Rolou uma palestra do Adauto Lourenço ontem (16/10/08) no Instituto de Física (IFSC) na USP campus São Carlos.
No cartaz que se encontra espalhado pelo campus, lê-se:
Realização: Aliança Biblica Universitária
Apoio: IFSC
O interessante é que o IFSC soltou a seguinte nota:
Comunicado do IFSC
Utilização do Auditório do IFSC para palestra sobre criacionismo
A DIRETORIA DO IFSC COMUNICA que a palestra “O Universo – Teoria sobre a Origem - Criacionismo Científico“ a ser proferida por Adauto Lourenço, no Auditório Prof. Sérgio Mascarenhas, em 16/10/2008, não foi organizada pelo IFSC e não tem o apoio dessa Unidade ou da sua Diretoria, que veementemente repudia idéias obscurantistas ou anti-científicas, como a teoria criacionista ou afins, especialmente quando discutidas no ambiente nominado a emérito professor do IFSC que tanto tem se dedicado a erradicar essas idéias.
O Auditório foi cedido pelo IFSC de acordo com as normas específicas para sua utilização, que incluem a solicitação por escrito por docente responsável, nesse caso um professor do departamento de Engenharia Elétrica da EESC-USP, que ao fazê-lo explicitamente assume a responsabilidade pelo conteúdo do evento realizado.
A Diretoria do IFSC defende intransigentemente o multiculturalismo, a liberdade de pensamento e expressão, e o direito à voz e à livre manifestação de opiniões, e considera o debate amplo e aberto de idéias, teorias e modelos, o caminho científico correto para sua validação ou desqualificação. Nesse sentido, desde já, o IFSC se compromete a organizar no mesmo local, em data não superior a 30 dias, uma outra palestra a ser proferida por eminente biólogo, para a exposição clara sobre todas as centenárias evidências cientificas que demonstram a prevalência da Teoria da Evolução e dos modelos físicos da origem do Universo, de forma a contrapor com fatos as idéias e teorias obscurantistas.
São Carlos, 16 de outubro de 2008.
Prof. Dr. Glaucius Oliva
Diretor do Instituto de Física de São Carlos
Universidade de São Paulo
Ou seja, o logo do IFSC foi utilizado indevidamente. Além disso, esta mesma palestra não foi permitida na Federal de São Carlos, simplesmente não conseguiram a autorização. Sabe como conseguiram a autorização na USP? Segundo o ofício do IFSC que eles foram OBRIGADOS a ler antes do início da palestra ocorreu mais ou menos o seguinte: a liberação do auditório se deu pois o titulo da palestra originalmente apresentado pela ABU (aliança bíblica universitária) e que constava no documento de solicitação do auditório era "O Universo: Teoria sobre a Origem". E portanto quem liberou o auditório não viu nada de mais. Porém, depois que o auditório foi liberado o título da palestra foi trocado (não oficialmente, apenas nos panfletos de divulgação) para "O Universo: Teoria sobre a Origem - Criacionismo Científico". A propósito, ficou bem claro que o logo do IFSC com a inscrição "apoio", não foi autorizado (como pôde ser visto na nota que o IFSC soltou e com o ofício que foi lido antes do início da palestra) e isso gerou inclusive pedidos de desculpas por parte da ABU antes do início da palestra.