Isso se tiver 2° turno. Pois, se de repente, de hoje para amanhã, um número suficiente de pessoas resolverem embarcar na onda do voto útil, mudando de candidato e/ou decidindo na última hora, então a coisa já poderá ser decidida amanhã mesmo.
Vamos ver as últimas pesquisas hoje a noite, e amanhã a boca de urna após o encerramento da votação.
Existem dois votos "úteis", o anti-PT e o anti-Bolsonaro.
O perfil do eleitor indeciso é até agora pouco mais similar ao do eleitor do PT, e mais distinto do de Bolsonaro.
Perfis de eleitores de Haddad, Bolsoanro, e dos indecisos que definirão a eleição
https://g1.globo.com/politica/eleicoes/2018/eleicao-em-numeros/noticia/2018/10/03/pesquisa-datafolha-veja-perfil-dos-eleitores-de-cada-candidato-a-presidente-por-sexo-idade-escolaridade-renda-e-regiao.ghtml
Pelo jeito vai dar Haddad.
Podem agradecer isso ao pensamento, "TEMOS QUE VOTAR NO BOLSOANRO PORQUE ELE É O ÚNICO QUE PODE NOS LIVRAR DA DOMINAÇÃO MUNDIAL PELO PT E PELA AGENDA GAY GLOBALISTA ONU 2030 GENTE!!!!!!!111111111111"
Também à respectiva reação haddadista para salvação contra Bolsonaro, obviamente.
Dilma, em 2014 (acho), tinha algo como 40% de intenção de voto para o primeiro turno também, e não ficou em um turno só. E acho que as coisas eram ainda mais favoráveis a ela.
Da véspera das eleições de 2014:
http://g1.globo.com/politica/eleicoes/2014/noticia/2014/10/datafolha-votos-validos-dilma-tem-44-aecio-26-e-marina-24.htmlPossível vantagem meio oculta a Bolsonaro são os títulos de eleitor cancelados no nordeste (por não ter sido feito o cadastramento biométrico*), onde se encontra a maior parte do voto petista/pobre. Talvez isso seja em algum grau contrabalançado por metodologias das pesquisas terem algum aspecto não-aleatório acidental na amostragem de mulheres, e o voto anti-bolsonaro feminino ser maior que o aparente.
*embora haja informações desencontradas e tenha também visto que isso não é impedimento para votar. Ou, impedimento legal, ao menos, ainda que talvez possa ser usado como pretexto para supressão de votos.
Mas como não? E o que foi que elegeu o PT(principalmente), rapaz?
Crescimento econômico.
Eu sei sobre atribuição da economia, commodities, tudo isso... mas o fato de ter governado num tempo de prosperidade, e ter gerado políticas sociais de forte impacto é fato suficiente. Claro que são os que levaram à ruína também, mas numa leitura simples, faz sentido ter uma votação expressiva.
Certamente "intolerância" não era um elemento muito significativo nas campanhas do PT. Ao contrário, tinha aquela coisa toda de "ninguém nasce mau" e etc, embora isso não seja representativo da totalidade do eleitorado, e a parte mais "morte às elites" naturalmente não tenha o mesmo apelo que a linha Lula light.
Mas em todo caso independente do presidente, caberá ver como ficarão as câmaras para ver a taxa de ingovernabilidade do eleito
Sobre este ponto, achei muito ruim a Janaína não ter aceito ser vice, pois ela é uma pessoa equilibrada e que respeita a Constituição Federal, já o Mourão é uma militar brucutu saudosista do regime militar, que já falou até em auto golpe.
Você acha ela equilibrada? Acho ela suficientemente católica ferrenha, reprimida e surtada que chega a ser perigosa... claro que é melhor do que o Mourão, mas aí a briga é fácil
Eu tive a impressão dela ter tido a coragem até de questionar o discurso bolsonso até no tema aborto, embora não fosse algo absolutamente antagônico, "o aborto deve ser liberado por critérios comparáveis aos dos países europeus". Também algo sobre maior tolerância na discussão sobre idéias e etc. O que se disse ter reduzido o apelo dela entre eles.
O próprio Mourão havia dito que muitos dos apoiadores deles são boçais.
Deve ter se redimido disso em, sem qualquer prova, acusar o PT pelo atentado.