Segundo http://www.nytimes.com/elections/results/president Trump venceu no voto popular. Se for, agora não tem mais conversa, ainda que muita gente possa reclamar sobre direitos (casamento gay, aborto, etc.) vão ter que lidar com dupla derrota.
Mas eu queria saber uma fonte oficial (eleitorais) me vez de só imprensa.
Na verdade, sua fonte mostra que Trump venceu com 1 Milhão de votos a menos. Mas ele ganhou os colégios eleitorais, e é isso que importa.
Era isso que queria saber sobre os votos populares não pelo colégio eleitoral.
Porque eu vi por aí (em vários locais) que ele tinha ganha tento por colégio eleitoral quanto pelo geral.
Esse tipo de eleição é mais complicado que eleições diretas que tem por aqui. Só pra ver como mesmo nos EUA tem suas burocacrias. Ness ponto diretas são mais práticas.
Esse problema de quem ganhou as eleições não é o que realmente importa nesse momento. Mesmo que o Trump tivesse perdido, e mesmo que fosse pela margem que existia antes do FBI detonar a Hillary ( pra depois inocentar a dois dias da eleição), a mensagem que uma grande parte do povo norte americano está passando é bem clara, eles apoiaram um populista de extrema direita, que propaga a abertamente a xenofobia, a misoginia, o racismo, é contra os acordos climáticos, é anti Europa ( apoia Putin, o Brexit, é contra a Otan), é antidemocratico ( declarou que não reconheceria a derrota), é contra o livre comércio ( é contra o Nafta, a China) etc, etc... Resumindo eles são contra todos os pilares no qual os EUA basearam suas principais políticas desde a segunda guerra. Direitos Humanos, democracia, globalização, livre comércio... Está aberto a temporada de Bolsonaros, Putins, Le Pens, e todo tipo de populista de extrema direita pelo mundo a fora, abriram de vez a caixa de pandora. Será um grande teste para os países mais democráticos.
Aliás, a "bala de prata" do FBI tem muita semelhança com o modus operandi de certa polícia federal de certo país ao Sul dos EUA.