Autor Tópico: Bolsonaro  (Lida 74874 vezes)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
Re:Bolsonaro
« Resposta #950 Online: 17 de Maio de 2018, 16:25:59 »
Finalmente, eu percebi com mais clareza um lado positivo em Jair Bolsonaro ser eleito presidente em 2018. Bolsonaro presidente significa que o petista Ciro Gomes não será presidente a partir de 2019. Isso será verdade mesmo se eu escolher votar em branco no segundo turno.

É uma pena ter que apoiar Bolsonaro ou Alckmin apenas para não eleger o Ciro. Queria muito que Amoedo ou o Flavio crescessem nas pesquisas.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gaúcho

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
  • República Rio-Grandense
« Resposta #951 Online: 17 de Maio de 2018, 18:23:37 »
Se Paulo Guedes fosse o Ministro da Fazendo do Bolsonaro, dava até pra pensar em votar num hipotético 2º turno contra um Ciro da vida.
"— A democracia em uma sociedade livre exige que os governados saibam o que fazem os governantes, mesmo quando estes buscam agir protegidos pelas sombras." Sérgio Moro

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #952 Online: 17 de Maio de 2018, 18:27:25 »
Se Paulo Guedes fosse o Ministro da Fazendo do Bolsonaro, dava até pra pensar em votar num hipotético 2º turno contra um Ciro da vida.

Ele muito provavelmente será. Mas a grande dúvida é se ele será um novo Joaquim Levy.

Bolsonaro também já declarou que colocará militares em vários ministérios, incluindo o da educação. Fico pensando se isso é positivo ou negativo.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #953 Online: 17 de Maio de 2018, 18:46:13 »

Infelizmente, a história econômica recente depõe contra a ideia de salvação de um político dirigista econômico por um domador economista: http://maovisivel.blogspot.com.br/2018/03/amigo-urso.html?m=1
« Última modificação: 17 de Maio de 2018, 18:50:51 por -Huxley- »

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #954 Online: 17 de Maio de 2018, 20:48:55 »
Não estou certo se Bolsonaro é melhor opção que Ciro.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #955 Online: 17 de Maio de 2018, 22:25:49 »
Não estou certo se Bolsonaro é melhor opção que Ciro.

A equipe econômica de Ciro Gomes já anunciou implementação de fórmulas de fracasso testadas e comprovadas, leia-se, irresponsabilidade fiscal (abrir mão da receita previdenciária equivalente a 5,7% do PIB) e desvalorização artificial da taxa de câmbio (o que já teve resultados impactos desastrosos na inflação do Brasil no passado):

http://maovisivel.blogspot.com.br/2018/03/com-o-pe-esquerdo.html

http://maovisivel.blogspot.com.br/2018/05/picaretagem-mutante.html

Do lado bolsonariano, ainda não vi qualquer conjunto de propostas que chegasse a pelo menos empatar em potencialidade catastrófica como as de acima.
« Última modificação: 17 de Maio de 2018, 22:34:55 por -Huxley- »

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #956 Online: 26 de Maio de 2018, 21:16:44 »
Bolsonaro chegou a trabalhar para Ciro Gomes, em quem votou no primeiro turno, para então votar em Lula, contra Serra. Eu acho perfeitamente possível que ele mande o ministro da economia às favas ou mesmo o troque. Talvez algo de lá para cá seja indicação mais forte contra isso, mas eu desconheço.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #957 Online: 26 de Maio de 2018, 21:33:27 »
Bolsonaro chegou a trabalhar para Ciro Gomes, em quem votou no primeiro turno, para então votar em Lula, contra Serra. Eu acho perfeitamente possível que ele mande o ministro da economia às favas ou mesmo o troque. Talvez algo de lá para cá seja indicação mais forte contra isso, mas eu desconheço.

Mas para ser tão ruim quanto Ciro, Bolsonaro precisaria involuir significativamente. Basta ver a opinião de Ciro Gomes sobre Nicolás Maduro e a crise venezuelana exposta no vídeo  que o Pasteur mostrou recentemente. Ela é uma opinião típica do que Vargas Llosa chama de perfeito idiota latino-americano. Idem para a opinião dele sobre a "injustiça contra Lula". Bolsonaro ainda não anunciou renunciar uma receita de 5,7% do PIB, coisa que coloca Ciro Gomes num patamar fiscalmente pior do que Dilma.

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #958 Online: 27 de Maio de 2018, 12:15:42 »

Mas para ser tão ruim quanto Ciro, Bolsonaro precisaria involuir significativamente. Basta ver a opinião de Ciro Gomes sobre Nicolás Maduro e a crise venezuelana exposta no vídeo  que o Pasteur mostrou recentemente. Ela é uma opinião típica do que Vargas Llosa chama de perfeito idiota latino-americano. Idem para a opinião dele sobre a "injustiça contra Lula". Bolsonaro ainda não anunciou renunciar uma receita de 5,7% do PIB, coisa que coloca Ciro Gomes num patamar fiscalmente pior do que Dilma.

A opinião política de Ciro Gomes deve ser comparada a capacidade econômica de Bolsonaro e vice-versa? CG tem opinião favorável a Maduro e Bolsonaro até onde sei não demonstrou habilidade ou destaque na área sócio-econômica (nem com assistência de algum economista).

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #959 Online: 27 de Maio de 2018, 12:38:28 »

A opinião política de Ciro Gomes deve ser comparada a capacidade econômica de Bolsonaro e vice-versa? CG tem opinião favorável a Maduro e Bolsonaro até onde sei não demonstrou habilidade ou destaque na área sócio-econômica (nem com assistência de algum economista).

Impossível separar o conhecimento econômico do conhecimento do funcionamento das instituições políticas. O diagnóstico de Ciro sobre a crise venezuelana mostra que ele é um perfeito idiota não só em política, como em economia. Isso sem falar na ideia louca de abrir mão da receita previdenciária em meio a uma crise fiscal. As pessoas parecem subestimar o quanto um "intelectual ainda idiota" com ilusão de conhecimento pode ser muito pior do que um ignorante que reconhece grande parte de sua ignorância (caso de Bolsonaro no assunto Economia).
« Última modificação: 27 de Maio de 2018, 12:58:09 por -Huxley- »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #960 Online: 28 de Maio de 2018, 08:53:55 »

O Ciro Gomes agiu de forma mais responsável do que todos os  outros governadores, quando foi governador,  ele foi o único que  comprou adiantado a dívida pública do estado, e também  trabalhou com orçamentos equilibrados.

Essa história de que ele não se importa com o déficit na previdência está contrariando completamente tanto a prática como chefe de executivo municipal e estadual, que ele já  foi, como várias entrevistas feitas com ele, que eu já vi.

« Última modificação: 28 de Maio de 2018, 09:47:41 por JJ »

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #961 Online: 28 de Maio de 2018, 09:52:51 »
Altos e baixos do formulador do programa econômico de Ciro Gomes

Ele se saiu bem em temas como ajuste fiscal, câmbio e juros, mas escorregou sobre estatais e se enganou ao citar Plano Collor como exemplo de ação política

Por Maílson da Nóbrega

access_time 6 maio 2018, 20h41

O pré-candidato à Presidência da República, Ciro Gomes (PDT), participa de fórum em São Paulo (SP) - 27/04/2018
Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência (Nacho Doce/Reuters)

O economista Mauro Benevides Filho, responsável pelo programa econômico do presidenciável Ciro Gomes, buscou desfazer a imagem negativa que empresários e analistas têm do candidato.

Em entrevista deste domingo ao Estadão, ele se mostrou muito sensato em questões macroeconômicas. Ao eleger a situação fiscal como o principal problema a enfrentar, disse que “ajuste não pode ter ideologia”, aduzindo que isso é uma “falácia que precisa ser demolida, sobretudo entre o pessoal mais à esquerda”. Discordou frontalmente da tolice dita pelo coordenador do programa econômico do PT, Marcio Pochmann, para quem ajuste fiscal se resolve com crescimento.

Ele falou corretamente sobre câmbio e juros. “Câmbio é preço. Vamos favorecer a queda dos juros com condições de sustentação da economia e do setor público e não por decreto”. Qualquer economista liberal subscreverá essas afirmações.
Benevides Filho também falou bem de abertura econômica e sobre equívocos passados na concessão de incentivos fiscais, como os destinados à fracassada política de informática. Apoiou de certa forma a ideia de abertura da economia, afirmando, acertadamente, que ela se destina a “assegurar competitividade, eficiência e aumento da produtividade”. Negou que Ciro retomaria ativos privatizados e afirmou que a privatização é “uma ferramenta para ampliar a estrutura de produção do país”.
Ele também deu suas escorregadelas ao descartar a privatização da Petrobrás e da Eletrobrás, consideradas “áreas estratégicas”. Não se espera que Ciro apoie a venda da Petrobras, mas não dá para qualificar a Eletrobrás como empresa estratégica.

Na defesa de uma reforma da Previdência em parte baseada no regime de capitalização, Benevides parece não ter-se dado conta de que a ideia é inviável. O Tesouro não tem como enfrentar o custo da transição, quando deixa de arrecadar contribuições previdenciárias e mantém os gastos com o estoque de aposentados. Isso deu certo no Chile onde o déficit atuarial da Previdência era suportável e o governo gerava superávits fiscais primários. Benevides defende uma flexibilização do teto de gastos para abrigar investimentos. Trata-se de uma flexibilização perigosa, que abriria o caminho para outras.

Indagado se Ciro poderia fazer reformas difíceis em um Congresso fragmentado, Benevides Filho citou Fernando Collor, que “tinha seis deputados e confiscou a poupança”. A comparação não faz sentido. Collor baixou uma medida provisória para enfrentar o processo inflacionário, que todos desejavam. Pouquíssimos parlamentares estavam dispostos a rejeitar a medida, isto é, pagar para ver. As propostas de reforma de Ciro dependerão de projetos de lei e, mais difícil ainda, de reformas constitucionais.

Seja como for, o balanço da entrevista é positivo.

https://veja.abril.com.br/blog/mailson-da-nobrega/altos-e-baixos-do-formulador-do-programa-economico-de-ciro-gomes/

« Última modificação: 28 de Maio de 2018, 09:55:44 por JJ »

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #962 Online: 28 de Maio de 2018, 10:24:04 »
Maílson da Nóbrega está redondamente enganado. Se alguém diz que é a favor da disciplina fiscal, e, simultaneamente, defende uma operação de política econômica que impacta altíssima e negativamente o déficit público, então a opinião dela de que disciplina fiscal é importante vale NADA.

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #963 Online: 28 de Maio de 2018, 10:31:42 »

O Ciro Gomes agiu de forma mais responsável do que todos os  outros governadores, quando foi governador,  ele foi o único que  comprou adiantado a dívida pública do estado, e também  trabalhou com orçamentos equilibrados.

Essa história de que ele não se importa com o déficit na previdência está contrariando completamente tanto a prática como chefe de executivo municipal e estadual, que ele já  foi, como várias entrevistas feitas com ele, que eu já vi.

Esse raciocínio parece com o do peru indutivista. O peru indutivista acha que, como já faz 1000 dias que seu criador o alimenta e não o tenta matar, no milésimo primeiro dia, tudo estará bem. Mas só que o criador já anunciou que matará o peru na véspera de Natal, justamente no milésimo primeiro dia. Que relevância tem o passado nesta situação de inferência e gerenciamento de risco?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #964 Online: 28 de Maio de 2018, 10:35:41 »

Que relevância tem o passado nesta situação de inferência e gerenciamento de risco?

Ok. O passado de um político, as práticas passadas de um político não tem  relevância.   

:ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #965 Online: 28 de Maio de 2018, 10:42:22 »

Que relevância tem o passado nesta situação de inferência e gerenciamento de risco?

Ok. O passado de um político, as práticas passadas de um político não tem  relevância.   

:ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok: :ok:

O peru indutivista acha que pode prever eficazmente o futuro olhando para o retrovisor. Mas se o que o criador anuncia publicamente algo que contraria o que está no retrovisor, que relevância tem o que está no retrovisor?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #966 Online: 28 de Maio de 2018, 11:34:52 »

Você considera que  promessas e novos discursos são melhores indicadores de comportamento futuro do que o comportamento anterior do sujeito ?

Offline -Huxley-

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #967 Online: 28 de Maio de 2018, 16:29:24 »

Você considera que  promessas e novos discursos são melhores indicadores de comportamento futuro do que o comportamento anterior do sujeito ?

A frequência dos comportamentos disciplinados fiscais de Ciro Gomes não tem significado estatístico de previsibilidade, como teria a frequência dos números de jogos de azar ou a  frequência com que o cometa Halley passa perto da Terra. Diferentemente do que acontece em sistemas físicos, em sistemas sociais, as probabilidades são desconhecidas ou instáveis, pois no último caso o passado é não repetível. E, ademais, teríamos que levar em conta a probabilidade condicionada levando em conta o fato novo de que ele está fazendo uma promessa impopular: a maioria da população não quer saber de previdência em regime de capitalização. Ele conseguiria mais votos prometendo deixar tudo como está, como quer 70% da população. Por que diabos ele adicionaria um fator de risco de perda de eleição se ele não fosse ao menos tentar fazer o que anunciou fazer? Não faz sentido isso.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #968 Online: 28 de Maio de 2018, 17:46:40 »
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/05/bolsonaro-e-autor-de-projeto-que-pune-com-ate-4-anos-de-cadeia-quem-obstrui-vias-publicas.shtml

Olha só, isso é novidade...

Será que os caminhoneiros que bloqueavam as estradas com faixas de "Bolsonaro presidente" sabem disso?
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Pasteur

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #970 Online: 28 de Maio de 2018, 18:16:15 »
Ele fez um vídeo apoiando os caminhoneiros, mas pediu pra não bloquear as vias...

Offline Muad'Dib

• Nível 34
  • *
« Resposta #971 Online: 28 de Maio de 2018, 18:23:17 »
Segundo o mito, quem está bloqueando as estradas são os MST infiltrados.

Ferradura total.

Offline Skeptikós

• Nível 40
  • *
  • Séxtos Empeirikós
« Resposta #973 Online: 29 de Maio de 2018, 01:44:13 »
Ele fez um vídeo apoiando os caminhoneiros, mas pediu pra não bloquear as vias...
Acrescentando que os bloqueios que por ventura ocorreram ou ocorrerão seriam obra de infiltrados da CUT, do MST e demais movimentos de esquerda. O que ao meu ver ela como teoria da conspiração.
"Che non men che saper dubbiar m'aggrada."
"E, não menos que saber, duvidar me agrada."

Dante, Inferno, XI, 93; cit. p/ Montaigne, Os ensaios, Uma seleção, I, XXV, p. 93; org. de M. A. Screech, trad. de Rosa Freire D'aguiar

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #974 Online: 29 de Maio de 2018, 08:44:58 »
https://www1.folha.uol.com.br/poder/2018/05/bolsonaro-e-autor-de-projeto-que-pune-com-ate-4-anos-de-cadeia-quem-obstrui-vias-publicas.shtml

Olha só, isso é novidade...

Será que os caminhoneiros que bloqueavam as estradas com faixas de "Bolsonaro presidente" sabem disso?

Muita muita gente ainda não conhece o real Bolso. Quando começar a propaganda na TV certamente os concorrentes irão mostrar quem esse cara é realmente.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!