Eu não entendo muito bem essa relação de compra de ouro e prata com crise. Poderia me explicar?
Até a 2a guerra mundial, todo o dinheiro do mundo era lastreado em ouro (toda moeda emitida representava uma quantidade de ouro depositada no Banco Central). Após a 2a. guerra, o dollar foi "escolhido" como reserva mundial, pois praticamente todo o ouro do mundo pertencia aos EUA (acho que mais de 50%), em consequência da própria guerra. Decidiu-se, na ocasião, que o Dolar seria lastreado em ouro e que todas as demais moedas seriam referenciadas em dolar. Acontece, que em 1971, se não me engano, Nixxon acabou com o lastro (o lastro em outro limita a quantidade de moeda que pode ser emitida), pois as nações européias desconfiadas com o excesso de gasto militar americano, começaram a questionar a credibilidade do dolar como reserva e as proprias reservas de ouro do FED (estavam solicitando a devolução do ouro armazenado nos EUA - por comodidade e segurança também se escolheu os EUA como armazenador oficial do ouro de todos os países, o que atualmente já não é considerado ter sido tão seguro assim. Existem sérias duvidas se todo o ouro ainda está no Fort Knox).
Com essa medida, ele conseguiu ligar a máquina de imprimir dinheiro para financiar suas campanhas militares. E como o dolar ficou sendo a moeda oficial para se transacionar pertróleo (petrodólares), fez isso sem o risco do dolar virar papel sem valor.
Então, o dinheiro (fiat money) que temos hoje só tem valor pois é obrigação legal e, principalemnte, por confiarmos que o governo irá proteger seu valor (mas sabemos que não é muito o que ocorre).
O mundo inteiro só mantém o valor do dolar (e já existe uma mudança em andamento para diminuir o peso do dolar na cesta de reserva e transações internacionais), por confiar na capacidade da economia americana! Porém, a política monetária adotada pelo FED após 2008, tornou o débito americano impagável e fez uma expansão da base monetária como nunca antes na história mundial (o que é definido como inflação, pela escola austríaca).
Com isso, o mundo está desconfiado dos EUA e do dolar, porém está ao mesmo tempo preso ao dolar (as reservas dos países são em sua maioria em títulos da divida americana, europeia). A China em particular, detem trilhões de titulos da divida americana.
Dito isso, acho que já dá para responder o que você perguntou : o acumulo de ouro e prata, em conjunto com a diminuição da posição Chinesa em titulos da divida americana, pode ser um movimento para esses países voltarem a lastrear suas moedas em ouro e/ou se proteger de uma hiperdesvalorização do dolar (dado sua alta exposição em titulos da divida americana). Em uma crise monetária (foi assim em todas ao longo da historia), os investidores (grandes e micros) correm para ouro e prata, e esses metais tendem a absorver todo a desvalorização dessa base monetária.
A série abaixo, assim como a palestra, são muito boas. Explicam o que falei, mas como muito mais profundidade e informações (inclusive históricas). Vale muito e pena ver a série toda (são 6 episódios) e a palestra.
(série)
(palestra - esse está legendado)
Esse livro dele tem em português. É muito bom, pois tem muita historia da evolução dos sitemas monetarios
http://www.amazon.com.br/Pai-Rico-Investir-Metais-Preciosos-ebook/dp/B00DCHH5G0Abs
Felpie