uma pessoa em estado de sono consegue perceber o mundo ?
neste caso ela esta morta ou viva?
Bom, quero crer que você percebe o quanto essa comparação é falaciosa e sem-sentido. Uma pessoa adormecida tem um cérebro funcional, um sistema nervoso funcional, um corpo em atividade. E sim, ela tem uma série de sensações e consegue 'perceber' o mundo à suia volta. Um carro desligado continua sendo um carro. Fala sério...
quero ver você falar sério enquanto dorme, perguntaria a voce o que sabe a respeito da vida de embriões? se não responder concluiria que voce esta totalmente sem razão ou sentidos igual a um embrião legalmente passível de ser descartado como um objeto imóvel , sem sentido, razão , sem consciência do mundo real ,incomunicável, vegetativo, sem interatividade inútil socialmente .
adios muthatios, até las vistas baby se crês em vida após sua razão efêmera! se não seu fim estará consumado!
então se é o tempo de vida que define o ser vivente, o mais maduros possuem maior direito de vida?
Os nascidos e os fetos viáveis têm mais direito à vida do que um óvulo fecundado ou um embrião nos estágios iniciais de formação do organismo.
se o direito a vida se da pela primazia trata-se da fé biblica!
como argumenta direito prioritário a vida dos seres sencientes , autistas de alto grau de não interatividade, pessoas em coma tambem poderão ser descartadas?
da mesma forma salvaria mãe gestante sob risco de vida devido ao feto, salvaria os bebês.
Então você acaba de se auto-refutar. Se você diz que o embrião tem o mesmo direito à vida que um bebê, deveria salvar os 200 embriões - afinal, 200 vidas valem mais do que uma. mas você sabe que, na vida real e apesar do seu discurso, você também leva em conta o tempo de formação como critério para a importância da vida.
o ideal seria salvar toda forma de vida,mas a questão é que voces não estão defendendo salvar toda forma de vida independente do seu atual estagio, você estão querendo aniquilar as formas de vidas que se encontram em estagio inicial, acha bonito esta sua visão da vida?
sugere que devemos optar sempre pelo ser mais maduro? o mais racional?
De novo? Vamos lá... eu não sugiro, eu afirmo: na minha opinião um feto com cérebro e sistema nervoso completos é um ser humano como você ou eu. Um embrião em estágio inicial de formação ainda não é.
baseado na sua ciência ou apenas fé?
se o critério usado para definir o ser vivo é a percepção e
inteiração com o mundo externo, autistas são menos
humanos, ou seja tem menos direito a vida?
Outra vez você parece não ter entendido o que eu escrevi (prefiro acreditar que não é uma deturpação proposital). Os autistas tem cérebro, tem sistema nervoso, tem um corpo completo. Podem ter alguma limitação no uso das ferramentas que tem, mas as ferramentas estão lá. Por favor, não tente distorcer minhas palavras.
ué sua palavras salvo algum engano de minha parte diz que considera vivo um apenas um ser senciente consciente capaz de interagir com mundo externo , neste caso humanos desprovidos de consciência (autistas), cegos .mudos, surdos, sem olfatos
são candidatos a serem abortados socialmente?
ser menos eficiente,menos perceptivo,menos interativo me parece critérios bem qualitativos
Não disse em nenhum momento que o critério é a eficiência, mas a presença ou ausência do sistema nervoso completo. Simples..
contraditório querer defender vidas apenas para para seres portadores de sistema nervosos e ser favorável ao assadssinato de animais por puro prazer de gustativo.
ha controvérsias da ciência a esse respeito
[/quote]
Me mostre, por favor algum texto médico/científico afirmando que com 12 semanas de gestação o feto já tenha um cérebro pensante, como você afirmou. Fiquei curioso...
que eu saiba a ciência ainda não conseguiu inventar um decodificador de pensamentos.
apenas mensurar a frequência das ondas causada pelo cérebro que são percebidas a partir de:
https://super.abril.com.br/ciencia/vida-o-primeiro-instante/
10 semanas ou 2,33 meses
https://m.folha.uol.com.br/ciencia/2010/10/814968-cientistas-defendem-5-momentos-para-inicio-da-vida-humana.shtml
de 5 a 24 semanas
não ha um consenso cientifico quanto ao incio das ondas muito menos da vida utra uterina
então na sua visão o ser com menos de três meses esta morto e pode ser descartado conforme a conveniência social?]
Calma, economize um pouco o apelo à emoção. E procure ver a diferença entre estar morto e estar com o corpo ainda incompleto, em formação. São dois conceitos muito diferentes.
ué ?se afirma que pode haver vida em um ser que ainda esta incompleto, por que defende que ele pode ser descartado como se fosse um objeto inútil ,pior pernicioso a sociedade?
um pai aguardava muito ansioso pelo nascimento do filho
até que o medico disse fizemos o parto!
o homem disse: que legal ,agora sim finalmente vou poder levar meu filho para passear e jogar bola no parque!
médico: tem um problema seu filho nasceu sem os braços!
pai: não tem problema nenhum ainda posso jogar basquete com ele usando uma cadeira de rodas !
médico: tem mais um problema sue filhos tambem nasceu sem as pernas!
pai: tudo bem ainda poso conversar com meu filho.
médico: mas tem mais um problema seu filho nasceu sem a cabeça!
pai: então tras meu filho que eu quero conhece-lo do jeito que ele for.
então o médico veio com um pacote trazendo uma orelha enorme do tamanho de um bebê.
pai: Meu filho!
médico: fala mais alto que o garoto também nasceu surdo!
em outro parto o mesmo medico ao trazer o recem nascido ao pai, deu uma bica no nenem que saiu voando bateu na parede e caiu duro.
o pai desesperado tentava esgoelar o médico que que ria dizendo ...calma...calma ..foi uma brincadeirnaha a crainça ja nasceu morta!
negativo existem pessoas "sem cérebro "que conseguem sobreviver por bastante tempo .
Só se forem mantidas vivas por aparelhos ou outros sistemas de suporte à vida. Elas não se mantém vivas naturalmente se não tiverem um sistema nervoso funcional. Se tiver exemplos diferentes eu adoraria ver...
pessoa que conseguem sobrevivem sem terem cérebros são milagres da natureza que eu tambem, gostaria de entender como isto é possível? provavelmente graças a sociedade!
se propõe que vida = consciência ainda falta determinar o inicio é ai que a coisa desanda da ciência para a crençaUm espermatozóide tem vida, um óvulo fecundado tem vida, uma célula da pele tem vida. Mas não tem a possibilidade de se manter vivos de forma independente se não tiverem um sistema nervoso completo. Eu não disse que vida = consciência (apenas). Nada de crença da minha parte.
sim crê que pode haver vidas independentes, mesmo sendo um ser dependente social derivado de outros seres, ou seja a possibilidade de voce ter vida foi te dada pelos seus pais, então por que voce quer negar o direito da vida a outros embriões? acha isto bonito?
discutimos a legalização do aborto, se é justo ou injusto , legal ou inlegal.
talvez do ponto de vista dos ja nascidos seja justo e legal,mas do ponto vista dos embriões seja injusto e ilegal.
Quem define o que é legal ou ilegal é a lei vigente, não nossas opiniões sobre ela.
leis não são absolutas e devem ser atualizada atender as necessidades sociais vigentes, por isso existem as MPS
Situações em que o aborto não é considerado crime contra a vida humana
O aborto no Brasil somente não é qualificado como crime em três situações:
Quando a gravidez representa risco de vida para a gestante.
Quando a gravidez é o resultado de um estupro.
Quando o feto for anencefálico, ou seja, não possuir cérebro. Esse último item foi julgado pelo STF em 2012 e declarado como parto antecipado com fins terapêuticos.
As gestantes que se enquadrarem em uma dessas três situações tem respaldo do governo para obter gratuitamente o aborto legal através do SUS (Sistema Único de Saúde).
https://examedaoab.jusbrasil.com.br/artigos/414535657/aborto-o-que-diz-a-lei
se voces argumentam que matar seres inconscientes da vida seja legal, afirmam que matar animais, recém nascidos e autistas tambem seja .
Falácia. Deturpando minha opinião para chegar a uma conclusão que conduz ao absurdo. Acho que você não precisa desse tipo de apelação. Tipo "se você liberar o cigarro e o álcool, então tem que liberar todas as drogas"... "se acha certo arrancar uma unha também acha certo amputar um braço"...
os legisladores tambem concordam que aborto é um crime de menor importância por isso determinaram uma punição branda
de apenas 01 a 03 anos de reclusão
não vejo em que o Álcool é menos pernicioso do que as outras drogas, a liberação dessa droga só é "legal" mesmo para o governos que arrecada 40% de impostos com a sua venda!
....vai Brasillllllll!
voce esta propondo descartar todo o ser humano! com a desculpa que poderá fazer isto antes dele formar um cérebro, malandro , hein?
no popular "devemos matar no ninho" enquanto podemos!
o fato de poder estar sendo medidas formas de ondas cerebrais não significa uma conectividade interativa com esse mundo, ou seja sem consciência sem vida?
Confesso que não entendi...
defina se o critério usado para determinar existência de vida é a detecção de ondas cerebrais ou a inteiração consciente com o mundo externo?
mas não aceito considerar um ser vivo os recém nascidos capazes de sobreviver sozinhos, porque somos seres sociais nato, podemos cortar o cordão umbilical materno ,mas não o social!
tambem é fato conhecido que pessoas em estado de sono ou desmaiada perdem consciência e sentidos isto justifica que podemos mata-la?
Outra comparação falaciosa. Uma pessoa adormecida ou desmaiada continua com o cérebro e o sistema nervoso em funcionamento. Sua apelação não funcionou.
tambem só acredito nisto se ver voce em um dialogo sem sentido,antes que voce me dizer que este é o nosso caso!
quero ver você conversando com alguém em coma..o que ela esta pensando sobre atual politica...sobre os jogos da copa se é contra ou a favor do aborto, se as condições climáticas estão a contento?
entende eis ai um ser que tem cérebro porem incapz de manifestar consciência é como se não tivesse, justifica mata-lo?
essa visão que podemos matar seres humanos no estado embrionário antes deles poderem manifestar sentidos me parece muito baixa, tanto quanto querer aproveitar-se da inconsciência de outro ser , para não mais permitir que ela possa vir se manifestar novamente!
Faça uma comparação melhorzinha. Por exemplo, compare um embrião em estágio inicial com alguém com morte cerebral. Aí sim você poderia encontrar uma situação similar: dois seres absolutamente incapazes de perceber ou interagir com o mundo. Lembrando que no caso da morte cerebral já podem ser retirados os órgãos para doação.
prefiro o ser em coma, por que ainda estou defendendo possibilidade reais de vida e não de morte!
ok, sabemos que embriões antecedem o ser humano que nunca nascerão se for interrompido o processo de gestação e nisto não podemos alegar ignorância de estarmos interrompendo uma vida!
vai querer negar isso?
Sim, nesse caso está sendo interrompido o processo de formação de um ser vivo. Ninguém nega isso.
e quais são os motivos capaz de justificar tal ato?
tem razão , interessante notar que a união de duas células físicas é capaz de resultar em um outro composto fisico capaz de gerar coisa imaterial como os sentimentos , pensamentos e consciência .
As reações neuroquímicas são muito legais, não é mesmo? Sentimentos, pensamentos e consciência... resultados da atividade do sistema nervoso, cérebro inclusive.
sim isso prova que a crença materialista esta errada!
neste caso a planta sente ou percebe os raios solares?
A planta tem "sensações". Elas são capazes de reagir a estímulos ambientais.
os nosso sentidos tambem, mas o desejo da planta a buscar pela luz é considerado apenas mecanico, do animais instintivos, do homem é a pura razão humana?
sim a dor moral é terrível, ja sentiu alguma?
Outra tentativa furada. Para sentir "dor moral" é preciso ter um receptores sensoriais, circuitos neuronais, cérebro pensante e sistema nervoso funcional. Sem isso não há nem dor nem senso de moral. tentar misturar sentidos diferentes da mesma palavra (dor) não refroça o seu ponto de vista.
a dor moral, depressão consiste em frustrações, perda de uma pessoa amada, em um remorso, não tem nada haver com sentidos materiais é coisa dos sentimentos humanos imateriais
entendo céticos acreditam serem tão racionais quanto mães que abortam seus filhos por pura irresponsabilidade sexual
Ataque infrutífero aos céticos. Usar argumentos sólidos funciona melhor...
o ataque é aos que fazem apologias politicamente corretas ao incentivo dos abortos inrresponsaveis
ilusão considerando que sem partes minusculas não existe todo universo
Sem partes minúsculas não se forma o universo, mas o universo tem características que vão além das características das tais partes minúsculas. Cada parte não apresenta todas as características do conjunto completo.
coisa de loko , saber que coisas fisicas podem gerar coisas metafisicas reais, somos deuses?
porque o meu cerebro pode ir alem da imaginação do mundo real? meu pensamentos podem ser imateriais imensuraveis ,mas posso te afirmar que são reais!
Tem razão, fui injusto com as acnes estas também nascem sem serem desejadas mas se tornam inconvenientes por pouco tempo e desaparecem da vida das pessoas , quando permitido o embrião poderá superar o tempo de vida dos pais. a não ser que por conveniência seja descartado antes.
O apelo à emoção não funcionou
isto que da permitir um embrião desenvolver sentidos para depois involuir a um humano insensível!
sim os que querem legalizar o aborto em prol da irresponsabilidade sexual, faça me um favor!
É engraçado. Você deve acreditar que o fato de o aborto ser legalizado ou criminalizado impede alguém de fazer um aborto. Usar cocaína e assaltar bancos são crimes, mas acontecem diariamente. E o fato de fumar ser uma prática legalizada não faz com que as todas as pessoas fumem. No mundo real as coisas funcionam diferente da sua lógica...
não tem graça nenhuma , mesmo sabendo que seu voto não possui poder de responsabilizar e nem conscientizar as pessoas do que "acredita ser o certo", votar a favor da manutenção da irresponsabilidades delas, com amadurecimento da sua consciência seras um réu co-autor!