia/SP, aquisição de imóveis para uso pessoal e instalação do Instituto Lula e pagamentos de palestras, condutas que poderiam funcionar como retribuição a favorecimento da companhia. Noticia o Ministério Público, ainda, que fatos relacionados são apurados previamente no âmbito da Justiça Federal do Paraná, razão pela qual se mostra, em sua visão, recomendável a investigação em conjunto.

9º Ato - . Trata-se de petição instaurada com lastro nas declarações prestadas pelo colaborador Marcelo Bahia Odebrecht (Termos de Depoimento n. 8 e 10). Segundo o Ministério Público, o colaborador relata a realização de pagamentos a João Cerqueira de Santana Filho, no contexto da campanha municipal do ano de 2008, com o abatimento da “Planilha Italiano”. Narram-se, ainda, repasses em espécies, doações eleitorais e doações ao Instituto Lula, que resultavam, posteriormente, no abatimento na referida planilha.

10º Ato - Trata-se de petição instaurada com lastro nas declarações dos colaboradores Hilberto Mascarenhas Alves da Silva Filho (Termo de Depoimento n. 9) e Alexandrino de Salles Ramos Alencar (Termo de Depoimento n. 17). Segundo o Ministério Público, relatam os colaboradores o pagamento, por parte do Grupo Odebrecht, de uma espécie de “mesada” em favor de José Ferreira da Silva (Frei Chico), irmão do ex-Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Narram os executivos que tais pagamentos eram efetuados em dinheiro e contavam com a ciência do exPresidente da República, noticiando-se, ainda, que esse contexto pode ser enquadrado “na mesma relação espúria de troca de favores que se estabeleceu entre agentes públicos e empresários”, e o pagamento pela Odebrecht em favor do Partido dos Trabalhadores (PT) e do próprio ex-Presidente da República já são investigados no âmbito da Justiça Federal do Paraná.

11º Ato -  Trata-se de petição instaurada com lastro nos termos de depoimentos dos colaboradores Emílio Alves Odebrecht (Termo de Depoimento n. 30) e Alexandrino de Salles Ramos Alencar (Termo de Depoimento n. 19). Segundo o Ministério Público, os colaboradores relatam que o ex-Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva teria se comprometido a melhorar a relação entre o Grupo Odebrecht e a então Presidente da República Dilma Rousseff, sendo que, em contrapartida, receberia o apoio da Odebrecht na atividade empresarial desenvolvida por seu filho Luís Cláudio Lula da Silva. Há menção, nesse contexto, de reunião entre Luís Cláudio Lula da Silva e representantes da empresa, ocasião em que foi apresentado ao grupo o projeto “Touchdown”, associado à criação de liga de futebol americano no Brasil.

Noticia o Ministério Público, ainda, a prévia instauração de investigação, no âmbito da Justiça Federal do Paraná, que apura fatos relacionados ao projeto “Touchdown”, cenário a recomendar análise conjunta.

Afirmando que não existe menção a crimes praticados por autoridades detentoras de foro por prerrogativa de função nesta Corte, requer o Procurador-Geral da República o reconhecimento da incompetência do Supremo Tribunal Federal para a apuração dos fatos, enviando-se os citados termos à Procuradoria da República no Paraná. Postula, por fim, “o levantamento do sigilo dos termos aqui referidos” (fl. 5)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2816 Online: 14 de Abril de 2017, 08:06:30 »
Resumo definitivo e irretocável sobre assunto:

De jararaca a crocodilo
Não sobra pedra sobre pedra, mas Lula tinha cartão pré-pago milionário fora de campanha
Eliane Cantanhêde
14 Abril 2017 | 03h00

O ex-presidente Lula tem razão ao dizer que “cai a máscara” de todo o mundo político, porque tudo é realmente esclarecedor, além de estarrecedor, nas delações da cúpula da Odebrecht. Mas que adjetivo usar para a “conta Amigo” da Odebrecht? Era uma saco sem fundo, um cartão pré-pago em favor de Lula e gerenciado pelo ex-ministro Antonio Palocci.

Na versão de Marcelo Odebrecht, tanto para o juiz Sérgio Moro quanto para os procuradores, eram R$ 40 milhões à disposição de Palocci, o “Itália” das planilhas, que enviava emissários com sacolas para sacar R$ 1 milhão, R$ 2 milhões, R$ 3 milhões – em espécie!

Mesmo quando entravam em campo ministros como Guido Mantega e Paulo Bernardo, quem dizia “sim” a operações, negociatas, pagamentos e saques era Palocci. Está claro que ele agia como tesoureiro pessoal de Lula. E, aliás, jamais revelou quem era o proprietário real do apartamento de R$ 7 milhões que foi o pivô de sua queda da Casa Civil.

Nos demais envolvidos, havia caixa 2 e/ou relação de causa e efeito entre doações de campanha e favorecimento à empresa em licitações ou votações no Congresso, mas Lula tinha um tratamento muito diferenciado, com um saldo livre, independentemente de campanhas, mais uma ajudazinha para seu filho, seu irmão, seu sítio... A Odebrecht comprou não um mandato, mas o próprio Lula.

Ao atingir tão profundamente Lula, que já é réu em cinco processos, as delações têm impacto decisivo em 2018. Com Lula na disputa, o cenário é um, excluindo outros candidatos à esquerda e deixando os demais girando em torno dele. Sem Lula, o cenário é outro, com um estouro da boiada à esquerda, ao centro e à direita, repetindo aquela multidão de candidatos de 1989, quando se deu o desastre Collor.

Aliás, o que é a Odebrecht? Um conglomerado empresarial, uma empreiteira, um banco ou uma fábrica de corrupção? Sabe-se agora onde foram parar R$ 450 milhões que fluíram para os políticos, mas falta explicar de onde vieram. E ainda tem OAS, Camargo Corrêa...

Os vídeos e áudios, transmitidos incansavelmente, são a maior aula de política brasileira jamais vista ou imaginada neste País, mas vocês já repararam a tranquilidade, a coloquialidade, com que Emílio e Marcelo Odebrecht descrevem esse roteiro macabro? Eles falam as coisas mais absurdas como se fosse um palitar de dentes, assim como os executivos da empresa se referem ao tal Setor de Operações Estruturadas como se fosse normal como o almoxarifado. Isso revela décadas de compra do poder, tanto que são listados todos os ex-presidentes vivos, Sarney, Collor, FHC, Lula e Dilma.

Não há um governo, um dos maiores partidos, um dos principais líderes que escapem do terremoto. Não parece sobrar pedra sobre pedra nas pré-candidaturas petistas nem tucanas nem peemedebistas para 2018, nem legitimidade para os atuais e ex-presidentes da Câmara e do Senado tocarem a reforma da Previdência.

A estratégia do Planalto e do mercado de tentar separar duas pautas para o País, uma da Lava Jato, outra do “Brasil real”, parece não ter resistido dois dias. Se o presidente Michel Temer cumpriu agenda normal na quarta-feira, ontem já gravou um vídeo para negar que tenha participado de um pedido de US$ 40 milhões para o PMDB em uma reunião em São Paulo: “Jamais colocaria minha biografia em risco”. Ele acusou o golpe.

Piada
Em nota, assessores de Dilma dizem que “todas as decisões do seu governo foram voltadas ao desenvolvimento do País, buscando o bem-estar da população, a partir do programa eleito nas urnas”.
Uma frase, três piadas. :)

Guerra
Como as delações são em vídeos, as reações dos políticos (FHC, Temer, Renan...) também passaram a ser. É vídeo contra vídeo.

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2817 Online: 14 de Abril de 2017, 08:08:00 »
Revelador esse trecho da delação do Emílio. Nada que não se soubesse, mas dito por um dos chefes...

Emilio: "Todos deveriam fazer uma lavagem de roupa em suas casas"

TV 13.04.17 12:19

Por favor, leia e veja este trecho da delação de Emilio Odebrecht (no vídeo, a partir do minuto 14), em que ele se refere ao modo de fazer política no Brasil e a relação entre as empresas de engenharia e o Estado:

"O que nós temos no Brasil não é um negócio de cinco anos, dez anos atrás. Nós estamos falando de 30 anos atrás. Tudo o que está acontecendo agora era um negócio institucionalizado, era uma coisa normal. Em função de todos esses números de partidos... Eles brigavam era pelo quê? Por cargos? Não, todo mundo sabia que não. Era por orçamentos gordos. Os partidos, então, colocavam seus mandatários com a finalidade de arrecadar recursos para o partido, para os políticos. E isso é há 30 anos. O que me surpreende é quando eu vejo todos esses poderes, a imprensa, tudo... como se isso fosse uma surpresa. Olhe, me incomoda isso. Não exime em nada a nossa responsabilidade, a nossa benevolência... Nós praticamente passamos a olhar isso com normalidade. Porque, em 30 anos, é difícil as coisas não passarem a ser normais..."

O patriarca da Odebrecht disse que no Brasil "não existe concorrência real e efetiva, não existe concorrência baseada em produtividade".

"A gente não fazia muita engenharia, não. Nos Estados Unidos, você faz engenharia. Aqui, não. Aqui nós iniciamos uma obra com o projeto, mas sem dinheiro", acrescentou Emilio.

O representante da PGR chegou a interromper o delator para dizer que "sempre há um momento para começar".

Emilio, então, elogiou "os procuradores jovens", mas afirmou não perdoar "a omissão dos mais velhos".

"Todos deveriam fazer uma lavagem de roupa em suas casas."

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2818 Online: 14 de Abril de 2017, 08:39:44 »
Revelador esse trecho da delação do Emílio. Nada que não se soubesse, mas dito por um dos chefes...

Emilio: "Todos deveriam fazer uma lavagem de roupa em suas casas"

TV 13.04.17 12:19

Por favor, leia e veja este trecho da delação de Emilio Odebrecht (no vídeo, a partir do minuto 14), em que ele se refere ao modo de fazer política no Brasil e a relação entre as empresas de engenharia e o Estado:

"O que nós temos no Brasil não é um negócio de cinco anos, dez anos atrás. Nós estamos falando de 30 anos atrás. Tudo o que está acontecendo agora era um negócio institucionalizado, era uma coisa normal. Em função de todos esses números de partidos... Eles brigavam era pelo quê? Por cargos? Não, todo mundo sabia que não. Era por orçamentos gordos. Os partidos, então, colocavam seus mandatários com a finalidade de arrecadar recursos para o partido, para os políticos. E isso é há 30 anos. O que me surpreende é quando eu vejo todos esses poderes, a imprensa, tudo... como se isso fosse uma surpresa. Olhe, me incomoda isso. Não exime em nada a nossa responsabilidade, a nossa benevolência... Nós praticamente passamos a olhar isso com normalidade. Porque, em 30 anos, é difícil as coisas não passarem a ser normais..."

O patriarca da Odebrecht disse que no Brasil "não existe concorrência real e efetiva, não existe concorrência baseada em produtividade".

"A gente não fazia muita engenharia, não. Nos Estados Unidos, você faz engenharia. Aqui, não. Aqui nós iniciamos uma obra com o projeto, mas sem dinheiro", acrescentou Emilio.

O representante da PGR chegou a interromper o delator para dizer que "sempre há um momento para começar".

Emilio, então, elogiou "os procuradores jovens", mas afirmou não perdoar "a omissão dos mais velhos".

"Todos deveriam fazer uma lavagem de roupa em suas casas."

Em 2012 perguntava...

Eu que sou ruim de matemática, peço ajuda: como é que um partido gasta milhões para ganhar milhares? O que um partido gasta em campanha é muito mais do que ele recebe em salários dos seus integrantes ou não? Por que um indíviduo, por exemplo, vereador, gasta muito mais em campanha do que irá receber? Amor à pátria? Gosto pelo poder?

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2819 Online: 14 de Abril de 2017, 12:40:07 »
Mais uma previsão otimista (e furada?) ...

A delação do fim do Lula

Brasil 14.04.17 06:50
Depois da delação do fim do mundo, teremos a delação do fim do Lula.
É aquela de Léo Pinheiro, da OAS.
A coluna do Estadão deu o calendário do processo do triplex:
"Lula deverá enfrentar seu primeiro julgamento entre maio e junho. Se for condenado, o julgamento em segunda instância poderá ocorrer até a virada do ano".

Fonte: http://www.oantagonista.com/posts/a-delacao-do-fim-do-lula
« Última modificação: 14 de Abril de 2017, 12:44:15 por -Huxley- »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2820 Online: 14 de Abril de 2017, 12:56:33 »

Em 2012 perguntava...

Eu que sou ruim de matemática, peço ajuda: como é que um partido gasta milhões para ganhar milhares? O que um partido gasta em campanha é muito mais do que ele recebe em salários dos seus integrantes ou não? Por que um indíviduo, por exemplo, vereador, gasta muito mais em campanha do que irá receber? Amor à pátria? Gosto pelo poder?

É bom lembrar que o dinheiro gasto em campanha não é o dele.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2821 Online: 14 de Abril de 2017, 13:06:04 »

Em 2012 perguntava...

É bom lembrar que o dinheiro gasto em campanha não é o dele.

Obviamente!  :ok:

Skorpios

• Visitante
« Resposta #2822 Online: 17 de Abril de 2017, 07:46:35 »
Interessantes essas duas notas.

“É óbvio que haverá um acordão político contra a Lava Jato”

Para a ex-corregedora nacional de Justiça Eliana Calmon, o Congresso está “com a faca e o queijo na mão” para se blindar contra a Lava Jato. Leia o que disse à Folha:

"Há risco de um "acordão" para sobrevivência política dos investigados?

Vejo essa possibilidade, sim, pelo número de pessoas envolvidas e pela dificuldade de punição de todas elas. O Congresso Nacional já está tomando as providências para que não haja a punição deles próprios. Eles estão com a faca e o queijo na mão. É óbvio que haverá uma solução política para livrá-los, pelo menos, do pior.

Como vê a crítica de que a lista criminaliza os partidos e a atividade política?

É uma forma de inibir a atividade do Ministério Público e da Justiça. Os políticos corruptos nunca temeram a Justiça. O que eles temem é a opinião pública e a mídia. Eles temem vir à tona tudo aquilo que praticavam. O MP e a Justiça são tão burocratizados que se consegue mais rápido uma punição denunciando, tornando público aquilo que eles pretendem manter na penumbra."

“A Lava Jato ainda pegará o Judiciário”

Em entrevista à Folha, Eliana Calmon, ministra aposentada do STJ e ex-corregedora nacional de Justiça, afirma que chegará a hora do Judiciário. Veja:

"A Lava Jato poderá alcançar membros do Poder Judiciário?

No meu entendimento, a Lava Jato tomou uma posição política. É minha opinião pessoal. Ou seja, pegou o Executivo, o Legislativo e o poder econômico, preservando o Judiciário, para não enfraquecer esse Poder. Entendo que a Lava Jato pegará o Judiciário, mas só numa fase posterior, porque muita coisa virá à tona. Inclusive, essa falta tem levado a muita corrupção mesmo. Tem muita coisa no meio do caminho. Mas por uma questão estratégica, vão deixar para depois.

Como a senhora avalia essa estratégia?

Acho que está correta. Do tempo em que eu fui corregedora para cá, as coisas não melhoraram. Há aquela ideia de que não se deve punir o Poder Judiciário. Nas entrevistas, Noronha [o atual corregedor nacional, ministro João Otávio de Noronha] está mais preocupado em blindar os juízes. Ele diz que é preciso dar mais autoridade aos juízes, para que se sintam mais seguros. Caminha no sentido bem diferente do que caminharam os demais corregedores."

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2823 Online: 17 de Abril de 2017, 09:36:32 »
Mais uma previsão otimista (e furada?) ...

A delação do fim do Lula

Brasil 14.04.17 06:50
Depois da delação do fim do mundo, teremos a delação do fim do Lula.
É aquela de Léo Pinheiro, da OAS.
A coluna do Estadão deu o calendário do processo do triplex:
"Lula deverá enfrentar seu primeiro julgamento entre maio e junho. Se for condenado, o julgamento em segunda instância poderá ocorrer até a virada do ano".

Fonte: http://www.oantagonista.com/posts/a-delacao-do-fim-do-lula

Condenado em 2° instância até a virada do ano ?  Alguém aqui acha isso factível ?

:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2824 Online: 17 de Abril de 2017, 10:29:05 »
Não faço a menor ideia se será assim. Mas, mesmo assim, é possível que o fato de ele se candidatar a presidência traria empecilhos graves...

O inelegível

Brasil 16.04.17 14:09

O destino de Lula foi analisado por Merval Pereira, em O Globo:

"Com a proximidade do dia 3 de maio, quando ocorrerá o interrogatório do ex-presidente Lula pelo Juiz Sérgio Moro em Curitiba, no processo em que é acusado de recebimento de vantagens ilícitas da empreiteira OAS por meio de um triplex no Guarujá, ganha relevância a discussão sobre se Lula terá condições de concorrer às eleições presidenciais de 2018 (...).

Há juristas que garantem que, sendo réu, Lula já está impedido de se candidatar. Ele já é reu em 5 processos, três em Brasília e dois em Curitiba. É o caso do ex-ministro do TST Galba Veloso, ex-Consultor da República e da União: 'Lula não pode disputar a titularidade de um cargo que não pode exercer sequer como interino, como decidiu o STF quanto a Renan Calheiros quando Presidente do Senado'.

Para outros, Lula pode ser candidato mas, se vencer, não poderá assumir a presidência da República justamente por ser réu. Essa interpretação é potencialmente geradora de uma grave crise política e, se prevalecer, colocará o Supremo diante de um impasse institucional inimaginável. Imaginem o STF tendo que decidir se o presidente eleito, ainda mais um líder popular como Lula, poderá assumir.

Mas, antes disso, Lula terá que ser absolvido nos processos em que já é réu, além de superar outros inquéritos que foram abertos em decorrência das delações da Odebrecht, a pedido do Ministério Público ao relator da Lava Jato no STF, ministro Luiz Fachin. Os dois processos que estão mais maduros estão em Curitiba, com o Juiz Sérgio Moro, e em Brasília, com o Juiz Vallisney de Oliveira (...).

Nos dois casos, se for condenado, o ex-presidente poderá recorrer ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), em Porto Alegre, ou ao TRF 1, em Brasília. No caso do TRF4, o índice de confirmação das sentenças do Juiz Moro tem sido em torno de 95%. Caso a condenação seja confirmada, além de ficar inelegível pela Lei da Ficha Limpa, Lula irá para a cadeia. Mas existe a possibilidade de o ex-presidente se tornar inelegível e não ir preso.

Seria o caso de ser condenado a menos de 4 anos de reclusão, se os crimes forem considerados de menor poder ofensivo. Nesses casos, ele poderá continuar recorrendo em liberdade, mas sem poder se candidatar. Poderá testar sua popularidade apoiando outro candidato".

Fonte: http://www.oantagonista.com/posts/o-inelegivel

Lula, o maior dos nanicos

Brasil 16.04.17 17:14

Se, e somente se, não for condenado, Lula será o maior dos nanicos na corrida presidencial. A avaliação é da Eurasia Group, maior consultoria de risco político do mundo.

Em relatório divulgado nesta semana, a Eurasia relembra que a maior parte dos votos que ainda o colocam na dianteira das pesquisas está no Nordeste. Nas demais regiões, o petista é sumariamente rejeitado. Segundo a Eurasia:

“Um olhar mais próximo dos números sugere que Lula se tornou, essencialmente, um candidato regional. Enquanto sua taxa média de rejeição é de 66%, em todos os lugares, com exceção do Nordeste, ela é muito maior – em média, 76%.

Igualmente importante, elas permaneceram muito elevadas no último ano. Isso indica que sua base mais leal permanece entre os eleitores mais beneficiados pelo PT, que se concentram no Nordeste.”

Fonte: http://www.oantagonista.com/posts/lula-o-maior-dos-nanicos
« Última modificação: 17 de Abril de 2017, 10:34:07 por -Huxley- »

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!