Para o JJ só o EUA tem 'falcões'. Até parece que China e Rússia não os tem em quantidade e perigo ainda maiores. A Rússia e a China só não são mais imperialistas e expansionistas porquê não tem condições.
Geotecton,
Sim?
Na grande maioria dos seus posts e dos assuntos retratados neles você demonstra ser bastante ponderado, entretanto com relação a política internacional você parece demonstrar ser favorável a unipolaridade e a quase total (ou total?) hegemonia de um ator político a nível mundial, especificamente a do Estados Unidos. É isso mesmo, você é realmente favorável a unipolaridade e a hegemonia quase total (ou total) dos EUA?
Não, eu sou totalmente contrário a um cenário em que um país (qualquer um) tenha hegemonia absoluta e com isto possa fazer o que quiser, deixando os demais à revelia e, o que é pior, sob um perigo constante de retaliação devastadora, seja militar, seja econômica. Por mais que aquele país seja ocupado e dirigido por pessoas sábias e humanistas.
Felizmente tal cenário não existe e nunca existiu. O que se tem hoje é uma superpotência um tanto fragilizada, duas potências mundiais com vulnerabilidades e várias potências regionais, todas com problemas.
Não sou ingênuo. O EUA se move protegendo seus interesses. Mas todos os demais países do mundo também o fazem. E, pela história de cada um, eu tendo a afirmar que um mundo sob hegemonia russa ou chinesa seria muito pior do que sob a hegemonia estadunidense, visto que aqueles países não tem nenhuma tradição democrática, não contam com poderes independentes e são mais expansionistas em termos territoriais.
Quanto a mim, eu digo que sou contra a unipolaridade e a hegemonia de um único país no mundo. Sou favorável a uma melhor distribuição do poder entre os países do mundo, se houver dois países muito influentes já é melhor do que apenas um, se houver três países muito influentes já é melhor do que apenas dois, se houver quatro já é melhor do que três, e assim por diante, sendo que o ideal seria uma ampla multipolaridade.
Depende.
Uma ampla multipolaridade com países com teocracias islâmicas, populistas latino-americanos e de partido único ditatoriais seria um desastre para a humanidade.