Autor Tópico: Comunismo: como funcionaria?  (Lida 32194 vezes)

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
Re:Comunismo: como funcionaria?
« Resposta #600 Online: 10 de Setembro de 2016, 00:00:11 »
Então devia ter visto o topico sobre impeachment da tal presidente. Uns chamaram ela de presidanta, teve até charge sobre aparencia dela. Isso ta mais pra deboche do que argumento. Espantalho puro e simples misturado a antipatia pela esquerda. Já teve ate quem disse que PT nao prestava porque era PT (Hã?) isso nem é argumento;imagina se eu afirmasse "O PSDB nao presta porque é PSDB" sem nem apontar porque esse partido mereceria algum critica.

O nome disso é habitus. Não adianta você lutar contra, meu conselho é você ignorar a parte mais debochada dos debates e se concentrar naquilo que julgar produtivo e bem embasado. Não trabalhe com a ideia de convencer terceiros de suas posições, e sim com a ideia de confrontar duramente suas próprias ideias para, eventualmente, mudar o que você pensa sobre os assuntos. Minha participação em debates virtuais se tornou muito melhor depois de aprender e usar esse conceito.

Offline EuSouOqueSou

• Nível 31
  • *
  • Question not thy god, for thy god doth not respond
« Resposta #601 Online: 10 de Setembro de 2016, 00:08:00 »

O nome disso é habitus...

"...Assim, o habitus é a “interiorização da exterioridade e a exteriorização da interioridade”..." parei :P
Qualquer sistema de pensamento pode ser racional, pois basta que as suas conclusões não contrariem as suas premissas.

Mas isto não significa que este sistema de pensamento tenha correspondência com a realidade objetiva, sendo este o motivo pelo qual o conhecimento científico ser reconhecido como a única forma do homem estudar, explicar e compreender a Natureza.

Offline Lakatos

• Nível 35
  • *
« Resposta #602 Online: 10 de Setembro de 2016, 02:05:38 »
 :biglol:

Com menos blá-blá-blá pós-moderno:

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #603 Online: 10 de Setembro de 2016, 10:50:05 »
Então devia ter visto o topico sobre impeachment da tal presidente. Uns chamaram ela de presidanta, teve até charge sobre aparencia dela. Isso ta mais pra deboche do que argumento. Espantalho puro e simples misturado a antipatia pela esquerda. Já teve ate quem disse que PT nao prestava porque era PT (Hã?) isso nem é argumento;imagina se eu afirmasse "O PSDB nao presta porque é PSDB" sem nem apontar porque esse partido mereceria algum critica.

O nome disso é habitus. Não adianta você lutar contra, meu conselho é você ignorar a parte mais debochada dos debates e se concentrar naquilo que julgar produtivo e bem embasado. Não trabalhe com a ideia de convencer terceiros de suas posições, e sim com a ideia de confrontar duramente suas próprias ideias para, eventualmente, mudar o que você pensa sobre os assuntos. Minha participação em debates virtuais se tornou muito melhor depois de aprender e usar esse conceito.

Nao tentei impor opinião, só critiquei o espantalho que não tinha nada haver com o contexto. Então espantalho não passa de um Habitus horribilus.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #604 Online: 10 de Setembro de 2016, 11:58:38 »
Então devia ter visto o topico sobre impeachment da tal presidente. Uns chamaram ela de presidanta, teve até charge sobre aparencia dela. Isso ta mais pra deboche do que argumento.

E deve ter havido muito disso mesmo, MAS, não tem problema algum se não for num contexto em que se esperaria argumento, e que o deboche fosse fuga desse argumento.

Isso é um fórum de discussão que segue linhas mais informais, e não uma série de debates formais formatados em apresentação, réplica, tréplica, quadréplica, etc, com tudo contabilizado em limite de palavras e em que as colocações devem ter um foco super-bem definido e sério de acordo com uma proposta inicial. Tem espaço para coisas bem mais informais, que podem incluir mero deboche sem muita substância, como descontração.

Não signfica que deboche seja sempre o ideal. Se é dirigido à pessoa ou se é dado como RESPOSTA EVASIVA a argumentos feitos por outros, então faz sentido reclamar (no primeiro caso pode ser até caso de reclamar à moderação, acho; talvez mesmo no segundo possa ser considerado trolagem, acho). 

Em outras palavras, o que deve ter ocorrido são mais colocações "do nada" dizendo que a Dilma é uma baranga ou que não conseguiu gerenciar nem lojas de 1,99, e não tanto isso dado como RESPOSTA a alguma colocação mais objetiva e substanciada de ações da presidente, antes ou depois desse cargo.

"Eu julgo que a nova matriz econômica seria sim uma forma adequada de promover o crescimento econômico do país, blablablá, por causa disso e disso, e acho que só não deu certo por causa de sabotagens da oposição e dos EUA, como por exemplo blablablá". Se algo assim fosse largamente seguido mesmo de "hahaha, é esse é o mesmo tripé econômico que ela tinha nas barrraquinhas de 1,99", sem argumentos mais substanciados, você está plenamente coberto de razão em reclamar, talvez até com a moderação, se o padrão se mantém apesar de alguma insistência. Mas continua não sendo a minha impressão do padrão geral de participação.

Espantalho puro e simples misturado a antipatia pela esquerda. Já teve ate quem disse que PT nao prestava porque era PT (Hã?) isso nem é argumento;imagina se eu afirmasse "O PSDB nao presta porque é PSDB" sem nem apontar porque esse partido mereceria algum critica.

Antipatia por alguma ideologia não é problema algum. Novamente, "espantalho" é quando alguém apresenta um argumento, e a pessoa rebate à uma caricatura desse argumento, desprovida de elementos fundamentais de sua sustentação. Não é simplesmente rebater um argumento em tom jocoso. Mesmo espantalhos colocados informalmente como "colocação inicial", do nada, como piada, deboche, dão oportunidade a quem defenda a coisa real traçar as diferenças fundamentais entre o espantalho e o que seria o argumento real -- algo bem mais produtivo de se fazer do que simplesmente reclamar vagamente de haver espantalhos -- coitadismo.

Mesmo com colocações mais "vazias", "o PT/PSDB é ruim porque é o PT/PSDB", também poderia pedir mais esclarecimentos, se realmente não puder inferir o que é sugerido com isso.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #605 Online: 10 de Setembro de 2016, 16:52:25 »
Certeza? Já viu esse teste?

http://www.celebritytypes.com/pt/chart.php

Continua não sendo muito aceito o termo no meio liberal.

Bill Clinton liberal? Ah entendi, o conceito de "liberal" nos EUA é meio diferente do que aqui no Brasil.

O tal "liberalismo direitista" de Milton Friedman:
https://en.wikipedia.org/wiki/Liberalism
https://en.wikipedia.org/wiki/Classical_liberalism

Diferente disso:
https://en.wikipedia.org/wiki/Conservatism
https://en.wikipedia.org/wiki/Reactionary
https://en.wikipedia.org/wiki/Right-wing_politics
https://en.wikipedia.org/wiki/Right-wing_populism

O "liberalismo" de Clinton:
https://en.wikipedia.org/wiki/Modern_liberalism_in_the_United_States

Recomendo para entender o conceito de "liberalismo" e conservadorismo nos EUA:
http://www.revistaamalgama.com.br/02/2016/partidos-republicano-democrata-historia/

Citação de: Amálgama
[...]A crise do Welfare State no mundo que foi representada pela vitória de Thatcher no Reino Unido e de Reagan nos Estados Unidos,foi respondida pela esquerda com a terceira via, que significava a renovação da social-democracia. A terceira via pedia a ampliação de direitos civis, o mesmo conceito de liberdade, mas defendia uma economia pragmática com um Estado eficiente e mobilizador que não fosse tão endividado. O governo de Bill Clinton, como da esquerda noutros países, representa este novo momento.[...]

Num conceito acadêmico pode até existir o termo "direita liberal", devido a defesa ao livre-mercado(que é um dos conceitos liberais), mas liberais não defendem uma linha de pensamento muito alinhado com o que tradicionalmente chamamos de direitismo(que em sua essência é anti-liberal).
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #606 Online: 10 de Setembro de 2016, 16:55:35 »
[...]isso nem é argumento;imagina se eu afirmasse "O PSDB nao presta porque é PSDB" sem nem apontar porque esse partido mereceria algum critica.

Eu concordaria com você. Talvez por razões diferentes, mas concordaria.
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #607 Online: 25 de Outubro de 2016, 18:43:41 »

Nao tentei impor opinião, só critiquei o espantalho que não tinha nada haver com o contexto. Então espantalho não passa de um Habitus horribilus.

Acho que temos que entender que neste fórum vivem alguns reis do espantalho argumentativo. Eu mesmo já parei de tentar argumentar de forma mais aprofundada por aqui pois é muito brochante você se esforçar no seu comentário e receber como resposta uma falácia, e das mais porcarias que existem (o pior é que acham que estão abalando com o seu bonequinho de palha). Acho até que existe algum tipo de corporativismo aqui pra não punir os reis do espantalho, pois consta das regras do fórum que é proibido o uso de falácias, ainda mais de forma tão repetitiva/cansativa por parte de alguns.
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

"O progresso é a concretização de Utopias." – Oscar Wilde
O Minhocário - https://ominhocario.wordpress.com/

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #608 Online: 25 de Outubro de 2016, 18:55:40 »

Acho que temos que entender que neste fórum vivem alguns reis do espantalho argumentativo. Eu mesmo já parei de tentar argumentar de forma mais aprofundada por aqui pois é muito brochante você se esforçar no seu comentário e receber como resposta uma falácia, e das mais porcarias que existem (o pior é que acham que estão abalando com o seu bonequinho de palha). Acho até que existe algum tipo de corporativismo aqui pra não punir os reis do espantalho, pois consta das regras do fórum que é proibido o uso de falácias, ainda mais de forma tão repetitiva/cansativa por parte de alguns.
Você sabe que acabastes de fazer um espantalho dos foristas daqui, certo?

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #609 Online: 25 de Outubro de 2016, 19:02:37 »

Se eu tivesse generalizado, e não usado a palavra ALGUNS ao me referir aos falaciosos, você estaria certo. O fato de haver excesso do uso desta falácia aqui por alguns foristas é notável, facilmente perceptível, como alguns colegas já até perceberam e relataram também neste tópico.
"Não é sinal de saúde estar bem adaptado a uma sociedade doente." - Krishnamurti

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #610 Online: 25 de Outubro de 2016, 19:14:58 »
Acho que algumas pessoas não entendem bem o que é "espantalho", chamam de espantalho qualquer apresentação não maquiada ou desfavorável de suas idéias. Ou seja, o "espantalho" é porque o proponente "não defende as conseqüências ruins", ou qualquer outro problema em que o "espantalho" enfoque, não porque não sejam argumentavelmente reais.

Num fórum de discussão, o REAL espantalho vindo de alguém argumentando contra você é até algo oportuno, já que te permite então contestá-lo, mostrar como o que realmente argumenta difere do que foi colocado como tal. Evidentemente isso será bem mais difícil se não se tratar de fato de um espantalho, mas de possibilidades compatíveis com aquilo que estiver sendo defendido.

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #611 Online: 25 de Outubro de 2016, 19:15:53 »

Se eu tivesse generalizado, e não usado a palavra ALGUNS ao me referir aos falaciosos, você estaria certo. O fato de haver excesso do uso desta falácia aqui por alguns foristas é notável, facilmente perceptível, como alguns colegas já até perceberam e relataram também neste tópico.
Você não precisa generalizar para criar um espantalho, você só precisa enfeitar o boneco. Você acaba por ser falacioso novamente, e ainda quer criticar seus colegas por serem falaciosos. O teu espantalho foi dizer que neste fórum, "vivem alguns reis do espantalho argumentativo", e ainda por cima fez uma grave insinuação, dizendo que acha que existe um corporativismo que protege alguns desses "reis do espantalho argumentativo".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #612 Online: 25 de Outubro de 2016, 19:51:39 »
Acho que temos que entender que neste fórum vivem alguns reis do espantalho argumentativo.

Como este é um procedimento não permitido por aqui, nomine os "reis do espantalho" ou os denuncie.

Eu mesmo já parei de tentar argumentar de forma mais aprofundada por aqui pois é muito brochante você se esforçar no seu comentário e receber como resposta uma falácia, e das mais porcarias que existem (o pior é que acham que estão abalando com o seu bonequinho de palha).

Repito o que já escrevi: Como este é um procedimento não permitido por aqui, nomine os "reis do espantalho" ou os denuncie.

Acho até que existe algum tipo de corporativismo aqui pra não punir os reis do espantalho, pois consta das regras do fórum que é proibido o uso de falácias, ainda mais de forma tão repetitiva/cansativa por parte de alguns.

Pois bem, aqui você incorreu em uma acusação grave contra a Moderação.

Solicito que faça a denúncia contra os foristas falaciosos.
Foto USGS

Skorpios

• Visitante
« Resposta #613 Online: 26 de Outubro de 2016, 07:27:59 »
Só complementando o post do Geotecton, na parte de baixo de cada postagem, caso não tenha visto, tem o link de "Denunciar ao Moderador". Use-o.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #614 Online: 07 de Julho de 2018, 00:46:09 »
Ainda não vi, é algo que me deixava com alguma curiosidade nesses semi-debates que ficam fazendo essas alusões vagas a um neo-comunismo:

<a href="https://www.youtube.com/v/Jy3Vl7uflis" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/Jy3Vl7uflis</a>

In this presentation, Peter discusses how the Market Economy has not only evolved/simplified into its most core function of blind gain and the arbitrary trading of the "widget", using the Stock Market / Financialization as a point of focus, he also explains how any social progress that has occurred has happened "by proxy" - or incidental to the market game.

Embedding & sharing is highly encouraged.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_do_cálculo_econômico

Até agora o vídeo de 2015 tem dois "likes" e nenhum comentário.  :hehe:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #615 Online: 07 de Julho de 2018, 15:25:04 »
Você está falando do quase monopólio do Windows para pcs, um péssimo SO? Só reafirma o que de pior o capitalismo pode produzir.

O Windows só é um péssimo SO porque no mundo capitalista você teve condições de avaliar outros, de ter um parâmetro. Quantos SOs existiriam num mundo comunista? Aliás, quantos games?

Quantos espantalhos vocês são capazes de construir usando o comunismo como fundo? Alguém me responda aqui, concentração de riqueza nas mãos de poucas pessoas, contra bilhões de outras, é bom para o capitalismo? Monopólios são bons para o capitalismo? Reserva de mercado é bom para o capitalismo? A captura dos meios de produção intelectual por uma centena de pessoas, privando os outros bilhões, é boa para o capitalismo? A pobreza é boa para o capitalismo?  Sim Bill Gates é a pior distorção que o capitalismo pode produzir.

Sugiro que veja Piratas do Vale do Silício, ajuda a desmistificar o cara.

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #616 Online: 07 de Julho de 2018, 15:29:26 »
Concentração de renda   pode   ser bom para dar poder de investimento, [...]

Ótimo que você escreveu "pode" .  Até certo ponto (e no sistema atual)  pode ser bom. Mas, até que ponto ?  Ou uma altíssima concentração de renda e riqueza é  uma coisa  boa para a maioria da população de um país e/ou do mundo ?

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #617 Online: 08 de Julho de 2018, 10:30:17 »
Concentração de renda   pode   ser bom para dar poder de investimento, [...]

Ótimo que você escreveu "pode" .  Até certo ponto (e no sistema atual)  pode ser bom. Mas, até que ponto ?  Ou uma altíssima concentração de renda e riqueza é  uma coisa  boa para a maioria da população de um país e/ou do mundo ?

Até que ponto? Ninguém determina isso. Se alguém concentrou renda, é porque conseguiu oferecer algum produto ou serviço que foi útil a alguém. Essa renda concentrada muito provavelmente não está debaixo de um colchão, mas em algum banco.

Se está no banco, é possível fazer financiamentos, empréstimos, usar cartão de crédito. Se for muita renda, você terá tudo isso a juros menores.

Se está em investimentos em empresas, aumenta o dinheiro para pesquisa, ampliação, etc.

Sem concentração de renda até algum ponto, não existiria iphone. Pois somente com bilhões em investimentos antecipados em uma cadeia complexa é possível colocar um produto desses no mercado, para lucrar somente depois.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #618 Online: 08 de Julho de 2018, 10:50:55 »
Um dos pilares teóricos do capitalismo não é justamente o fato do "capitalista" acumular capital para poder reinvesti-lo para poder acumular mais capital, fazendo um ciclo perpétuo de crescimento do qual todos se beneficiariam?

Não é bem isso que está ocorrendo no mundo já faz um bom tempo, se é que esse modelo já ocorreu alguma vez. Me parece que vivemos em um sistema acumulacionista ao invés de capitalista. O movimento do dinheiro, me parece, é cada vez mais voltado para os que realmente possuem o capital.

Isso já é uma insatisfação generalizada pelo menos desde 2008. Se for ver, o "ódio" ao globalismo deriva disso.

E outro problema terrível do capitalismo é a concentração do capital nas mãos de gente que não deveria concentrar tanto dinheiro enquanto outros que podem produzir de verdade acabam marginalizados no sistema vigente. Um Neymar vale mais que todos os matemáticos, físicos e químicos que se formaram ano passado.

Capitalismo tem sim muitos problemas. Nós estamos somente esperando a próxima crise que vai botar tudo abaixo.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #619 Online: 19 de Outubro de 2018, 07:56:03 »
Me deu vontade de estudar Marx.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #620 Online: 19 de Outubro de 2018, 08:04:24 »

Capitalismo tem sim muitos problemas. Nós estamos somente esperando a próxima crise que vai botar tudo abaixo.

Concordo. O sistema é claramente patológico.

Mas pelo quê substituir o capitalismo? E como?

Talvez o Homem simplesmente não tenha solução.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #621 Online: 19 de Outubro de 2018, 12:07:04 »
Você está falando do quase monopólio do Windows para pcs, um péssimo SO? Só reafirma o que de pior o capitalismo pode produzir.

O Windows só é um péssimo SO porque no mundo capitalista você teve condições de avaliar outros, de ter um parâmetro. Quantos SOs existiriam num mundo comunista? Aliás, quantos games?

Apesar de comunistas da URSS não focarem em games, não investindo em entretenimento, já que tinha objetivos mais relevantes pra eles, e por isso não tendo tecnologia com mesma qualidade que americanos, japoneses e europeus, eles criaram games sim:

THE LOST ARCADE GAMES OF THE SOVIET UNION

https://www.wired.com/2007/07/gallery-soviet-games

Tetris

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tetris

- Se alguém reclamar da qualidade desse game, lembre que esse game foi lançado em 1984, ainda havia games dessa qualidade técnica sendo lançados:

Tetris (em russo: Тетрис) é um jogo electrônico muito popular, desenvolvido por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov, e lançado em Junho de 1984. Pajitnov e Pavlovsky eram engenheiros informáticos no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências e Vadim era um aluno com 16 anos.

Tetris foi um dos primeiros itens de exportação de sucesso da União Soviética e um dos primeiros a ser visto como um tipo de vício.[1] Atingiu um público alvo inédito na história dos videogames.[1]

Enquanto isso no Brasil capitalista subcapitalista tupiniquim terceiro-mundista muitos games eram ripados (pra não dizer pirateados mesmo) e teve pirataria de hardware com os clones como Phantom System, etc.

Não é por nada, apesar dos poréns e de ter caído, a URSS tinha prós bem superiores ao Brasil. Enquanto não enxergarem além dessa visão simplista de comunismo (fracasso) x capitalismo (sucesso), ignorando fatores culturais que América Latina herdou da colonização baseada em latifúndio, monocultura, escravidão (sem mão-de-obra livre e assalariada) que deixou consequências que ainda não foram resolvidas ou não-completamente.

Isso explica porque há diferenças entre comunismo da ex-URSS, o chinês e o venezuelano, por exemplo, e porque nem todo país capitalista (ou predominantemente capitalista) é desenvolvido. Falar que comunismo gera fome e ignorar que o Brasil teve por séculos (e ainda tem) pessoas com fome, como no Nordeste, sendo que até o imperador, ídolo dos monarquistas conservadores de "direita" subcapitalista, teria prometido vender até a última jóia da coroa para resolver a questão da seca, mas a tal coroa está hoje num museu, com todas as jóias intactas.

« Última modificação: 19 de Outubro de 2018, 12:10:31 por Agnoscetico »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #622 Online: 19 de Outubro de 2018, 17:25:48 »
[...]
Não é por nada, apesar dos poréns e de ter caído, a URSS tinha prós bem superiores ao Brasil. Enquanto não enxergarem além dessa visão simplista de comunismo (fracasso) x capitalismo (sucesso), ignorando fatores culturais que América Latina herdou da colonização baseada em latifúndio, monocultura, escravidão (sem mão-de-obra livre e assalariada) que deixou consequências que ainda não foram resolvidas ou não-completamente.
[...]

A URSS tem de ser comparada com o seu equivalente da época, o EUA.

Não com o Brasil.
Foto USGS

Offline Peter Joseph

• Nível 32
  • *
  • Ela, a Entropia!
« Resposta #623 Online: 19 de Outubro de 2018, 17:32:06 »
Comunismo: como funcionaria?

Pra saber, só testando, visto que não tem uma receita detalhada específica, é algo a ser buscado e construído organicamente. Porém, já existem vários vislumbres de suas estruturas básicas, como por exemplo, a essencialidade do uso generalizado de cibernética etc...

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #624 Online: 19 de Outubro de 2018, 20:16:39 »

A URSS tem de ser comparada com o seu equivalente da época, o EUA.

Não com o Brasil.

Mas a URSS só era "equivalente" aos EUA praticamente em termos de poderio militar, e este em parte motivado pela Primeira Guerra Fria.

Talvez fosse mais interessante, sob o aspecto econômico, comparar países mais no nível dos estados constituintes da URSS quando esta se formou. O que talvez anacronicamente possa até ser o Brasil atual, não sei, acho que não, mas sei lá.

O quanto quer que se considere válidas comparações com os dados disponíveis, que possivelmente não são lá os mais confiáveis.

[...]
[...]

Deve ser tremendamente limitado o que tais "heranças" podem realmente explicar, parece mais uma desculpa de "complexo de cão de pedigree vítima das circunstâncias".

Comparando por exemplo com a ascensão dos "tigres asiáticos", ou talvez a refundação da Alemanha e dos EUA ao fim da Segunda Guerra mundial, ou mesmo a eventual quase-total recuperação da Alemanha Oriental após a unificação

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!