Você está exagerando pra tornar o que você tende a defender em algo mais "defensável".
Eu estou exagerando, tem certeza? Você está defendendo um texto que faz sugestão que para acabar com os "problemas" do estado, nos temos que abolir o BC, deixar nossa moeda de lado, deixar o capital entrar e sair a seu bel prazer, sem declarar origem ou destino, recebendo dinheiro de qualquer origem, não cobrar imposto algum... E eu que estou exagerando...
Esses países certamente não vivem o anarcocapitalismo caricato. Mas esses países representam o que hoje se chama de "livre mercado", onde um sistema de preços é respeitado, mais do que em outros locais.
Eu prefiro o termo
economia de mercado, coisa que ocorre por aqui, também. Não existe contorle de preços no Brasil , talvez com exceção da gasolina e do dólar e as trocas são livres.
Note, para que o estado consiga prover bons serviços ao cidadão, é necessário que as pessoas paguem altos impostos, e pra que isso ocorra é necessário que se tenha muita riqueza no âmbito geral, e só haverá essa riqueza com o "livre mercado", conforme aprendemos observando a modernidade. Vamos evitar os espantalhos relacionados a exploração das pessoas, nações e etc q sabemos acontecer historicamente. Tratamos aqui do enriquecimento lícito.
Então a gente para aí. Primeiro porque não coloquei nenhuma dessas questões de exploração de pessoas e nações, acho que esse conceito é um bônus que veio com seu preconceito quando debate com um esquerdista, e segundo que o negritado já coloca por baixo todo o texto supra, do mesmo modo que contestei.
Eu não estou defendendo o contrário, por enquanto.
Bom, porque por um momento me pareceu isso.
Lembro que aqui hoje vivemos um sistema de Capitalismo de Compadrio, enquanto houvermos a configuração política (incluindo-a fora do estado, também) nos mesmos moldes atuais, não acredito tampouco q as soluções virão do "empresariado brasileiro".
Então o problema não está no Estado em si, essa discussão se torna ainda mais inócua. É preciso melhorar as instituições e qualidade do Estado e não acabar com ele. Mais Estado, menos Estado? Isso pouco importo se ele funciona bem.
Insisto, apreciaria muito se você pudesse responder: O que é que nos da substância pra acreditar que a solução para "o problema brasileiro" virá do estado brasileiro?
Não vai vir do Estado brasileiro, se é essa resposta que você quer, vai vir de cada um de nós, e enquanto o "cada um de nós" não ter um conceito de civilidade e educação para a cidadania que se torne majoritário dentro das instituições e da sociedade , vamos continuar patinando.