Conversei com vários juristas, ex professores, li muitos artigos. 99% deles concordam que o Moro tá fazendo merda e que isso pode ajudar os réus a anular julgamentos.
Falaram especificamente qual é a merda?
Pelo que entendi, a divulgação dos grampos foi devido a descoberta de que estavam sendo monitorados pela Abin. Ele quis jogar pra mídia. O engraçado é que a Abin estar monitorando a PF para a presidenta se adiantar politicamente não tem nenhum impacto.
Fica difícil assim combater a corrupção quando um dos lados pode jogar sujo e usar a máquina e o outro não.
Tem alguma prova de que a Abin estava monitorando a Lava Jato?
Não que duvide, mas ninguém demonstrou nada e a própria Abin, li no Estadão, desmentiu o caso por causa dessa repercussão.
Se vazasse alguma informação de que a Abin está monitorando a Lava Jato, o negócio pegaria fogo.
A divulgação das escutas foi uma jogada para demonstrar que estão protegendo Lula pelas sombras. Se não houvesse essa divulgação, alguém tem dúvidas que o STF tomaria alguma atitude com a obstrução de justiça que Dilma e Lula armaram? Teori sentaria em cima e ninguém saberia. Nunca.
Moro arriscou o próprio pescoço retirando o sigilo daquela gravação e teve anuência do MPF e da própria PGR (Janot).
É sim questionável a primeria instância divulgar informações de quem possui foro privilegiado, mas até agora não houve um consenso se isso é ilegal.
Outra coisa questionável é a condução coercitiva. Claro que fizeram todo aquele cu doce só porque foi o Lula, mas, mesmo assim, é questionávele pela repercussão, não foi assim tão descabido. E olha que ninguém falou das antes e depois da do ex-presidente.