Não, esquerda não virou sinônimo de socialismo, embora tenham uma forte correlação. Também espero que você não esteja pressupondo o conceito marxista de luta de classes como sendo defendido por todas as vertentes socialistas.
Eu não invento nada, quem trabalha com esse tipo de classificação são os cientistas políticos. E uma coisa básica é que é altamente recomendável não se ater dogmaticamente a nomes de partidos para deduzir a ideologia que defendem.
Não é sinônimo no meio acadêmico, mas infelizmente é no meio comum. Já falei aqui algumas vezes que esquerda não se baseia somente no socialismo, existem até correntes liberais alinhadas com a esquerda nessa falsa dicotomia.
Pois é. Mas usar essas definições distorcidas pelo senso comum acaba sendo apenas combustível para espalhar desinformação.
Existe realmente alguma vertente socialista que não acredita no conceito de luta de classes? Eu sei que sociais democratas (""""""socialistas"""""") tentam uma aproximação moderada entre as classes e rejeitam que exista uma real luta entre elas( o que irrita muito os marxistas). Mas existe alguma outra corrente do socialismo que não acredita nesse conceito?
O ambientalismo, por exemplo, é uma ideologia quase consensualmente considerada de esquerda e que não depende do conceito de luta de classes em seu cerne.
Também é importante sempre separar o que é o conceito original de luta de classes, de Marx, que se referia exclusivamente a classes sociais de acordo com a relação das pessoas com os meios de produção (como proprietários ou dependentes, burgueses ou proletários) com as analogias modernas desse conceito em outros campos, como a conflito de gêneros no feminismo, o conflito racial no movimento anti-segregação etc. Isso tudo é "luta de classes" com muitas aspas, sempre precisa ficar claro que é outro conceito apenas derivado do original marxista.