Nós todos aqui nos comportamos como se estivéssemos ensinando alguma coisa pro Juca, Pasteur e demais. Eles não vão e não querem mudar a forma de pensar. Já perdemos o Agnóstico tentando convencer ele e arrumando briga por causa disso.
E porque eles deveriam mudar "a forma de pensar", aliás certamente não é uma questão de forma de pensar, certamente tem muito mais a ver com valores diferentes e divergentes.
E eles, tem o pleno direito de terem valores diferentes e divergentes de outras pessoas.
Eles podem, por exemplo, valorizarem positivamente a cooperação, a inclusão, a solidariedade e o altruísmo, enquanto outros valorizam positivamente a competição, a exclusão e o egoísmo.
Neste exemplo já temos valores divergentes e inconciliáveis, não é uma questão de pensar errado, é uma questão de valorar de forma diferente.
O problema são as inconsistências e conflitos que esses valores geram. Eles se contradizem em vários posts e não aceitam alguns fatos quando conflitam com os valores que defendem (eu chamaria de ideologia).
Hã ?!! Você não tem ideologia?
Tinha um forista que gostava de acusar os outros de ter ideologia, e dava a entender que não tinha ideologia nenhuma. Considerando que ideologia é:
3. Conjunto de .ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais, políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época, sociedade (ex.: ideologia política).
"ideologia", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013,
https://www.priberam.pt/DLPO/ideologia [consultado em 10-03-2016].
Poderíamos pensar que talvez ele fosse um robô, pois nesse caso não teríamos um pensamento de um individuo para ser caracterizado pelas ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais, políticos que eram expostos nos posts deste forista robô.
Estavamos comunicando com uma máquina de Turing e não sabíamos. Que coisa.