Para o seu bem, pare de ler Marx, isso é pior que crack. Crise de superprodução é foda...
O mundo vive na era das moedas fiduciárias com taxas de juros zeradas ou negativas, dívidas públicas estraçalhando governos e um estado social falido e a culpa de tudo é do capitalismo neoliberal... Tá Serto!
Não existe esta de “culpa” do capitalismo, seja neoliberal ou não. Trata-se apenas de uma questão de consequência histórica do desenvolvimento estrutural do capitalismo. Causa e efeito. Quanto mais o sistema capitalista mundial refina seus meios de produzir, mais abundância é criada, ou seja, superprodução.
Uma das leis básicas do mercado é que quanto mais de algo houver, menos este algo valerá. Ocorre que as atuais forças produtivas excederam completamente a procura, criando abundância, o que não gera lucro (o que gera lucro é a escassez em algum nível). Desta forma, havendo uma superprodução de praticamente tudo, as taxas de lucro caem, e se torna inviável ou desinteressante a aplicação do capital na economia real. Como vou investir num mercado já saturado? Daí para dar vazão ao capital e buscar o seu propósito existencial de se multiplicar, a alternativa é ir pro sistema financeiro fictício e produzir toda a caca que já vimos que este esquema ponzi produz.
Com a quarta revolução industrial, com a industria 4.0, com a IA entrando em um novo momento de expansão, a produção só irá aumentar. Isto, só diminuirá mais ainda a taxa de lucro, que impede o investimento na economia real, produzirá desemprego/subemprego e estagnação econômica, diminuição do comércio mundial, tanto pela substituição de pessoas por máquinas como pelo baixo investimento na economia, o que por si só já gera menos crescimento e menos empregos. Com isto mais irá ser pressionada a economia financista e seus produtos financeiros sem base no mundo real, mas apenas em dívidas e contratos, até que uma bolha gigante arraste de vez este esquema ponzi, aprofundando muito mais ainda a crise no mundo todo.
Resumindo tudo, o capitalismo é incompatível com abundância generalizada, não consegue funcionar com meios de produzir que podem gerar extrema abundância. Para comportar estes meios de produção atuais em constante evolução, teremos que criar novas relações sociais, novas relações produtivas.