Enquete

Em quem você votará no 2º Turno das eleições de 2018?

Haddad (PT)
10 (25.6%)
Jair Bolsonaro (PSL)
15 (38.5%)
Branco/Nulo
10 (25.6%)
Não comparecerei
4 (10.3%)

Votos Totais: 39

Autor Tópico: Eleições presidenciais de 2018  (Lida 56310 vezes)

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
Re:Eleições presidenciais de 2018
« Resposta #3000 Online: 27 de Outubro de 2018, 20:07:36 »
Se fosse apostar, eu diria que no fim vai dar uns 5-8% a mais pro Bolsonaro
Mas não acho de todo impossível que o Haddad possa alcança-lo e mesmo virar (por pouca diferença)
Pois vejam os casos da Marina Silva e Dilma onde os resultados finais foram bem distintos dos das pesquisas
E o PT tem se mobilizado para angariar votos
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3001 Online: 27 de Outubro de 2018, 21:19:10 »
Bolsonaro é o lado negro da fraqueza humana.

Sem dúvida.

Mas a alternativa é infinitamente pior.

O candidato é tão mau caráter quanto o Bozo, mas o partido e a caterva que o envolve é simplesmente criminosa.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3002 Online: 27 de Outubro de 2018, 21:25:31 »

Mentira! Ontem peguei uma barca só com petistas. Duas mil pessoas e 99% era petista.

Explica isso, ateu!
Simples,  você é um  lulopetista vermelho comunista  mortadela globalista ,  que está recebendo  dólares  rublos, remimbis,  petros  e pesos cubanos  pagos por agentes do Soros (e agentes de outros Illuminatis),  para espalhar fake news, na vã tentativa de impedir que o Nosso Senhor e Salvador, bravo caçador de petistas comunistas (e todos os outros tipos de comunas), o grande Bolsonaro,  destrua o império do mal que se instalou no nosso Brasil Varonil.

:brasil:

Ou isso ou teve um comício do PT na antiga Brizolândia e às 8 e meia da noite aquele era um povo que estava voltando pra casa.

Se a sua descrição não for uma gozação, a explicação mais plausível é que o desespero tomou conta os petistas. Hoje pela manhã passei, no centro de Curitiba, por meia dúzia de 'mortadelas' devidamente caracterizados que simplesmente foram vaiados ruidosamente por uma turba constituída de pedestres e apupados via buzinaço por motoristas.

Nunca tinha visto nada parecido antes.

Chegou a ser assustador.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3003 Online: 27 de Outubro de 2018, 21:30:17 »
Alguém pode comentar sobre o posicionamento do Joaquim Barbosa?

Não me surpreendeu porque ele mesmo já declarou que havia votado no PT antes.

O que me causou surpresa foi ele ter condenado alguns petistas no processo do Mensalão.

Enfim, mais do mesmo.
Foto USGS

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3004 Online: 27 de Outubro de 2018, 21:31:59 »
Voltei a achar que  Bolso 60  x  40 Haddad ,  é o resultado mais provável, obviamente colocando aí uma margem de erro de uns 3 %.
Segundo a Vox Populi, Haddad é capaz de virar e ganhar  :histeria: :histeria:

Apareceu no feed do Google News, isso no site do Esmael Morais, "Pesquisa Vox Populi poderá trazer virada de Fernando Haddad".

Outro que segue o estilo do Brasil 247 de fazer reportagem, isento de mais.  :histeria:

Vox Populi está no 'bolso' há muito tempo.

É um lixo.
Foto USGS

Offline O Grande Capanga

• Nível 39
  • *
« Resposta #3005 Online: 27 de Outubro de 2018, 22:17:52 »
O negócio está tão feio que o Lucio Big declarou o voto dele no Haddad.

Não sabia quem era o tal Lucio Big até 30 segundos atrás quando procurei o nome na internet.

Quer dizer que até o Otário prefere votar em petista a votar no Bozo?
Estão falando é daquele do canal do Otário? Putz, o cara foi pro lado opaco da Força?

O tal Lucio Big não tem nada a ver com o canal do Otário.

Offline Arcanjo Lúcifer

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3006 Online: 27 de Outubro de 2018, 22:33:24 »
Pensei que tinha, basta digitar o nome e aparece junto com o canal em um monte de resultados.

Offline Pedro Reis

• Nível 39
  • *
« Resposta #3007 Online: 27 de Outubro de 2018, 22:40:12 »

Mentira! Ontem peguei uma barca só com petistas. Duas mil pessoas e 99% era petista.

Explica isso, ateu!
Simples,  você é um  lulopetista vermelho comunista  mortadela globalista ,  que está recebendo  dólares  rublos, remimbis,  petros  e pesos cubanos  pagos por agentes do Soros (e agentes de outros Illuminatis),  para espalhar fake news, na vã tentativa de impedir que o Nosso Senhor e Salvador, bravo caçador de petistas comunistas (e todos os outros tipos de comunas), o grande Bolsonaro,  destrua o império do mal que se instalou no nosso Brasil Varonil.

:brasil:

Ou isso ou teve um comício do PT na antiga Brizolândia e às 8 e meia da noite aquele era um povo que estava voltando pra casa.

Se a sua descrição não for uma gozação, a explicação mais plausível é que o desespero tomou conta os petistas. Hoje pela manhã passei, no centro de Curitiba, por meia dúzia de 'mortadelas' devidamente caracterizados que simplesmente foram vaiados ruidosamente por uma turba constituída de pedestres e apupados via buzinaço por motoristas.

Nunca tinha visto nada parecido antes.

Chegou a ser assustador.

Não é gozação. Houve mesmo uma manifestação pró-Haddad no centro do Rio.

https://oglobo.globo.com/brasil/milhares-de-pessoas-fazem-ato-favor-de-fernando-haddad-no-centro-23189867

Voltando pra casa peguei uma barca que era quase toda de gente que estava no comício. O pessoal estava inflamado, cantando e entoando as tradicionais palavras de ordem. Só tinha um corajoso que de vez em quando gritava "Melhor já ir se acostumando!!" e levava uma vaia da multidão. Mas na boa, porque tava relax, um clima de bom humor, meio bloco de carnaval... Porque havia muita garotada, a maioria molecada da UFF.

Foi assim, eles vieram cantando, mas quando a barca tava já quase atracando o tempo fechou: um mauricinho bolsominion xingou alguém, sei lá, e a porrada comeu.

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3008 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:23:11 »
Eu votaria no Haddad, se pudesse votar (mudei e não deu tempo de transferir o título). Por mais que o PT possa não ter o maior dos apreços pela democracia - vide os escandâlos etc -, a diferença nesse quesito do Haddad com o Jair é enorme. Sem contar que sinto medo por todos os meus amigos gays, e pelo que pode acontecer com outras minorias, também. E que ele ainda disse que quer banir as pessoas como eu deste país, 'os vermelhos', como ele fala.

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3009 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:31:22 »
Bom, eu também quero banir os vermelhos; a criminalidade, a truculência, a desfaçatez, a corrupção. Não fulano ou beltrano, a não ser que estes se assumam na qualidade de criminosos, corruptos, truculentos, de pensamento único, opressores, autoritários, intolerantes. Não acha que seria esse o caso?
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Geotecton

• Moderadores Globais
  • Nível Máximo
  • *
« Resposta #3010 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:38:39 »
Eu votaria no Haddad, se pudesse votar (mudei e não deu tempo de transferir o título). Por mais que o PT possa não ter o maior dos apreços pela democracia - vide os escandâlos etc -, a diferença nesse quesito do Haddad com o Jair é enorme. Sem contar que sinto medo por todos os meus amigos gays, e pelo que pode acontecer com outras minorias, também. E que ele ainda disse que quer banir as pessoas como eu deste país, 'os vermelhos', como ele fala.

Não importa toda a roubalheira e todo o aparelhamento de estado feito pelos petistas?

Trocou o possivelmente errado pelo certamente errado?
« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, 23:40:45 por Geotecton »
Foto USGS

Offline Cinzu

• Nível 27
  • *
« Resposta #3011 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:50:12 »
Só voto no Bozo por causa da proposta econômica do Paulo Guedes, com muito receio e desconfiança. E o fato do Bozo ter anunciado que pretende manter a equipe do Temer também é um ponto positivo.

Alguém pode comentar sobre o posicionamento do Joaquim Barbosa?

Não me surpreendeu porque ele mesmo já declarou que havia votado no PT antes.

O que me causou surpresa foi ele ter condenado alguns petistas no processo do Mensalão.

Enfim, mais do mesmo.

Bolsonaro também já declarou que votou no Lula antes, isso por si só não diz nada. Joaquim Barbosa condenou os PTistas e outros, não pareceu fazer vista grossa com ninguém no processo, foi justo.

Ele teve a chance de ser presidente, desistiu da ideia de se candidatar porque quis. E agora aos 45 do segundo tempo fica querendo palpitar alguma coisa, discutindo com o Bolsonaro no twitter.
« Última modificação: 27 de Outubro de 2018, 23:52:38 por Cinzu »
"Não é possível convencer um crente de coisa alguma, pois suas crenças não se baseiam em evidências; baseiam-se numa profunda necessidade de acreditar"

Offline Rocky Joe

• Nível 34
  • *
« Resposta #3012 Online: 27 de Outubro de 2018, 23:50:31 »

Não importa toda a roubalheira e todo o aparelhamento de estado feito pelos petistas?

Importa, claro! Mas não o suficiente para eu decidir votar no Jair. O segundo turno é uma escolha entre dois candidatos e coisa e tal.

Mas eu não diria que há a menor chance de um governo do Bolsonaro dar certo. Mesmo que ele seja controlado e que não demonstre nenhuma das suas características anti-democráticas, não acredito que ele tenha competência, e que esteja cercado por pessoas competentes, para gerir o governo de acordo com a sua proposta.

Não que o PT tenha quadros bons o suficiente para gerir o país com uma guinada social democrata, mas enfim, entre um governo ruim e um governo com possibilidades fascistas, o voto para mim seria fácil.

Que eu esteja errado, claro, porque tudo indica que o Jair já ganhou do Fernando.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3013 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:00:49 »
Talvez eu considerasse votar em Handdrad e não nulo se ele tivesse escrito a carta aberta que não escreverá, de Demétrio Magnoli:

http://blogs.opovo.com.br/jocelioleal/2018/10/13/sobre-a-carta-que-haddad-nao-escrevera/

Não que fosse ser qualquer garantia, mas sei lá.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3014 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:01:45 »

Mesmo admitindo que o capitão é de fato misógino, racista, anti-gays, ultra-evangélico, burro e mau caráter.... que medidas você acha que ele pode efetivamente por em prática para prejudicar qualquer pessoa ou grupo minoritário tendo assumido o compromisso público de obedecer as leis e a constituição e de cercar de pessoas que certamente não compartilham com ele todas esses supostos desvios de personalidade e de caráter?  Me refiro apenas ao que depende da força de sua caneta, sem considerar o que será amplamente discutido na Câmara dos Deputados e no Senado Federal sob o olhar atento do STF.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Pavlov probably thought about feeding his dogs every time someone rang a bell.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #3015 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:09:24 »
Talvez eu considerasse votar em Handdrad e não nulo se ele tivesse escrito a carta aberta que não escreverá, de Demétrio Magnoli:

http://blogs.opovo.com.br/jocelioleal/2018/10/13/sobre-a-carta-que-haddad-nao-escrevera/

Haddad poderia mandar todo o PT pra pqp, dizer que ia privatizar a petrobrás, dizer que ia fazer a reforma da previdência, Dizer que imposto é roubo e etc, mas mesmo assim ainda nao seria algo acreditável. Nao dá pra simplesmente acreditar em alguém que era "Lula" no primeiro turno, mas agora virou ancap no segundo. É simplesmente tarde demais pra isso.

Em contrapartida, temos propostas como diminuir o gás para 49 reais. Sarney estaria orgulhoso.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3016 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:14:20 »

Importa, claro! Mas não o suficiente para eu decidir votar no Jair. O segundo turno é uma escolha entre dois candidatos e coisa e tal.

Mas eu não diria que há a menor chance de um governo do Bolsonaro dar certo. Mesmo que ele seja controlado e que não demonstre nenhuma das suas características anti-democráticas, não acredito que ele tenha competência, e que esteja cercado por pessoas competentes, para gerir o governo de acordo com a sua proposta.

Além do Paulo Guedes, do Mourão, do Bebiano, do Heleno e dos filhos, quem mais você destaca como absolutamente incompetentes para gerir o governo? Agora compare com o PT.

Não que o PT tenha quadros bons o suficiente para gerir o país com uma guinada social democrata, mas enfim, entre um governo ruim e um governo com possibilidades fascistas, o voto para mim seria fácil.

Admitindo que ele seja mesmo facista ou nazista, você acha mesmo que o governo tem alguma possibilidade de ser facista ou nazista?

Que eu esteja errado, claro, porque tudo indica que o Jair já ganhou do Fernando.

Sim, tudo indica que vai ganhar.
Brandolini's Bullshit Asymmetry Principle: "The amount of effort necessary to refute bullshit is an order of magnitude bigger than to produce it".

Offline Sergiomgbr

• Nível Máximo
  • *
  • uê?!
« Resposta #3017 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:16:00 »
Olha, eu votaria no Demétrio Magnoli, só retocaria isso aqui,

A disputa não é entre dois extremistas simétricos. Hoje, só há um extremista: meu adversário, que usa a democracia como plataforma para iniciar uma aventura autoritária radical. Derrotá-lo não é escolher o PT, mas escolher a democracia.
Até onde eu sei eu não sei.

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3018 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:17:53 »

Haddad poderia mandar todo o PT pra pqp, dizer que ia privatizar a petrobrás, dizer que ia fazer a reforma da previdência, Dizer que imposto é roubo e etc, mas mesmo assim ainda nao seria algo acreditável. Nao dá pra simplesmente acreditar em alguém que era "Lula" no primeiro turno, mas agora virou ancap no segundo. É simplesmente tarde demais pra isso.

Em contrapartida, temos propostas como diminuir o gás para 49 reais. Sarney estaria orgulhoso.

O carisma de Haddad é zero. Vai ser logo esquecido pelo povo e lembrado pela história como pau mandado do Lula.

Offline Buckaroo Banzai

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3019 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:21:01 »
Evidentemente que essa transformação que você imaginou seria absolutamente inacreditável, diferente da sugerida por Magnoli, menos drástica.

Bolsonaro (e Olavo de Carvalho) também deram apoio à greve dos caminhoneiros. Nenhum dos lados é seguro nesse quesito.

Citação de: Vera Magalhães
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ensaio-sobre-a-cegueira,70002325876
...
Jair Bolsonaro se pôs a fazer matemática: se o petróleo é quase todo produzido aqui, por que o Brasil segue o preço internacional? O PT se pôs a saudar a mandioca passadista: nos tempos de Dilma é que era bom, pois a Petrobrás controlava preços. São dois lados da mesma moeda que num passado recentíssimo levou o País à bancarrota: o populismo.
...

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,bolsonaro-volta-a-criticar-governo-e-parabeniza-caminhoneiros-em-meio-a-greve,70002328948
...
Segundo Bolsonaro, "o governo trabalha para colocar na conta dos caminhoneiros a responsabilidade pelos futuros prejuízos causados pela paralisação".

Não é a primeira vez que o deputado federal do Rio de Janeiro critica a atuação do governo diante da crise. No domingo, 27, ele sugeriu que um futuro presidente honesto e patriota deve revogar qualquer multa, prisão ou confisco a caminhoneiros que sejam determinados pelo presidente Michel Temer ou pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.
...

Mesmo admitindo que o capitão é de fato misógino, racista, anti-gays, ultra-evangélico, burro e mau caráter.... que medidas você acha que ele pode efetivamente por em prática para prejudicar qualquer pessoa ou grupo minoritário tendo assumido o compromisso público de obedecer as leis e a constituição e de cercar de pessoas que certamente não compartilham com ele todas esses supostos desvios de personalidade e de caráter?  Me refiro apenas ao que depende da força de sua caneta, sem considerar o que será amplamente discutido na Câmara dos Deputados e no Senado Federal sob o olhar atento do STF.

https://www.gazetadopovo.com.br/justica/a-curiosa-semelhanca-entre-bolsonaro-e-a-extrema-esquerda-americana-cex4j44u4l5guy7wgswfjlzyf/

A ideia de aparelhar o Judiciário quando discordamos de suas decisões é sedutora, mas tão perigosa quanto querer jogar futebol com as mãos

...
"No Brasil, curiosamente, foi o pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) que ventilou a ideia de aumentar de 11 para 21 o número de ministros do Supremo Tribunal (STF), porque “da forma como eles têm decidido as questões nacionais, não podemos sequer sonhar em mudar o destino do Brasil”. Para Bolsonaro, a mudança seria uma forma de “colocar 10 isentos lá dentro”.
...
Além disso, a ideia revive os momentos mais autoritários da história brasileira. Em 1931, ainda durante o governo provisório, Getúlio Vargas reduziu de 16 para 11 o número de ministros no Supremo e aposentou compulsoriamente seis deles. Em 1965, por meio do Ato Institucional número 2 (AI-2), o general Castello Branco aumentou o número de vagas para 16, criando uma terceira turma no tribunal. Em 1969, na esteira do AI-5, a ditadura aposentou compulsoriamente três ministros, outros dois renunciaram em protesto e o número de cadeiras voltou a ser de 11. Essas são apenas três ocasiões, dentre várias, em que o Judiciário entrou em rota de colisão com o Poder Executivo.

O recurso a mudanças abruptas no Judiciário não é exclusividade do Brasil. Em 2004, o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, com apoio do Congresso, aumentou o número de vagas na Suprema Corte do país e indicou de uma só vez 12 juízes alinhados ao chavismo. Em 2010, valendo-se de um referendo, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, aumentou de 11 para 17 o número de ministros da Corte Constitucional do país.
...

Venezuelização verde e amarela.

Offline Entropia

• Nível 22
  • *
« Resposta #3020 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:26:33 »
Eu estava exagerando (se bem que reforma da previdência nao é coisa de neoliberal reacinha, é só bom senso). Só quis dizer que qualquer mudanca que o Haddad indique, nao seria crível. Ele só está no segundo turno por causa do Lula (e provavelmente irá perder por causa dele), está subordinado ao partido, é um poste, mesmo que os seus eleitores insistam que isso nao é verdade.

Esse tipo de coisa que o Demétrio falou não é algo que se faz em período eleitoral, o partido poderia ter aproveitado o impeachment e a lava jato para fazer uma reforma, nao fez, continuou defendendo bandidos, ditaduras e forcando a polarizacao e antipatia no povo.

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #3021 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:28:31 »

Diria que não ser filiado ao PT é uma condição sine qua non pra redigir um texto deste.

Ademais, existe a questão da credibilidade, seja da autoria ou do compromisso com a palavra.

"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Josef Babinski

• Nível 17
  • *
  • Neurologist
« Resposta #3022 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:34:03 »
Eu acho que Bolsonaro tem mais condições de ser pragmático e sabemos que ele tem insight real de que não domina nenhum elemento da economia, por que se pensaria que sua atuação seria na contramão do próprio ministério?

Como neurologista, se eu solicito um parecer para a equipe de cirurgia oncológica a respeito de um tumor no fígado, o que me disserem sobre tratamento eu digo amém.

Uma possibilidade seria eu achar que eu posso ler tudo no NCBI e desconsiderar a bagagem/formação do outro, entre outras..
"Não esperemos desconstruir rapidamente preceitos formados ao longo dos anos; acreditemos na razão e na perseverança."

Offline Fenrir

• Nível 32
  • *
  • Cave Canem
« Resposta #3023 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:37:25 »

fazendo o papel de advogado do diabo... e se uma vez eleito, ele der uma banana para o compromisso público de obedecer as leis e a constituição e ...
e tiver apoio nessa sua empreitada? não me admira que mulheres, negros e gays em sua maioria, suponho, não votem nele
"Nobody exists on purpose. Nobody belongs anywhere. Everybody's gonna die. Come watch TV" (Morty Smith)

"The universe is basically an animal. It grazes on the ordinary. It creates infinite idiots just to eat them." (Rick Sanchez)

Offline Gigaview

• Nível Máximo
  • *
« Resposta #3024 Online: 28 de Outubro de 2018, 00:40:33 »
Evidentemente que essa transformação que você imaginou seria absolutamente inacreditável, diferente da sugerida por Magnoli, menos drástica.

Bolsonaro (e Olavo de Carvalho) também deram apoio à greve dos caminhoneiros. Nenhum dos lados é seguro nesse quesito.

Citação de: Vera Magalhães
https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,ensaio-sobre-a-cegueira,70002325876
...
Jair Bolsonaro se pôs a fazer matemática: se o petróleo é quase todo produzido aqui, por que o Brasil segue o preço internacional? O PT se pôs a saudar a mandioca passadista: nos tempos de Dilma é que era bom, pois a Petrobrás controlava preços. São dois lados da mesma moeda que num passado recentíssimo levou o País à bancarrota: o populismo.
...

https://politica.estadao.com.br/noticias/geral,bolsonaro-volta-a-criticar-governo-e-parabeniza-caminhoneiros-em-meio-a-greve,70002328948
...
Segundo Bolsonaro, "o governo trabalha para colocar na conta dos caminhoneiros a responsabilidade pelos futuros prejuízos causados pela paralisação".

Não é a primeira vez que o deputado federal do Rio de Janeiro critica a atuação do governo diante da crise. No domingo, 27, ele sugeriu que um futuro presidente honesto e patriota deve revogar qualquer multa, prisão ou confisco a caminhoneiros que sejam determinados pelo presidente Michel Temer ou pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann.
...

https://www.gazetadopovo.com.br/justica/a-curiosa-semelhanca-entre-bolsonaro-e-a-extrema-esquerda-americana-cex4j44u4l5guy7wgswfjlzyf/

A ideia de aparelhar o Judiciário quando discordamos de suas decisões é sedutora, mas tão perigosa quanto querer jogar futebol com as mãos

...
"No Brasil, curiosamente, foi o pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) que ventilou a ideia de aumentar de 11 para 21 o número de ministros do Supremo Tribunal (STF), porque “da forma como eles têm decidido as questões nacionais, não podemos sequer sonhar em mudar o destino do Brasil”. Para Bolsonaro, a mudança seria uma forma de “colocar 10 isentos lá dentro”.
...
Além disso, a ideia revive os momentos mais autoritários da história brasileira. Em 1931, ainda durante o governo provisório, Getúlio Vargas reduziu de 16 para 11 o número de ministros no Supremo e aposentou compulsoriamente seis deles. Em 1965, por meio do Ato Institucional número 2 (AI-2), o general Castello Branco aumentou o número de vagas para 16, criando uma terceira turma no tribunal. Em 1969, na esteira do AI-5, a ditadura aposentou compulsoriamente três ministros, outros dois renunciaram em protesto e o número de cadeiras voltou a ser de 11. Essas são apenas três ocasiões, dentre várias, em que o Judiciário entrou em rota de colisão com o Poder Executivo.

O recurso a mudanças abruptas no Judiciário não é exclusividade do Brasil. Em 2004, o ex-presidente da Venezuela Hugo Chávez, com apoio do Congresso, aumentou o número de vagas na Suprema Corte do país e indicou de uma só vez 12 juízes alinhados ao chavismo. Em 2010, valendo-se de um referendo, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, aumentou de 11 para 17 o número de ministros da Corte Constitucional do país.
...

Venezuelização verde e amarela.

Já desistiu. Assim como vai desistir de muitos nonsenses que disse durante a carreira. O cara está amadurecendo e aprendendo. Merece um voto de confiança.

Na tentativa de trazer a advogada Janaína Paschoal para a vaga à vice-presidente, o deputado federal e candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSL) desistiu de aumentar de 11 para 21 o número de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e se dispôs até mesmo a rever a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.

Segundo a coluna Painel, do jornal “Folha de São Paulo”, o candidato teria desistido de vez da primeira proposta e quanto à segunda resolveram chegar a uma média de idade para diminuir a maioridade penal: 17 anos. A advogada ainda teria proposta restrições.

Mesmo com todas as prerrogativas, Janaína ainda reflete, segundo a coluna, sobre a vaga de vice. “Penso que meu papel seria abrandá-lo. A caneta é do presidente. Mas, ao menos na minha área, parece que vai ouvir”, disse.

https://www.jornalopcao.com.br/ultimas-noticias/por-janaina-bolsonaro-desiste-de-proposta-de-inflar-stf-e-ate-reve-reducao-da-maioridade-penal-132001/

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!