Escolas e faculdades devem ser todas privadas, com sistema de voucher de acordo com a renda familiar. Baixa renda teria voucher integral, até zero voucher para as classes mais altas. Se não me engano, aqui na UFRGS, cada aluno custa uns 100 mil reais por ano, e a maioria é gente com boas condições financeiras. É um completo despropósito. Brasil deve ser o único país do mundo onde o rico estuda a vida toda em escola particular, e depois entra em universidade pública, e o pobre estuda a vida toda em escola pública e depois tem que pagar universidade particular.
Brasil único país no mundo?
Pode ser até que tenha piores
Nos EUA pelo menos tem escola públicas (não falo aqui de faculdade) e qualidade de ensino não é ruim.
Dependendo do caso, em faculdades privadas é até pior, pois em cursos onde há alta evasão (após alguns alguns períodos) a faculdade tem prejuízo por ter preparado infra-estrutura (salas de aula, laboratórios, etc), pessoal (professores, etc), etc. Já vi casos onde
turmas tem muitos alunos com notas baixas, coordenador dá uma mãozinha nas notas pra que alunos passem e não desestimulem eles pra continuar no curso (o que seria prejuízo financeiro pra faculdade),
induzir alunos a mentir pro pessoal do MEC (que faz visitas nas faculdades pra saber como anda qualidade das faculdades), dizendo que o curso anda bem (só pra não correrem risco de o MEC invalidar certificados e diplomas por descobrir que o curso anda irregular). Só mostrando que empresas privadas não são acima de qualquer suspeita.
Já faculdade pública grátis, mesmo muitas vezes tendo problema com verbas, não me parece ter rabo preso com alunos, já que não é paga por esses, não tem relação de cliente e contratado.
Voucher poderia ser aplicado em faculdades públicas onde maioria que tá lá sao pessoas mais ricas. Poderia fazer ago tipo imposto de renda, quem tem renda até certa faixa, é isento, quem tem renda maior pagaria mais de acordo com faixa de renda.
Falando nisso, fico imaginando que em países onde nem há um mínimo de iniciativa privada suficiente ou que não tenha experiência na área de educação, se o estado não seria necessário.
Nesse site aqui tem um ponto que já observei um tempo, problema da educação no Brasil não é por ela ser privada ou pública mas o tio de educação que é dado:
http://posgraduando.com/faculdade-particular-ou-publica-a-educacao-no-brasil-e-uma-farsaFora isso a escolha pelas particulares nos faz perceber um ensino cada vez mais mercantilizado, sucateado e pautado muitas vezes na Educação a Distância, outro engodo. Outro dia encontrei um erro de ortografia em uma prova do curso de Letras de uma IES EaD. Ou seja, a prova foi elaborada pela tutora. Agora como vou ser tutorado por uma pessoa que nem sabe o que está ensinado?
Na pós-graduação, escolher por uma IES particular, muitas vezes levará ao preconceito pelo resto da vida, principalmente no que diz respeito à stricto sensu.
Mas o caos não para por aí.
Até mesmo as universidades públicas já perderam em qualidade, porque os alunos que chegam até ela, chegam cada vez com menos bagagem. Apaga-se o sujeito, apaga-se a sua busca por uma Educação de qualidade e assim o Brasil cresce economicamente, mas paralisa-se na historicidade e a construção da justiça e igualdade social.
Por isso resta saber que para escolher – pública ou particular – propósitos, metas e objetivos precisam ser avaliados.
A pública pode ser sempre a melhor escolha. E aqueles que trabalham em uma universidade particular, sabem da dificuldade em fazer os alunos lerem, a pesquisarem e a terem uma responsabilidade na aquisição do conhecimento e da prática profissional. Na pública, os grupos de pesquisa ainda tentam aplacar essas barreiras. Somente com um esforço pela prática da leitura, escrita e valorização da cultura, que não a cultura apenas on-line, vá surtir efeito.