Não é nada "estranho" defender a democracia atacando um presidente eleito democraticamente que praticamente fez sua carreira (ao menos o marketing) em atacar a democracia. Ter sido eleito democraticamente não confere ao candidato um respeito imediato ao processo e às instituições, isso não é menos válido para Bolsonaro do que para o PT.
Buckaroo, eu acho estranho sim... como você mesmo disse, o que ele fez até agora em termos de "ataque à democracia" foi puro marketing.
" foi puro marketing"
Então, você realmente acredita que o B é um democrata ?
Que tudo que ele falou na campanha e nos últimos 20 anos são apenas mentiras que não refletem o real pensamento político dele ?
Não acredito que ele seja um democrata.
Mas também não acredito que no seu governo ele faça ataques sistemáticos à democracia no campo real, ou seja, tente efetivamente censurar a imprensa, aparelhar o STF, controlar o judiciário, diminuir o poder o legislativo, etc, etc. Claro, posso estar errado.
Até agora o Bolso foi um deputado do baixo clero e candidato com um eleitorado fiel de minions, ou seja, mesmo falando a bobajada que sempre falou, conseguia se eleger deputado sem muita dificuldade. Surfou na onda anti-petista e acabou sendo eleito presidente. Agora o jogo mudou completamente, e acredito que o comportamento dele na presidência será bem diferente, mais pela responsabilidade do cargo, do necessário apoio do Congresso, do Judiciário e da opinião pública que ele vai precisar, do que por ele mesmo.
Acho péssimo que ele seja o próximo presidente, não gosto dele, mas a opção do PT no poder seria muito pior. Só espero que ele me surpreenda e seja um bom presidente, embora não tenha lá muita esperança disso. Mas não acho que ele será um mau presidente por tentar instaurar um governo totalitário e anti-democrático, acho que será um mau presidente por pura incompetência mesmo. Espero estar enganado, como já disse.
Ele só foi eleito, simplesmente não pode fazer mais do que já fez, questionar as instituições, legitimidade dos oponentes, pregar violência, etc, etc. Os ítens todos do teste que "prevê" autoritários como Maduro, Erdogan, etc.
Como eu disse acima, não acredito que agora que está eleito, com a necessidade de apoio político que ele vai ter, ele coloque as idéias malucas dele em prática, tanto que já está mudando o discurso. Talvez eu esteja muito otimista, mas não acredito em um ataque sistemático do Bolso às instituições democráticas.