Besteira. Nada além de bullshit. Já me aprofundei no assunto e conheço bem o rosacrucianismo, desde os graus de neófito até o grau de Illuminati, incluindo todos os graus do Martinismo.
Gigaview, muitas vezes você zoou e escrotizou coisas que eu disse, nunca o fiz mas não vou conseguir deixar passar essa agora que foi IMPERDOÁVEL! Chegou a ser engraçada de tosca!! Falar "conheço bem o rosacrucianismo, desde os graus de neófito até Illuminati" faz rir imediatamente!!! E não é de sarcasmo muito menos maldade, mas simplesmente porque a conclusão contradiz a primeira afirmação da maneira mais absurda possível.
Pode rir a vontade....

Vou explicar:
AMORC não é, nunca foi, e nunca será rosacrucianismo. TOM não é, nunca foi e nunca será martinismo.
Seria bom você avisar eles...

A AMORC é uma salada-mística-new-ager-teosófica com uma dose de yoga e sabe-se-lá o quê, sério, chegou a ser bizarro isso que você disse!
Você está certo. Concordo, que é uma salada mística como todas as saladas rosacruzes, incluindo a FRC, FRA, Lectorium Rosicrucianum, CR+C, OKRC, etc...
Mas o que foi que eu disse mesmo? Ah...sim, que conheço bem essa salada mística rosacruciana. O que você achou bizarro aí? Ahh, sim...que desconheço a rosacruz verdadeira, que lógico que é a sua "rosacruz"...

E sei que não foi intencional, porque para você essas coisas estão realmente associadas, mas vou explicar de boas. O pior é que fico imaginando quantas pessoas do tópico "Segredos dos Rosacruzes" tomam essas organizações pseudocientíficas como rosacrucianismo!
O tópico citado é sobre o rosacrucianismo da AMORC que significa Ancient Mystical Order Rosae Crucis. Se eles são ou não os "verdadeiros" rosacruzes o problema é deles e obviamente seu. Imagino que não deve ser fácil dividir o rosacrucianosmo com pseudo-rosacruzes...

"místico" não significa acender velas, usar cristais, pirâmides, ficar cantando mantras e toda essa bobagem supersticiosa.
Mas faz parte...

Não tem graça alguma entoar mantras "secretos e sagrados" sem queimar um incenso ou criar um clima de "esotérico egípcio" com uns hieroglifos que nem se desconfia o significado. Atire a primeira pedra quem nunca acendeu uma vela pensando no plano astral.

O sentido original de "misticismo" tem a ver com "experimentar o sagrado", o que por sua vez também não tem nada a ver com viagens astrais, visões de anjos violetas, mestres ascensionados e todo esse bullshit.
E desde quando não se pode experimentar o sagrado numa viagem astral, acompanhado de anjos e dos mestres invisíveis na Catedral da Alma?
Vou deixar registrado que você acha essas coisas bullshit, que é de fato um progresso diante de toda a farofada misticóide que você já postou. Espero que você não tenha uma recaída.
Se trata de um estado de devoção interior onde o centro não está no "Eu", mas na reverência ao Todo/Natureza, de forma que o rosacrucianismo original foi um movimento Panteísta (ou seja, que reverenciava a Natureza como algo sagrado, e não ETs Ascensionados que nem pseudoorganizações iniciáticas que querem seu dinheiro).
Isso na sua visão romântica cor de rosa, mas não menos tosca e equivocada que os "outros" rosacrucianismos.
Espero que você não entre em depressão quando descobrir que o seu rosacrucianismo "original" foi uma piada de um grupo de bêbados que nem pagava a conta da taberna.
../forum/topic=19705.0.html#msg436118"esotérico" não significa ter poderes paranormais, viagens fora do corpo, telepatias, invocações de entidades astrais e toda essa baboseira (isso aí é o ESQUISO-térico).
....mas ajuda.

O verdadeiro esotérico faz ventar ao seu comando, como Paulo Coelho.
O sentido original de "esoterismo" tem a ver com "fazer uma interpretação sutil e alegórica das doutrinas e símbolos religiosos". Ou seja, praticar uma "religião filosófica", interior, ao invés de adotar cega e literalmente os mitos e ensinamentos das religiões.
A interpretação sutil e alegórica de bullshit é bullshit destilado, como essa papagaiada de "religião filosófica interior". Você pode passar toda a vida bebendo whisky e discutindo o significado desse bullshit "interior".
Se o que você entendeu até hoje por rosacrucianismo" e "martinismo" foi "cursinho de Yoga EAD", então sinto informar que não chegou nem perto de entender esses movimentos, nem sequer de forma superficial!
Claro...porque não é o seu rosacrucianismo "original", romântico, cor de rosa, frufru...

Você está cometendo o grave erro de tentar me medir com a sua própria régua.
Sobre isso aí que você comentou, recomendo os livros de Pierre S Freeman:
AMORC UNMASKED
e THE PRISONER OF SAN JOSE
Onde você estava há 7 anos atrás?
../forum/topic=19705.0.html#msg436119Se quiser realmente conhecer rosacrucianismo e martinismo, vou deixar aqui dois livros excelentes que expõem a ESSÊNCIA dos VERDADEIROS rosacrucianismo e martinismo:
DOGMA E RITUAL DE ALTA MAGIA de ÉLIPHAS LÉVI
https://drive.google.com/file/d/0ByTKqrIFG9TeVGJjOFRsRjl1NHc/view
O NOVO HOMEM de LOUIS CLAUDE DE SAINT-MARTIN
https://drive.google.com/file/d/0ByTKqrIFG9TeX3ZCT1VBc1l6NU0/view
Olha que curioso...pseudo-rosacruzes vendendo conhecimento rosacruz original...
http://www.ordemrosacruz.org.br/produto/430-o-novo-homem--louisclaude-de-saintmartinNão me lembro de ter lido alguma coisa sobre o rosacrucianismo nesse livro do Éliphas Lévi...bom, posso estar enganado porque já faz muito tempo...

Só tem uma coisa: esse tipo de conteúdo tem que ser lido MANTENDO EM MENTE os seguintes princípios:
1- NADA é LITERAL
2- é tudo SIMBÓLICO
3- são ALEGORIAS FILOSÓFICAS... do INÍCIO ao FIM!
Ah, você está dizendo para reinterpretar porque isso é absurdo demais para se crer literalmente e está tentando defender sua crença.
Aí vão ter alguns céticos bem embrutecidos que vão dizer coisas assim:
- "Ah, você está dizendo para reinterpretar porque isso é absurdo demais para se crer literalmente e está tentando defender sua crença"
Putz....sem dúvida isso foi a manifestação de um fenômeno paranormal. Juro que não tinha lido a sua frase...

NÃO. O problema é que o culpado pelo cético É O ESQUISOTÉRICO! Explico: algum ANIMAL foi lá e interpretou essas coisas literalmente, dando início a crenças bizarras, práticas supersticiosas e uma boa mistura de esquizofrenia com imaginação e experiências oníricas. Esse animal conseguiu encontrar outros animais com wishful thinking suficiente para achar que iam obter "superpoderes" se submetendo a transes hipnóticos e crenças absurdas, e assim começaram um monte de seitas por aí que se apropriam destes símbolos e termos (rosacruz/martinista). Aí, claro, o cético vê isso, e a reação mais racional (e até muito natural e justa, por isso te compreendo) é rejeitar e atacar essa doença toda. Aí o cético vai dizer que isso é tudo mentira, mas o problema é que o erro começou quando alguém interpretou literalmente. O cético está questionando a interpretação literal, que é uma interpretação burra que alguém fez, sendo que os próprios autores que estabeleceram a tradição eram completamente adeptos do uso de analogias, símbolos e alegorias, e, portanto, devem ser interpretados por meio dessas lentes e filtros.
Animal? Pegou pesado agora. Isso não é uma atitude de um rosacruz "original".

O que está por trás dessa Tradição é simplesmente Panteísmo travestido de alegorias e símbolos, sendo absolutamente compatível com ateísmo e com ceticismo, estando a única diferença na capacidade de evocar reverência e transcendência, que muitos ateus rejeitam só porque não adoram divindades, e isso tem a ver com o que tenho exposto desde o início do tópico - há muitas pessoas que se dizem "atéias" por terem problemas pessoais com tudo o que evoque reverência e transcendência, mas essas coisas não tem a ver com crenças em divindades. É perfeitamente possível nutrir este tipo de sentimento com a vida, o universo e tudo mais. E existiram, inclusive, ateus que realmente nutriram, como Giordano, Sagan, Einstein, Spinoza, Watts etc. E, da mesma forma, o que mais tem por aí são crentes sem nenhuma conexão com este "Estado místico" de reverência, cuja crença gira unicamente em torno de dogmas, mandamentos, medo, superstição e ignorância, sempre importunando os outros por aí.
Sei....isso aí que você escreveu pode ser chamado de "interpretação sutil e alegórica" da evocação de uma reverência transcendente dos dogmas interpretados à luz dos seus significados universais que nutrem intelectos sem conexão com estados místicos? Ou é bullshit mesmo?
De qualquer forma, vou pedir para que não desenvolvam demais o tema da mediunidade aqui, porque destoa bastante do tema principal do tópico, e, além disso, eu mesmo vou criar em breve um tópico especificamente sobre mediunidade, com alguns argumentos e conclusões inéditas, e gostaria muito da participação do Spencer e dos outros.
Por favor abra o novo tópico na seção de Piadas e Brincadeiras devido à seriedade do tema.