O que é o Liberalismo? Um modelo econômico? Um sistema político? Não!
Liberalismo é uma forma de pensar cuja a ação está coerente com as ideias. Tem três princípios básicos, dos quais tudo o mais são derivados: direito à propriedade privada, liberdade (e aí se enquadra o livre mercado) e não-agressão (por isso
imposto é roubo, por ser uma agressão!).
Terias econômicas baseadas no liberalismo (como a Escola Austríaca) não são o liberalismo- estão fundamentadas
no liberalismo. Tanto o é que muitas bandeiras esquerdistas são defendidas também pelos liberais, como, por exemplo, a descriminalização das drogas.
Os princípios liberais podem ser encontrados em vários artigos da
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, redigida na Revolução Francesa de 1789. Mais claramente (e resumindo) nesses:
Art.1.º Os homens nascem e são livres e iguais em direitos. As distinções sociais só podem fundamentar-se na utilidade comum.
Art. 2.º A finalidade de toda associação política é a conservação dos direitos naturais e imprescritíveis do homem. Esses direitos são a liberdade, a propriedade, a segurança e a resistência à opressão.
[...]
Art. 4.º A liberdade consiste em poder fazer tudo que não prejudique o próximo: assim, o exercício dos direitos naturais de cada homem não tem por limites senão aqueles que asseguram aos outros membros da sociedade o gozo dos mesmos direitos. Estes limites apenas podem ser determinados pela lei.
[...]
Quando o capitalismo vai de encontro a esses princípios, deixa de ser liberal, como é caso do Brasil.
Não importa qual o
sistema político que o futuro nos reserva, ou a
teoria econômica que a sociedade utilizará. O sentimento e desejo de liberdade (que estão sintetizados nesses três valores) nunca desaparecerão da mente dos homens. Qualquer nome que se dê ao que virá, se estiver baseado na liberdade individual, será liberalismo!
Liberdade, ainda que tardia
Saudações