Enquete

Em quem você votará no 2º Turno das eleições de 2018?

Haddad (PT)
10 (25.6%)
Jair Bolsonaro (PSL)
15 (38.5%)
Branco/Nulo
10 (25.6%)
Não comparecerei
4 (10.3%)

Votos Totais: 39

Autor Tópico: Eleições presidenciais de 2018  (Lida 56307 vezes)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
Re:Eleições presidenciais de 2018
« Resposta #2925 Online: 27 de Outubro de 2018, 00:26:25 »

Acho muito estranho como uma amostra de 2000 pessoas pode representar com ~95% cerca de 110.000.000 de pessoas.

https://www.scientificamerican.com/article/howcan-a-poll-of-only-100/
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #2926 Online: 27 de Outubro de 2018, 00:26:54 »
Pesquisas informais já são feitas a todo instante nas redes sociais. Acho inevitável tentar censurar isso.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #2927 Online: 27 de Outubro de 2018, 00:32:32 »

<a href="https://www.youtube.com/v/97gwmnc1CYQ" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/97gwmnc1CYQ</a>

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
  • A Lua cheia não levanta-se a Noroeste
« Resposta #2928 Online: 27 de Outubro de 2018, 00:44:40 »
O fato de errarem não significa necessariamente que foram manipuladas. Acredito que isso por si só, não é evidência suficiente pra denunciar criminalmente.

Aliás, não foi apenas Ibope/Datafolha que erraram. Outros institutos também, conforme mencionei acima.

Não sei se há estudos comparando a acurácia de diferentes institutos de pesquisa. Talvez os 'céticos' daqui poderiam fazer algum para chegarmos em algum resultado conclusivo.

No youtube há algumas pessoas demonstrando imparcialidade/arbitrariedade na hora de escolher os entrevistados (por exemplo: deveria-se pesquisar por sexo e idade em um tal bairro, mas se o entrevistador avistar um adesivo partidário no seu carro, ele pode simplesmente evitar te entrevistar).

Na verdade é possível descrever diversos biases nesses métodos, pelo fato de não serem cegos, por exemplo.
O LA Times utilizou nos EUA a pesquisa cega feita pelo telefone. Foi um dos poucos que acertou o resultado da eleição presidencial de 2016.

Eu sempre pensei que o Ibope e o Datafolha também utilizassem o telefone para pesquisa. Não utilizam?
Citação de: Gauss
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2929 Online: 27 de Outubro de 2018, 00:51:24 »
Pesquisas informais já são feitas a todo instante nas redes sociais. Acho inevitável tentar censurar isso.

Sim, é impossível. Mas acho sacanagem a Folha de SP e a Globo encomendarem uma pesquisa e publicarem para servir de referência para a população principalmente quando se desconfia do resultado e das intenções eleitorais dos patrocinadores.

Por que não se cria um pool de patrocinadores cotistas registrado no TSE, com aderência livre, para comprar uma única pesquisa que será a "oficial", feita por um instituto de pesquisa vencedor de uma concorrência pública escolhido com base em critérios técnicos, operacionais e financeiros? Isso não impede a realização de outras pesquisas, mas apenas a oficial ficaria registrada no TSE como referência para o eleitor.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #2930 Online: 27 de Outubro de 2018, 01:09:27 »
É uma ideia interessante. Valeria a pena ser debatida publicamente se estivéssemos caminhando rumo ao avanço de nossa democracia.
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2931 Online: 27 de Outubro de 2018, 01:14:53 »
Já estamos caminhando rumo ao avanço de nossa democracia. É você que ainda não percebeu.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #2932 Online: 27 de Outubro de 2018, 01:17:13 »
Falando em Democracia, qual vocês acham que vai ser a narrativa da esquerda depois de perder estas eleições e constatarem que haverá eleições normais quando chegarmos em 2022? Será que vão relativizar o termo "ditadura", falando que vivemos uma "ditadura com tons de democracia", ou algo do tipo?
Bolsonaro é um falastrão conservador e ignorante. Atualmente teria 8% das intenções de votos, ou seja, é o Enéas 2.0. As possibilidades desse ser chegar a presidência são baixíssimas, ele só faz muito barulho mesmo, nada mais que isso. Não tem nenhum apoio popular forte, somente de adolescentes desinformados e velhos com memória curta que acham que a ditadura foi boa só porque "tinha menos crime". Teria que acontecer uma merda muito grande para ele chegar lá.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2933 Online: 27 de Outubro de 2018, 01:31:22 »
Hoje eu fiz uma pesquisa.

Resultado da minha pesquisa

Pessoas "panfletando" na rua: 20 x 1 pro Haddad

Quando falo panfletando me refiro a qualquer pessoa manifestando apoio a um candidato. Seja com bandeira, com um adesivo, um broche, etc... Vi pessoas nas ruas com cartazes dizendo "converso com indecisos" e eram todas pró-Hadadd. Mas a maioria era de apoiadores espontâneos usando adesivos ou algo assim.

Pessoas declarando voto: 4 x 1 pro Bolsonaro.

Minha conclusão é que o PT tem mais eleitores fiéis, identificados e comprometidos com o partido. Enquanto que Bozo está recebendo votos de muita gente que não se interessa por política. O voto de muitos desesperados e desiludidos.

Meio que ratificando isso, me mostraram estes dias um vídeo curioso. Recentemente aconteceu uma guerra medonha na zona oeste no Rio de Janeiro e tem um maluco com um canal no YT ( o Factual ) que costuma acompanhar a polícia em incursões em favelas para filmar os tiroteios. Mas dessa vez ele foi sem a polícia e o tiroteio estava comendo solto...

De repente ele se deparou com um popular que estava deitado na calçada e resolveu entrevistar o sujeito.
O cara havia abandonado o carro na pista e estava ali rezando para não levar um tiro: "Está horrível, saí pra trabalhar e estou desde 5 e meia da manhã deitado aqui... Só Jesus na causa!"

Aí começou a bradar:"É BOLSONARO! É BOLSONAROOOO!  :lol:

È isso aí, ninguém aguenta mais.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #2934 Online: 27 de Outubro de 2018, 01:39:53 »
O PT sempre teve a militância mais barulhenta e engajada. Eu não vi ninguém panfletando pro Bolsonaro nessas eleições. Ele nem precisa disso, pois você definiu bem.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2935 Online: 27 de Outubro de 2018, 01:50:20 »
Falando em Democracia, qual vocês acham que vai ser a narrativa da esquerda depois de perder estas eleições e constatarem que haverá eleições normais quando chegarmos em 2022? Será que vão relativizar o termo "ditadura", falando que vivemos uma "ditadura com tons de democracia", ou algo do tipo?

A esquerda vai inventar qualquer bobagem nesse sentido. Acho que vão dizer que o Bolsonaro endoidou de vez quando propor e aprovar o impedimento da reeleição. Onde já se viu um candidato a ditador ser contra sua própria reeleição?

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2936 Online: 27 de Outubro de 2018, 01:59:03 »
Cartaz visto hoje na rua:

Ofereço emprego SÓ para eleitores de Bolsonaro.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2937 Online: 27 de Outubro de 2018, 02:02:27 »
Embaixo o cartaz dizia:

Não pago 13º. Não pago férias. Se for mulher pago menos.

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #2938 Online: 27 de Outubro de 2018, 02:35:03 »
Hoje só vi uma mulher fazendo panfletagem pro PT num ponto de onibus. Esperava ver mais.
Estava quase do meu lado, mas felizmente nao veio encher meu saco.
Devia estar na casa dos 30 ou 40, mas estava com os bracos escritos/pintados como se tivesse passado no vestibular e mostrava qualquer coisa numa cartolina branca para a japinha que ela estava alugando
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #2939 Online: 27 de Outubro de 2018, 02:43:35 »

O que diria a "direita" se Bolsonaro não fosse o salvador de pátria pelo Moral e virtude,exterminador de criminosos, etc?

Offline Agnoscetico

• Nível 37
  • *
« Resposta #2940 Online: 27 de Outubro de 2018, 02:49:20 »

<a href="https://www.youtube.com/v/s6MFDa3palM" target="_blank" class="new_win">https://www.youtube.com/v/s6MFDa3palM</a>

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2941 Online: 27 de Outubro de 2018, 03:43:01 »
Embaixo o cartaz dizia:

E ainda assim tem gente com diplomas, rica que vai pros EUA, pra lavar pratos ou asfaltar ruas, nessas condições... num intendiu eci povu.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #2942 Online: 27 de Outubro de 2018, 04:02:37 »

Minha conclusão é que o PT tem mais eleitores fiéis, identificados e comprometidos com o partido. Enquanto que Bozo está recebendo votos de muita gente que não se interessa por política. O voto de muitos desesperados e desiludidos.

Para a esquerda militonta ideológica, só o que interessa mesmo é a ideologia, são sectários, proselitistas até a raiz dos cabelos, fazem qualquer coisa pela ideologia. Já as pessoas que apoiam Bolsonaro, apostam no que ele representa, que é uma solução para recuperar a ordem vigente, são pessoas comuns não ideológicas de todos os estratos.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2943 Online: 27 de Outubro de 2018, 07:26:07 »
Cartaz visto hoje na rua:

Ofereço emprego SÓ para eleitores de Bolsonaro.

Embaixo o cartaz dizia:

Se o cara oferecer emprego para petista não aparece ninguém.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2944 Online: 27 de Outubro de 2018, 09:31:05 »
 :histeria:

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2945 Online: 27 de Outubro de 2018, 10:39:32 »
De acordo com as pesquisas divulgadas na véspera da eleição o Zema nem chegaria ao segundo turno, o Do ria ficaria em quinto lugar na disputa pela prefeitura e o Caghada era favorito no primeiro com a fantástica capacidade de transferência de votos do presidiário.  :lol:

Alta precisão.

As muitas que dão certo você descarta, ou nem vê, e/ou nem lembra.  Quase nada de viés.   8-)

Mostre as pesquisas recentes que acertaram o primeiro turno nas eleições principais, quantas vc puder se existem tamtas certas.

NOTÍCIAS PRINCIPAIS    6 DE OUTUBRO DE 2018 / ÀS 11:49 / 21 DIAS ATRÁS

Bolsonaro cresce e tem 42,6% dos votos válidos, Haddad soma 27,8%, diz CNT/MDA

Por Eduardo Simões
3 MIN, DE LEITURA

SÃO PAULO (Reuters) - O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, cresceu mais de 7 pontos percentuais no critério de votos válidos e agora soma 42,6 por cento, enquanto o petista Fernando Haddad aparece com 27,8 por cento neste critério, apontou pesquisa CNT/MDA divulgada neste sábado, véspera do primeiro turno da eleição presidencial.

Jair Bolsonaro, do PSL 04/07/2018. REUTERS/Adriano Machado

Na pesquisa anterior, Bolsonaro tinha 35,3 por cento dos votos válidos, enquanto Haddad aparecia com 31,5 por cento. O critério de votos válidos desconsidera os votos brancos e nulos e é usado na contabilização oficial dos votos pela Justiça Eleitoral. Para vencer já no primeiro turno, um candidato precisa conquistar metade mais um dos votos válidos.

Ainda pelo critério dos votos válidos, Ciro Gomes (PDT) aparece com 11,5 por cento, ante 11,8 por cento na pesquisa anterior do instituto MDA encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), enquanto Geraldo Alckmin (PSDB) soma 6,7 por cento, ante 9,2 por cento.

João Amoêdo (Novo) aparece com 2,7 por cento dos votos válidos (2,4 por cento), Marina Silva (Rede) tem 2,6 por cento (3,3 por cento), Alvaro Dias (Podemos) soma 2 por cento (2,1 por cento), Henrique Meirelles (MDB) fica com 1,9 por cento (2,5 por cento) e Cabo Daciolo (Patriota) com 1,5 por cento (0,9 por cento).

Pelos votos totais, Bolsonaro tem 36,7 por cento (28,2 por cento na anterior), Haddad soma 24 por cento (25,2 por cento), Ciro aparece com 9,9 por cento (9,4 por cento) e Alckmin fica com 5,8 por cento (7,3 por cento).

Amoêdo soma 2,3 por cento (2 por cento), Marina tem 2,2 por cento (2,6 por cento), Dias tem os mesmos 1,7 por cento da pesquisa anterior, Meirelles aparece com 1,6 por cento (2 por cento) e Daciolo registra 1,3 por cento (0,7 por cento).

Brancos e nulos somam 7,8 por cento, eram 11,7 por cento na pesquisa anterior, e o percentual de indecisos é de 6 por cento, ante 8,3 por cento no levantamento anterior.

[...]

https://br.reuters.com/article/topNews/idBRKCN1MG0IV-OBRTP

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2946 Online: 27 de Outubro de 2018, 11:49:26 »
Em um vídeo que citei ali em cima, onde um cara começa a fazer campanha pra Bolsonaro em meio a um tiroteio, há também uma mulher que diz ter sonhado naquela noite que ficariam presos ( ela e o marido ) no meio de um tiroteio.

Como os ateus explicam os sonhos premonitórios?

Offline JJ

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #2947 Online: 27 de Outubro de 2018, 11:52:24 »
Em um vídeo que citei ali em cima, onde um cara começa a fazer campanha pra Bolsonaro em meio a um tiroteio, há também uma mulher que diz ter sonhado naquela noite que ficariam presos ( ela e o marido ) no meio de um tiroteio.

Como os ateus explicam os sonhos premonitórios?

Dizem que é:

1) Coincidência; 

ou

2) Falsa memória.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #2948 Online: 27 de Outubro de 2018, 11:54:34 »
Falsa memória? Ela tinha sonhado naquela noite, poucas horas antes.

Poderia ser coincidência.

Mas fiz esta pergunta porque há um caso de um tio meu muito mais impressionante.

Offline Gauss

• Nível 40
  • *
« Resposta #2949 Online: 27 de Outubro de 2018, 11:58:06 »
Bem se ela mora em uma comunidade carioca, não é tão impossível assim sonhar que está no meio de um tiroteio.

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!