Mas ta parecendo que isso é mais da boca pra fora e só quando tem um governo predominantemente democrata é que pessoal conservadores e dos estados mais conservadores fala nisso quando convém.
Sim - mas ao menos eles pagam algum "lip service" a essa ideia, algo que sequer é considerado por Democratas.
Não sei sobre isso bem, mas segundo disse Bush iniciou isso e Obama teria pego um tipo de carona. Mas só percebi mais isso por parte de Bush e Obama parecia ser bem mais aberto a dialogo que Bush.
Obama tinha a autoridade para revogar tais medidas de seu antecessor, ou de liderar o Congresso para isso. Não fez nenhuma dessas medidas e abraçou por completo o legado neoconservador (inclusive iniciando novos conflitos por meio de intervenções sem o voto do Congresso na Líbia e Síria). Obviamente pode-se clamar que essas decisões se devem mais à influência do"Segundo Governo" ou "Governo Sombrio", tomado pelos burocratas e militares não eleitos responsáveis por grandes agências nos EUA.
Eu lembro no Yahho Resposta americano teve um que respondeu algo tipo assim "presidentes são do executivo não podem criar leis (que é trabalho do Legislativo)" mas outros respondeu "Na guerra ao terror Bush teria tido permissão criou leis anti-terror".
O Presidente dos EUA pode criar "Ordens Executivas", um equivalente americano dos Decretos no Brasil, que podem ou não ter força de Lei se estiverem nos conformes da Constituição, na lista de poderes cedidos ao Executivo e de acordo com os poderes discricionários que as Leis do Congresso delegam a ele.