Respondendo ambas as perguntas:
Cinco trilhões e 220 bilhões.
Mercado se mexendo, economia girando.
Esse é o "fim do mundo" que anunciaram para o maluco Trump no poder.
Não vou discutir economia.
Não sou economista nem trabalho com isso.
Mas leio notícias de ambos os lados e o comentário na Bolsa é que a economia está animadíssima desde que ele tomou posse.
Pasteur, que trabalha no Mercado de Ações pode explicar melhor.
Confio na honestidade dele, Pasteur, mesmo sabendo que ele detesta o Laranjão.
Agora é a sua vez de explicar por que, sob sua ótica, a economia nos EUA está estagnada ou sendo prejudicada depois da posse do cara.
Vou começar pelo fim.
Eu não afirmei que a economia do EUA foi prejudicada por ele, mesmo porque ela vem se recuperando gradativamente desde a segunda metade do primeiro mandato do Obama.
Ao afirmar que
E parece que ele não fez p... nenhuma em um ano.
foi apenas uma constatação. Ele não conseguiu acabar com o
Obamacare, como havia prometido, simplesmente porque muitos o consideram um programa razoável, até mesmo entre os republicanos.
Além disto ele retirou o EUA do acordo de Paris, sob a alegação pífia de que aquele acordo estava 'prejudicando a economia americana'. O que ele fez foi defender uma parte anacrônica da economia do EUA, que é a indústria do carvão da parte leste do EUA, prejudicando a pujante, ainda que nova, indústria das chamadas 'energias limpas', no qual o EUA é (era?) líder junto com a Alemanha e a China.
Outra tolice nacionalistóide foi a saída do Tratado Trans-Pacífico, no qual o EUA era o líder inconteste. Com a sua saída, as empresas da China e do Japão vão ocupar o vácuo comercial deixado pelas companhias estadunidenses.
O mercado financeiro NÃO é a economia real, embora exista uma forte relação entre ambos. De pouco adianta favorecer apenas algumas empresas dos setores mais antiquados e deixar o resto à míngua.
Por fim, um dos grandes problemas do EUA, que é o déficit gigantesco - e crescente - somente será resolvido quando houver uma brutal redução nas despesas militares.