então embrião não possui vida, somente fetos a partir de 03 meses desenvolvem sistema nervosos o que possibilita percepção do mundo?
Para a discussão avançar, seria importante definir o que você entende por "vida". E sim, somente a partir da formação do sistema nervoso os fetos podem perceber o mundo.
uma pessoa em estado de sono consegue perceber o mundo ?
neste caso ela esta morta ou viva?
então se é o tempo de vida que define o ser vivente, o mais maduros possuem maior direito de vida?
Te proponho um exercício. Imagine que você está em uma maternidade e começa um grande incêndio. De um lado do corredor há um bebê prematuro em uma incubadora. Do outro lado há uma maleta refrigerada com 200 embriões viáveis. Se tivesse que escolher, quem você salvaria? O "mais maduro" ou os 200 futuros seres humanos? Responda honestamente...
da mesma forma salvaria mãe gestante sob risco de vida devido ao feto, salvaria os bebês.
sugere que devemos optar sempre pelo ser mais maduro? o mais racional?
se o critério usado para definir o ser vivo é a percepção e
inteiração com o mundo externo, autistas são menos humanos, ou seja tem menos direito a vida?
Esse não é um critério qualitativo, mas um "marco temporal". O autista atingiu esse mesmo marco quando seu sistema nervoso se desenvolveu, ainda que venha a apresentar um funcionamento menos eficiente.
ser menos eficiente,menos perceptivo,menos interativo me parece critérios bem qualitativos.
o embrião passa a ser considerado um feto após 12 semanas de gestação onde ja existe um cérebro pensando.
Incorreto, o pensamento surge bem mais tarde. Citando o texto de Sagan que o Buckaroo postou, "as conexões de neurônios em larga escala não começam até a 24ª ou 27ª semana de gravidez — o sexto mês. (...) As ondas cerebrais típicas de um adulto humano, porém, não aparecem em fetos até pelo menos a 30ª semana de gravidez — quase no início do terceiro trimestre. Fetos mais jovens do que isso — não importa o quão vivos e ativos possam ser — não têm a arquitetura cerebral necessária. Não podem ainda pensar."
ha controvérsias da ciência a esse respeito
então na sua visão o ser com menos de três meses esta morto e pode ser descartado conforme a conveniência social?
Quem falou em conveniência social? O que eu disse é que um ser com menos de três meses, sem cérebro funcional, está tão vivo quanto um adulto com morte cerebral. O corpo não se mantém sem o cérebro.
negativo existem pessoas "sem cérebro "que conseguem sobreviver por bastante tempo .
se propõe que vida = consciência ainda falta determinar o inicio é ai que a coisa desanda da ciência para a crença
questão de justiça , se o não abortado considera justo ser abortado então te-lo abortado estaria fazendo a sua própria justiça. mas é claro que achamos justa punição apenas para os outros não é verdade ?
Quem falou em "justiça"e "punição"?
discutimos a legalização do aborto, se é justo ou injusto , legal ou inlegal.
talvez do ponto de vista dos ja nascidos seja justo e legal,ma do ponto vista dos embriões seja injusto e ilegal.
se voces argumentam que matar seres inconscientes da vida seja legal, afirmam que matar animais, recém nascidos e autistas tambem seja .
o fato de poder estar sendo medidas formas de ondas cerebrais não significa uma conectividade interativa com esse mundo, ou seja sem consciência sem vida?
voce crê nisto,mas não tem como provar que seja assim, da mesma forma que não tem como saber ..
Eu não creio em nada, por isso sou ateu e cético. É um fato comprovado que que o pensamento, os sentimentos e as sensações dependem de um suporte físico formado pelo sistema nervoso, cérebro, sinapses, etc. Não é uma questão de crença..
tambem é fato conhecido que pessoas em estado de sono ou desmaiada perdem consciência e sentidos isto justifica que podemos mata-la? ou devemos esperar que recobre os sentidos?
essa visão que podemos matar seres humanos no estado embrionário antes deles poderem manifestar sentidos me parece muito baixa, tanto quanto querer aproveita-se da inconsciência de outro ser , para não mais permitir que ela possa vir a manifestar novamente!
"quem quer ser um Embrionário de suscesso?" somente os que não foram abortados!
embora não possa demonstrar se um autista esta consciente do mundo externo, como saber se as células não possuem algum sistema perceptivo?
Pode ser que as percepções sejam enviadas do além por gnomos de olhos azuis, mas não temos evidências disso. Temos que basear o debate naquilo que sabemos, não em coisas que não podem ser demonstradas. Se qualquer hipótese for considerada válida não chegaremos a lugar nenhum.
ok, sabemos que embriões antecedem o ser humano que nunca nascerão se for interrompido o processo de gestação e nisto não podemos alegar ignorância de estarmos interrompendo uma vida!
vai querer negar isso?
ou seja "filho de peixe peixinho é" o micro ser possui proporcionalmente características do macro ser.
Falácia da divisão. As partes nem sempre tem as características do todo. Um ser vivo em formação não tem todas as propriedades do ser vivo plenamente formado.
tem razão , interessante notar que a união de células de duas células físicas é capaz de resultar em um outro composto fisico capaz de gerar coisa imaterial como os sentimentos , pensamentos e consciência .
qual e´a diferença entre sentimento e percepção?
Sentimento é um estado ou reação afetiva. Percepção é a forma como interpretamos as sensações recebidas pelos cinco sentidos.
neste caso a planta sente ou percebe os raios solares?
tambem o nosso conhecimento da dor causada pelo sistema nervoso não impossibilita de haver existência de outros tipos de sistemas sensoriais celulares ainda desconhecidos.
Temos alguma evidência disso?
sim a dor moral é terrível, ja sentiu alguma?
Meu modo ironia estava ativado, por isso coloquei uma carinha no final da frase. Não ser religioso me ajuda a enxergar o aborto sem preconceitos e pré-julgamentos morais.
tambem procuro ser racional sem preconceitos, por isso ca estou a discutir razões ou falta dela.
entendo céticos acreditam serem tão racionais quanto mães que abortam seus filhos por pura irresponsabilidade sexual
Somente o ser pode decidir se deseja continuar vivendo, no entanto se tratando de seres naturalmente sociais
deveria considerar a opinião dos que ajudam a manter a sua vida.
Quem mantém o embrião/feto é a mãe. A opinião dela deveria ser considerada...
de uma forma mais ampla a vida mãe tambem depende da sociedade então essa possui maior autoridade sobre as individualidades.
aparentemente quanto maior o trabalho ja executado maior valor a será dado a obra, ja que ela poderá manifestar maior utilidade social, tipo tijolo e casa.
Perfeitamente.
ilusão considerando que sem partes minusculas não existe todo universo
isto me lembrou esta piada:
Os Chefes
Piadas Variadas
Como nasceram os chefes...
No princípio da humanidade, quando Deus criou o corpo humano, os orgãos vitais do mesmo começaram a discutir sobre quem seria o chefe.
O cérebro expôs: "eu devo ser o chefe já que ordeno o funcionamento de todos vocês".
Os olhos argumentaram: "nós devíamos ser o chefe porque guiamos todo o corpo".
O coração disse: "então eu deveria ser o chefe porque levo o sangue para que todos vocês funcionem".
Nesse caso, disse o estômago: "eu serei o chefe porque os alimento a todos".
As pernas declaram-se chefes porque, segundo elas, transportam todo o corpo".
Os demais orgãos indignaram-se pelo que cada um sentia, quando a merda pediu para ser ela a chefe.
Todos riram desta tirada que consideraram despropositada. E a merda declarou: "eu serei a chefe" ... e negou-se a sair durante 5 dias.
O corpo estalava ....!!!!!!
O estômago sentia-se mal ...!!!
Os olhos nublavam-se ...!!!!
O coração ameaçava parar ...!!!! As pernas tremiam ...!!!!
... e então todos gritaram : "Que a merda seja o Chefe"
E DESDE ENTÃO QUALQUER MERDA PODE SER O CHEFE.
mas no caso então segundo esta sua visão de vida, fetos menores de 3 meses são ninguém que podem ser descartados como uma espinha(acne) inconveniente ?
Comparação falaciosa e sem sentido. Uma espinha, bem diferente de um embrião/feto, não tem potencial para se tornar um ser humano. Compare "embrião" com "feto" e "bebê", assim podemos chegar a conclusões válidas.
Tem razão, fui injusto com as acnes estas também nascem sem serem desejadas mas se tornam inconvenientes por pouco tempo e desaparecem da vida das pessoas , quando permitido o embrião poderá superar o tempo de vida dos pais. a não ser que por conviniência seja descartado antes.
... mas ser abortado nunca será legal para um ser em formação ...
Alguém disse que seria?
sim os que querem legalizar o aborto em prol da irresponsabilidade sexual, faça me um favor!