Proposta de exercício meio orkutóide: ordenar os possíveis candidatos a presidência na ordem de menor aversão, e relatando por que são menos ruins que o seguinte.
Candidatos sugeridos: Dória, Alckmin, Aécio, Serra, Lula, Cristovam Buarque, Marina, Ciro Gomes, Bolsonaro.
Cristovam Buarque, Alckmin - empatados em primeiro privisoriamente. Cristovam Buarque parece mais isolado de qualquer escândalo, apesar do passado petista. Também me "agrada" que os petistas estejam atualmente destilando seu veneno sobre ele, deve depor favoravelmente ao seu caráter. Por outro lado, acho que Alckmin leva vantagem por maior experiência executiva (embora Buarque tenha sido governador do DF). Votei uma vez em Buarque, parece o melhorzinho dos esquerdistas, sendo a favor das reformas (e do ensino básico). Sem ter ido analisar a fundo, parece que SP conseguiu com Alckmin resistir consideravelmente aos estragos petistas, por mais argumentável ser ainda aquém do possível, e ter havido negligências graves, como a da água, supostamente de culpa compartilhada com petistas. Sobre ele parece que pairam menos suspeitas do que sobre outros tucanos, exceto por Dória, empatado ou talvez até a frente nesse quesito.
Dória - se mostra promissor, apesar de alguns deslizes toscos (como a mudança de velocidade e talvez as operações na cracolândia). Por isso, e por ser menos associado ao PT que Marina, fica adiante.
Marina - devo ter votado nela também numa dessas eleições em que o PT venceu. Não me lembro de muita coisa, mas já na época não era bem o que tinha como "ideal," mesmo se tivesse sido a escolha de primeiro turno. Fico particularmente receoso de petezadas econômicas, mas ao mesmo tempo, parece que talvez seja infundado,
já que até houve aquela famosa divergência quanto a ela ser a favor da independência do BC, o que pode ser um sinal positivo.
Serra e Ciro Gomes - em algum momento considerei votar em Ciro Gomes, mas acho que acabei mudando de idéia já na época. De lá para cá só ouço falarem mais mal dele, com exceção de um séquito. Também já tive Serra como talvez primeira opção em algum momento, embora ele tenha se tornado progressivamente decepcionante nas campanhas, populista. Mas aqui talvez já tenha chegado no ponto em que talvez sejam os últimos em que consideraria votar para não votar nos piores. Ambos podem a qualquer momento perder a preferência o voto nulo.
Nulo - Como no último segundo turno. Infelizmente não venceu.
Tem a grande vantagem de não ser Aécio, Bolsonaro, e nem Lula, me permitindo menor peso na consciência.
Aécio, Bolsonaro, Lula - antes fosse o Trump, ou melhor, o Tiririca. Destes, Bolsonaro teria uma pequena vantagem, mas, por enquanto, ainda prefiro lavar as mãos.
Provavelmente em algum lugar dentre os "três primeiros" colocaria provisoriamente qualquer eventual candidato do Novo (oficialmente será o recém-ex-presidente do partido), mesmo que fosse só simbólico para o primeiro turno.
Sintam-se livres para análises mais técnicas que essas, seriam muito bem vindas.