dogmatizam que "Deus" — o abraâmico, todas essas vertentes cultuam a divindade abraâmica...— "é" "bom", implícito está um padrão de bondadez (so to say...) externo à divindade. Uma régua pela qual é avaliada a divindade.
A divindade NÃO é A régua.
dentro dese dogma "tudo que Deus faz é bom" "porque não temos capacidade para entender dessa forma" ai fica difícil querer contestar alguma maldade divina?
quando a a doença faz sofrer e nos mata , quando nascemos com defeitos fisicos, quando não conseguimos discernir com maior aproveitamento, quando sentimos dores insuportaveis ainda temos que dar uma de jó agradecendo a Deus pelo nosso sofrimento?
ou dar uma de Jesus cristo sendo sacrificado para poder corrigir mal criação divina (humanidade), temos que assumir a culpa por todo nosso sofrimento? ou dizer que Deus é grande responsavel por toda esses escanda-los?
Jesus disse que eles são uma necessidade de Deus!

e oque diz a ortodoxa espirita?
Bom...
por isso lhe perguntei sobre o nível dos seus conhecimentos.
Não posso nem tenho disposição cá pra lhe explicar toda Doutrina. Mas estude o artigo do Sr. Acauan que ele é autocontido.
ué, mas exatamente tirei esse questionamento deus bom ou mal de la................
[
Qsq. dúvidas sinta-se à vontade pra me perguntar. Mas 1° estude...
antes me responda segundo kardecista humanos sofrem devido a reações cármicas, e os animais sofrem por que?
no mundo espirita mantemos nossa idade cronológica?
Mas esta teodiceia é auto-contraditória consigo própria, como estou tentando lhe fazer ver via o artigo.
A queda é mais compatível com livre arbítrio.
exemplifique!
o livre arbitrio esta mais para o ignorante ou para o mais consciente?
Eu já fui um ferrenho defensor do LA. Hoje já não sinto tanta firmeza quanto a ele existir de fato...

ok,mas responda quem possui mais liberdade os mais ignorantes, ou os que possuem maior nível de consciência?
e fica repetindo isso sem nenhum constrangimento ?
Porque a impressão que tenho é de que esteja a me pedir pra justificar uma teodiceia que eu tou lhe dizendo que não tem nexo.
Mas se não é essa sua intenção 
a intenção é tentar entender por que alguém se dedica a estudar algo que considera sem nexo?
Só Freud explica?
pior é querer pregar a submissão politicamente correta "tudo que Deus faz é bom" quando a dor que deus nos impõe nos diz FDP, isto é ser humano e não retrogrado.

argumento que pessoas politicamente religiosas querem aparentar santidade sendo submissas a dor imposta por Deus, assumindo toda a culpa até mesmo indo contra seus instintos que lhe "mandam" blasfemar, mal dizer o sofrimento que lhe é impostos por Deus .
Talvez instintivamente pela fé intuem de alguma forma, que de fato todo mal é necessário a existência e muitos deles são causados pelas ações dos próprios seres.
esta é uma melhor maneira de poder ver Deus de uma forma mais "boazinha",mas não de poder isenta-lo pela total responsabilidade por toda existência!
Mas não tem "anjos" anjos nela. Todas as almas são de mesma essência metafísica. O estágio final é a completa quintessenciação — es decir: sem teram mais o períspirito — mas ainda assim a essência metafísica é a mesma.
anjop no sentido de terem sido criados como jesus e lucifer , não!
mas sim no sentido de homens poderem regredir ao espíritos obsediadores (demônios) ou evoluir aos de luz (anjos)!
bobagens, pois se creem no livre arbítrio é justamente esse que permite ser anjo ou demônio a qualquer momento em qualquer lugar!
os seres são multantes instáveis mudam de opiniões segundo a circunstancias que lhe são impostas, por isso não devemos dizer "desta água não beberei jamais"
Existe alguma linha em que podemos seguir nem pelo ateísmo nem por religiões?
Eu sou suspeito pra lhe responder isso pois não sou isento nessa questão.
tende para qual lado?
Então MINHA resposta — admitidamente parcial, sublinho de novo — é:
NÃO SIGA NENHUMA RELIGIÃO NEM CREDITE NA EXISTÊNCIA DE NENHUMA DIVINDADE 
Agora, como bom cético: SE e QUANDO lhe surgir alguma prova FANTÁSTICA, que lhe convença, aceite como fato 
esta me pedindo para que perder a esperança de que a vida seja eterna?
mas se for isso, então nada do que acreditamos faz sentido é tudo uma grande bobajada do acaso?
mas neste argumento não vejo nenhuma contradição na genese de kardec e sim contradição no argumento do Sr. Acauan ao afirmar que se possuem ambas aptidões não pode ser considerado a opção por uma delas como uma regressão moral, apenas algo natural segundo a própria natureza
A contradição da teodicéia kardecista é que ela contém, concomitantemente, também, o dogma da "não retrogradação".
E Deus não permanece indiferente às opções "morais" feitas via LA das almas. Ele carimba se o vivente põe a cruzinha no quadradinho moral errado, pondo a alma pra encarnar + vezes e sob condições carnais piores 
mas isto não é uma contradição e sim liberdade de ação com a devida reação, tirando a parte filosófica da reencarnação cármica, a lei de ação e reação é física, Deus permite dar cabeçada na parede e como consequência a reação da dor de cabeça e nisto não interfere nada sua moralidade nem julgamento!
Da mesma forma que não interfere na justiça dos homens quando punitivas ou solidarias.
essa "não retrogradação" kardecista esta mais para o sentido da metempsicose, porque claramente expões nos seus contos romântico by chico chavier pessoas normais ( nem anjo nem demônio) que passaram a ser espíritos obsediadores conhecidos na umbanda como "encostos", temos também os chamados espíritos que retrogrediram ao estado de ovoides.
bobagens interpretativas, da mesma forma que o ladrão que mata para levar o sustento para sua casa é amado por ela e odiado pelas sus vitimas, percebe? fazer o bem a uns pode significar estar fazendo mal a outros!
Seriam "bobagens interpretativas" se a cosmologia kardecista não carimbasse as ações. Se a cosmologia kardecista fosse na base do "façam o que bem entendam" tava tudo bem c/S/contra-argumentação 
como disse a lei fisica da ação e reação é um fato observável que não requer fé, então o erro consiste no julgamento pessoais de interpretações sujeito a erros, pois o sofrimento não descrimina bons e maus é uma dadiva divina para todos !

aqui concordo que não existe essa condição de igualdade
outro plot hole na teodicéia kardecista: "Deus" criou todas almas em igualdade de condições.
O próprio Kardec diz que esses "são inclinados" ao mal. Portanto não foram criados iguais aos outros 
depende da interpretação, por exemplo da mesma forma eu posso dizer: "todo ser humano nasce em igualdade" pelado, sem posses e ignorante,mas isto não pode ser levado ao pé da letra pois sabemos que nem toda semente de uma mesma espécie desenvolverá de forma igualitária.
se moralmente é uma caixinha de surpresa, fisicamente ja podemos ver diferenças.
essa é uma questão polemica se temos a personalidade do ser imposta por um acaso, ou por uma imposição divina, não somos responsáveis pelos nosso atos .
Mas se ao longo do tempo nós mesmo construímos o nosso jeito de ser, então somos responsáveis por nossas ações e devemos responder por elas!
o que pensa a esse respeito?
bobagens! tanto presa quanto predadores são necessários ao equilíbrio e nisto não ha injustiça apenas necessidade!
De novo... taria tudo bem com essa sua contra-argumentação se a Doutrina fosse:
façam o que bem entenderem, pra nós espíritas não tem "certo" nem "errado". Todos vão reencarnar o mesmo n° de vezes e nas mesmas condições.
Só que NÃO É assim que funciona. A Doutrina tem e cobra as mesmas preceituações morais que o cristianismo ortodoxo.
A única vantagem

pro Fiel espírita é que não tem o inferno eterno. No fim todos vão se salvarem quintessenciando-se completamente, e as oportunidades pra remissão dos pecados são ilimitadas.
[/quote]
ué achava que a igreja ortodoxa católica era uma dissenção, por isso não respeita o papa e se dão em casamento?
por questionei se havia uma dissenção espirita ou seja protestantes contra o kardecismo?