Eu até acredito que filmes e jogos possam causar um efeito dessensibilizador ou até estimular pessoas de cabeça mais fraca a perderem um pouco o senso de realidade, mas nem de longe podem responsabilizados --ou mesmo assumirem uma significativa da culpa-- pela violência. Suíça tem m monte de armas e o povo de lá vê os mesmos filmes e joga os mesmo jogos que o resto do mundo.
A causa da violência é multifatorial.
O Japão deveria ter um número significativo de mortes por katanas ou mechs, mas isso não ocorre. Então a influência é questionável.
A influência cultural já não é. Se se tá num país com cultura do malandro e do bandido exaltado isso pesa muito. Isso não parece ser o caso do Japão, mas no Brasil sim.
Você pensa antes de escrever, ou desconsideras mesmo que num país com "cultura de malandro", quem é malandro já não tem dificuldade alguma para conseguir armas?
Ou será que pensas que, ao liberarem o porte de armas, haverá um aumento no número de roubos, assaltos, entre outros crimes com o possível uso de armas de fogo?
E você pensa antes de ler?
Cara, às vezes você é engraçado. Você é daqueles tipos que se refutam sozinho, não consegue entender o que eu escrevo, e, ainda por cima, usa como argumento vídeos da internet.
Vejamos:
Malandro tem dificuldades pra conseguir armas?
Falta de interpretação sua:
Você pensa antes de escrever, ou desconsideras mesmo que num país com "cultura de malandro", quem é malandro já não tem dificuldade alguma para conseguir armas?
Isto é, você me fez a mesma pergunta retórica que eu te fiz.
Em que realidade paralela você vive? Já postei várias notícias sobre bandidos roubarem armas de uso exclusivo da polícia e do exército? Se isso não for malandragem, não sei o que seria.
Okey. Analisemos o contexto:
Wowbagger diz que a causa da violência é multifatorial, e que, por si só, a cultura pop não pode ser considerada como uma responsável de grande peso para o problema da violência.
Então o Lorentz responde assim:
O Japão deveria ter um número significativo de mortes por katanas ou mechs, mas isso não ocorre. Então a influência é questionável.
E então respondes assim:
A influência cultural já não é. Se se tá num país com cultura do malandro e do bandido exaltado isso pesa muito. Isso não parece ser o caso do Japão, mas no Brasil sim.
Se analisarmos com cuidado, veremos o seguinte:
Disseste que, num contexto em que se estava tratando sobre a influência da cultura pop sobre a taxa de homicídios e da possível legalização do porte de armas, e em reposta ao comentário sarcástico do Lorentz (que não deveria ter sido respondido de maneira séria por ninguém), disseste (e isso deduzo eu, já que seu comentário está um tanto quanto confuso) que a influência cultural não pode ser ignorada e que, num país com cultura de malandro, a legalização do porte de armas poderia influenciar negativamente (suponho eu) a taxa de crimes violentos (ou outro tipo de crime que se estiver discutindo aqui). Outra interpretação do seu comentário seria dizer que "filmes, games e desenhos violentos podem influenciar a violência", mas dado como me respondeste, fico com a alternativa anterior à essa.
E é aí que entra o meu comentário questionando o simples fato que "nesse país com cultura de malandro", independentemente da legalização do porte de armas, bandidos têm fácil acesso à armas, e se de fato, achas mesmo que se ao legalizarem o porte de armas, virá a ocorrer um aumento significativo no número de crimes com armas de fogo.
Eis que me respondes isso:
Malandro tem dificuldades pra conseguir armas? Em que realidade paralela você vive? Já postei várias notícias sobre bandidos roubarem armas de uso exclusivo da polícia e do exército? Se isso não for malandragem, não sei o que seria.
Me resta então perguntar a ti:
O querias dizer com esse comentário?
Porque postastes esses vídeos idiotas?
Achas mesmo que os bandidos precisam roubar suas armas da polícia militar e do exército, quando podem simplesmente contrabandarem essas armas, e outras armas ainda mais potentes, pelas fronteiras mal vigiadas de nossos país?
Ou será que as AK's 47 encontradas em nossas favelas em mãos desses bandidos são armas que são usadas por nosso exército?
Não?
E, por fim:
E ainda tem a questão de quem tiver porte legal de arma, vai ser pra armas que não chegam nem aos pés do que os bandidos usam.
Agnóstico, diga-nos, já que pareces entender tão bem do assunto, quão comum é as pessoas terem seus celulares e carteiras por bandido armados de fuzis?
Não tão comum?
Então a critica em seu "argumento" em relação a liberalização do porte de armas leves para auto-defesa é infundamentada em dados estatísticos, sendo, na verdade, mais um de seus espantalhos.