Autor Tópico: Vídeos políticos  (Lida 68214 vezes)

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
Re:Vídeos políticos
« Resposta #1025 Online: 26 de Janeiro de 2018, 16:05:38 »

Olha só esses dois comentários abaixo:

Gabriel Maschion
A esquerda esquece que um debate desse porte não é para convencer o oponente, e sim o ouvinte, imagine o quanto de moral ela perdeu ao fugir. Todos ouvintes, especialmente estudantes, vão saber que ela se acovardou. Os argumentos da esquerda estão cada vez mais insulares, eles só falam com eles mesmos e não entendem porque estão perdendo cada dia mais espaço no discurso público.

Victor Longarço
Pior que não, se vc for nas paginas de esquerda e dela, dao razão total a ela, é realmente incrívelo nivel de lavagem cerebral desse pessoal.

Chego a desconfiar que você se enquadra no segundo comentário...   ::)

Nunca fui nas páginas de esquerda dela. Sequer lembrava do nome dela.

Está perdoado, meu filho.
Vá e não peque mais.

:)

Amém.

:anjo:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1026 Online: 26 de Janeiro de 2018, 16:15:34 »
Aqui um texto dela sobre o ocorrido:

Carta aberta a Juremir

Marcia Tiburi disse:

25 de Janeiro de 2018

Caro Juremir,

Sempre gostei muito de participar do teu programa. Conversar contigo e com qualquer pessoa que apresente argumentos consistentes. Mais do que um prazer é, para mim, um dever ligado à necessidade de resistir ao pensamento autoritário, superficial e protofascista. Ao meu ver, debates que desvelam divergências teóricas ou ideológicas podem nos ajudar a melhorar nossos olhares sobre o mundo.

Tenho a minha trajetória marcada tanto por uma produção teórica quanto por uma prática de lutar contra o empobrecimento da linguagem, a demonização de pessoas, os discursos vazios, a transformação da informação em mercadoria espetacularizada, os shows de horrores em que se transformaram a grande maioria dos programas nos meios de comunicação de massa. 

Ao longo da minha vida me neguei poucas vezes a participar de debates. Sempre que o fiz, foi por uma questão de coerência. Tenho o direito de não legitimar como interlocutor pessoas que agem com má fé contra a inteligência do povo brasileiro ao mesmo tempo em que exploram a ignorância, o racismo, o sexismo e outros preconceitos introjetados em parcela da população.

Por essa razão, ontem tive de me retirar do teu programa. Confesso que senti medo: medo de que no Brasil, após o golpe midiático-empresarial-judicial, não exista mais espaço para debater ideias.   

Em um dia muito importante para a história brasileira, marcado por mais uma violação explícita da Constituição da República, não me é admissível participar de um programa que tenderia a se transformar em um grotesco espetáculo no qual duas linguagens que não se conectam seriam expostas em uma espécie de ringue, no qual argumentos perdem sentido diante de um já conhecido discurso pronto (fiz uma reflexão teórica sobre isso em “A Arte de escrever para idiotas”), que conta com vários divulgadores, de pós-adolescentes a conhecidos psicóticos; que investe em produzir confusão a partir de ideias vazias, chavões, estereótipos ideológicos, mistificações, apologia ao autoritarismo e outros recursos retóricos que levam ao vazio do pensamento.           

Por isso, ontem tive que me retirar. Não dependo de votos da audiência, nem sinto prazer em demonstrar a ignorância alheia, por isso não vi sentido em participar do teu programa. Demorei um pouco para entender o que estava acontecendo. Fiquei perplexa, mas após refletir melhor cheguei à conclusão de que a ofensa que senti naquele momento era inevitável.

A uma, porque, ao contrário das demais pessoas, não fui avisada de quem participaria do debate. A duas, por você imaginar que eu desejaria participar de um programa em que o risco de ouvir frases vazias, manifestações preconceituosas e ofensas era enorme. Por fim, e principalmente, meu estômago não permitiria, em um dia no qual assistimos a uma profunda injustiça, ouvir qualquer pessoa que faça disso motivo de piada ou de alegria. Não sou obrigada a ouvir quem acredita que justiça é o que está em cabeças vazias e interessa aos grupos econômicos que, ao longo da história do Brasil, sempre atentaram contra a democracia.     

Tu, a quem tenho muita consideração, não me avisou do meu interlocutor. A tua produtora, que conversou comigo desde a semana passada,  não me avisou. Eu tenho o direito de escolher o debate do qual quero participar. Entendo que possa ter sido um acaso, que estavas precisando de mais uma debatedor para a performance do programa. Se foi isso, a pressa é inimiga da perfeição. E, se não cheguei a pedir que me avisasse se teria outro participante, também não imaginava que o teu raro programa de rádio, crítico e analítico, com humor bem dosado, mas sempre muito sério, abrisse espaço para representantes do emprobecimento subjetivo do Brasil.

Creio que é importante chamar ao debate e ao diálogo qualquer cidadão que possa contribuir com ideias e reflexões, e para isso não se pode apostar em indivíduos que se notabilizaram por violentar a inteligência e a cultura, sem qualificação alguma, que mistificam a partir de clichês e polarizações sem nenhum fundamento. O discurso que leva ao fascismo precisa ser interrompido. Existem limites intransponíveis, sob pena de, disfarçado de democratização, os meios de comunicação contribuírem ainda mais para destruir o que resta da democracia.

Quando meu livro Como conversar com um fascista foi publicado, muitos não perceberam a ironia kirkegaardiana do título. Espero que a tua audiência tenha entendido. O detentor da personalidade autoritária, fechado para o outro e com suas certezas delirantes, chama de diálogo ao que é monólogo. Espero que, sob a tua condução, o programa volte a investir em mais diálogo, que seja capaz de reunir a esquerda e a direita comprometidas com o Estado Democrático de Direito em torno do debate de ideias.

https://revistacult.uol.com.br/home/marcia-tiburi-kim-kataguiri/

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, 17:16:28 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1027 Online: 26 de Janeiro de 2018, 16:23:57 »
Ela certamente  já estava passando por um momento de grande estresse emocional, como podemos ver neste trecho:

"Por fim, e principalmente, meu estômago não permitiria, em um dia no qual assistimos a uma profunda injustiça, ouvir qualquer pessoa que faça disso motivo de piada ou de alegria".

Então,  naquele momento a surpresa foi por demais desagradável e inaceitável.  Era muita coisa ruim num só dia  (sob o ponto de vista dela).

Tente se colocar no lugar dela (é um exercício de empatia).  Pessoas com suficiente capacidade de empatia certamente entenderão.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1028 Online: 26 de Janeiro de 2018, 16:32:59 »
https://www.joselitomuller.com/em-entrevista-exclusiva-marcia-tiburi-explica-por-que-se-recusou-debater-com-kim/

Curiosidades
Em entrevista exclusiva, Márcia Tiburi explica por que se recusou a debater com Kim
Por Joselito Müller Última atualização jan 26, 2018

Após grande repercussão do vídeo no qual a filósofa (sic) Márcia Tiburi se recusa a participar de um programa de rádio no qual debateria com um dos líderes do MBL, nossa equipe entrevistou com exclusividade a autora de “Como debater com um fascista”, que expôs os motivos pelos quais não aplicou o que leciona em sua obra e, enfim, debateu com aquele a quem adjetivou de “indecente”.

Joselito Müller – A senhora é autora do best seller “Como debater com um fascista”, mas se recusou a debater com o Kim Jong Un Kataguiri, que apesar de se autointitular liberal, foi chamado pela senhora de fascista. Que porra é essa?

Márcia Tiburi – Na verdade, eu usei a presença dele como pretexto, porque senti vontade de cagar.

Eu tinha comido um x-bacon na véspera, e assim que entrei na rádio senti uma pontada no estômago, uns calafrios e meu intestino delgado começou a fazer uns movimentos peristálticos, que anunciavam uma caganeira. Como estava ao vivo, fiquei sem graça de dizer isso, então aproveitei que o Kim estava lá e usei aquele pretexto que todo mundo viu.

Joselito Müller – E a senhora não podia ter voltado depois de fazer suas necessidades fisiológicas?

Márcia Tiburi – Meu filho, eu passei foi mais de uma hora cagando. Ficou insuportável dentro do prédio, chamaram até a vigilância sanitária. De todo modo, estou utilizando aquele mesmo vídeo para fazer uma propaganda viral do meu próximo livro que ensina mulheres a fugirem do patriarcado.

Joselito Müller – Como assim?

Márcia Tiburi – Embora eu tenha ensinado técnicas para debater com fascistas em meu livro, as vezes, em nome do debate de ideias, é melhor se recusar a debater com quem tem ideias intolerantes, diferentes das minhas. Eu tolero divergências, desde que sejam consensuais com aquilo que penso, entende? Divergir, tudo bem, mas desde que seja concordando. Por isso que afirmei na carta que publiquei sobre o episódio que senti medo de que no Brasil, após o golpe midiático-empresarial-judicial, não exista mais espaço para debater ideias. Sobretudo debater ideias sem necessariamente fazer debates.

Então nesse meu novo livro de filosofia, ensino algumas técnicas para promover o debate ao mesmo tempo em que me recuso a debater. É meio paradoxal, eu sei, mas espero que os leitores percebam a ironia kirkegaardiana da obra.

Joselito Müller – Poderia dizer algumas das técnicas ensinadas no livro?

Márcia Tiburi – Tem aquele velho truque de ter dois celulares e colocar o número de cada um como chamada de emergência do outro. Aí, quando você chegar na rádio e encontrar com um fascista, você liga de um celular para o outro e sai de fininho, falando sozinha.

Outro método é simplesmente gritar que o interlocutor só fala clichês, chamá-lo de fascista, e sair correndo antes que ele tenha alguma reação.

Tem também o truque de fingir que está passando mal, como a Dilma fez uma vez em rede nacional e o clássico truque da falsa diarreia, que serve até para abonar falta ao trabalho e na facul.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1029 Online: 26 de Janeiro de 2018, 16:40:26 »

Era uma conversa séria, agora vem com um texto de escárnio ?   

:no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1030 Online: 26 de Janeiro de 2018, 16:42:10 »

Esse é o modus operandi típico da direita ?

:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1031 Online: 26 de Janeiro de 2018, 16:43:36 »

Agora é que dou ainda mais razão para ela ter-se retirado.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1032 Online: 26 de Janeiro de 2018, 17:04:58 »

:?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?: :?:

"A" direita...

Sim, o Joselito Muller e eu somos "A" direita. Inteira.

Era uma conversa séria, agora vem com um texto de escárnio ?   

:no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:

"castigat ridendo mores"
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1033 Online: 26 de Janeiro de 2018, 18:15:28 »
"castigat ridendo mores"

Ou então, ao invés de argumentar  faça  um ataque pessoal  (no caso um ataque a Marcia Tiburi)  disfarçado  num texto do tipo  piada/zombaria (para parecer que  é uma pessoa bem humorada, ao invés de um agressor que faz um ataque pessoal).   Ataque a pessoa ridicularizando-a.  Use uma injúria disfarçada.

:no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, 18:24:54 por JJ »

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #1034 Online: 26 de Janeiro de 2018, 18:50:07 »
"castigat ridendo mores"

Ou então, ao invés de argumentar  faça  um ataque pessoal  (no caso um ataque a Marcia Tiburi)  disfarçado  num texto do tipo  piada/zombaria (para parecer que  é uma pessoa bem humorada, ao invés de um agressor que faz um ataque pessoal).   Ataque a pessoa ridicularizando-a.  Use uma injúria disfarçada.

:no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:
Problematizando um texto do Joselito?
A que ponto chegastes, JJ, a que ponto...

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1035 Online: 26 de Janeiro de 2018, 19:02:30 »

Essas tipo  de  texto  não é sempre  inocente,  mesmo  esse tipo  de  texto  serve para  a  função de ataque  ideológico (e ataque pessoal).   E neste caso é algo bem pessoal, que inclusive citou o nome da pessoa atacada. 

É um ataque injurioso,  não é uma gracinha bonitinha. 

:no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, 19:09:42 por JJ »

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1036 Online: 26 de Janeiro de 2018, 19:04:12 »
Rodrigo Constantino
19 h ·
  • Márcia Tiburi tem 47 anos, é graduada em filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990), e em artes plásticas, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996); mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999) com ênfase em Filosofia Contemporânea.
  • Seus principais temas são ética, estética, filosofia do conhecimento e feminismo.
  • Publicou livros de filosofia, entre eles a antologia "As Mulheres e a Filosofia" e "O Corpo Torturado", além de "Uma outra história da razão".
  • Pela editora Escritos, publicou, em co-autoria, "Diálogo sobre o Corpo", em 2004, e individualmente "Filosofia Cinza - a melancolia e o corpo nas dobras da escrita".
  • Em 2005 publicou "Metamorfoses do Conceito e o primeiro romance da série "Trilogia Íntima, Magnólia", que foi finalista do Prêmio Jabuti em 2006.
  • No mesmo ano lançou o segundo volume "A Mulher de Costas".
  • Escreve também para jornais e revistas especializados, assim como para a grande imprensa.
  • Seu livro "Como Conversar com Um Fascista" fala sobre temas como genocídio indígena, racismo e classismo, homofobia, feminicídio e manipulação de crianças.
  • É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie.
  • Ela também se apresentava, semanalmente, no programa de televisão Saia Justa, do canal por assinatura GNT.
Márcia Tiburi se borrou de medo do Kim Kataguiri, o jovem de 22 anos.
Alguém quer prova melhor de como um extenso currículo Lattes hoje em dia, especialmente na área de Humanas, não quer dizer absolutamente NADA??? Que vergonha, doutora!!!

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1037 Online: 26 de Janeiro de 2018, 19:05:33 »
Kim Kataguiri
21 h ·
Lista de gente que já se recusou a debater comigo
  • Jean Wyllys
  • Boulos
  • Duvivier
  • Safatle
  • Tico S Cruz
  • Maria do Rosário
  • Sibá Machado
  • Jânio de Freitas
  • Lula
  • Tiburi
  • Etc

Que coincidência! Todos são de esquerda e discursam sobre o diálogo, a tolerância e a democracia.

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #1038 Online: 26 de Janeiro de 2018, 19:41:49 »

Essas tipo  de  texto  não é sempre  inocente,  mesmo  esse tipo  de  texto  serve para  a  função de ataque  ideológico (e ataque pessoal).   E neste caso é algo bem pessoal, que inclusive citou o nome da pessoa atacada. 

É um ataque injurioso,  não é uma gracinha bonitinha. 

:no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no: :no:
Legal. Bom saber disso. Tenho certeza que, quando a Márcia Tiburi entrar na justiça alegando que o texto do Joselito "É um ataque injurioso,  não é uma gracinha bonitinha", o juiz vai dar razão à ela, porque sim, o texto dele é algo grave, uma sátira feita para unicamente atacar a sua honra, sendo ela uma pessoa pública que se presta, e até empresta sua imagem, para políticos condenados por corrupção, ao mesmo tempo que xinga pessoas como o Joselito (ou o homem por trás do personagem), ou qualquer um que não pense como ela, de fascistas e intolerantes. Mas nos diga, JJ, há algum regime fascista que nunca tenha repreendido pessoas que fizeram sátiras políticas?

A liberdade de sátira é a liberdade de expressão aplicada aos seus limites, uma das maiores provas de que não vivemos em um regime fascista, ao contrário do que pensa pessoas como a Márcia Tiburi, que abusam da linguagem para defenderem suas ideologias e seus políticos em programas de rádio pelo país, e, por isso, limitar a liberdade de pessoas como o Joselito de escrever merda é o mesmo que limitar a liberdade de pessoas como a Márcia de falar merda.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #1039 Online: 26 de Janeiro de 2018, 20:17:53 »

Juremir Machado da Silva, o entrevistador, é um destacado jornalista de esquerda do RS. Me surpreende os esquerdistas chamarem ele de desonesto.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1041 Online: 26 de Janeiro de 2018, 20:24:49 »

Juremir Machado da Silva, o entrevistador, é um destacado jornalista de esquerda do RS. Me surpreende os esquerdistas chamarem ele de desonesto.

No primeiro quote que você destacou minha referência foi ao texto escarnecedor, e não ao Juremir.   

O modus operandi a que me referi foi ao escárnio que há no texto contra a Marcia Tiburi. 

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1042 Online: 26 de Janeiro de 2018, 20:30:07 »

Será que os defensores de escárnio  teriam coragem de fazer escárnio (bem forte, explícito) contra um certo grupo  que hoje é muito poderoso,  mas que já foi alvo de bastante escárnio (bem forte, explicíto)  na Alemanha na década de 30 e parte da década de 40 ?

:D

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, 20:32:53 por JJ »

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #1043 Online: 26 de Janeiro de 2018, 20:31:12 »

No primeiro quote que você destacou minha referência foi ao texto escarnecedor, e não ao Juremir.   

O modus operandi a que me referi foi ao escárnio que há no texto contra a Marcia Tiburi.
:ok:
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1044 Online: 26 de Janeiro de 2018, 20:32:04 »

Ou será que esses apologistas do escárnio, consideram que é errado fazer escárnio  em relação à este grupo e aos seus integrantes ?

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #1045 Online: 26 de Janeiro de 2018, 20:32:20 »

Será que os defensores de escárnio  teriam coragem de fazer escárnio (bem forte, explícito) contra um certo grupo  que hoje é muito poderoso,  e que já foi alvo de bastante escárnio (bem forte, explicíto)  na Alemanha na década de 30 e parte da década de 40 ?

https://www.nytimes.com/2017/08/17/opinion/how-to-make-fun-of-nazis.html

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1046 Online: 26 de Janeiro de 2018, 20:35:03 »

Se for ver em escala global, é algo bem mais típico da esquerda. The Onion, John Stewart, Colbert, Maher, Trevor Noah, Cracked, etc.

O da direita é mais "fake news" como Fucks news, Breitbart, Infowars, projeto Faketas, que são mais infreqüentes e mal-sucedidos em tentativas de humor.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1047 Online: 26 de Janeiro de 2018, 20:44:27 »

Algum apologista do escárnio  teria coragem de  fazer referências injuriosas/escarnecedoras (do tipo que eram feitas na Alemanha na década de 30 e parte da década de 40) ao grupo que na época era fraco e hoje é forte  (como por exemplo as referências a eles como sendo aquele bicho que fuça na lama ) ? 

Afinal de contas escárnio é uma coisa legal e correta a se fazer . 

E aí apologistas do escárnio ?  Teriam coragem ?

« Última modificação: 26 de Janeiro de 2018, 20:48:10 por JJ »

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #1048 Online: 26 de Janeiro de 2018, 20:45:30 »

Será que os defensores de escárnio  teriam coragem de fazer escárnio (bem forte, explícito) contra um certo grupo  que hoje é muito poderoso,  mas que já foi alvo de bastante escárnio (bem forte, explicíto)  na Alemanha na década de 30 e parte da década de 40 ?

Você só sabe bater em espantalhos.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #1049 Online: 26 de Janeiro de 2018, 20:52:36 »

Você só sabe bater em espantalhos.

Negativo.  Eu dei um exemplo claríssimo que mostra que  escárnio  pode ser algo  muito muito errado.   

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!