Já foi mostrado aqui no CC que o espiritismo é o que é: infantil, tosco, racista, filosofia e ciência de botequim. Se quiser, pode tentar nos convencer do contrário. Será que você consegue?
Companheiro; vc não é pessoa a quem se ensine as coisas da vida. Me parece maduro e inteligente.
Então, sabe que refutar qualquer princípio religioso em grupo cético, não requer muito esforço. Já disse a vc antes que a web oferece os argumentos que quisermos, contra ou a favor do que quer que seja, e vc sabe disso; é questão de paciência para pesquisar.
Então, o tal de
"Já foi mostrado aqui no CC que o espiritismo é o que é: infantil, tosco...",
é só mesmo no CC, afinal estamos num grupo cético; e mesmo assim, tenho quase a certeza de que nem todos os céticos pensam como vc que demonstra um radicalismo e virulência que assusta, a ponto de não merecer um debate isento, próprio do ceticismo que busca comprovações, mas não as rejeita a priori.
Faz desconfiar de que?
Vejamos. O grande problema das religiões é que se tornaram instrumento de dominação. Mas não somente isto; desde sua origem impregnou-se de elementos místicos, dogmáticos e supersticiosos. A pompa, a liturgia e o mistério caiam bem ao gosto do populacho. Ela adquiriu poder e influência em proporções colossais sobre povo e governos.
Afastou e oprimiu os pensadores, pois não compactuavam com aquelas práticas.
Instalou-se, justificadamente, esta separação entre ciência e religião.
Mas, muitos homens sábios e cultos tinham suas devoções à parte do movimento religioso, movimento este que se empenha em ignorar a presença, em seu meio, de pedófilos, corruptos e assassinos, evidenciando todas as misérias e fragilidade da natureza humana.
Surge o Espiritismo cuja missão consiste em consolar e esclarecer os simples e sofredores. Lançar luz e compreensão sobre os dogmas e mistérios do que possa ser considerado sagrado e santo.
Não se envolve,
enquanto doutrina filosófica e religiosa, com os interesses imediatistas da política e do dinheiro, das catedrais e palácios, pois compreende a fatuidade de tudo isto.
Mas, nem todo espírita, embora minoria, reza pela mesma cartilha e há, sim, excrescências, embora raras.
Não se vê falar que espírita suicidou, cometeu estupro. roubou, matou, caluniou, coisas essas tão comezinhas e aceitáveis entre os religiosos de todos os matizes, mormente nos dias atuais.
Inobstante, vem você, demonstrando radical e feroz aversão pela DE, desculpando todas as mazelas das demais, e vc não quer que se desconfie? Algo de estranho existe com seus julgamentos, meu caro, e isto sempre me deixou curioso.