Autor Tópico: Escândalo JBS - Início do fim de PMDB e PSDB  (Lida 29433 vezes)

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
Re:Escândalo JBS - Início do fim de PMDB e PSDB
« Resposta #600 Online: 19 de Junho de 2017, 18:42:39 »
Qual seria o Timing perfeito para as denuncias, então? 2018?

Sim. As denúncias vieram após as gravações, que foram solicitadas pela PGR. Por quê solicitar agora se o Temer não pretendia quebrar o país ou se perpetuar no poder? Por quê a pressa a ponto de ignorar uma perícia?

As gravações foram solicitadas pela PGR?  :hein:

Offline Euler1707

• Nível 24
  • *
  • não há texto pessoal
« Resposta #601 Online: 19 de Junho de 2017, 18:45:22 »
POis é amigo, o Aécio não aceitou sua derrota é promoveu um terremoto na política e a crise ainda está aí.

Quem consegue governar com uma crise dessa?

Por um lado quem perde é o país, e do outro é necessário fazer uma limpeza, é isso o país ganha.
Hugo, a crise financeira de que o país vem passando não tem origem no senado, com o Aécio. Também não é culpa do Aécio a Dilma peitar o Cunha no congresso. Se ela foi incapaz de fazer as reformas econômicas necessárias, a culpa não é do Aécio.
Mas você está certo quando diz que não dá para se governar com uma crises dessas. É bom saber que nisso concordarmos.
:)

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #602 Online: 19 de Junho de 2017, 18:47:26 »
POis é amigo, o Aécio não aceitou sua derrota é promoveu um terremoto na política e a crise ainda está aí.

Quem consegue governar com uma crise dessa?

Por um lado quem perde é o país, e do outro é necessário fazer uma limpeza, é isso o país ganha.
Hugo, a crise financeira de que o país vem passando não tem origem no senado, com o Aécio. Também não é culpa do Aécio a Dilma peitar o Cunha no congresso. Se ela foi incapaz de fazer as reformas econômicas necessárias, a culpa não é do Aécio.
Mas você está certo quando diz que não dá para se governar com uma crises dessas. É bom saber que nisso concordarmos.
:)

Sim, concordamos... isso é lógico.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #603 Online: 19 de Junho de 2017, 18:51:24 »

"Eu prefiro o Lula solto".  Ou ele é condenado e vira ficha suja, ou concorre. Você não pode ter os dois.

Já que ninguém mais aqui conseguiu me mostrar, talvez tu consiga me mostrar uma ilegalidade no inquérito do Temer. Tudo que eu leio é "timing", "economia", "pense nas pessoas".

Vamos ver se eu consigo esclarecer qual o meu ponto.

Lula é réu em 5 processos, tem um caminhão de provas contra ele em várias esferas judiciais e possivelmente será condenado em, praticamente, todas.
O TRF-4 confirmará a sentença das que estiverem na sua alçada.
Portanto, Lula será condenado mais cedo ou mais tarde.

Apesar de a minha preferência não ditar a ordem legal das coisas, eu gostaria que a condenação "Ficha Suja" dele se desse DEPOIS das eleições de forma a que ele possa concorrer.
Porque eu tenho muita segurança de que ele não irá nem para o 2º turno.
E isso vai enterrar de uma vez por todas o mito que se criou em torno da figura.
E o PT vai perder seu eixo principal e vai descarrilar.

Lula é culpado e será condenado.
E é isso o que eu desejo.
Se der para ser depois das eleições, melhor.
Mas se não der, tudo bem.
O meu desejo é que seja.

Ilegalidades?
Pois não:

– utilizar em juízo, em parceria com Edson Fachin, uma prova ilícita (a gravação) não agride o Inciso LVI do Artigo 5º da Constituição? Janot segue a Constituição e as leis?

– um membro da PGR e uma delegada da PF darem a um intermediário de Joesley aula prática sobre delação premiada 15 dias antes de o açougueiro de instituições gravar o presidente não constitui motivo para anular a operação? Janot segue a Constituição e as leis?;

– o Artigo 8º da Lei 12.850 (a das delações), que trata das ações controladas, define:
“CONSISTE A AÇÃO CONTROLADA EM RETARDAR A INTERVENÇÃO POLICIAL OU ADMINISTRATIVA RELATIVA À AÇÃO PRATICADA POR ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA OU A ELA VINCULADA, DESDE QUE MANTIDA SOB OBSERVAÇÃO E ACOMPANHAMENTO PARA QUE A MEDIDA LEGAL SE CONCRETIZE NO MOMENTO MAIS EFICAZ À FORMAÇÃO DE PROVAS E OBTENÇÃO DE INFORMAÇÕES.”

Logo, o que se deu com Rocha Loures e Aécio Neves não foi “ação controlada”, já que não se retardou a intervenção policial. Aqueles atos caracterizam, isto sim, uma forma de “flagrante preparado”, o que não é, nem deve ser, aceito pela Justiça brasileira. Janot segue a Constituição e as leis?;

– o Parágrafo 4ª do Artigo 4º da lei 12.850, define:
“NAS MESMAS HIPÓTESES DO CAPUT, O MINISTÉRIO PÚBLICO PODERÁ DEIXAR DE OFERECER DENÚNCIA SE O COLABORADOR:
I – NÃO FOR O LÍDER DA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA;
II – FOR O PRIMEIRO A PRESTAR EFETIVA COLABORAÇÃO NOS TERMOS DESTE ARTIGO.”
Quer dizer que Joesley, que admitiu ter comprado quase 2 mil políticos, não era o chefe? Mais: ele ganhou os benefícios próprios de ser o primeiro a prestar efetiva colaboração? Janot segue a Constituição e as leis?;

– Janot recorreu diretamente a Edson Fachin para obter autorização para procedimentos policiais que só podem ser postos em prática depois de assinada a delação. E a dita-cuja assinada não estava. E Janot segue a Constituição e as leis?;

– Janot sabia que Fachin não era o relator de um caso que nada tinha a ver com petrolão, mas recorreu a seus préstimos, sob o silêncio de Cármen Lúcia. Ora, nem acusadores nem defensores podem escolher o juiz. E o procurador-geral escolheu. E Janot segue a Constituição e as leis?

– Estabelece o Parágrafo 6º do Artigo 4º da Lei 12.850, a das delações:
“O JUIZ NÃO PARTICIPARÁ DAS NEGOCIAÇÕES REALIZADAS ENTRE AS PARTES PARA A FORMALIZAÇÃO DO ACORDO DE COLABORAÇÃO, QUE OCORRERÁ ENTRE O DELEGADO DE POLÍCIA, O INVESTIGADO E O DEFENSOR, COM A MANIFESTAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO, OU, CONFORME O CASO, ENTRE O MINISTÉRIO PÚBLICO E O INVESTIGADO OU ACUSADO E SEU DEFENSOR.”
Já ficou claro e se revela nos autos que Fachin autorizou operações que ainda iriam viabilizar a delação premiada de Joesley, seu irmão e assessores. Logo, Fachin “participou das negociações realizadas”, em parceria com o procurador-geral. E Janot segue a Constituição e as leis?

Temer vai ter todo o tempo do mundo para ser julgado e possivelmente condenado em 2019.
A Justiça brasileira é reconhecidamente lenta.
Acelerar e atropelar um trem que já anda devagar vai acabar piorando o que já é ruim.

O que muitos de vocês chamam de reformas desfiguradas é o máximo que se pode ter com esse Congresso.
Entraria o presidente indireto que fosse que não conseguiria fazer as reformas como devem ser feitas.
Temer é exímio negociador. O que chamam de retrocesso nas reformas tem outro nome na vida real: negociação.
Aquele que quiser se eleger em 2018 jamais irá empunhar a bandeira das reformas.
Não porque sou eu que estou dizendo, mas porque reformas necessárias são necessariamente impopulares e ninguém vai querer enfrentrar a impopularidade num palanque.
O que resultará reformas nenhumas.

Ou fazemos as reformas negociadas, distorcidamente chamadas de desfiguradas, mas que vão dar algum fôlego ao país, OU fazemos reformas ZERO.
É isso que vocês querem? Reformas Zero?
Fica tudo como está? Previdência e Trabalhista?
Porque eu estou pra ver quem consiga dobrar esse Congresso que está aí.

Uma eleição indireta vai parar o país de novo. Vai fundar mais a economia.
As leis serão sim muito bem aplicadas em cima das costas de Michel Temer.
Ele pode acabar no colo de Moro.

Quem disse que eu não quero que as leis sejam aplicadas?
Quem disse que eu quero Lula inocentado?

Haja distorção!

(Obrigado, Lorentz.
Você foi o que mais se aproximou do que eu quis dizer)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #604 Online: 19 de Junho de 2017, 18:54:46 »

Não dá pra igualar o estrago que o PT fez com o estrago dos demais partidos.

Desculpa, mas essa pérola vai para minha coleção.

Amigo, o Pt governou 12 anos e os números da economia, emprego, etc.. são incomparáveis com outros governos.

Esses outros partidos que você fala, estão aí desde 1824 com a primeira constituição brasileira.

O FHC pegou um país com hiperinflação e o entregou sob controle. o PT pegou um país em desenvolvimento, sétima ou oitava economia do mundo, só pra administrar, e entregou o país quebrado, com o estado inchado, sem ter feito as reformas. A conta do PT chegou meio tarde, mas chegou.

Hoje somos a 14ª economia do mundo, se não me engano.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Gabarito

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #605 Online: 19 de Junho de 2017, 18:56:12 »
Mais algumas ilegalidades que me passaram batido:
Onde estão as evidências de ilegalidade? Pois não! Se seus donos e editores ainda não descobriram, eu digo.

– A gravação, EDITADA, da conversa com o presidente é uma prova ilícita, que fere o Inciso LVI do Artigo 5º da Constituição. Aceito, claro, um contra-argumento. Mas não me tragam “opiniões”. Cobro que evidenciem que a letra da Constituição foi suplantada por algum outro título legal;

– Edson Fachin nunca foi o relator natural do caso porque, obviamente, este nada tem a ver com o petrolão. Assim, violou-se o fundamento do juiz natural, triplamente assegurado na Constituição de 1988: Artigo 5º, incisos XXXVII (“Não haverá juízo ou tribunal de exceção”), LIII (“Ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente”) e LIV (“Ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal”).

Offline AlienígenA

• Nível 34
  • *
« Resposta #606 Online: 19 de Junho de 2017, 18:57:48 »

"ah mas a Dilma..." Ela era uma bomba venezueladora pronta para explodir. Precisava ser removida do poder a qualquer custo, o mais rápido possível.

Boa!  :biglol:

Viu? Você concorda que podem existir casos em que excessos e atropelos podem antes promover do que por em risco o Estado de Direito, só discorda dos motivos dos outros.  :)

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #607 Online: 19 de Junho de 2017, 19:00:28 »
O que muitos de vocês chamam de reformas desfiguradas é o máximo que se pode ter com esse Congresso.
Entraria o presidente indireto que fosse que não conseguiria fazer as reformas como devem ser feitas.
Temer é exímio negociador. O que chamam de retrocesso nas reformas tem outro nome na vida real: negociação.
Aquele que quiser se eleger em 2018 jamais irá empunhar a bandeira das reformas.
Não porque sou eu que estou dizendo, mas porque reformas necessárias são necessariamente impopulares e ninguém vai querer enfrentrar a impopularidade num palanque.
O que resultará reformas nenhumas.

Eu fico impressionado com o Euler e o Gaúcho não entenderem o que você escreveu acima. Temer estava conseguindo fazer (com muitas dificuldades, é verdade) o que Lula não fez/não quis. E estamos falando do Lula com 90% de aprovação, comprando imprensa, deputados, empresários e movimentos sociais.

Achar que basta entrar outra pessoa que tudo se resolverá é besteira. Mas de qualquer forma Temer tem que sair agora.
"Amy, technology isn't intrinsically good or bad. It's all in how you use it, like the death ray." - Professor Hubert J. Farnsworth

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #608 Online: 19 de Junho de 2017, 19:28:35 »

Amigo, o Pt governou 12 anos e os números da economia, emprego, etc.. são incomparáveis com outros governos.

Esses outros partidos que você fala, estão aí desde 1824 com a primeira constituição brasileira.

O FHC pegou um país com hiperinflação e o entregou sob controle. o PT pegou um país em desenvolvimento, sétima ou oitava economia do mundo, só pra administrar, e entregou o país quebrado, com o estado inchado, sem ter feito as reformas. A conta do PT chegou meio tarde, mas chegou.

Hoje somos a 14ª economia do mundo, se não me engano.

Caro Lorentz, é público e notório que FHC quebrou o país duas vezes ao ir ao FMI.

http://istoe.com.br/21697_FHC+NAO+DEIXA+SAUDADE/

Veja esta reportagem sobre o ranking econômico e verás que em 2013 o Brasil é o 6º e com possibilidades de ir para o 5º.

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/04/brasil-deve-recuperar-posto-de-6-maior-economia-em-2013-mostra-fmi.html

Em 2013 a taxa de desemprego era de 4.5%, que alguns diziam que era o pleno emprego.

Em 2014, meu caro, a situação política ficou crítica e Dilma não conseguiria governar mais. Olha o Temer na mesma situação.

Não tem país que aguente.
"O medo de coisas invisíveis é a semente natural daquilo que todo mundo, em seu íntimo, chama de religião". (Thomas Hobbes, Leviatã)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #609 Online: 19 de Junho de 2017, 19:47:51 »

Apresente os números e os contextos para que possamos analisá-los.

Outro forista fez isto e o que se viu foi um 'castelo de cartas'.

E o PT governou por 15 anos e não 12.
« Última modificação: 19 de Junho de 2017, 20:40:33 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #610 Online: 19 de Junho de 2017, 21:02:05 »

Caro Lorentz, é público e notório que FHC quebrou o país duas vezes ao ir ao FMI.

Pra ter quebrado uma segunda vez, então ele recuperou o país pelo menos uma vez. Tem um mérito aí que vocês petistas implicitamente concordam.

Mas tem que parar de usar esse termo porque "quebrar" é o que aconteceu agora. É muito mais grave do que essas tentativas de desqualificar o governo do FHC.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #611 Online: 19 de Junho de 2017, 21:09:03 »

http://g1.globo.com/economia/noticia/2013/04/brasil-deve-recuperar-posto-de-6-maior-economia-em-2013-mostra-fmi.html

Em 2013 a taxa de desemprego era de 4.5%, que alguns diziam que era o pleno emprego.

Já li em vários lugares faz um tempo que o cálculo da taxa de desemprego foi modificado nos governos do PT e passou a ser mais favorecedor. Em teoria não é confiável.

https://www.epochtimes.com.br/governo-manipula-para-baixo-taxa-desemprego-brasil/#.WUhm0inQ-Uk

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) situou a atual taxa de desemprego no Brasil em apenas 5,3% em outubro de 2012 e mais recentemente em 5% em outubro de 2013.

Ora, por que então os europeus não vêm correndo para cá? Nossa taxa só não é menor que da Suíça (3,1%) e Áustria (4,9%). Porém, além do IBGE, há também o índice do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) que situa o desemprego no Brasil em 10,5%. Como assim? Há 100% de erro então? Quem está certo?

Ninguém está certo! A taxa de desemprego é ainda pior. A metodologia aplicada pelo IBGE é absurda, sem a menor seriedade e mascara o índice verdadeiro.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #612 Online: 19 de Junho de 2017, 21:16:45 »

Apresente os números e os contextos para que possamos analisá-los.

Outro forista fez isto e o que se viu foi um 'castelo de cartas'.

E o PT governou por 15 anos e não 12.

1. Produto Interno Bruto:
2002 – R$ 1,48 trilhões
2013 – R$ 4,84 trilhões

2. PIB per capita:
2002 – R$ 7,6 mil
2013 – R$ 24,1 mil

3. Dívida líquida do setor público:
2002 – 60% do PIB
2013 – 34% do PIB

4. Lucro do BNDES:
2002 – R$ 550 milhões
2013 – R$ 8,15 bilhões

5. Lucro do Banco do Brasil:
2002 – R$ 2 bilhões
2013 – R$ 15,8 bilhões

6. Lucro da Caixa Econômica Federal:
2002 – R$ 1,1 bilhões
2013 – R$ 6,7 bilhões

7. Produção de veículos:
2002 – 1,8 milhões
2013 – 3,7 milhões

8. Safra Agrícola:
2002 – 97 milhões de toneladas
2013 – 188 milhões de toneladas

9. Investimento Estrangeiro Direto:
2002 – 16,6 bilhões de dólares
2013 – 64 bilhões de dólares

10. Reservas Internacionais:
2002 – 37 bilhões de dólares
2013 – 375,8 bilhões de dólares

11. Índice Bovespa:
2002 – 11.268 pontos
2013 – 51.507 pontos

12. Empregos Gerados:
Governo FHC – 627 mil/ano
Governos Lula e Dilma – 1,79 milhões/ano

13. Taxa de Desemprego:
2002 – 12,2%
2013 – 5,4%

14. Valor de Mercado da Petrobras:
2002 – R$ 15,5 bilhões
2014 – R$ 104,9 bilhões

15. Lucro médio da Petrobras:
Governo FHC – R$ 4,2 bilhões/ano
Governos Lula e Dilma – R$ 25,6 bilhões/ano

16. Falências Requeridas em Média/ano:
Governo FHC – 25.587
Governos Lula e Dilma – 5.795

17. Salário Mínimo:
2002 – R$ 200 (1,42 cestas básicas)
2014 – R$ 724 (2,24 cestas básicas)

18. Dívida Externa em Relação às Reservas:
2002 – 557%
2014 – 81%

19. Posição entre as Economias do Mundo:
2002 – 13ª
2014 – 7ª

20. PROUNI – 1,2 milhões de bolsas

21. Salário Mínimo Convertido em Dólares:
2002 – 86,21
2014 – 305,00

22. Passagens Aéreas Vendidas:
2002 – 33 milhões
2013 – 100 milhões

23. Exportações:
2002 – 60,3 bilhões de dólares
2013 – 242 bilhões de dólares

24. Inflação Anual Média:
Governo FHC – 9,1%
Governos Lula e Dilma – 5,8%

25. PRONATEC – 6 Milhões de pessoas

26. Taxa Selic:
2002 – 18,9%
2012 – 8,5%

27. FIES – 1,3 milhões de pessoas com financiamento universitário

28. Minha Casa Minha Vida – 1,5 milhões de famílias beneficiadas

29. Luz Para Todos – 9,5 milhões de pessoas beneficiadas

30. Capacidade Energética:
2001 – 74.800 MW
2013 – 122.900 MW

31. Criação de 6.427 creches

32. Ciência Sem Fronteiras – 100 mil beneficiados

33. Mais Médicos (Aproximadamente 14 mil novos profissionais): 50 milhões de beneficiados

34. Brasil Sem Miséria – Retirou 22 milhões da extrema pobreza

35. Criação de Universidades Federais:
Governos Lula e Dilma – 18
Governo FHC – zero

36. Criação de Escolas Técnicas:
Governos Lula e Dilma – 214
Governo FHC – 0
De 1500 até 1994 – 140

37. Desigualdade Social:
Governo FHC – Queda de 2,2%
Governo PT – Queda de 11,4%

38. Produtividade:
Governo FHC – Aumento de 0,3%
Governos Lula e Dilma – Aumento de 13,2%

39. Taxa de Pobreza:
2002 – 34%
2012 – 15%

40. Taxa de Extrema Pobreza:
2003 – 15%
2012 – 5,2%

41. Índice de Desenvolvimento Humano:
2000 – 0,669
2005 – 0,699
2012 – 0,730

42. Mortalidade Infantil:
2002 – 25,3 em 1000 nascidos vivos
2012 – 12,9 em 1000 nascidos vivos

43. Gastos Públicos em Saúde:
2002 – R$ 28 bilhões
2013 – R$ 106 bilhões

44. Gastos Públicos em Educação:
2002 – R$ 17 bilhões
2013 – R$ 94 bilhões

45. Estudantes no Ensino Superior:
2003 – 583.800
2012 – 1.087.400

46. Risco Brasil (IPEA):
2002 – 1.446
2013 – 224

47. Operações da Polícia Federal:
Governo FHC – 48
Governo PT – 1.273 (15 mil presos)

48. Varas da Justiça Federal:
2003 – 100
2010 – 513

49. 38 milhões de pessoas ascenderam à Nova Classe Média (Classe C)

50. 42 milhões de pessoas saíram da miséria

FONTES:
47/48 – http://www.dpf.gov.br/agencia/estatisticas
39/40 – http://www.washingtonpost.com
42 – OMS, Unicef, Banco Mundial e ONU
37 – índice de GINI: http://www.ipeadata.gov.br
45 – Ministério da Educação
13 – IBGE
26 – Banco Mundial
Notícias, Informações e Debates sobre o Desenvolvimento do Brasil: http://www.desenvolvimentistas.com.br
Anúncios

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #613 Online: 19 de Junho de 2017, 21:18:18 »
Não sei por qual motivo as pessoas falam que o FHC quebrou o país duas vezes quando no governo dele aconteceram três crises internacionais bem feias e o PT votava contra qualquer coisa fosse boa ou ruim.

Sim, o FHC fez muita coisa errada mas teve ajuda do PT para afundar o barco.

Aliás, as mesmas pessoas que dizem que o FHC quebrou o país duas vezes se esquecem que a dívida pública quadruplicou no governo Lulla e que o buraco em que estamos hoje começou a ser escavado em 2003.

Offline Lorentz

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #614 Online: 19 de Junho de 2017, 21:29:31 »
Beleza, Hugo. O Brasil cresceu no governo Lula, principalmente o primeiro. Qual foi o grande mérito do Lula? Qual foi a grande reforma, medida, lei, força-tarefa que propiciou isso?

Até onde sabemos, o único grande mérito do governo Lula foi manter a política econômica do governo FHC. O resto foi colher o que foi plantado, foi um pouco de sorte com o crescimento da China, e um pouco de irresponsabilidade com políticas de curto prazo.

Tudo isso causou uma explosão de crescimento, mas agora a conta chegou e estamos quebrados, e muito mais do que FHC poderia ter quebrado.

O estado cresceu mais do que a economia, e ficou difícil reverter isso e fazer o governo caber no orçamento novamente. A recessão dura 3 anos, e se não fosse tirada a Dilma, duraria mais.

Mas fica a pergunta novamente. Qual foi o grande mérito do governo Lula que permitiu esse crescimento? Cite a reforma, medida política, econômica, lei, etc.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #615 Online: 19 de Junho de 2017, 21:33:57 »
Não sei por qual motivo as pessoas falam que o FHC quebrou o país duas vezes quando no governo dele aconteceram três crises internacionais bem feias e o PT votava contra qualquer coisa fosse boa ou ruim.

Sim, o FHC fez muita coisa errada mas teve ajuda do PT para afundar o barco.

Aliás, as mesmas pessoas que dizem que o FHC quebrou o país duas vezes se esquecem que a dívida pública quadruplicou no governo Lulla e que o buraco em que estamos hoje começou a ser escavado em 2003.

Não havia reservas suficiente para suportar uma crise. Um espirro dos EUA, o Brasil ficava gripado.

Hoje o Brasil tem U$ 370 bilhões, contra U$ 37 bilhões em 2002.

Em 2008 ocorre uma das maiores crises do capitalismo. No Brasil foi uma marolinha.

Uma das maiores crises ocorreu em 2008.

http://www.brasil.gov.br/economia-e-emprego/2015/12/reserva-internacional-de-us-370-bilhoes-e-poupanca-que-fortalece-o-brasil

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #616 Online: 19 de Junho de 2017, 21:39:39 »
Só para ilustrar como o mundo maravilhoso das estatisticas funciona, aqui esta a classificacao  da nova classe média do governo  Lulla :

http://g1.globo.com/economia/noticia/2012/05/classe-media-tem-renda-entre-r-291-e-r-1019-diz-governo.html

https://www.terra.com.br/economia/governo-define-que-classe-media-tem-renda-entre-r-291-e-r-1019,0718490b3f731410VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
O governo brasileiro já tem uma nova definição para a classe média brasileira. Considerando a renda familiar como critério básico, uma comissão de especialistas formada pela Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República definiu que a nova classe média é integrada pelos indivíduos que vivem em famílias com renda per capita (somando-se a renda familiar e dividindo-a pelo número de pessoas que compõem a família) entre R$ 291 e R$ 1.019.

"Quem tiver renda per capita nesse intervalo será considerada classe média", disse

Engraçado que pesquisando notícias do governo Dilmão, basta pesquisa "Dilma atrasa pagamentos" para ver uns 200 resultados que citam atraso de salários,  pagamento de fornecedores, pagamento de dívidas em geral.

Então eu me pergunto quando vejo seus números, que fim levou tanto dinheiro que vc diz ter em caixa com tão bons resultados apresentados? A grana acumulada em 15 anos de governo sumiu entre 2013 e 2015?

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #617 Online: 19 de Junho de 2017, 21:42:11 »
Beleza, Hugo. O Brasil cresceu no governo Lula, principalmente o primeiro. Qual foi o grande mérito do Lula? Qual foi a grande reforma, medida, lei, força-tarefa que propiciou isso?

Até onde sabemos, o único grande mérito do governo Lula foi manter a política econômica do governo FHC. O resto foi colher o que foi plantado, foi um pouco de sorte com o crescimento da China, e um pouco de irresponsabilidade com políticas de curto prazo.

Tudo isso causou uma explosão de crescimento, mas agora a conta chegou e estamos quebrados, e muito mais do que FHC poderia ter quebrado.

O estado cresceu mais do que a economia, e ficou difícil reverter isso e fazer o governo caber no orçamento novamente. A recessão dura 3 anos, e se não fosse tirada a Dilma, duraria mais.

Mas fica a pergunta novamente. Qual foi o grande mérito do governo Lula que permitiu esse crescimento? Cite a reforma, medida política, econômica, lei, etc.

O PAC
•   ampliação estimada em R$ 6 bilhões, nos próximos dois anos, do limite específico para operações de crédito do setor público e para novas ações de saneamento ambiental, sendo R$ 1,5 bilhão para drenagem urbana;
•   ampliação em R$ 1 bilhão, em 2007, do limite de crédito para habitação popular;
•   criação de Fundo de Investimento em Infra-estrutura com recursos do patrimônio líquido do FGTS com valor inicial de R$ 5 bilhões.
 O valor pode ser elevado a até 80% do patrimônio líquido do FGTS, atualmente de R$ 20 bilhões;
•   trabalhadores poderão adquirir cotas do fundo com recursos do FGTS até o limite de 10% da conta individual;
•   elevação da liquidez do Fundo de Arrendamento Residencial;
•   redução consistente da alíquota da TJLP, atualmente em 6,5% ao ano;
•   redução dos spreads do BNDES para financiamento de projetos em infra-estrurutra (medida já implementada);
•   realização de operações de project finance para energia, logística e desenvolvimento urbano (medida já implementada).

Medidas de desoneração dos impostos (renúncia de R$ 6,6 bilhões em 2007):
•   redução de até 25 anos para 24 meses prazo para apropriação dos créditos de PIS e Cofins sobre edificações incorporadas ao ativo imobilizado, igualando ao tratamento dado para máquinas e equipamentos;
•   suspensão da cobrança de PIS e Cofins na compra de insumos e serviços utilizados pela construção civil em novos projetos de infra-estrutura de longo prazo (transportes, portos, energia e saneamento básico);
•   isenção do Imposto de Renda às aplicações feitas no novo fundo de investimento em infra-estrutura após cinco anos da aquisição da cota;
•   redução para zero das alíquotas do IPI, PIS, Cofins e Cide nas vendas de equipamentos de transmissão de sinais de TV digital, na aquisição de bens de capital e na transferência para aquisição de tecnologia e software; a medida se aplica às empresas que aderirem ao Programa de Incentivos ao Setor da TV Digital (PATVD), mas não se aplica aos conversores (Set Top Box) que terão incentivos da zona franca de Manaus;
•   isenção de IRPJ e redução a zero do IPI, PIS, Cofins e Cide sobre vendas de semicondutores e displays bem como sobre a aquisição de bens de capital e transferências para aquisição de tecnologia e software; aplica-se às empresas que aderirem ao Programa de Incentivos ao Setor de Semicondutores (PADIS);
•   ampliação para até R$ 4.000 o valor de venda no varejo de microcomputadores e notebooks que terão isenção de PIS e Cofins; os limites atuais são de R$ 2,5 mil e R$ 3 mil, respectivamente. A medida representa renúncia fiscal de R$ 200 milhões;
•   redução a zero da alíquota de IPI sobre perfis de aço (insumo da construção civil) que atualmente é de 5%. Medida representa renúncia de R$ 60 milhões;
•   Lei Geral da Micro e Pequena empresa (já implementada);
•   reajuste da tabela do Imposto de Renda (já implementada);
•   prorrogação até 2008 da regra que permite contabilizar a depreciação de novos investimentos na metade do prazo normal, para cálculo da base de cobrança da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Medida representa renúncia de 900 milhões de reais;
•   prorrogação até 2008 do prazo de permanência da construção civil no regime de cumulatividade do PIS e da Cofins; Renúncia de R$ 600 milhões;
•   corte nos impostos previsto no PAC soma R$ 6,6 bilhões em 2007.

Medidas de melhoria do ambiente do investimento:
•   regulamentar o artigo 23 da Constituição para definir, "claramente", a competência de Estados, municípios e União sobre proteção ao meio-ambiente;
•   disciplinar a gestão, organização, controle social das agências reguladoras, incluindo a interação entre as agências e os órgãos de defesa da concorrência;
•   propor ao Congresso criação de lei que estabelece diretrizes para acesso aos gasodutos, fixação de tarifas, introdução do regime de concessão para construção e operação de gasodutos;
•   reestruturação do sistema brasileiro de defesa da concorrência, centralizando as atividades de promoção da concorrência na Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE);
•   introdução de análise prévia de fusões e aquisições e rito simplificado para análise de operações com impacto concorrencial;
•   aprovação do marco regulatório para saneamento (medida já implementada);
•   abertura do mercado de resseguro (medida já implementada);
•   recriação da Sudam e da Sudene (medida já implementada).

Medidas fiscais de longo prazo do PAC:

•   limitação por 10 anos, a partir de 2007, do crescimento da folha de pessoal, inclusive de inativos, à variação do IPCA mais 1,5% ao ano. Ficam resguardados os acordos firmados até o final de 2006;
•   reajuste do salário mínimo, entre 2008 e 2011, com base na variação anual do INPC mais a taxa de crescimento real do PIB de dois anos imediatamente anteriores. Manutenção da política de valorização do mínimo até 2023, com definição de novas regras até 2011;
•   criação do Fórum Nacional da Previdência Social;
•   adoção de medidas para desburocratizar, agilizar, informatizar e diminuir prazos para recurso em processos de licitação pública. Criação do Cadastro Nacional de Registro de Preços;
•   criação da Comissão Interministerial de Governança Corporativa e Administração de Participações Societárias da União (CGPAR);
•   extinção da Rede Ferroviária Federal (RFFSA) e da Companhia de Navegação do São Francisco (FRANAVE), que estavam em processo de liquidação;
•   implementação do regime de previdência complementar para o servidor público federal (Emenda Constitucional 41/2003);
•   aprovação do projeto de Lei 261/2005, do Senado Federal, que trata sobre a comunicação de óbitos e outros dados do trabalhador para controle da Previdência Social (em tramitação);
•   criação do Comitê Gestor do PAC (CGPAC), composto pelos ministros da Casa Civil, Fazenda e Planejamento, para coordenar e implementar o programa de aceleração do Crescimento; criação também de um grupo executivo composto por representantes da Secretaria de Articulação e Monitoramento (Casa Civil), Secretaria de Orçamento Federal (Planejamento), Secretaria de Planejamento e Investimento Estratégico (Planejamento) e Secretaria Nacional do Tesouro (Fazenda).
(Com informações da Reuters)

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #618 Online: 19 de Junho de 2017, 21:42:59 »
E vc pode responder por qual motivo ela atrasou pagamentos das contas públicas com os tais 370  bilhões em caixa?

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #619 Online: 19 de Junho de 2017, 21:46:42 »

Resumindo, crédito, crédito e crédito. Fazer a roda do sistema econômico girar.

Bem diferente dos economistas neo liberais.

Um pouco parecido com a ideia de Keynes, talvez. O famoso welfare state. Lógico, guardando as devidas proporções.

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #620 Online: 19 de Junho de 2017, 21:47:21 »
E vc pode responder por qual motivo ela atrasou pagamentos das contas públicas com os tais 370  bilhões em caixa?

Não sei responder. Vou pesquisar,talvez te responda.

P.s: Essa reserva é uma garantia. Não é tão simples usá-la... não como uma conta que pego dinheiro quando quero. 

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #621 Online: 19 de Junho de 2017, 21:49:16 »

Sei, nada a ver com maquiagem de números...

Offline Hugo

• Nível 31
  • *
« Resposta #622 Online: 19 de Junho de 2017, 21:51:34 »

Voce acha que vale a pena responder por responder?

Confesso, não sou íntimo da economia.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #623 Online: 19 de Junho de 2017, 21:51:45 »

P.s: Essa reserva é uma garantia. Não é tão simples usá-la... não como uma conta que pego dinheiro quando quero. 

Não parece ser tão difícil usar essa reserva, afinal atrasava salários e até o bolsa voto na mesma época em que enterrava grana em obras no exterior, o Porto de Cuba como exemplo.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #624 Online: 19 de Junho de 2017, 21:53:49 »

Voce acha que vale a pena responder por responder?

Confesso, não sou íntimo da economia.

Só estou curioso por saber através de vc por qual motivo um governo que apresentava números tão positivos, mostrados por vc mesmo, atrasava até benefícios que eram  bandeira de campanha se havia tanto dinheiro em caixa como vc afirma.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!