No início do tópico, me identifiquei como gnóstico, rosacruz, espírita e ocultista. Atualmente, estou em processo de desligamento de sociedades secretas - abandonei os pretensos "gnosticismos" em prol do Agnosticismo, tenho o kardecismo apenas como doutrina filosófica de aperfeiçoamento moral e gostaria de deixar alguns recados para os companheiros que estejam se aventurando no meio das fraternidades iniciáticas, que possam encontrar este tópico por meio de pesquisas, ou talvez já o acompanhem de alguma forma:
Não parece natural que um caminho de autoconhecimento e iluminação seja um por meio do qual nos tornamos cada vez mais sábios, lúcidos e conscientes? Entretanto, que dizer de supostos caminhos iniciáticos que, ao invés de promover nossa atenção e nosso esclarecimento, ou de incentivar nosso conhecimento e inteligência, estão profundamente interessados em, pelo contrário, nos tornar sugestionáveis? Por que, ao invés de estimular nosso intelecto e sua independência, se mostram tão dispostos a nos induzir transes e hipnotismo?
Primeiramente, nos convidam a sentar-nos com uma postura claramente passiva e hipnótica, e em seguida nos instruem a tomar esta ou aquela respiração. Parecem, tais exercícios, ferramentas para incentivar vossa razão e senso crítico? Não parecem, muito mais, utensílios para tornar nosso pensamento vago, nebuloso, passivo, submisso e sugestionável?
Em seguida, vos convido a refletir sobre os próprios ensinamentos. É certo de que um dos primeiros será o de que sua individualidade não representa sua verdadeira essência. Te dirão que você e sua personalidade são alguma espécie de "Eu Inferior". Haverá, é claro, um "Outro, um "Eu Verdadeiro", e sem dúvidas te dirão que o primeiro é uma ilusão, o Ego, o inimigo, o tentador - esmague sua individualidade! Consciência individual e independente é má e deve ser rejeitada! Quanto ao segundo, é óbvio que a tradição iniciática guiada pelos mais iluminados mestres-invisíveis-da-fraternidade-universal-do-sei-lá-o-quê te mostrará seu verdadeiro Ser!
Na terceira fase do processo, é evidente que a personalidade é inferior e desprezível, assim como todas as opiniões, críticas e questionamentos que dela derivam. Te dirão sobre como "o intelecto não pode compreender as verdades da alma" e afirmarão com toda a autoridade que você deve sentir e assimilar os ensinamentos gnósticos (sem que o raciocínio interfira). Com outras palavras, jogue no lixo o que restar do seu filtro de lógica e bom senso - se perca na embriaguez da especulação mística e, se você se sentir bem e não duvidar de nada, certamente estará no caminho correto!
Mais adiante, a organização mostra como ela é a última herdeira legítima, a representante autêntica de uma profunda sabedoria universal ou tradição primordial. É claro que todas as outras fraternidades iniciáticas parecerão dizer exatamente a mesma coisa, mas todas as outras são falsas! Só a sua é a verdadeira! Ela não tem nenhum vestígio histórico e documentado diante de todas as suas alegações extraordinárias, e, mesmo quando parece ter, não tem nenhuma apresentação coerente sobre o motivo dessa ou daquela tradição ser realmente merecedora de nossa dedicação. Mas, afinal de contas, tradição é tradição! Se alguns místicos esfarrapados de milênios atrás faziam certas coisas, certamente é porque eles eram grandes gnósticos da grande corrente da sabedoria salvadora universal, e não porque eram simplesmente ignorantes e supersticiosos.
Antes que seja tarde, é preciso lembrar que os indivíduos no topo de sua organização recebem a influência e comunicação direta das grandes inteligências cósmicas, hostes planetárias e hierarquias de cristo! Agora que eles são os grão-mestres eleitos e perfeitos do grau 9999 da suprema-ordem-da-hierarquia-real-não-sei-das-quantas, eles estão aptos para dirigir o trabalhado iluminado que é a atuação destas instituições sobre a evolução planetária!
Uma vez que já tenham alimentado seu insconsciente conforme centenas e centenas de leituras esquisotéricas, algum ponto de sua mente já está preparado para receber as experiências oníricas e alucinatórias que serão, sem dúvidas, tomadas como a iluminação pessoal intransferível e a confirmação inquestionável de todo o conhecimento esotérico ocidental. Neste ponto do progresso, é claro que sua personalidade antiga deve ser absolutamente rejeitada e abandonada, e substituída integralmente pelo seu novo Eu tão espiritual e iluminado, capaz de responder imediatamente aos estímulos hipnóticos e à programação neurolinguística cuidadosamente realizada em você por sua venerável, augusta e respeitável organização!
Ao final de todo o processo, seja condecorado e homenageado - você passou de hipnotizado para hipnotizador, e se tornará mais um voluntário servo da Grande Obra de sua determinada organização, pronto para angariar novos adeptos, iluminar os pobres profanos com a Arte Real e se aproveitar de um extraordinário esquema em pirâmide construído com os tijolos do medo, da fraqueza, do ego e da ignorância!
E, para os maiores interessados, não posso deixar de recomendar este vídeo no geral:
Por fim, agradeço mais uma vez a todos pelo debate e pela excelente semente plantada - esta sim, que floresceu como a mais verdadeira rosa da liberdade, sobre a cruz enterrada da superstição.
Palavras-chave: LECTORIUM ROSICRUCIANUM, ESCOLA ESPIRITUAL DA ROSACRUZ ÁUREA, AMORC, ORDEM ROSACRUZ, CRC, CONFRATERNIDADE DA ROSACRUZ, TOM, TRADICIONAL ORDEM MARTINISTA, FRA, FRATERNITAS ROSICRUCIANA ANTIQUA, ROSICRUCIAN FELLOWSHIP, FRATERNIDADE ROSACRUZ, ASSOCIAÇÃO INTERNACIONAL DE CRISTÃOS MÍSTICOS, MAÇONARIA