Porque educação, saúde e segurança tem que ficar a cargo do estado e o elétrico não?
Educação, e principalmente saúde e segurança me parecem áreas mais "sensíveis" da sociedade, que precisam mais de intervenção estatal, até porque refletem diretamente na qualidade de vida (saúde e segurança) e possibilidade de crescimento e empregabilidade dos indivíduos (educação). Acho arriscado deixar só por conta da iniciativa privada (não acredito que o mercado tenha esse poder todo que os ultra liberais defendem, alguns setores dependem da atuação do Estado, notadamente para proteger as pessoas de menor poder aquisitivo).
Já o setor elétrico pode perfeitamente ser privado, funciona muito melhor assim. Eletricidade é igual pra todos, se você é pobre vai consumir menos e pagar menos, se é rico vai consumir mais e pagar mais. Agora, se você é pobre e não pode pagar uma boa educação para seus filhos, tem que haver alguma alternativa. Se você é pobre e não pode pagar um plano de saúde, a opção não pode ser simplesmente se conformar e morrer. Prover segurança, saúde e educação, principalmente para as camadas mais pobres da população, me parece nitidamente um dever do Estado. Prover eletricidade, não. Embora a fiscalização seja necessária.
Claro, mesmo na educação, saúde e até segurança pode e deve haver concorrência de entidades privadas com o Estado.
Mas é um assunto que vale discussão, na verdade não tenho uma idéia 100% formada de que tamanho deveria ser o Estado. Me parece claro que tem que ser bem menor do que é hoje (no caso do Brasil), mas o tamanho ideal realmente eu não sei qual seria.