Veja que até você entra no jogo das suposições. Parece até piada que um ex presidente de dois mandados que foi acusado de ser chefe de quadrilha e você me vem com e-mail de um caseiro e diz que isso é prova?
Sim. Isso é prova que o caseiro do sítio de Atibaia respondia ao Lula, sendo essa mais uma evidência de que o sítio é dele, e não do laranja. Note, meu caro Hugo, que esta é uma das dezenas de provas de que tornam Lula o proprietário do sítio, e embora essa não seja considerada uma prova "cabal", tal qual um vídeo de um suspeito de estupro cometendo o crime e depois matando a vítima, ela é sim uma forte evidência de que o réu é culpado, assim encontrar esperma do suspeito na vítima.
Tenho certeza que essa, junto às outras provas e depoimentos irão ajudar a formar a convicção necessária do juiz na hora de julgar o caso do sítio de Atibaia.
Advogado do diabo:
"Qualquer um" pode enviar e-mails de teor "comprometedor" a fim de incriminar alguém. É infinitamente mais trivial do que colocar esperma de alguém na cena do crime, o que é também possível de se fazer.
Por que seria descartável "além de dúvida razoável" a hipótese de Lula estar sendo incriminado, diante dessa conjuntura de provas não-cabais que poderiam ser produzidas para incriminá-lo, ou silenciá-lo? Isso não implica completa inocência em um esquema maior no qual poderia ser peça chave, mas é ainda compatível com ele não ser de fato dono dos imóveis, pelo menos.
Isso é muito absurdo? Nem mesmo petistas cogitam essa hipótese?
Pode se criar qualquer contra-ponto à qualquer fato que surja: Se encontra o esperma do acusado na vítima? Plantaram lá.
O que pode ser feito. Houve casos já de mulheres se engravidarem com esperma, ou de sexo oral, ou pegando de volta a camisinha do lixo. Não é algo tão trivial quanto mandar e-mails, mas pode ser feito.
Se histórias extraordinárias exigem evidências extraordinárias, também é certo que desculpas extraordinárias exigem os mesmos tipos de provas extraordinárias, ou você iria acreditar num maluco que diz que a terra é plana só porque ele te mostrou um vídeo de um cara com uma uma régua, medindo o horizonte?
Dois problemas. Um é que a acusação é quem precisa prover as evidências da culpa, que, não sendo cabais, por proporcionalidade devem poder ser postas em dúvida razoável mesmo sem contra-evidências cabais extraordinárias. A "cabalidade" não é cobrada do outro lado, que imputa a culpa, mas é a acusação que tem um ônus maior. Se há explicações alternativas plausíveis, não extraordinárias, para as mesmas evidências, então estas é que seriam as preferidas, na ausência de provas cabais. Ou não?
O segundo problema é que não são necessariamente "extraordinárias", isso é por conta sua. Não tem nada de extraordinário em mandar e-mails com fotos para chantagear alguém como cúmplice/laranja/ferramenta, não a ponto disso ser análogo a "Terra plana". O mesmo vale para "ter quadros", "ter pedalinhos com nomes pintados".
No caso do Lula, dizer que a Lava-jato está perseguindo ele, seria o mesmo que dizer que parte do trabalho de umas setecentas pessoas é feito de modo a incriminar ele.
Acho que não, os investigadores poderiam estar seguindo somente o rastro deixado pelos criminosos, que apenas teria Lula numa falsa posição de comando. Foi isso ao menos que pretendi sugerir, embora o Hugo tenha também entendido essa conspiração muito maior.
Aí temos o seguinte: um esquema de corrupção aconteceu. Lula estava, direta e indiretamente, envolvido com as pessoas que participaram do esquema de corrupção. Lula, devido a sua função no governo, era uma peça chave para que o esquema tivesse acontecido. Lula e seus familiares foram beneficiados por Léo Pinheiro. Tudo isso tendo como base investigações, documentos, fotos, testemunhos e delações. Ou acreditamos nisso, ou acreditamos que Lula está sendo mesmo perseguido pela força tarefa da Lava-jato
Não... até o "ou" pode ser tudo verdade,
E ainda haver uma incriminação de Lula por comparsas. Tudo sem qualquer envolvimento da polícia, MP, PiG, CIA, e etc.
Fiz a analogia com Celso Daniel. Segundo o irmão, ele foi morto por não concordar com corrupção para enriquecimento pessoal, apenas para servir ao partido. Lula poderia estar em posição similar, mas, dado esse histórico, muito mais reticente em se evadir completamente da parte de enriquecimento pessoal, mas fazendo o possível para não despertar suspeitas por parte dos seus cúmplices, mas ainda assim já sendo suficiente para convencer a PGR dele ser o líder do esquema todo.
Se for mesmo o segundo caso, creio eu que o Lula não vai ter dificuldade de provar que estão armando para ele, a não ser que os promotores estejam sendo treinados por agentes da CIA. Aí fica difícil.
Foram oito mortos no caso de Celso Daniel. Sete testemunhas e o médico legista que atestou tortura, negada pela conclusão da investigação da PF. A fase "carbono 14" reabrir esse caso ainda aventa a possibilidade da própria
PF Polícia Civil paulista então não ter sido assim tão imaculada nesse caso.
Isso, somado a coisas como algum irmão/primo de Lula ganhar "trocados" no esquema, pode ser intimidação suficiente para que Lula preferisse manter a versão de inocência completa a delatar esse esquema maior do qual seria um cúmplice não totalmente voluntário.
E sobre o caso do Email, são vários, e tem de 2014, antes da investigação do Lula. Fica difícil de explicar a razão pela qual alguém mandaria essas mensagens para uma conta do instituto Lula contando o dia-a-dia do sítio. É, no mínimo, estranho.
Tal como quadros, nomes em pedalinhos, etc, poderiam ser elementos incriminadores já construídos desde o princípio, a fim de ter como chantagear/silenciar. Sem eles, ficaria mais difícil. Mas, coisas como datas de e-mail devem ainda ser elementos de mais fácil falsificação, caso a coisa necessitasse chegar a tanto.
Eu não "acredito" nessa hipótese; coloco apenas como possível linha de defesa hipotética na linha de dúvida razoável.
Minha melhor explicação hipotética contra isso é Lula não ter confessado e pedido segurança a familiares e etc, prometendo também delação.