Eu não tenho paciência de analisar todos os itens relacionados pelo senhor Constantino. Mas não posso deixar de mencionar cinco deles:
1 - Reduziu a dívida americana em 100 Bilhões de dólares!
Procurei e não achei nenhuma referência. Alguém pode ajudar?
2 - Está realizando uma reforma administrativa da máquina estatal e promovendo cortes de gastos administrativos do governo.
A principal notícia relacionada a este tópico diz respeito ao encolhimento orçamentário da EPA. E isto ocorre por causa da ignorância do presidente sobre os temas relacionados e, é claro, ao subsídio recebido em campanha pelas grandes companhias poluidoras do setor petrolífero.
3 - O número de pessoas desempregadas é o menor em 16 anos.
Um caso típico de falácia do tipo post hoc ergo propter hoc, ou 'depois disso, logo causado por isso'. Ora, ao longo de todo o segundo mandato do Obama a taxa de desemprego foi descendente. E ela subiu muito no primeiro mandato por causa da política desastrada dos republicanos no período 2001 a 2008.
4 - Anunciou a expansão de 21 bilhões de dólares no orçamento das Forças Armadas.
Ora, desde quando isto é algo positivo per se?
5 - Ampliou a área do Alaska que pode ser explorada para a extração de recursos energéticos.
Esta é de um mau caratismo infame. O fato de ter ampliado a área passível de explotação petrolífera não é, de maneira alguma, um aspecto positivo, mesmo que somente analisado sob o prisma econômico.
O motivo é simples. Todas as empresas estadunidenses que tem capital aberto, devem apresentar um balanço que inclua os custos e os passivos ambientais. Eventuais incidentes podem levar uma empresa a uma situação de insolvência.