Vou começar pelo fim.
Eu não afirmei que a economia do EUA foi prejudicada por ele, mesmo porque ela vem se recuperando gradativamente desde a segunda metade do primeiro mandato do Obama.
Ao afirmar que
E parece que ele não fez p... nenhuma em um ano.
foi apenas uma constatação. Ele não conseguiu acabar com o Obamacare, como havia prometido, simplesmente porque muitos o consideram um programa razoável, até mesmo entre os republicanos.
Além disto ele retirou o EUA do acordo de Paris, sob a alegação pífia de que aquele acordo estava 'prejudicando a economia americana'. O que ele fez foi defender uma parte anacrônica da economia do EUA, que é a indústria do carvão da parte leste do EUA, prejudicando a pujante, ainda que nova, indústria das chamadas 'energias limpas', no qual o EUA é (era?) líder junto com a Alemanha e a China.
Outra tolice nacionalistóide foi a saída do Tratado Trans-Pacífico, no qual o EUA era o líder inconteste. Com a sua saída, as empresas da China e do Japão vão ocupar o vácuo comercial deixado pelas companhias estadunidenses.
O mercado financeiro NÃO é a economia real, embora exista uma forte relação entre ambos. De pouco adianta favorecer apenas algumas empresas dos setores mais antiquados e deixar o resto à míngua.
Por fim, um dos grandes problemas do EUA, que é o déficit gigantesco - e crescente - somente será resolvido quando houver uma brutal redução nas despesas militares.
Concordo em parte com alguns itens que você colocou.
Mas a saída de alguns tratados, e até da UNESCO, se justificam pelas alegações de que os EUA estavam tendo desvantagens financeiras e comerciais em alguns deles.
Tanto que até o Japão teve que ouvir nessa semana de que algumas relações comerciais com aquele país terão que ser revistas.
Ou seja, ele sempre foi negociante/negociador e não tinha encontrado vantagens nos contratos pré-existentes.
Não tenho detalhes desses acordos nem me interessa saber.
Basta-me o que sai na imprensa.
Não me agrada discorrer de assuntos econômicos.
Eu podia pesquisar e obter mais argumentos, mas nem isso é um assunto atraente para mim nem desfruto de tempo necessário para essas empreitadas.
Mas desconfio fortemente que você e outros aqui possuem uma forte dose de rejeição ao presidente a ponto dessa, vou chamar aqui de birra, ser suficiente para embaçar suas opiniões.
O que é uma pena e demonstra comportamento infantil.
Para provar o contrário, desafio você a me apontar um ou alguns pontos positivos com a eleição dele.
Se não houver nenhum, me desculpe, mas você provou meu ponto.