Autor Tópico: A parte onde Deus mais toca os céticos  (Lida 25508 vezes)

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
Re:A parte onde Deus mais toca os céticos
« Resposta #150 Online: 03 de Abril de 2016, 20:09:33 »
Eu sou um deles. Fui cristão católico de maneira voluntária por quase 2 décadas e nos últimos 20 anos fui abandonando gradativamente a religião e depois a crença em uma deidade. E isto ocorreu por diversos fatores mas que podem ser resumidos, simplificadamente, à aquisição de cultura e de conhecimento científico.

Passei pelo mesmo processo. Não tenho vergonha de dizer que ja fui crente catolico (ainda devo constar nos numeros da Igreja)

neste caso como se sente na quarta feira de cinzas ?

Não entendi. Mas pra mim é um dia como outro qualquer.

, mas tive sempre momentos de oscilação em relação a crença. Hoje vejo que o que mais me segurava na religião era o medo da morte, infernos estas coias. Mais do que amar Deus.

existe uma intuição nata que não devemos praticar o mal, não impor sofrimentos aos outros, porque um dia este sofrimento voltará contra nós.
Chamamos de lei espiritual da ação e reação

Algo que não pode ser demonstrado. E não acho que todos os individuos tem essa intuição nata. Seria bom se tivessem.

Quanto mais fui estudando a propria religião e a conhecendo mais fui me desvinculando. Saindo do deus abraamico, para um deus de amor, depois para um deus que preenchesse meus requisitos

quais seriam ?

requisitos? acho que era um deus que eu adaptava conforme eu queria. se masturbaçao era pecado e eu gostava de me masturbar eu fingia que deus me perdoaria por isso, assim fui adaptando até virar algo totalmente diferente do deus abraamico...

, depois fui para uma especie de deismo, tive um momento em que misturava reencarnação, espiritismo,  "the secret" com tudo isso, depois fui pra um deus que nao interfere na realidade até largar mão de  tudo isso e não ver mais sentido em seguir acreditando em algo assim. Tudo isso a medida em que estudava e lia mais sobre religião.

ha pessoas que tendem a satisfazerem seus anseios materialmente, outras espiritualmente e outras ainda estão tentando se encontrar.

Eu sei bem onde estou!

Enquanto era católico era um total ignorante sobre o o que são religiões. Acho que nunca tive fé de verdade se não nem teria largado tudo isso.
é bom deixar claro que não é porque estudei e conheço mais de religiões que a maioria dos religiosos que me acho superior a nenhum deles. Apenas não vi mais sentido em continuar acreditando ( talvez nunca tenha acreditado) em algo sem nenhuma evidência forte pra isso.

atualmente crê em qual sentido ?

E quem disse que há sentido? Talvez a vida não tenha sentido e nós humanos com a capacidade intelectual que temos busquemos dar sentido a ela criando religiões, teorias  que tentem de certa forma organizar o acaso em nossa mente. Temos as mesmas chances disso tudo não ter sentido quanto de ter sentido.  Podem me chamar de indeciso mas a resposta para tudo isso que vem sendo discutido aqui é NÃO SABEMOS!
Tudo que for apontado aqui é fruto da crença em algo, de antes tudo, um grande desejo de que as coisas sejam assim.

Eu não me preocupo com sentido da vida mas não posso dizer que não seja curioso quanto ao "como o universo surgiu", realmente é um assunto fascinante, mas não quebro mais a cabeça com isso.

Não me preocupo com uma suposta outra vida também. Me preocupo em viver esta vida bem e da melhor maneira possivel vivendo e deixando viver.

Ceticismo é para poucos!

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #151 Online: 03 de Abril de 2016, 22:14:51 »
Por que defendo o ateísmo, ou a crença religiosa, com tanto vigor?

O ser humano é fascinante e sempre surpreendente. Dentro de determinada faixa de cultura e inteligência as reações que apresenta ante o mesmo estímulo serão com certa frequência diferentes ainda que apenas em gradação.
Mas suas razões (motivações), muitas vezes subconscientes, é que acabam por dar colorido diferente a essa ou aquela personalidade. Estas motivações costumam ser causa dos grandes enigmas da mente.

Viver sob constante pressão, ou os traumas psicológicos, geram distúrbios de comportamento, complexos, e algumas vezes, taras.
O assédio sofrido na fase infantil por parte de um familiar adulto pode gerar em alguns casos, por exemplo, dissociação da personalidade. São aquelas pessoas que apresentam um comportamento e até uma identidade em dado momento, e em outras circunstâncias assumem personalidade diferente alterando até o gênero; se mulher se apresenta como homem e vice-versa.
 Existe um filme sobre este tema, "as sete faces de Eva" muitíssimo esclarecedor.
Onde quero chegar? Simplesmente demonstrar que o que acontece com uma criança também pode acontecer com um adulto que apresente deficiência no desenvolvimento da maturidade emocional/psicológica. Apenas que, enquanto adultos, a necessidade da integração social restringe suas manifestações, embora não totalmente.
Observar o comportamento e a reação das pessoas, quando estes fogem de certos padrões tidos como "normal", é ao mesmo tempo uma ciência e uma arte.
Quando os distúrbios preocupam a própria pessoa ou seus familiares, recorre-se aos profissionais da área, mas muitas vezes passam despercebidos de um e de outro. Mas não raro estas pessoas têm algum tipo de dificuldade no relacionamento afetivo, profissional ou familiar.

Se vc quer conhecer profundamente uma pessoa, leia seu diário.
Já que não se tem acesso a essas escritas, leia o que normalmente escrevem de forma espontânea; como defendem seus argumentos, os assuntos sobre os quais gostam de externar sua opinião e como o fazem, etc.
Mas existe uma maneira de nos protegermos contra os que investigam e querem saber quem somos nós, "depois da meia-noite", ou, quem é aquele que se esconde sob o anonimato de um teclado de computador.
Os blogs e os fóruns de debate são como a lâmina de cultura sob o microscópio do pesquisador.
Então, nós que gostamos de escrever, como nos protegeremos destes curiosos investigadores ou juízes de comportamento?
Simplesmente saindo antes deles quando for dado o sinal de partida.
É necessários que façamos auto-análise. Comecemos por nos conhecer em profundidade observando nossas reações e desejos.
Em alguns pontos, nós mesmos reconheceremos, em nós, certas excentricidades.
Algumas coisas nos irritam intensamente.
Comecemos por aí.

Um sábio do passado dizia: "homem, conheça-te a ti mesmo".

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #152 Online: 03 de Abril de 2016, 22:17:18 »
Peço que você demonstre, além de qualquer dúvida razoável, que existe memória espiritual.
O que acontece quando morremos? Vamos para o céu? Para o inferno? Viramos comidinha de verme? Voltamos à vida em outro corpo?

O seu corpo se decompõe e as moléculas e ou átomos se juntam ao meio-ambiente.

Não há evidência nenhuma de paraísos, danações ou espíritos.

A ciência não tem uma resposta definitiva para esta pergunta,

Nos moldes que você 'raciocina' sequer pode existir uma pergunta científica.

mas estudos que se baseiam na Física Quântica têm avançado em pesquisas envolvendo crianças que dizem se lembrar de vidas passadas.

Besteira. Tolice.

Não existe nenhum estudo minimamente sério neste sentido.

É com uma frase solta em meio a uma conversa ou com pesadelos à noite que esses pequenos revelam pistas sobre vidas que, supostamente, costumavam ter.

Sem comentários.

O Dr. Jim Tucker é professor de Psiquiatria e Ciências Neurocomportamentais da Universidade de Virginia, nos EUA, e há décadas se dedica ao estudo de casos dessas crianças. Apoiado pelos estudos do professor Ian Stevenson, falecido em 2007, ele reúne mais de 2,500 casos, datados desde 1961.

Outros foristas já mostraram que tais "estudos" não passam de bobagens ou erros de interpretação seus.

Segundo ele, 70% das crianças que apresentam alguma suposta memória de vida anterior trazem a lembrança de uma morte violenta, sendo 73% deles garotos – nas estatísticas de mortes reais, a morte por causas violentas tem os homens como vítimas em cerca de 70% das vezes.

A parte em negrito explica tudo.

Ainda de acordo com suas pesquisas, as crianças que apresentam esse tipo de memória têm entre 2 e 6 anos e 20% delas carregam marcas de nascença ou deformidades que se aproximam do local do ferimento da morte.
http://www.hypeness.com.br/2015/03/5-casos-curiosos-de-criancas-que-afirmam-se-lembrar-de-suas-vidas-passadas/

Apresente o estudo original ou alguma revista realmente científica em que ele tenha sido publicado.

independente da veracidade desses fatos é que podemos perceber personalidades natas em crianças que ainda nem aprenderam a falar e quando começam só comprovam o que antes só demonstravam por gestos.

E?

A crença desta família sofre um processo de retro-alimentação semelhante ao que ocorre com os militantes políticos. Eles partem de um conjunto de premissas não-demonstráveis (dogmas) que são continuamente reforçadas pela participação em grupos de pessoas com 'pensamentos' afins.
culturas criando crentes ex-crentes e descrentes e ainda temos alguns casos mais raros de ex-ateus

E?

Existe
É bom
Onipotente
Onipresente
Onisciente
Aqui você incorre em um erro comum e absurdo. A descrição do deus supra é a versão moderna do deus bíblico escolhido como único (sim, o atual deus abraâmico judaico-cristãos era um entre muitos para os judeus), construída pelas duas escolas filosóficas e teológicas cristãs, a patrística e a escolástica. Ela não é aplicável para a maioria dos demais deuses, sejam eles de quais panteões forem.
estou discutindo a maior crença seguida

Ou seja, não estamos discutindo nada com base científica.

Apenas a mitologia que mais lhe encanta.

Eu sou um deles. Fui cristão católico de maneira voluntária por quase 2 décadas e nos últimos 20 anos fui abandonando gradativamente a religião e depois a crença em uma deidade. E isto ocorreu por diversos fatores mas que podem ser resumidos, simplificadamente, à aquisição de cultura e de conhecimento científico.
como dito:
" Mas socialmente falando quando é que ex-crentes passam a perder a fé ?
Normalmente quando começam a estudar filosofias e ciência baseada nos sentidos é que se vêem cada vez mais racionais, então suas razões materiais começam  a conflitar com a fé subjetivas inseridas neles:

Se existe por que não posso senti-lo ?
Se Deus é bom por que há dor e sofrimentos?
Se é onipotente porque não nos fez criaturas melhores ?
Se é onipresente então sente prazer no nosso sofrimento?
Se é onisciente é também um sádico ?

Onipresença não se relaciona diretamente com prazer ou sofrimento.

Onisciência não tem relação direta com sadismo.

Resumindo: Qual é a ideia que você quer expressar com o blá-blá-blá supra?

De fato diante da dor fica muito difícil crer  na existência de uma   bondade divina, quando o sentido só aponta para um sofrimento eminente, por mais que chore e grite desesperado Deus parece ser surdo alheio ao seu desespero."

O Papai Noel é melhor em ouvir e atender pedidos.

sou todo ouvidos , aposto que seu ateísmo é o clássico virou ateu ao não ter um pedido atendido ?

Você perderia a aposta completamente. No tempo em que fazia pedidos para a deidade, sempre fui "atendido". Nunca tive um só grande e devastador dissabor ou problema, que fosse capaz de gerar uma "revolta".

O abandono da crença ocorreu por causa da ampliação do meu horizonte cultural e científico.

porque assim conseguem se enxergarem mais racionais, no entanto a origem da razão crente e descrente permanece a mesma , ela é o fruto do sentidos físicos que criam suas realidades consciente, antes lhe inseriam a crença de que estavam certos e agora também.

Discordo.

Sem ter a pretensão de abarcar todas as possibilidades, o que se vê mais comumente é que a crença religiosa tem uma origem social mais comum e ampla porque o 'pensamento mágico' é mais visceral, afinal de contas, não precisa de nenhum conhecimento mais profundo, apenas usa um wishful thinking em larga escala.

Embora muito mais difícil, o "descrente" pode obter informações suficientes para perceber as falácias e os equívocos doutrinários e conceituais de todas as religiões, superstições e misticismos. O conhecimento científico é incompleto mas ainda assim imbatível na tarefa de explicar aquilo que existe (universo) e aquilo que alguns pensam que existe (deuses - o bíblico inclusive, espíritos, fadas, duendes, etc).

Continuo depois.
não existe nenhum cientista teista ?

Sim. E?

Conhecimentos  improváveis não existem ?

Sim.

Mas aí não se trata de Ciência.

podemos provar a existência do amor ?

Explique.

A existência é limitada pelos sentidos fiscos ?

Hein?

muito provavelmente crianças isoladas de culturas sociais sendo educadas sem nenhuma tendencia partidária teísta ou ateísta, devido haver fenômenos naturais, como visões de espíritos, sonhos proféticos, transmissão de pensamentos e principalmente pela natural intuição, a crença na existência de inteligencias imateriais nascerá naturalmente, mal grado todo ceticismo alheio.

Se não há nenhuma influência de "culturas sociais" (sic) como é que a criança poderá saber que se tratam de 'espíritos, sonhos proféticos, transmissão de pensamentos e a crença na existência de inteligencias imateriais'?
Foto USGS

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #153 Online: 04 de Abril de 2016, 01:03:06 »
E quem disse que há sentido? Talvez a vida não tenha sentido e nós humanos com a capacidade intelectual que temos busquemos dar sentido a ela criando religiões, teorias  que tentem de certa forma organizar o acaso em nossa mente. Temos as mesmas chances disso tudo não ter sentido quanto de ter sentido.  Podem me chamar de indeciso mas a resposta para tudo isso que vem sendo discutido aqui é NÃO SABEMOS!
Tudo que for apontado aqui é fruto da crença em algo, de antes tudo, um grande desejo de que as coisas sejam assim.

Eu não me preocupo com sentido da vida mas não posso dizer que não seja curioso quanto ao "como o universo surgiu", realmente é um assunto fascinante, mas não quebro mais a cabeça com isso.

Não me preocupo com uma suposta outra vida também. Me preocupo em viver esta vida bem e da melhor maneira possivel vivendo e deixando viver.

Exactamientie!!!

Os gregos perguntaram: por que há seres em vez do nada? Por que as coisas existem? O problema filosófico dos gregos, o que é o ser, é também um problema gramatical.

Notem que para os ocidentais, filhos dos gregos, o principal verbo é o verbo de ligação ser. No princípio era o verbo??? Sim, mas o verbo de ligação ser.
Sem ele não seria possível arguir sobre o Dasein, o Ser-aí.

E para os povos cujos idiomas o verbo ser é inexistente??? Certamente para esses a questão do ''sentido'' não faz o menor sentido. hahahahahahaha

Então, apesar de umbrático, o problema do Dasein está totalmente atrelado à gramática e à cultura de um determinado povo.
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #154 Online: 04 de Abril de 2016, 10:49:04 »
Spencer, arrumar seus quotes tem dado mais trabalho do que o que deveria ser natural.

Inclusive, se algum moderador puder arrumar a última e penúltima resposta do Spencer a mim, seria bom. O modo como se apresenta, atribui "as falas" a autores diferentes.

Breve passagem.

Um dos principais pontos de ancoragem dos defensores do DI é a falta de explicação dos "cientistas/cientificistas" para a origem da vida e de todas as coisas.

A essa falta de explicação/evidência científica, a DI dá o nome de Deus.

Portanto a crença no Deus das Lacunas substitui a sensação de ignorância. Ao invés de assumirem que não há resposta demonstrável honestamente, os defensores do DI preferem emular uma resposta nos moldes de "foi o arquiteto".
Já colocamos vários links, em diversos tópicos, com dissertações e dissecações sobre o tema.

Johnny, pelo o que vc expôs entendi que os crentes agem com sua crença como se faz com uma ferramenta ou um instrumento qualquer. Racionalizam e manipulam a fé conferindo a ela funções estratégicas de convencimento. "Proselitismo".
Exceto pela execrável ambição de certas igrejas, cujos fins são claramente percebidos por qualquer pessoa minimamente instruída, as demais restringem seus objetivos aos atos devocionais buscando o que chamam de "salvação".

A fé, que eu sempre distingo da crença, é um sentimento que se apropria de certas pessoas assim como a paixão pela pintura ou pela música. Aparentemente não tem explicação racional e tanto alcança o homem douto como o simples operário. Aparentemente, pois há uma explicação, sim.

1) Sentimentos não se apropriam de pessoas.

2) Fé basicamente é Confiança na probabilidade de que algo ocorra. Essa confiança pode se dar por motivos diversos, normalmente explicáveis (em níveis distintos de certeza) "racionalmente".

Se existe uma coisa da qual me orgulho é de compreender certos fenômenos e acontecimentos com as chaves que o Espiritismo proporciona. Uma dessas chaves é a reencarnação que se serve do tempo, melhor dizendo, das vidas sucessivas para aprimorar cada homem, ao seu tempo.

Esse seu orgulho e aparente "compreensão de certos fenômenos" é apenas a crença da qual eu falava, dado que não há maneira de você demonstrar, em metodologia lógica e reproduzível, que:

1) esses fenômenos realmente ocorrem fora da sua cabeça.
2) como e porque esses fenômenos ocorrem.

Assumir esses pontos enquanto apenas e somente crenças suas seria benéfico para você, que aparentemente se esforça pra achar uma maneira de se convencer que eles se sustentam fora da sua cabeça e meios convertidos espiritas, e bem para seus interlocutores.

Então, no exemplo da fé que não distingue raça ou credo, é tudo uma questão de um maior ou menor numero de existências experimentadas por esse ou aquele, lembrando que a dor é como o martelo e a bigorna nas mãos do ferreiro, molda, aprimora e confere utilidade ao homem. Muitos dizem que o espírita faz apologia da dor. Nada mais ridículo, pois se fosse possível fazer de um tolo, um sábio, apenas conferindo-lhe o certificado, a vida seria uma pantomima. 

Que seria esse "número de existências experimentadas"?

Eu duvido que tenha explicação pra isso que não seja balela, ou que não requeira um esforço danado de aceitação de "buracos" e "incoerências lógicas".

A crença substitui "a verdade", ou até mesmo "a busca pela verdade". Um crente assumidamente inveterado, NÃO busca pela verdade de coisa alguma. Busca apenas reforço da própria crença.

Seu "inveterado" soa como se fosse uma doença.  :histeria:
Não se pode fazer tal afirmativa, Johnny, se lhe falta a experiência da crença.
Em princípio, excluindo os que "vivem" da religião, o crente não tem tanto tempo, interesse ou a necessidade de ficar reforçando sua crença.

Claro que se pode fazer a afirmativa.

Os crentes que em algum momento percebem os buracos da crença e isso lhes leva a "perder confiança" naquilo, ou seja, experimentam uma diminuição de fé, vão se esforçar para voltar a acreditar nos mesmos níveis anteriores. Porque dói se assumir errado. Alguns vieses cognitivos tratam razoavelmente bem do tema, você os conhece?

E isso vai acontecer não só no ambiente religioso, mas no político, esportivo e outros.

A verdade responde? Como assim? Você entende que “a verdade”, se existe, tem ação/agência?
.

Tem ação, agência e propósito.
É como havíamos conversado antes; afinal, o que é a verdade?
Vou dar um exemplo que calha com o tema do tópico.
Se a DE for uma verdade ela deverá responder de forma satisfatória, tanto ao intelecto quanto ao sentimento, a todos os questionamentos que lhe forem dirigidos.

Cara, deixa esse ponto pra lá, não consigo entender o que a DE responderia ao "intelecto" ou ao "sentimento".

Você concorda que aqui é inevitável ter a sensação de que você está querendo me enrolar?

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #155 Online: 04 de Abril de 2016, 13:27:11 »

mas tive sempre momentos de oscilação em relação a crença. Hoje vejo que o que mais me segurava na religião era o medo da morte, infernos estas coias. Mais do que amar Deus.

existe uma intuição nata que não devemos praticar o mal, não impor sofrimentos aos outros, porque um dia este sofrimento voltará contra nós.

Algo que não pode ser demonstrado. E não acho que todos os individuos tem essa intuição nata. Seria bom se tivessem.

acidentes a parte, até uma criança sabe quando intenciona machucar outra
sim improvável aos outros mas não a voce mesmo, se duvida poderá fazer o teste
Quanto mais fui estudando a própria religião e a conhecendo mais fui me desvinculando. Saindo do deus abraamico, para um deus de amor, depois para um deus que preenchesse meus requisitos

quais seriam ?

requisitos? acho que era um deus que eu adaptava conforme eu queria. se masturbaçao era pecado e eu gostava de me masturbar eu fingia que deus me perdoaria por isso, assim fui adaptando até virar algo totalmente diferente do deus abraamico...
ateus gostam de se sentirem livres, não aceitam que estão seguindo ordem morais de outros, como diz o tópico: o EGOs de ex crentes decidiram ser deus, isto é bem racional mas,  não  um elogio.

, depois fui para uma especie de deismo, tive um momento em que misturava reencarnação, espiritismo,  "the secret" com tudo isso, depois fui pra um deus que nao interfere na realidade até largar mão de  tudo isso e não ver mais sentido em seguir acreditando em algo assim. Tudo isso a medida em que estudava e lia mais sobre religião.

ha pessoas que tendem a satisfazerem seus anseios materialmente, outras espiritualmente e outras ainda estão tentando se encontrar.

Eu sei bem onde estou!

e onde acredita estar ?
Enquanto era católico era um total ignorante sobre o o que são religiões. Acho que nunca tive fé de verdade se não nem teria largado tudo isso.
é bom deixar claro que não é porque estudei e conheço mais de religiões que a maioria dos religiosos que me acho superior a nenhum deles. Apenas não vi mais sentido em continuar acreditando ( talvez nunca tenha acreditado) em algo sem nenhuma evidência forte pra isso.
conforme topico: "Mas socialmente falando quando é que ex-crentes passam a perder a fé ?
Normalmente quando começam a estudar filosofias e ciência baseada nos sentidos é que se vêem cada vez mais racionais, então suas razões materiais começam  a conflitar com a fé subjetivas inseridas neles"

concordo de fato a mente tenta reorganizar  Todo mundo fisico  percebido através dos sentidos, dessa formas racionalizadas abstratamente em partes limitadas para uma compreensão mais simples, surgem pensamentos mais ou menos racionais segundo padrão de outras consciências externas.
neste  processo a fé é oque nos move, pois sem fé não daríamos nem o próximo passo, se p fazemos é porque acreditamos que o movimento futuro acontecerá.

Não me preocupo com uma suposta outra vida também. Me preocupo em viver esta vida bem e da melhor maneira possível vivendo e deixando viver.[/b]

a questão é se ha uma intenção na existência ou não ?
« Última modificação: 04 de Abril de 2016, 13:32:39 por Criaturo »
existência é igual a  ciência, sem nenhuma ciência sem existência.

Amo sofia mas, ela parece fugir de mim, de tão longe faz o meu amor platônico.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #156 Online: 04 de Abril de 2016, 14:53:49 »
Por que defendo o ateísmo, ou a crença religiosa, com tanto vigor?

O ser humano é fascinante e sempre surpreendente. Dentro de determinada faixa de cultura e inteligência as reações que apresenta ante o mesmo estímulo serão com certa frequência diferentes ainda que apenas em gradação.
Mas suas razões (motivações), muitas vezes subconscientes, é que acabam por dar colorido diferente a essa ou aquela personalidade. Estas motivações costumam ser causa dos grandes enigmas da mente.

Viver sob constante pressão, ou os traumas psicológicos, geram distúrbios de comportamento, complexos, e algumas vezes, taras.
O assédio sofrido na fase infantil por parte de um familiar adulto pode gerar em alguns casos, por exemplo, dissociação da personalidade. São aquelas pessoas que apresentam um comportamento e até uma identidade em dado momento, e em outras circunstâncias assumem personalidade diferente alterando até o gênero; se mulher se apresenta como homem e vice-versa.
 Existe um filme sobre este tema, "as sete faces de Eva" muitíssimo esclarecedor.
Onde quero chegar? Simplesmente demonstrar que o que acontece com uma criança também pode acontecer com um adulto que apresente deficiência no desenvolvimento da maturidade emocional/psicológica. Apenas que, enquanto adultos, a necessidade da integração social restringe suas manifestações, embora não totalmente.
Observar o comportamento e a reação das pessoas, quando estes fogem de certos padrões tidos como "normal", é ao mesmo tempo uma ciência e uma arte.
Quando os distúrbios preocupam a própria pessoa ou seus familiares, recorre-se aos profissionais da área, mas muitas vezes passam despercebidos de um e de outro. Mas não raro estas pessoas têm algum tipo de dificuldade no relacionamento afetivo, profissional ou familiar.

Se vc quer conhecer profundamente uma pessoa, leia seu diário.
Já que não se tem acesso a essas escritas, leia o que normalmente escrevem de forma espontânea; como defendem seus argumentos, os assuntos sobre os quais gostam de externar sua opinião e como o fazem, etc.
Mas existe uma maneira de nos protegermos contra os que investigam e querem saber quem somos nós, "depois da meia-noite", ou, quem é aquele que se esconde sob o anonimato de um teclado de computador.
Os blogs e os fóruns de debate são como a lâmina de cultura sob o microscópio do pesquisador.
Então, nós que gostamos de escrever, como nos protegeremos destes curiosos investigadores ou juízes de comportamento?
Simplesmente saindo antes deles quando for dado o sinal de partida.
É necessários que façamos auto-análise. Comecemos por nos conhecer em profundidade observando nossas reações e desejos.
Em alguns pontos, nós mesmos reconheceremos, em nós, certas excentricidades.
Algumas coisas nos irritam intensamente.
Comecemos por aí.

Um sábio do passado dizia: "homem, conheça-te a ti mesmo".

Nossas ações causam no meio uma reação interpretada pela nossa mente como sendo "agradável ou desagradável" e o nosso EGO racionalmente e naturalmente tende intencionar somente ações que reajam sensações  agradáveis, indiferente ao sofrimento alheio ele se acha o centro do universo adotando a crença do Egocentrístico.
Racionalmente poderíamos afirmar que o nosso ser é um produto dos sentindo físicos, reagindo nossas ações, a ações dos outros e também ações da natureza mecânica.
Mas na verdade quem forma  a personalidade é a nossa vontade, é ela quem julga as sensações vindas do mundo físico e decide qual deverá ser sua próxima ação.
Então o meio pode influenciar o ser, mas somente até onde a vontade dele permitir , isso justifica porque pessoas sofrendo sentimentos e ações externas  parecidas desenvolvam personalidades distintas e muitas vezes contrarias.
Quanto a participar em discussões em blogs, penso que seja uma forma de melhorar a cultura, trocar ideias  conhecer diversos pontos de vista, sendo feito isto com respeito, só acrescenta ao ser.
o problema é quando pessoas inseguras e intolerantes tentam impor suas idéias como verdades absolutas, quando contrariadas não possuindo maiores recursos argumentativos passam adotar o ad homine.
Sem falar dos mimimimimis que apelam para o clube do bolinha, onde o dono da bola é que manda no jogo, este tipo de crianças  me divertem muito,pena que não aguentam ficar por muito tempo.

obs, com todo o respeito ao Sr. Spencer e aos demais foristas deixo claro que não me refiro ninguém do CC, e sim a blogs em geral

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #157 Online: 04 de Abril de 2016, 16:07:21 »

Não há evidência nenhuma de paraísos, danações ou espíritos.

sim ha evidencias improváveis, mas racionalmente esta correta, de fato o nosso corpo voltara para a mesma energia que o formou.
Qual seria a menor probabilidade existir vida ou continuar fazendo existir ?
e qual seria a probabilidade  dessa mesma  energia poder voltar associar o mesmo elemento racional ?

Nos moldes que você 'raciocina' sequer pode existir uma pergunta científica.

e quais seriam ?

mas estudos que se baseiam na Física Quântica têm avançado em pesquisas envolvendo crianças que dizem se lembrar de vidas passadas.

besteira. Tolice.

Não existe nenhum estudo minimamente sério neste sentido.

de fato tentar provar isto deve ser tão difícil quanto querer provar  a própria sanidade mental

O Dr. Jim Tucker é professor de Psiquiatria e Ciências Neurocomportamentais da Universidade de Virginia, nos EUA, e há décadas se dedica ao estudo de casos dessas crianças. Apoiado pelos estudos do professor Ian Stevenson, falecido em 2007, ele reúne mais de 2,500 casos, datados desde 1961.

Outros foristas já mostraram que tais "estudos" não passam de bobagens ou erros de interpretação seus.

pré conceitos  :vergonha:

Segundo ele, 70% das crianças que apresentam alguma suposta memória de vida anterior trazem a lembrança de uma morte violenta, sendo 73% deles garotos – nas estatísticas de mortes reais, a morte por causas violentas tem os homens como vítimas em cerca de 70% das vezes.

A parte em negrito explica tudo.

sim não se pode provar verdadeiro nem falso.

Ainda de acordo com suas pesquisas, as crianças que apresentam esse tipo de memória têm entre 2 e 6 anos e 20% delas carregam marcas de nascença ou deformidades que se aproximam do local do ferimento da morte.
http://www.hypeness.com.br/2015/03/5-casos-curiosos-de-criancas-que-afirmam-se-lembrar-de-suas-vidas-passadas/

Apresente o estudo original ou alguma revista realmente científica em que ele tenha sido publicado.

neste caso ônus da prova é seu, prove que os dois cientistas são falsos
mas, independente da veracidade desses fatos é que podemos perceber personalidades natas em crianças que ainda nem aprenderam a falar e quando começam só comprovam o que antes só demonstravam por gestos.

E?
evidencia que a criança ja traz consigo uma personalidade

Ou seja, não estamos discutindo nada com base científica.

Apenas a mitologia que mais lhe encanta.
comportamentos do ser são mitologias ?

Onipresença não se relaciona diretamente com prazer ou sofrimento.
de onde tirou esta relação ?
Onisciência não tem relação direta com sadismo.

um pai que sabe que um filho ta indo por um caminho que ira se machucar e permite  é sádico ?

Resumindo: Qual é a ideia que você quer expressar com o blá-blá-blá supra?

o tópico aponta porque a maioria de ateus são de ex crentes: não foram atendido seus pedidos e as universidades disseram que eles tinham razão!
mas gostaria de entrar no mérito da formação da consciência

O Papai Noel é melhor em ouvir e atender pedidos.

Você perderia a aposta completamente. No tempo em que fazia pedidos para a deidade, sempre fui "atendido". Nunca tive um só grande e devastador dissabor ou problema, que fosse capaz de gerar uma "revolta".
há vá! agora permita-me ser ateu desse seu deus bonzinho  :quevedo:

O abandono da crença ocorreu por causa da ampliação do meu horizonte cultural e científico.
quanta ingratidão!
existe dois tipos de ex crentes bem comuns os que não foram atendidos e os fabricados por faculdades, como bem relata o tópico, você é mais um clássico, quando crente achava-se com a  razão e agora como ateu também, e quando voltar a mudar de opinião continuará achando-se com a razão tá certo então, parabéns!
porque assim conseguem se enxergarem mais racionais, no entanto a origem da razão crente e descrente permanece a mesma , ela é o fruto do sentidos físicos que criam suas realidades consciente, antes lhe inseriam a crença de que estavam certos e agora também.

Discordo.
Sem ter a pretensão de abarcar todas as possibilidades, o que se vê mais comumente é que a crença religiosa tem uma origem social mais comum e ampla porque o 'pensamento mágico' é mais visceral, afinal de contas, não precisa de nenhum conhecimento mais profundo, apenas usa um wishful thinking em larga escala.Embora muito mais difícil, o "descrente" pode obter informações suficientes para perceber as falácias e os equívocos doutrinários e conceituais de todas as religiões, superstições e misticismos. O conhecimento científico é incompleto mas ainda assim imbatível na tarefa de explicar aquilo que existe (universo) e aquilo que alguns pensam que existe (deuses - o bíblico inclusive, espíritos, fadas, duendes, etc).

não existe nenhum cientista teista ?

Sim. E?
E seu argumento é ilógico, de que toda crença é produto da ignorância procurando por magicas.
alem do que  existes crenças mais racionais e menos politicas

Conhecimentos  improváveis não existem ?

Sim.
Mas aí não se trata de Ciência.

a defesa fica satisfeita com a resposta

mas, embora imaterial o  amor  faz parte da ciência humana, então podemos prova-lo a terceiros ?

A existência é limitada pelos sentidos fiscos ?
Hein?
a ciência humana é limitada pelos sentidos fisicos, mas a existência não!

muito provavelmente crianças isoladas de culturas sociais sendo educadas sem nenhuma tendencia partidária teísta ou ateísta, devido haver fenômenos naturais, como visões de espíritos, sonhos proféticos, transmissão de pensamentos e principalmente pela natural intuição, a crença na existência de inteligencias imateriais nascerá naturalmente, mal grado todo ceticismo alheio.

Se não há nenhuma influência de "culturas sociais" (sic) como é que a criança poderá saber que se tratam de 'espíritos, sonhos proféticos, transmissão de pensamentos e a crença na existência de inteligencias imateriais'?
pela observação e convivência com esses fenomenos naturais
« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 08:02:36 por Criaturo »

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #158 Online: 04 de Abril de 2016, 16:47:50 »
Corrija os quotes em sua postagem.

Depois continuamos.
Foto USGS

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #159 Online: 04 de Abril de 2016, 17:20:04 »
ta ficando dificil tantos quotes!!!

mas tive sempre momentos de oscilação em relação a crença. Hoje vejo que o que mais me segurava na religião era o medo da morte, infernos estas coias. Mais do que amar Deus.

acidentes a parte, até uma criança sabe quando intenciona machucar outra
sim improvável aos outros mas não a voce mesmo, se duvida poderá fazer o teste

Se há uma intuição nata de que não se deve fazer isso. Porque ela o faz?

Já fiz o teste e volto naquela coisa de resultados positivos e negativos, Voce sempre tenderá a enxergar os acertos e esquecer os resultados negativos. Coincidencias acasos acontecem nãoo quer dizer que tem alguem mexendo os pauzinhos para que as coisas aconteçam. Para isso voce precisa demonstrar que isto ocorre mas como sabemos são apenas suas crenças.
Coisas boas acontecem a pessoas más e coisas ruins a pessoa boas. E tem pessoas más que passma a vida toda de boa. E nem adianta vir com "há mas eles um dia pagarão no além por isso"...nem vem com essa....

Quanto mais fui estudando a própria religião e a conhecendo mais fui me desvinculando. Saindo do deus abraamico, para um deus de amor, depois para um deus que preenchesse meus requisitos

quais seriam ?

ateus gostam de se sentirem livres, não aceitam que estão seguindo ordem morais de outros, como diz o tópico: o EGOs de ex crentes decidiram ser deus, isto é bem racional mas,  não  um elogio

Dificil vai ser voce provar que ordens morais vem do alem e não de nossas cabecinhas.
Liberdade não é pra qualquer um. Tem que ser muito responsavel pra ser livre.

Eu sei bem onde estou!

e onde acredita estar ?

Planeta Terra. Conhece?

conforme topico: "Mas socialmente falando quando é que ex-crentes passam a perder a fé ?
Normalmente quando começam a estudar filosofias e ciência baseada nos sentidos é que se vêem cada vez mais racionais, então suas razões materiais começam  a conflitar com a fé subjetivas inseridas neles"

concordo de fato a mente tenta reorganizar  Todo mundo fisico  percebido através dos sentidos, dessa formas racionalizadas abstratamente em partes limitadas para uma compreensão mais simples, surgem pensamentos mais ou menos racionais segundo padrão de outras consciências externas.
neste  processo a fé é oque nos move, pois sem fé não daríamos nem o próximo passo, se p fazemos é porque acreditamos que o movimento futuro acontecerá.

Entendo completamente. Mas pra mim funciona de outra maneira. Não duvido nada de que voce tenha fé.

Não me preocupo com uma suposta outra vida também. Me preocupo em viver esta vida bem e da melhor maneira possível vivendo e deixando viver.[/b]

Sentido, intenção. Se houve intenção há um sentido. Praticamente a mesma coisa.

Para algumas pessoas não haver sentido é desesperador. Para isso as religiões cumprem bem seu papel. Mas isso não significa que o que vendem é real. è como um placebo, que te acalma alivia, uma muleta psicologica. Se funciona. Vá em frente. Continue a crer. Ficar sem crenças não é facil. E não estou me vangloriando. Realmente não é facil ir contra a maré.
Eu já estou me acostumando com a falta de sentido. Não acho isso desesperador. Acho até fascinante que tudo isto possa ser obra do acaso. è ainda mais fascinante do que isso ter sido criado por alguma entidade.
« Última modificação: 04 de Abril de 2016, 17:28:00 por homemcinza »
Ceticismo é para poucos!

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #160 Online: 04 de Abril de 2016, 19:33:01 »
O problema não é a quantidade e sim o desconhecimento (ou incapacidade!) em fazer os quotes corretamente.
Foto USGS

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #161 Online: 04 de Abril de 2016, 19:43:02 »
Acho que a mente crente funciona em nested quotation.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #162 Online: 04 de Abril de 2016, 23:07:08 »
Acho que a mente crente funciona em nested quotation.

Pra você ver... ironicamente, nem a mente crentóide segue os ditames do Design Inteligente. hahahahahahahaha 
"O Alquimista é o supremo alquimista alfa e o ômega das transmutações aurintelectofilosofais."

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #163 Online: 05 de Abril de 2016, 06:43:51 »
Perdoem-me o uso de alguma mordacidade pueril, tão comum entre os céticos, mas tenho notado que respondo com clareza e seriedade aos questionamentos, e ainda que não concordem, o que é justo, quase sempre recebo cacarejos como respostas. Também notaram isto?

Offline Brienne of Tarth

• Nível 33
  • *
  • Ave, Entropia, morituri te salutant
« Resposta #164 Online: 05 de Abril de 2016, 12:02:50 »
Tenha a fineza e a honestidade de apontar quando e onde isto ocorreu e denuncie aos moderadores.

Ficar só de mimimi não adianta nada.
GNOSE

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #165 Online: 05 de Abril de 2016, 12:03:30 »

Já fiz o teste e volto naquela coisa de resultados positivos e negativos, Voce sempre tenderá a enxergar os acertos e esquecer os resultados negativos. Coincidencias acasos acontecem nãoo quer dizer que tem alguem mexendo os pauzinhos para que as coisas aconteçam. Para isso voce precisa demonstrar que isto ocorre mas como sabemos são apenas suas crenças.
Coisas boas acontecem a pessoas más e coisas ruins a pessoa boas. E tem pessoas más que passma a vida toda de boa. E nem adianta vir com "há mas eles um dia pagarão no além por isso"...nem vem com essa....

tai uma coisa que voce poderia se perguntar quando se da mal e se arrepende, e fica com aquela voz na consciência "eu sabia que não devia ter feito isso e agora ?"
o ser humano deseja ser livre de moralidades externas, por isso sempre esta atentando contra a moral espiritual e tambem contras as da sociedade, quando a casa cai se arrepende, porem muitas vezes continua insistindo no erro, segundo a dureza do próprio ser.
no caso seria testar a lei da ação e reação pois a intuição é da forma que voce disse mas, a reação sera segundo as suas obras.

ateus gostam de se sentirem livres, não aceitam que estão seguindo ordem morais de outros, como diz o tópico: o EGOs de ex crentes decidiram ser deus, isto é bem racional mas,  não  um elogio

Dificil vai ser voce provar que ordens morais vem do alem e não de nossas cabecinhas.

pelos contrario o ser mais racional é aquele que deseja o máximo prazer para si não importando-se com os outros, isso segundo a lei da sobrevivência.
o irracional seria aquele que sacrifica sua vida para manter a dos outros.
Tambem ao contrario do que diz, quanto maior a ignorância maior é a liberdade moral que inexiste, por exemplo o ser racional moralmente é privado de muitas vontades, ja os irracionais fazem o que desejam sem nenhum remorso,nem compromisso com a moralidade dos outros.
Então olhando  por esse angulo no principio Deus sendo onisciente estaria preso a sua própria ciência, ou seja moralmente impedido de fazer qualquer coisa, ao se fazer humano e ignorante nato  criou em si mesmo a liberdade total.

e onde acredita estar ?
Planeta Terra. Conhece?
pouca coisa por experiência própria  do pouquinho que eu conheço é tudo teórico. :(
como  pode ter certeza que esta esta em um sonho lucido, ou sendo iludido por uma matrix virtual.
e se quando morrer  despertar e perguntar a onde eu estou, responderam "vivo e acordado" mas e antes oque era tudo aquilo, responderam voce estava morto sonhando que estava vivo"

Para algumas pessoas não haver sentido é desesperador. Para isso as religiões cumprem bem seu papel. Mas isso não significa que o que vendem é real. è como um placebo, que te acalma alivia, uma muleta psicologica. Se funciona. Vá em frente. Continue a crer. Ficar sem crenças não é facil. E não estou me vangloriando. Realmente não é facil ir contra a maré.
Eu já estou me acostumando com a falta de sentido. Não acho isso desesperador. Acho até fascinante que tudo isto possa ser obra do acaso. è ainda mais fascinante do que isso ter sido criado por alguma entidade.

como se diz:" se não tem remédio , remediado esta" então o fato de acreditar que sua vida não faz nenhum sentido ,não te incomoda?
Então quando se sente  com alguma  razão, se ilude com um placebo?
vive por uma acaso, se não existe nenhuma razão então tudo o que voce pensa , sente ou faz não tem nenhum sentido ?

« Última modificação: 05 de Abril de 2016, 12:08:36 por Criaturo »

Offline homemcinza

• Nível 23
  • *
« Resposta #166 Online: 05 de Abril de 2016, 17:26:44 »

tai uma coisa que voce poderia se perguntar quando se da mal e se arrepende, e fica com aquela voz na consciência "eu sabia que não devia ter feito isso e agora ?"
o ser humano deseja ser livre de moralidades externas, por isso sempre esta atentando contra a moral espiritual e tambem contras as da sociedade, quando a casa cai se arrepende, porem muitas vezes continua insistindo no erro, segundo a dureza do próprio ser.
no caso seria testar a lei da ação e reação pois a intuição é da forma que voce disse mas, a reação sera segundo as suas obras.

De novo: nem todo mundo tem essa consciencia. Primeiro voce precisa provar que existe moral espiritual e não apenas algo mental por exemplo.

pelos contrario o ser mais racional é aquele que deseja o máximo prazer para si não importando-se com os outros, isso segundo a lei da sobrevivência.
o irracional seria aquele que sacrifica sua vida para manter a dos outros.
Tambem ao contrario do que diz, quanto maior a ignorância maior é a liberdade moral que inexiste, por exemplo o ser racional moralmente é privado de muitas vontades, ja os irracionais fazem o que desejam sem nenhum remorso,nem compromisso com a moralidade dos outros.
Então olhando  por esse angulo no principio Deus sendo onisciente estaria preso a sua própria ciência, ou seja moralmente impedido de fazer qualquer coisa, ao se fazer humano e ignorante nato  criou em si mesmo a liberdade total.

Não sei de qual ser voce esta falando, talvez de si mesmo. Pra mim liberdade é responsabilidade. Ma sei que alguns  crentes veem a palavra liberdidade com outros olhos pois sabem que isso irá mostrar o que realmente são.

A parte sobre Deus, simplesmente não entendi o que voce quis dizer. Deuses virando gente que tem medo da consciencia. Ah é muito pra minha cabeça....Não é por nada não, na boa, mas as vezes voce parece embolar o meio de campo. Alias pra começar deveria me mostrar que este Deus existiu ou existe. Se não nem compensa enveredar por esse caminho. Sério!

e onde acredita estar ?
Planeta Terra. Conhece?

pouca coisa por experiência própria  do pouquinho que eu conheço é tudo teórico. :(
como  pode ter certeza que esta esta em um sonho lucido, ou sendo iludido por uma matrix virtual.
e se quando morrer  despertar e perguntar a onde eu estou, responderam "vivo e acordado" mas e antes oque era tudo aquilo, responderam voce estava morto sonhando que estava vivo"

E se...e se...e se...e se...

....não sou eu que tenho as certezas, são os crentes, achoq ue ja deixei claro que não conheço as respostas

como se diz:" se não tem remédio , remediado esta" então o fato de acreditar que sua vida não faz nenhum sentido ,não te incomoda?
Então quando se sente  com alguma  razão, se ilude com um placebo?
vive por uma acaso, se não existe nenhuma razão então tudo o que voce pensa , sente ou faz não tem nenhum sentido ?

Não me incomoda mesmo e como eu disse: não fazer sentido não quer dizer que não dêmos sentido a ela. É exatamente o que buscamos, dar sentido das mais variadas formas, a Religião sendo uma delas.
Ceticismo é para poucos!

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #167 Online: 05 de Abril de 2016, 20:28:30 »
Tenha a fineza e a honestidade de apontar quando e onde isto ocorreu e denuncie aos moderadores.

Fineza; honestidade?
Vá tomar um calmante, querida, antes de participar.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #168 Online: 05 de Abril de 2016, 20:34:27 »

Fineza; honestidade?

Não, ela não precisa tomar calmante porque agora sou eu quem está pedindo a você que forneça os nomes dos que 'cacarejam' para as suas postagens.

Foto USGS

Offline Alquimista

• Nível 30
  • *
« Resposta #169 Online: 05 de Abril de 2016, 21:27:12 »

Fineza; honestidade?

Que grosseria, Spencer! Comporte-se bem com os colegas e trate-os com etiqueta. Seja polido ou, na falta de argumentos, é melhor ficar calado.

Offline Johnny Cash

• Nível 40
  • *
« Resposta #170 Online: 05 de Abril de 2016, 22:26:09 »
Spencer, talvez seja adequado, pra você mesmo, pensar e responder sinceramente: o que você espera tirar daqui?

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #171 Online: 06 de Abril de 2016, 09:14:19 »
A questão envolve uma certa falta de clareza, mas vamos lá: sempre que o alquimista responde aos meus posts ele vem com um tal de k k k k k k k k ou hahahaha, onomatopeia para cacarejo de aves - acho que vcs nem sabem o que seja isto. :P

Mas já que vcs de forma tão corporativista, nunca observaram as grosserias e flames com que a Brienne sempre responde aos meus posts,   Estou retirando meu cadastro do fórum.
« Última modificação: 06 de Abril de 2016, 09:43:47 por Spencer »

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #172 Online: 06 de Abril de 2016, 09:20:55 »
Estou retirando meu cadastro do fórum.

Fique com a gente. Vai lá nos tópicos de política e desça o sarrafo no Lula. Você vai ficar viciado igual a gente.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Spencer

• Nível 28
  • *
« Resposta #173 Online: 06 de Abril de 2016, 09:45:09 »
De fato minhas participações não foram muito apropriadas, reconheço; mas já era tempo. Obrigado a todos.

Offline Criaturo

• Nível 36
  • *
  • "sinto logo existo"
« Resposta #174 Online: 06 de Abril de 2016, 11:06:12 »

Coisas boas acontecem a pessoas más e coisas ruins a pessoa boas. E tem pessoas más que passma a vida toda de boa. E nem adianta vir com "há mas eles um dia pagarão no além por isso"...nem vem com essa....[/b][/i]
ja que afirma que pessoas do mal se dão bem, então por que continuar sacrificar-se na pratica do bem, por que não ser mais um adepto da lei de Gerson ? Se não existe justiça porque tenta ser justo, que isto utopia, ilusão ?
tanto la quanto  cá existem pessoas praticando o bem, quanto o mal , tal liberdade permite o embate e muitas vezes tambem o abate.
De novo: nem todo mundo tem essa consciencia. Primeiro voce precisa provar que existe moral espiritual e não apenas algo mental por exemplo.

e por que estas duas coisas não podem ser uma unica coisa?

leis morais humanas divergem segundo culturas mutáveis a lei espiritual são eternas e universais.
"não mataras" apresente uma pessoa em sã consciência afirmando que devemos matar a todos, começando por ela e a todos seus familiares?

Não sei de qual ser voce esta falando, talvez de si mesmo. Pra mim liberdade é responsabilidade. Ma sei que alguns  crentes veem a palavra liberdidade com outros olhos pois sabem que isso irá mostrar o que realmente são.
justifique

A parte sobre Deus, simplesmente não entendi o que voce quis dizer. Deuses virando gente que tem medo da consciencia. Ah é muito pra minha cabeça....Não é por nada não, na boa, mas as vezes voce parece embolar o meio de campo. Alias pra começar deveria me mostrar que este Deus existiu ou existe. Se não nem compensa enveredar por esse caminho. Sério![/b][/i]

ok

../forum/topic=28862.0.html#msg829493

Não me incomoda mesmo e como eu disse: não fazer sentido não quer dizer que não dêmos sentido a ela. É exatamente o que buscamos, dar sentido das mais variadas formas, a Religião sendo uma delas.

esta afirmando que céticos são tão iludidos quanto os crentes ?

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!