Já as privatizações, tiveram seus altos e baixos, mostrando ser uma táctica não tão efetiva, pois se não for bem executada pode ferrar o Brasil por anos, exemplo são nossas provedoras de telefonia e seu cartelzinho legalizado ...
Como por exemplo uma tinha telefônica que hoje é de graça para adquirir e é feito em uma semana, ou um chip de celular que é comprado em minutos. Mesmo os serviços sendo ruins, houve uma evolução absurda. Ainda assim, o problema das teles não foram as privatizações, mas a conivência da Anatel, justamente por ainda ser a parte do governo nessa história toda.
Houve casos de empresas de telefonia de baixo custo que tentaram entrar no país e foram barradas pela Anatel, que serve às operadoras. Ou seja, o mecanismo para melhorar o sistema, que é a concorrência, existe e tem interesse, mas a parte que cabe ao Estado interfere até hoje.
Errado, o problema não é só a Anatel, mas também a maneira como foi feita as privatizações, Vamos aos Fatos:
1- Embratel - A venda dela foi logo após ter sido concluída uma Espinha dorsal de cabos de fibra ótica, foi algo muito moderno para época e que também recebeu um investimento massivo e controlaria na época todo o tráfego da América do sul , e foi entregado ( pois foi vendido como um "brinde" junto com a concessão ) à MCI . E também o nosso primeiro e único Satélite Nacional, entregado no pacotão junto, Tanto que até hoje o Brasil precisa de dados de outros países para fazer previsões meteorológicas e de evento geográficos. Ah, foi tudo vendido à MCI, empresa americana.
2- O nosso queridinho Ministro das comunicações havia anunciado ( Em linha telefônica da BNDES que foi grampeada ) que a MCI, levaria a Embratel, embora o leilão ainda não tivesse acontecido,
Talvez ele seja o nosso Nostradamus moderno3- Na Tele norte leste tivemos a venda, não só da empresa mas também da rede de cabos subterrâneos, e eu me pergunto como isso ajudaria o livre mercado visto que não há possibilidade de fazer outra rede de cabos subterrâneos para as cidades que já possuem um logo você acaba criando um monopólio
P.S. Isso ocorreu na Telesp e na Tele Centro Sul
4- Mais uma do nosso Nostradamus, Ele também adivinhou a Venda da tele norte leste para o Banco Oppurtunity, fora que também formou consórcios para garantir que que a Tele Norte Leste caia na mão dos nossos queridinhos Banqueiros da Oppurtunuty ( Ah esqueci de falar que esse mesmo banco teve influência através de espionagens e subornos na venda da Telemar )
5-Tem mais o problema com a Telesp Celular, onde foram vendidas as antenas em operação para UMA empresa, e por isso obteve vantagem sobre as concorrentes, limitando o uso das concorrentes..
Realmente o problema foi só a Anatel