Autor Tópico: Adauto Lourenço  (Lida 101725 vezes)

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Offline Hold the Door

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Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #25 Online: 25 de Novembro de 2005, 00:09:42 »
Ei Aurélio, bem vindo ao clube cético!
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Offline Hold the Door

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Re: Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #26 Online: 25 de Novembro de 2005, 00:27:37 »
Citação de: Fernando
Atualizando.

Adauto Lourenço trabalhou sim no Oak Ridge Laboratory:
http://homer.ornl.gov/cbps/Publications.htm

PS: Alguém arruma o link do Cristiano.


T. Thundat, R. J. Warmack, D. P. Allison, A. J. Lourenco, T. L. Ferrell, and L. A. Bottomley, (1992). “Atomic Force Microscopy of DNA Strands Adsorbed on Mica: The Effect of Humidity on Apparent Width and Image Contrast,” Journal of Vacuum Science & Technology A 10(4), 630-5.  

Interessante. O artigo é de 1992, mas ele concluiu o mestrado em 1994. Assim, dizer que ele é "Pesquisador responsável em Sistemas de Imagem de Estruturas Atômicas" é licença poética.

Em qual ano exatamente ele se formou na Bob Jones? Se ele ainda estava se graduando quando trabalhou lá, então não passa de um intercâmbio de iniciação científica.
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Offline Zibss

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Re: Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #27 Online: 25 de Novembro de 2005, 10:31:27 »
Citação de: Angelo Melo
Ei Aurélio, bem vindo ao clube cético!



Valeu cara!
Como diria wilfredo (que zeus o tenha)..."O nível no fórum Religião é veneno  está caindo...." :roll:

Atheist

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Re: Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #28 Online: 26 de Novembro de 2005, 12:59:05 »
Citação de: Angelo Melo
Citação de: Fernando
Atualizando.

Adauto Lourenço trabalhou sim no Oak Ridge Laboratory:
http://homer.ornl.gov/cbps/Publications.htm

PS: Alguém arruma o link do Cristiano.


T. Thundat, R. J. Warmack, D. P. Allison, A. J. Lourenco, T. L. Ferrell, and L. A. Bottomley, (1992). “Atomic Force Microscopy of DNA Strands Adsorbed on Mica: The Effect of Humidity on Apparent Width and Image Contrast,” Journal of Vacuum Science & Technology A 10(4), 630-5.  

Interessante. O artigo é de 1992, mas ele concluiu o mestrado em 1994. Assim, dizer que ele é "Pesquisador responsável em Sistemas de Imagem de Estruturas Atômicas" é licença poética.

Em qual ano exatamente ele se formou na Bob Jones? Se ele ainda estava se graduando quando trabalhou lá, então não passa de um intercâmbio de iniciação científica.


"Pesquisador responsável em Sistemas de Imagem de Estruturas Atômicas" por um único trabalho onde ele aparece no meio dos nomes dos autores???

Na boa, não ligo se ele tem doutorado, pós-doutorado ou o que for. Quero um único trabalho publicado a partir dos dados de sua pesquisa, em revista científica séria, que corrobore o que ele escreve e fala para os crentes. Tendo isso, poderemos iniciar um debate sério. Caso contrário, não passa de fábula.

Offline Südenbauer

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Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #29 Online: 26 de Novembro de 2005, 14:08:30 »
Pode ser PhD em Física por Harvard, os argumentos dele sempre vão ser a infantilidade que são.

Rhyan

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Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #30 Online: 26 de Novembro de 2005, 18:17:09 »
Se alguém diz que o céu é amarelo, interessa saber se a pessoa é PhD e onde ela se formou?

Offline Hold the Door

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Re: Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #31 Online: 26 de Novembro de 2005, 18:55:12 »
Citação de: Atheist

"Pesquisador responsável em Sistemas de Imagem de Estruturas Atômicas" por um único trabalho onde ele aparece no meio dos nomes dos autores???

Com apenas a graduação, a única coisa em que você se torna responsável em física é por fazer todo o trabalho escravo...

Citação de: Atheist
Na boa, não ligo se ele tem doutorado, pós-doutorado ou o que for. Quero um único trabalho publicado a partir dos dados de sua pesquisa, em revista científica séria, que corrobore o que ele escreve e fala para os crentes. Tendo isso, poderemos iniciar um debate sério. Caso contrário, não passa de fábula.

Mas aí já está querendo demais Atheist. Não serve um trabalho meia-boca publicado em uma revista criacionista nem-tão-séria, sem revisão por pares?

Citação de: Rhyan
Se alguém diz que o céu é amarelo, interessa saber se a pessoa é PhD e onde ela se formou?

Para efeito de debate, interessar, não interessa. Mas quando a pessoa diz que o céu é amarelo porque ele é um PhD formado não sei aonde e que trabalhou na Nasa, isso é o que mais pesa na opinião dos leigos.
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Offline Perseus

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Re: Re.: Adauto Lourenço
« Resposta #32 Online: 26 de Novembro de 2005, 20:52:52 »
Citação de: Rhyan
Se alguém diz que o céu é amarelo, interessa saber se a pessoa é PhD e onde ela se formou?

Criacionistas da Terra Jovem usualmente são idiotas e entendem a sigla "Ph.D" do companheiro como "o enviado de Jesus".

Daí a babação de ovo generalizada por figuras patéticas que tendo doutorado ou não, sequer conseguem discernir Larmarck de Darwin.
"Send me money, send me green
Heaven you will meet
Make a contribution
and you'll get a better seat

Bow to Leper Messiah"

Offline Hold the Door

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #33 Online: 15 de Abril de 2006, 18:51:07 »
Link que foi postado na comunidade Evolucionismo vs Criacionismo com uma versão detalhada do "currículo" do Adauto. Leiam o que é dito:

Citar
Adauto J. B. Lourenço recebeu o seu Grau de Bacharelado em Física - Maio 1990
Minors: Matemática e Ciência da Computação. Tem também mestrado em Física, na área de matéria condensada (interações de energia entre superfícies metálicas e gases), através da Clemson University, Carolina do Sul, EUA, em Dezembro de 1994.
Durante os seus estudos de mestrado, o Prof. Lourenço planeou, dirigiu e executou mais de 450 horas de pesquisas no Max Planck Insitut für Strömungsforchung, Alemanha. Também realizou pesquisa cooperativa com o departamento Submicrom do Oak Ridge National Laboratory (E.U.A.), onde planeou, dirigiu e executou mais de 350 horas de pesquisa na área de nano tecnologia (microscopia de força atômica, STM e AFM) em conjunto com equipe da NASA.

O Prof. Lourenço é membro da American Physics Society e da Sigma-Pi-Sigma Society of Physics. Também lecionou por três anos em Física Aplicada na Clemson University (Clemson, EUA), três anos em cursos de Computação Gráfica no Greenville Technical College (Greenville, EUA) e quatro anos na área de Informática Aplicada no Centro Unisal Dom Bosco (Americana, SP).
Actualmente, ele está envolvido com um projeto da FAPESP na pesquisa para avaliação de equipamento anticorrosão, desenvolvendo ensaios para o IPT da USP e DEMa da UFSCar.
Há mais de 5 anos o Prof. Lourenço tem ministrado seminários e palestras sobre a Teoria do Desenho Inteligente para públicos universitários e não universitários no Brasil e no exterior. Os seus seminários Como Tudo Começou?, Evidências Em Favor do Criacionismo, O Dilúvio de Gênesis aos Olhos da Ciência, são conhecidos nacionalmente, bem como suas palestras sobre o Genoma Humano, Clonagem, Desenho Proposital e O Criacionismo na Escola Pública.
O Prof. Lourenço tornou-se membro fundador e presidente da AXIS International, uma
empresa voltada para a computação gráfica tridimensional, sendo a mesma prestadora de serviços para empresas nas áreas de novas tecnologias e conceitos, instituições de ensino e educação, agências governamentais, publicadoras, arquitetura, medicina, mecânica, e marketing.

Ele participa activamente da Igreja Presbiteriana de Limeira, como professor e palestrante para jovens e adolescentes. Seus hobbies são voltados para as áreas de música, arte, turismo, e desporto.

O Prof. Lourenço mora actualmente em Limeira, com a sua esposa Sueli, tendo eles três filhas:
Quezia, Joyce e Sarah.
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Offline Vito

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #34 Online: 15 de Abril de 2006, 19:52:14 »
Isso tem ver Adauto é físico o lugar biologia?

Offline Taleb

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #35 Online: 16 de Abril de 2006, 00:56:13 »
Aqui tem um debate do Adauto com o Fabris que era da str -> http://rapidshare.de/files/17535931/vejamso2.mp3.html

Offline Vito

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #36 Online: 16 de Abril de 2006, 02:58:04 »
Uai... não tem texto de debate Aduto, Cezar?

Offline Südenbauer

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #37 Online: 25 de Janeiro de 2007, 02:11:24 »
Up.

Offline Vito

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #38 Online: 25 de Janeiro de 2007, 02:28:32 »
Adauto Lourenço não existe mais. Ele não debate. Só faz palestra e picaretagem também.
O Silvia Gobbo já refutou sobre os estudos dele.
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=2467880&tid=2484490548249913673
Está bem metade. O Orkut está ruim acessar

Offline Charles

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #39 Online: 31 de Janeiro de 2007, 13:30:15 »
Olá pessoar,

Sou novo por aqui. Duas coisas:

(1) César, vc poderia postar novamente o mp3 deste debate?

(2) Eu já tentei conversar com o pessoal que assiste as palestras do Adauto, e até fui em uma delas. Contudo, no final fica a minha palavra contra a dele (sou biólogo com várias publicações na área de evolução). Seria muito útil se eu pudesse confrontá-lo com depoimentos de cientistas das universidades onde ele passou e que viram a qualidade das "evidências" que ele mostra. Alguém conhece um contato no ITA ou na UNIFESP (dois lugares onde eu soube que ele passou) com quem eu poderia conseguir mais informaçòes?



Atheist

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #40 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 02:52:17 »
Seja bem-vindo Charles.

Pois é. No final é sempre a "nossa" palavra contra a dele. E nas palestras dele os mais interessados já são doutrinados, estão lá apenas para fortalecer a fé. E nesse caso, a palavra dele sempre será da maior autoridade.

Offline Charles

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #41 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 09:48:58 »
Atheist, obrigado pelo boas vindas.

Isso é verdade de boa parte das pessoas, mas algumas mudam de opinião (como eu mudei). O problema é que temos abusos de ambos os lados, o que faz uma visão equilibrada ser difícil de se passar. Um exemplo de abuso do outro lado é o Dawkins, quem eu considero um dos culpados por este movimento criacionista reacionário. Pra quem tem experiência dos dois lados, é fácil notar que o Dawkins (que por sinal deve ter publicado uns 3 artigos científicos na sua carreira inteira) faz o mesmo que muitos criacionistas fazem: ficar batendo em bonecos de feno ridículos em vez de abordar as questões reais. E essa não é só a minha opinião. Veja a resenha do último livro dele no New York Review of Books pelo Allen Orr.
http://www.nybooks.com/articles/19775

Mas, é importante lembrar que um erro não justifica o outro, e os "equívocos criacionistas" precisam ser combatidos.

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #42 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 11:25:07 »
"O relojoeiro cego", acho que a primeira empreitada de Dawkins nesse tipo de argumentação, é de 86. Criacionismo, mesmo o moderno e ativo, é bastante anterior. Poderia-se inversamente, talvez mais adequadamente, "culpar" os criacionistas por Dawkins.

Offline Charles

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #43 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 12:13:03 »
bom, já há resquícios disso desde o gene egoísta de 76. E esta última leva de ID, etc vem a partir do final dos anos 90.

Contudo, ao longo dos anos, Dawkins tem se distanciado cada vez mais da ciência em si (fora o fenótipo extendido, não consigo lembrar de nenhuma idéia científica original do Dawkins, mesmo essa é muito fraca) e tem cada vez mais falado de coisas fora do escopo da ciência (ética, teologia, etc), mas com a idéia de estar falando "em nome da ciência".

Quando Dawkins fala que todas as pessoas religiosas são idiotas ou velhacos, isso não é uma estratégia muito eficiente para começar um diálogo. Note que não estou sozinho em condenar os abusos do Dawkins em nome da ciência... vide S.J. Gould, Allen Orr, Michael Ruse, etc. (nenhum deles criacionista).


Atheist

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #44 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 17:19:30 »
O problema maior é mais recente pelo avanço do protestantismo. No Brasil sentimos isso em menor escala pois a grande maioria ainda é católica ou se diz católica, e católicos não renegam totalmente a evolução, não são literalistas (em sua grande parte). Em países protestantes o problema é bem mais antigo.

Além disso, nos primeiros livros de Dawkins não há ataque à religião. Talvez seus últimos livros e entrevistas reflitam a imensa carga de cartas e emails que ele deve ter recebido dos criacionistas.

Eu ainda não sei qual a melhor estratégia. Talvez a estratégia dawkiniana esteja errada, talvez não. Até que ponto é válido debater com criacionistas? Onde há espaço para debate sério e imparcial? Em um mundo religioso, certamente há poucos espaços assim que sejam de ampla divulgação.

Offline Charles

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #45 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 18:51:18 »
Eu discordo. Atualmente, muitos dos cientistas cristãos como Francis Collins e Sir Ghillean Prance e Sir John Polkinghorne são protestantes. Por outro lado, há criacionistas fundamentalistas católicos e até muçulmanos, por incrível que pareça.

Quanto ao Dawkins, já no gene egoísta ele já faz um comentário infeliz e infantil sobre exegese bíblica (do tipo que os criacionistas fazem sobre ciência).

Eu realmente acho muito dificil que um cara como o Adauto vai admitir em publico as besteiras que ele faz. Mas acho que trazer as ideias para as pessoas, com paciencia e respeito, pode ser muito mais eficiente do que chamar todo mundo lah de idiota (o que nao eh verdade, jah que conheco muita gente boa que simplesmente nao tem a bagagem cientifica pra avaliar as evidencias).

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #46 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 19:47:07 »
bom, já há resquícios disso desde o gene egoísta de 76. E esta última leva de ID, etc vem a partir do final dos anos 90.
Bem, os criacionistas, mesmo recentes, antecedem ele de qualquer forma. Julgamento de Scopes, 1925... os criadores de versões modernas dos criacionismos (os da Terra velha, defensores da lacuna de tempo implícita no gênesis, e de "dia-era"), com exceção do ID; os descobridores/defensores de pegadas "humanas" junto com de dinossauros...  participantes de umas "sociedades de geologia do dilúvio" e coisas do tipo... Henry Morris... o ICR foi fundado em 1970.

Ou seja, não é como se fosse hoje por exemplo, que praticamente ninguém defende vitalismo ou éter luminífero, e eu publico um livro falando contra alguma dessas coisas, que de repente vão haver defensores dessa coisa formando organizações e publicando livros. Eles já estavam lá antes.


Citar
Contudo, ao longo dos anos, Dawkins tem se distanciado cada vez mais da ciência em si (fora o fenótipo extendido, não consigo lembrar de nenhuma idéia científica original do Dawkins, mesmo essa é muito fraca) e tem cada vez mais falado de coisas fora do escopo da ciência (ética, teologia, etc), mas com a idéia de estar falando "em nome da ciência".

Quando Dawkins fala que todas as pessoas religiosas são idiotas ou velhacos, isso não é uma estratégia muito eficiente para começar um diálogo. Note que não estou sozinho em condenar os abusos do Dawkins em nome da ciência... vide S.J. Gould, Allen Orr, Michael Ruse, etc. (nenhum deles criacionista).
Bem, acho que o Gould também escreveu mais divulgação científica do que artigos, e também não trouxe nada de genuinamente novo, apenas novos rótulos e espantalhos. Mas não vejo problema nisso, e não quero fazer um caso Gould vs Dawkins ou algo do tipo. Só acho que não há problema algum nele optar ou se ver obrigado a ser principalmente divulgador científico para o público leigo do que pesquisador mesmo.

Não me lembro dele ter feito tal comentário sobre religiosos, mas algo parecido sobre quem duvidasse da teoria da evolução, se não me engano.

Fora isso.... as críticas são gerais demais, e realmente não conheço muito dele. Assisti "a raiz de todo mal?" e li "o relojoeiro cego", além de "gene egoísta" e "escalando o monte improvável", e textos avulsos por aí.

Não me lembro muito bem dele defendendo impropriamente coisas fora do escopo da ciência como sendo científicas ou em nome da ciência. A coisa mais parecida que me lembro foi recentemente ele se posicionar contrariamente à pena de morte porque os condenados por crimes merecedores dessa poderiam ser objetos importantes de estudo para se aprender e quem sabe evitar que se repita no futuro. Mistura as duas coisas, ciência e ética, mas de forma que não acho inapropriada. E também não vejo problema algum nele opinar nesses assuntos fora de ciência.

Acho que ele é bem provocador, com títulos como "a raiz de todo mal?" em vez de algo mais politicamente correto, e é interessante que tenha alguém para colocar muitos dos pontos que ele coloca (pode ser ignorância minha, mas não conheço muitos autores atuais tão críticos das religiões), e ainda que não esteja certo em tudo, nada impede de qualquer um discordar também.

Mas acho que é mesmo, no mínimo um tanto de azar que ele tanto seja conhecido como defensor da evolução biológica e de ateísmo, por ajudar a reforçar a idéia de vínculo necessário entre as duas coisas defendida desonestamente por muitos criacionistas. Mas novamente, não vejo como "culpa" dele. O que fazer? Por desonestidade dos outros, ele teria que escolher uma ou outra coisa apenas como tema? Sei lá, isso me parece meio como dizer que as pessoas que trabalharam para comprar algum ítem mais caro como carro ou tênis, é que são culpados por serem roubados por ladrões.

Offline Charles

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #47 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 20:10:59 »
Em primeiro lugar, em nenhum momento falei que o movimento criacionista é por causa do pobre do Dawkins. Eu não o daria tanto crédito assim rs... Mas eu acho que a última iteração dos criacionistas, particularmente o ID, tem muito a ver com ele. Mas isso é só a minha opinião.

Quanto ao Gould, eu discordo plenamente. Ele fez inúmeros avanços em várias áreas, não só com respeito ao eq. punc. (que aliás eu acho uma idéia fraca por não ter mecanismos biológicos bem definidos). O seu artigo sobre os Spandrels de San Marco, o conceito de exaptação, seu trabalho de sistemática de moluscos, seus trabalhos pioneiros com David Raup no desenvolvimento de uma paleontologia quantitativa, sem contar no importante livro "Ontogeny and Phylogeny", que influenciou boa parte dos estudos de alometria nas últimas décadas. (dê uma olhada no nome dele no web of science ou no google scholar). Por outro lado, o dawkins só fez aqueles estudozinhos com galinhas e só, até onde eu sei.

A grande diferença da divulgação científica do Gould e do Dawkins é que o Gould abordava a complexidade da biologia evolutiva, suas nuances e diversidades, desde a paleontologia até a antropologia. Por outro lado, o Dawkins simplesmente chupou e fez uma caricatura grotesca das idéias de Haldane e W.D. Hamilton. Ele cometeu o erro crucial de confundir a metáfora (o gene egoísta) com a realidade.

Também não tenho problema algum com ele opinar sobre coisas fora da ciência. Mas a cadeira dele em Oxford é de divulgação científica, o que está cada vez mais escasso no que ele escreve. Dizer que a religião é a causa de tudo de ruim não só é factualmente errado (o ateísmo de Stalin e Mao Tsé matou muito mais gente que todas as cruzadas juntas, até onde eu sei). Eu acho que se alguém quer dialogar com um outro ponto de vista, é importante entender esse ponto de vista. O que o Dawkins faz é colocar no mesmo balaio o Francis Collins (do projeto genoma humano) e o Henry Morris. Como disse Michael Ruse "So long as his understanding of Christianity remains at the sophomoric level, Dawkins does not deserve full attention."

Sobre a escolha do Dawkins entre associar ou não evolução com o ateísmo, ele deveria ter o cuidado de separar o que é e o que nào é ciência (novamente, uma posição sobre a existência de Deus está completamente fora do escopo da ciência).

Offline Buckaroo Banzai

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #48 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 20:39:47 »
Quanto ao Gould, eu discordo plenamente. Ele fez inúmeros avanços em várias áreas, não só com respeito ao eq. punc. (que aliás eu acho uma idéia fraca por não ter mecanismos biológicos bem definidos).
Tem um tópico sobre isso. Eu, e as pessoas de modo geral (Dawkins por exemplo) acham que é algo que simplesmente se encaixa na teoria sintética, sem ser propriamente uma nova teoria.


Citar
O seu artigo sobre os Spandrels de San Marco, o conceito de exaptação
Eu diminuo um pouco a importância disso porque acho que não existiam só "panadaptacionistas" antes dele (e me arrisco a supor que ele inventou o termo "panadaptacionismo" para se referir a uns e outros meio relaxados/exagerados em explicações adaptativas), e quanto a exaptação, o próprio mecanismo de adaptação, por seleção natural, é sempre "exaptativo". A variação original de um caractere nunca surgiu "para" aquele fim específico no qual é selecionado. A idéia de co-optar funções, criando algo "novo" a partir de algo que não servia antes para aquilo então já existia desde Darwin. Também acho que já falavam antes em "pré-adaptação", ainda que Darwin talvez não tenha cunhado o termo.


Citar
seu trabalho de sistemática de moluscos, seus trabalhos pioneiros com David Raup no desenvolvimento de uma paleontologia quantitativa, sem contar no importante livro "Ontogeny and Phylogeny", que influenciou boa parte dos estudos de alometria nas últimas décadas. (dê uma olhada no nome dele no web of science ou no google scholar).
Essas coisas eu já não conheço, me referia apenas aos ítens anteriores, que é pelo que ele é mais conhecido.



Citar
Por outro lado, o Dawkins simplesmente chupou e fez uma caricatura grotesca das idéias de Haldane e W.D. Hamilton. Ele cometeu o erro crucial de confundir a metáfora (o gene egoísta) com a realidade.
Como assim?

Citar
Também não tenho problema algum com ele opinar sobre coisas fora da ciência. Mas a cadeira dele em Oxford é de divulgação científica, o que está cada vez mais escasso no que ele escreve. Dizer que a religião é a causa de tudo de ruim não só é factualmente errado (o ateísmo de Stalin e Mao Tsé matou muito mais gente que todas as cruzadas juntas, até onde eu sei).
Bem, isso até pode ser discutido... por exemplo, alguém poderia colocar o comunismo como religião, e manter mais "intacta" a afirmação (que na verdade foi uma pergunta) de que a religião é a raiz de todo mal... ou talvez com menor nível de conflito, tanto com religiosos e comunistas, defender que o ponto em comum é a fé/dogmatismo.

E ainda é possível uma praticamente saída peça esquerda dizendo que o título é mais para ser chamativo mesmo, polêmico, melhor que "será que a fé não é necessariamente algo bom?", que concordemos, é um título mais fraco, ainda que talvez mais correto. Meio como "o gene da matemática", de outro autor, que não defende que haja mesmo um tal gene para matemática, mas que os seres tenham evoluído habilidades matemáticas.


Citar
Eu acho que se alguém quer dialogar com um outro ponto de vista, é importante entender esse ponto de vista. O que o Dawkins faz é colocar no mesmo balaio o Francis Collins (do projeto genoma humano) e o Henry Morris. Como disse Michael Ruse "So long as his understanding of Christianity remains at the sophomoric level, Dawkins does not deserve full attention."
Mas quando ele colocou os dois no mesmo balaio?

Eu não sei, mas acho que a opinião dele deve ser meio no sentido de que, contanto que não se tente comprovar cientificamente as crenças religiosas, ou não se tente defender cientificamente as crenças, ok. Que é praticamente o que eu penso. E ao mesmo tempo, discordar da crença, obviamente.

Citar
Sobre a escolha do Dawkins entre associar ou não evolução com o ateísmo, ele deveria ter o cuidado de separar o que é e o que nào é ciência (novamente, uma posição sobre a existência de Deus está completamente fora do escopo da ciência).
Bem, eu acho que a associação é mais incidental do que de fato... não me lembro de algo como "evoluímos assim e assado...... logo não há deuses".

Offline Wolfischer

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Re: Adauto Lourenço
« Resposta #49 Online: 01 de Fevereiro de 2007, 22:44:21 »
O problema maior é mais recente pelo avanço do protestantismo. No Brasil sentimos isso em menor escala pois a grande maioria ainda é católica ou se diz católica, e católicos não renegam totalmente a evolução, não são literalistas (em sua grande parte). Em países protestantes o problema é bem mais antigo.
A Europa é cheia de países protestantes e o problema é desconhecido por lá. Os EUA têm um tipo particular de protestantismo, o fundamentalismo, este sim é muito mais tacanho do que a igreja romana já foi algum dia.

 

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