Vamos lá. Primeiro respondendo o colega Banzai:
Eu acho que estamos perdendo o foco na nossa discussão. Eu não queria discutir a validade de algumas das idéias do Gould, mas só afirmar que ele sempre se manteve ativo publicando artigos científicos, ao contrário do Dawkins. Uma busca do Gould no web of science mostra centenas de artigos científicos ao longo de sua carreira (tirando os artigos da Natural History), enquanto que Dawkins não publicou nenhum estudo científico com dados originais nos últimos 25 anos (acho que o último foi em 79).
Os temas que você não conhecia na verdade são as suas principais contribuições na área de pesquisa dele, que é a paleobiologia.
Quanto à idéia do gene egoísta, todas as idéias originais sobre a teoria de aptidão inclusiva (de onde a idéia do gene egoísta faria parte) foi desenvolvida por Haldane e W.D. Hamilton. Nada é original do Dawkins (ao contrário do que muita gente pensa) fora a história da barba verde, que até hoje não convence muita gente.
Quanto à chamar comunismo de religião, bom, daí não tem como perder. Vc pega qualquer coisa ruim e chama de religião, e vc ganha por default.
Quanto a colocar Collins e Morris no mesmo balaio, ele faz isso o tempo inteiro quando coloca todas as pessoas com posições teístas na mesma classificação, as chamando de idiotas, que suas idéias são como um vírus, etc. Eu acho que você está equivocado quando diz que ele pensa que "contanto que não se tente comprovar cientificamente as crenças religiosas, ou não se tente defender cientificamente as crenças, ok". No seu último livro, ele iguala levar os filhos pra igreja no domingo como "child abuse" (que tem conotações muito negativas em inglês, e pode ser usado para coisas como estupro e trabalho forçado).
Respondendo ao colega Wolfisher, a origem e o desenvolvimento do criacionismo nos EUA foram muito bem estudados pelo historiador Ronald Numbers, e vale a pena dar uma olhada no material dele.
Respondendo ao colega Atheist, eu estava me referindo `a exegese (tradução e interpretação de um texto antigo) sobre a idéia de Maria ser virgem. O Dawkins disse que isso é um erro de tradução. Você pode imaginar como isso irritou muita gente, inclusive liguistas que estudam estes textos antigos há décadas. Eu achei uma manobra barata pra ganhar visibilidade, muito semelhante a o que os criacionistas fazem com relação à ciência.
Quanto a chamar de idiota, eu morei muitos anos nos EUA e sei que essa interpretação seria muito remota. Ele realmente estava os chamando de idiotas. Na verdade não é de um livro, é uma entrevista dele. Eu posso tentar achar de novo, se for de interesse.
Quanto eu me referi à influência do Dawkins no movimento do ID, eu realmente não estava me referindo à origem da idéia (que realmente concordo com vc que é uma repetição do Paley). Eu estava me referindo ao movimento político/legal dos últimos tempos, com o Discovery Institute e tal.
Não quero me extender muito, por isso só tenho um comentário final sobre o Dawkins. Quando Gould fazia divulgação científica, ele abordava questões importantes na biologia evolutiva, como alometria, o papel das extinções em massa pra dinâmica macroevolutiva, homologia, etc.. São questões que fazem com que o leitor aprenda mais sobre o que realmente acontece na área de biologia evolutiva. No caso do Dawkins, isso não acontece. Ele pegou uma idéia do Haldane e do Hamilton, fez uma analogia interessante, dizendo que genes seriam "egoístas" e daí essencialmente explorou essa única idéia de várias formas. Isso dá a impressão aos leitores (muitas das pessoas que eu conheci que leram o gene egoísta) que tudo está resolvido, que tudo é fruto dos genes egoístas, que não há a necessidade de uma teoria evolutiva hierárquica com seleção em vários níveis, etc. Essa caricatura simplista da dinâmica evolutiva mais atrapalha do que ajuda as pessoas a entenderem como o processo evolutivo é complexo. Como disse um dos Huxleys (não lembro qual, aliás eu agradeceria se alguém pudesse me ajudar a lembrar) "the problem with evolution is that everyone thinks they undestand it".(ou algo assim).