Resolvi abrir um barzinho bem aqui dentro do Clube Cético.
Já temos, claro, a seção de Papo Furado, mas faltava o estímulo maior para estimular esse papo.
Portanto, convido os colegas a se ambientarem por aqui e jogar conversa fora com quem quiser.
E eu inauguro chamando o colega JJ para uma conversa necessária.
Acho que a ideia do tópico Barzinho funciona melhor se as conversas forem individualizadas dessa forma, um a um.
O que você bebe, JJ?
Eu não curto álcool. Nenhum preconceito: só não gosto.
Vou começar com uma água de coco.
Veja você, caríssimo e prezado JJ, as voltas que o mundo dá.
Umas semanas atrás, lá estava eu,
num comentário, a tecer algumas críticas exageradas a seu respeito.
E aqui eu aproveito para lhe contar, JJ, um grande problema que tenho, um defeito mesmo.
Eu tenho o péssimo hábito de chamar atenção para meus próprios erros, de anunciar para quem quiser ouvir que errei e que posso errar de novo.
Com isso, eu obtenho do acontecimento o melhor que ele pode me dar que é uma chance de me reavaliar e tentar aprumar melhor a proa do meu barco.
Eu estava errado quando direcionei para você um pouco da minha insatisfação com as pessoas que muito criticam e pouco fazem.
Por isso, eu lhe peço desculpas, JJ.
É muito boa a analogia que nosso colega Lorentz faz com relação ao seu comportamento aqui no nosso fórum:
JJ é o Sheldom Cooper do CC.
Olhando dessa forma, fica difícil tecer algum comentário ríspido a seu respeito.
Vou me lembrar disso.
Eu percebo que você tem um jogo de cintura muito bom e consegue enxergar ideias, a princípio, antagônicas e tirar boas conclusões.
Ora você é Putin de carteirinha por um lado, ora é liberal e contra o Estado de outro.
E consegue trazer muitas reflexões ao fórum.
Mas, convenhamos, em muitas ocasiões assume posições nitidamente indefensáveis e distorcidas da realidade.
Não leve a mal.
Garçom, uns torresminhos na nossa mesa, por favor!
Vai mais um copo, JJ?
Pois bem, defendendo o que você quiser, contraditório ou não, você tem o pleno direito de falar aqui o que quiser, desde que siga as regras da casa.
E nenhum de nós deveria ridicularizar suas ideias.
Errei ao exagerar minha crítica a você naquele episódio, como também errei em entrar num confronto desnecessário com outro querido colega, o MarceliNNNN.
Na ocasião, eu o chamei depois para também pedir desculpas.
...
Aproveito aqui para fazer uma reparação que gostaria de fazer já há algum tempo.
No ano passado eu entrei em rota de colisão com o colega MarceliNNNN por divergência nas ideias e alguns mal-entendidos.
Gostaria hoje de pedir desculpas publicamente, oferecendo um aperto de mão cordial.
Tenho acompanhado a participação dele aqui no fórum e, para a minha surpresa, praticamente tudo está em total sintonia com o que eu também penso.
Humildade é, para mim, um exercício diário.
Não sou melhor do que ninguém e diariamente pratico erros como todo mundo.
Tenho em mente o constante aprimoramento de minha postura frente às dificuldades da vida e sei que boa parte do sucesso nessa empreitada está no reconhecimento de erros visando a sua correção.
Nunca foi problema para mim reconhecer-me errado frente a todos. Pelo contrário, julgo que faz muito bem a todos e esclarece equívocos.
Portanto, MarceliNNNN, parabéns pelas suas ideias que eu não conhecia ainda tão bem.
Folgo em saber que compartilhamos muita coisa em comum.
Virou um colega a quem muito respeito, ainda mais depois do ocorrido.
E aí Gabarito, tudo bem? Espero que esteja.
Aceito suas desculpas e quero me desculpar por aquele ocorrido também. Foi minha culpa aquela discussão, você apenas se defendeu.
Não comento tanto, mas estou sempre aqui lendo suas postagens e de outros foristas e aprendo muito com todos vocês. Humildade e respeito são essenciais para bons debates e vejo que isso ocorre aqui. Espero que continuemos assim
Abraços
Você conhece aquelas meninas ali, JJ?
Belíssimas, não.
Mas deixa pra lá.
Aqui é só barzinho e não um tópico para Tinder.
Enche o copo, vai. Hoje é por minha conta.
Pois bem, eu faço um brinde agora ao colega HomemCinza que, em outro embate, também soube reconhecer que errou e assumiu:
FORA DILMA esta no mesmo patamar. Tenho varios alunos pequenos que os pais fizeram lavagem cerebral nelas. Falam mau da Dilma mas nem sabem o porque...ta no mesmo nivel.
E CONVENHAMOS, FORA TEMER MESMO! Lugar de bandido é na cadeia!
Agora me traga uma imagem que seja "Fora Dilma" na sala de aula.
Você está confundindo tudo.
Manifestação pública e passeata aqui não está em debate.
Estamos falando de doutrinação nas salas de aula.
OK quando a esse ponto. Falha minha. Mas pra mim é tão nocivo quanto seja a doutrinação particular ou em sala de aula
E o projeto permite esse tipo de coisa na questão "moral" em sala de aula. Que não seja politica, mas na parte moral.
Os pais tem todo direito de escolher o que os filhos queiram desde que isso não reforce preconceitos contra outras formas "morais".
Esse negócio de ter coragem e reconhecer publicamente seus próprios erros é lição que todos deveriam ver como uma grande chance de crescimento pessoal.
Eu aproveito sempre que posso essas chances.
É um expurgo necessário de coisas que podem fazer mal se reprimidas ou mantidas na escuridão do ser.
Eu trago logo tudo pra fora e me sinto como se tivesse tomado um revigorante banho frio.
A sensação de bem-estar é enorme.
Naquele mesmo tópico, Luiz F. também me chamou a atenção e eu concordei em parte com ele:
Meu amigo, sei que não tenho nada a ver com o que você faz na internet e tal, mas a mensagem acima tem um tom bastante desrespeitoso, para não dizer mais, para com os que discordam de você nesse assunto em específico. Não é a primeira vez que noto. Enfim, é só um toque de quem está vendo de fora...
Obrigado, Luiz F., pela dica.
Tentando explicar o motivo desse comentário a que você se referiu, eu percebo a grande quantidade de pessoas que querem ver a queda do outro.
Nada fazem para tentar melhorar o quadro lastimável em que se encontra o país e ficam na moita esperando um deslize qualquer do Movimento para cair matando.
Eu não tenho nenhum vínculo com o MBL. Nenhum.
Mas desde as manifestações pelo impeachment, vi no grupo jovens com boa vontade para fazer alguma coisa pelo país.
Vejo que as bandeiras que eles carregam são boas, e muitos que o perseguem também defende, mas esses adversários fecham os olhos para o que concordam e se concentram só em atacar, tentar denegrir, tentar derrubar e caluniar.
Infelizmente, faz parte da natureza humana gostar de assistir a queda de alguém ou torcer e contribuir para seu fracasso.
Isso é inegável. Tanto é que os jornais não trazem notícias boas, quase sempre.
O que vende são as notícias de tragédia.
As pessoas nada fazem, em nada contribuem, mas possuem toda a energia do mundo para sentar no computador e ridicularizar um grupo de jovens idealistas que querem o melhor para o país.
Vendo isso, às vezes, eu fico um pouco impaciente e posso ter sido um pouco rude.
Aproveito para pedir desculpas a quem se sentiu atingido.
Vou me policiar mais e tentar ser mais moderado nas minhas críticas.
JJ, você não está comendo nada, cara!
Garçom! Batata frita!
E mais uns negócios aí, uns tira-gostos, sei lá.
Aconteceu de novo hoje um momento de princípio de atrito.
E eu vi que você, JJ, foi justo e imparcial no seu julgamento.
Eu não sou
troll.
Você deixou isso muito claro no seu comentário.
Não sou advogado do rolo compactador Gabarito , ( ) , mas eu gostaria de expor que no post citado eu não concordo que haja trollagem, de forma alguma, o colega está apenas mostrando contentamento em razão de boas notícias* e de boas expectativas que estão aparecendo.
Obrigado por interceder e trazer uma voz de fora.
Na verdade, seria bom a gente expor mais coisas.
De uns tempos pra cá, nosso colega Muad'Dib tem "perseguido" alguns comentários meus.
Exemplos:
https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/01/1947902-tres-apostas-vencedoras-da-mega-da-virada-em-sp-sao-da-mesma-pessoa.shtml
Sendo Brasil o que é, não dá para discutir qualquer coisa diferente de maracutáia, mas ia ser hilário se o "apostador" fosse um inocente que achou que apostando três vezes no mesmo número iria aumentar as chances de vitória.
O que significa isso?
Ou melhor, que risada histérica é essa logo após um comentário meu sobre alguma notícia?
Tudo bem que a pessoa ache o que quiser das minhas colocações, dê risada, role de rir, ache bom, ache ruim, ache o que quiser.
Eu não tenho nada com isso.
Mas que seja no seu canto, na sua mansão, no seu cafofo, onde for.
Sair do seu canto para vir escrachar uma histeria logo depois do meu comentário me parece ridicularizar, péra, ridicularizar não, TENTAR ridicularizar o que eu disse ou defendi.
Ou também pode parecer que está tentando puxar uma onda de risadas de outros colegas num linchamento ao que eu disse.
E é isso que está me deixando prevenido para todas as reações dele aos meus comentários.
Na história desse fórum, em nenhum comentário dele eu retruquei com o que quer que fosse.
Muito menos uma gargalhada.
Procurem.
Não vão achar.
O que eu possa ter retrucado a ele deve ter vindo de um debate já iniciado.
Nunca Muad'Dib comentou nada que eu venha a seguir soltar uma gargalhada.
Ou tentar ridicularizar o que ele disse.
Ele comenta as coisas dele e eu dou minhas risadas aqui, na minha sala, sem que ninguém do fórum precise saber.
Risadas comedidas, porque parece que as histéricas são mais do gosto dele.
Se alguém vem a público rir na minha cara, isso não parece ser uma atitude respeitosa.
Ria, gargalhe, mas no seu canto.
Como eu faço.
Depois não gosta e vem me chamar de
troll...
Devem até já terem me denunciado, não sei.
Em todos esses anos de fórum, eu NUNCA denunciei ninguém.
Nunca!
Se eu não gosto da fala da pessoa, eu a ignoro, eu não leio seus comentários.
Simples.
Talvez por isso também NUNCA tomei cartão.
Nunca!
Acho que é simples: não gostou do que eu falei, ignore.
O que não vai fazer é me forçar a debater quando eu já vejo que não vale a pena.
JJ, parece que já estão querendo fechar o bar.
A noite avançou.
Mas ele estará sempre aberto a quem queira vir aqui trocar ideias.
Acho que falei demais.
E encerro a noite pedindo a conta e até enviando meu alô e meu salve para Muad'Dib.
Garçom! A conta!
Deixa que eu pago, JJ. Fica quieto, guarda essa carteira, vai!
Não guardo rancor de seu Ninguém.
Sou partidário do pensamento de que "raiva só faz mal a quem tem".
Salve, salve, Muad'Dib!