Pesquisa Crusoé/Empiricus/Instituto Paraná... Bolsonaro 60,6%, Haddad 39,4%.
Bolsonaro tem 58% dos votos válidos e mantém vantagem de 16 pontos sobre Haddad, mostra XP/Ipespe
Acho que vai ser por aí mesmo. 60 a 40%
Essas duas são mais próximas da realidade, apresentando o mesmo quadro de semana passada. O que evidencia uma suposta e vergonhosa manobra eleitoral do Ibope/Datafolha.
Falácia.
Temos aqui 4 pesquisas:
Datafolha: 56% x 44%
Ibope: 57% x 43%
XP: 58% x 42%
Paraná Pesquisas: 60% x 40%
O fato de Datafolha e Ibope apresentarem resultados abaixo da média, não é evidência científica de nada. Se fosse, também poderíamos afirmar o mesmo a respeito da Paraná Pesquisas, que está favorecendo o Bolsonaro. Porém, considerando a margem de erro das pesquisas, todas elas estão dentro da faixa.
Por outro lado, podemos dizer que há a possibilidade da metodologia adotada estar influenciando de alguma forma o resultado. Ibope/Datafolha utilizam metodologias próximas, enquanto os institutos privados como XP e Paraná Pesquisas utilizam metodologias diferentes, que a meu ver aparentam trazer resultados mais realistas (embora eu não possa provar).
Além da margem de erro, há ainda a confiabilidade da pesquisa, que é de 95%. Então é possível sim que algumas errem, estatisticamente seria 1 erro a cada 20 pesquisas, que levando em consideração a grande quantidade de pesquisas de diferentes institutos que são feitos ao longo das eleições, várias delas com certeza errarão.